Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 315 Abril 2021

Edição 315 Abril 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

O palhaço, o que é?

Luiz Carlos Ferraz

De todas as crises talvez a mais perigosa seja a de confiança, a confiança nas coisas relacionadas ao ser humano. Aparentemente sutil, é lícito afirmar que não havendo confiança, tudo, absolutamente tudo, pode acontecer. E na maioria dos casos, acontece. A história é farta em exemplos nos quais o golpe na confiança é fatal, de Judas ao vereador Jairinho, de Dalila ao policial Derek Chauvin. Cada um a sua maneira, no seu tempo e espaço, nos legou a tragédia da morte, esta passagem que nos …

Leia mais

MP 1.040 e a prescrição intercorrente

MP 1.040 e a prescrição intercorrente

Gelcy Bueno Alves Martins

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou a Medida Provisória 1.040/2021, com o objetivo de facilitar abertura de empresas, favorecer o ambiente de negócios e melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial. A MP foi publicada no Diário Oficial da União de 30/03. A ideia é simplificar processos, como a abertura de empresas, o comércio exterior de bens e serviços, a execução de dívidas e a proteção a acionistas minoritários.

Além das questões mencionadas, a MP faz alteração pontual …

Leia mais

Visual exuberante e charmoso

Visual exuberante e charmoso

Com uma estética exótica e inconfundível, a Begônia Maculata tem conquistado os adeptos do conceito “urban jungle”. As folhas longas de formato estreito nas pontas e coloração verde e verso avermelhado, que contrastam com as pequenas manchas brancas arredondas, conferem uma “estampa” única à folhagem e garantem um visual exuberante e charmoso a qualquer ambiente.

A Begônia Maculata é frequentemente vista em perfis de redes sociais dedicados a decoração e dicas de botânica. Tipicamente brasileira, ela tem origem nas matas tropicais do Sudeste e Centro-Oeste do país, onde …

Leia mais

Certificação para cidades inteligentes

Certificação para cidades inteligentes

O Parque Tecnológico São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, desenvolve a Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a prefeitura local. Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para pautar decisões de gestão, planejamento e investimento.

“As cidades necessitam de indicadores padronizados, consistentes e que possam ser comparáveis para mensurar seu desempenho”, afirma Mário William Esper, presidente da …

Leia mais

Cuba Horizon Skyline 80 no iF Design Award

A cuba Horizon Skyline 80, produzida pela Roca, foi premiada no iF Design Award na categoria produto. A peça, assinada pelo arquiteto João Armentano, foi destaque perante o júri de 98 membros, composto por especialistas independentes de todo o mundo. A competição envolveu cerca de 10 mil inscrições de 52 países. “Recebemos a premiação com muita alegria”, comemorou Sérgio Melfi, diretor comercial e de marketing da Roca Brasil.…

Leia mais

Mais segurança ao utilizar o Uber

Mais segurança ao utilizar o Uber

Quem solicitar primeira viagem no Uber em dinheiro, sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito), terá que tirar uma foto do documento de identidade (RG ou CNH), além de passar pela verificação já existente de CPF. A nova ferramenta de checagem de documentos se soma a outros recursos de verificação já existentes do lado dos motoristas parceiros, como checagem de antecedentes criminais e validação de documentos diretamente na base do Denatran, e de usuários, como uma parceria com a Serasa Experian para …

Leia mais

Segurança operacional e eficiência energética

Segurança operacional e eficiência energética

Em parceria com a Schneider Electric, a BR Properties modernizou os sistemas eletrônicos do Ventura Corporate Towers, no Rio de Janeiro. O empreendimento passou por atualização e ampliação dos sistemas eletrônicos, para melhorar a segurança operacional e a eficiência energética.

“Nosso desafio inicial era a modernização dos sistemas eletrônicos do Ventura, visto que a primeira torre foi construída em 2008, e a segunda, em 2010”, afirmou Fernando Carrasqueira, responsável pela administração predial no Ventura Corporate Towers: “Observamos que o edifício necessitava de recursos tecnológicos compatíveis com a grandeza …

Leia mais

Primeiro trimestre registra aumento na venda de imóveis

Primeiro trimestre registra aumento na venda de imóveis

A imobiliária digital AoCubo registrou aumento de 80% nas vendas no primeiro trimestre do ano, com destaque para os apartamentos de médio e alto padrão, cuja comercialização cresceu 37% na cidade de São Paulo, no comparativo com o mesmo período no ano anterior. De acordo com a primeira amostra do estudo realizado pela proptech, foram analisados dados de incorporadoras que atuam em diferentes segmentos: econômico (programa Casa Verde Amarela); médio e alto padrão.

O levantamento também constatou que as vendas de apartamentos econômicos cresceram 27% no primeiro trimestre …

Leia mais

Instalações por trás das paredes

Instalações por trás das paredes

A MPD Engenharia entregou em abril o residencial Myrá Alphaville, no centro de Alphaville, bairro nobre em Barueri e Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Com projeto arquitetônico da LE Arquitetos, o empreendimento contempla unidades com o conceito de varanda double view – dois terraços com vistas opostas –, que garante ângulo de visão de 360º para toda a região.

Na entrega das chaves, o condômino recebe ainda o manual do proprietário, o guia de assistência técnica e, por meio de QRCode exclusivo, acesso à plataforma InBuilt. …

Leia mais

Alto desempenho e redução do impacto ambiental

A Modularis Offsite Building fechou parceria técnica com a produtora de aço ArcelorMittal, visando o desenvolvimento de soluções que ampliem os processos industrializados no canteiro de obra, mediante a aplicação de soluções em aço para alto desempenho, com menor impacto ambiental e ganho econômico. A Modularis atua no segmento da construção modular. As estruturas são fabricadas em módulos e escala industrial, sendo depois transportados até o local da obra, onde acontece o processo de montagem. Essa técnica construtiva racionaliza a obra e gera ganho de tempo, produtividade e …

Leia mais

Ilha privativa no Tahiti

Ilha privativa no Tahiti

A Motu Nao Nao é a nova ilha privada de luxo no portfólio da South Pacific Management (SPM), especializada na gestão de hotéis no Pacífico Sul. Ela está situada em um paradisíaco motu de aproximadamente 250.000 m², repleto de praias de areias brancas e águas cristalinas. No idioma local, motus são pequenas ilhotas próximas às ilhas principais, como Raiatea, que está a menos de um quilômetro de Nao Nao.

Motu Nao Nao possui três vilas exclusivas, que podem acomodar duas pessoas cada uma, mas sua inauguração ainda não …

Leia mais

Resort diferenciado em Belize

Resort diferenciado em Belize

Wyndham Hotels & Resorts inaugurou o Turtle Island Beach Resort, em Belize, na América Central. O hotel está localizado em uma ilha privada no lado Oeste da Ambergris Caye, a cinco minutos de barco da cidade de San Pedro. Propriedade do Sandy Point Group, o resort é o terceiro Wyndham em Belize e o segundo hotel da ilha a ser convertido para a marca Trademark Collection by Wyndham.

Lançada em 2017, a Trademark Collection by Wyndham é destinada para viajantes que buscam acomodações diferenciadas e acessíveis. “Estamos em …

Leia mais

Turismo de experiência em Socorro

Turismo de experiência em Socorro

A Estância Hidromineral de Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista, no interior do estado de São Paulo, oferece diferentes modalidades de turismo, entre as quais a de experiência. A opção está inserida ao ar livre, em meio à natureza, o que é um grande diferencial nesta época de pandemia.

Para a Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), a ideia é que o turista aprenda e viva algo novo, seja visitando uma fazenda de café e conhecendo a importância dela para o entorno, seja saboreando um …

Leia mais

Dreams, em Mazatlán

Dreams, em Mazatlán

A AMResorts anunciou a construção do Dreams Estrella del Mar Mazatlán, um resort localizado em Estrella del Mar, que compreende campo de golfe privado com condomínio residencial e que se estende por 400 hectares, com 9 km de praia isolada, a 14 km do Aeroporto Internacional de Mazatlán, no México. Essa é a primeira propriedade da Dreams Resorts & Spas no destino conhecido como a “Pérola do Pacífico”. Mazatlán é um destino de praia repleto de oportunidades para o turismo.

O Dreams Estrella del Mar Mazatlán oferecerá 350 …

Leia mais

Estranho mercado brasileiro

Estranho mercado brasileiro

Nelson Tucci

Pelo menos seis lançamentos de SUVs ocorrerão ainda este ano no Brasil. Os chamados 7 lugares estão em alta e as montadoras vão surfar esta onda, por mais que o mercado esteja estranho, aos solavancos, e o país ainda mais volátil no todo.

Os mais “experientes” hão de lembrar: dizia-se, no século passado, que vivíamos na “Belíndia”, um misto de Bélgica (com classes empoderadas, estabilizadas e de alto consumo per capita) e Índia (maioria de população pobre e muito pobre). Com o tempo – e aqui …

Leia mais

Oligopólio no setor de bebidas

O setor de bebidas no Brasil é caracterizado por ser um oligopólio, ou seja, poucas empresas possuem a maior fatia de mercado disponível. Essas empresas atualmente são Coca-Cola e Ambev, que juntas detém uma fatia acima de 70% do mercado geral de bebidas brasileiro. Segundo o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros, essa característica de mercado traz prejuízos à concorrência, inicialmente por causar uma barreira à entrada de novos competidores, uma vez que devido à concentração é necessário um elevado …

Leia mais

Zoho expande atividades

Zoho expande atividades

A Zoho, que oferece aplicativos de software de negócios, comemora seu 25º aniversário com o plano de abrir 100 novos escritórios em todo o mundo nos próximos três anos, um dos quais no Brasil. Sediado em Florianópolis/SC, o escritório será liderado por Rodrigo Vaca, gerente de operações no Brasil, responsável também pela implantação das atividades no país.

Além de Rodrigo, a Zoho Brasil conta com Jonathan Melo e Fabiana Lansner, respectivamente, diretores de marketing e comercial. A decisão de sediar a Zoho Brasil em Florianópolis foi estratégica, pensando …

Leia mais

Redução nas cirurgias de catarata

Redução nas cirurgias de catarata

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier (IPB), afirma que a redução no número de cirurgias de catarata no Brasil é preocupante, o que pode causar outros problemas de saúde. Ele se baseia em levantamento do DataSUS, que aponta que de 2019 para 2020 o número anual no Brasil caiu cerca de 38%, passando de 576 mil para 357,8 mil operações.

Surgem no país cerca de 120 mil novos casos de catarata ao ano. O último levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), do qual …

Leia mais

Prioridade para pacientes com obesidade

Prioridade para pacientes com obesidade

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Sbcbm) se posicionou favorável a vacinação prioritária contra a Covid-19 para pacientes com obesidade grave. Para a entidade, a providência é fundamental, além de constituir um direito consagrado na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

“A vacinação tem um impacto substancial na redução da incidência, hospitalizações, admissões em unidades de terapia intensiva e mortes, especialmente entre indivíduos vulneráveis como é o caso dos pacientes que possuem obesidade grave e doenças associadas a ela”, afirmou o presidente da …

Leia mais

Atualização do Plano de Vacinação

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou nota técnica intitulada “Plano de Vacinação contra a Covid-19 que o Brasil precisa na perspectiva de vacina para todas e todos, já!”, que traz diversas orientações e recomendações ao Ministério da Saúde e governo federal para que atualize o Plano de Vacinação Contra a Covid-19. O CNS afirma que a pandemia tem afetado principalmente jovens de 30 a 49 anos, a partir de dados fornecidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O órgão aprofunda a discussão sobre as estratégias de vacinação, considerando …

Leia mais

Primeiros cuidados com o filhote

Primeiros cuidados com o filhote

Leite materno é fundamental para crescimento saudável

Ao escolher um filhote o tutor responsável deve atentar para a idade de seu futuro amiguinho, pois ao trazê-lo para casa o ideal é que tenha entre 45 a 65 dias de vida, pois aí ele já fez o desmame e poderá ser alimentado com ração. Segundo frisa o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, o leite materno é fundamental para o crescimento saudável.

Filetti relaciona algumas dicas para saber se o filhote está pronto para o novo lar: nos olhos, se …

Leia mais

Nova gerente do WK Design Hotel

Nova gerente do WK Design Hotel

Roberta Osório: com mais de 20 anos de experiência no mercado, assumiu a gerência comercial do WK Design Hotel, com projetos para alavancar ainda mais a imagem e os negócios corporativos, com foco na valorização dos detalhes e no relacionamento com a comunidade.

Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil, participou do Potências Negras Summit, para falar sobre ações da companhia em prol da Diversidade & Inclusão e o Compromisso Antirracista, lançado em novembro de 2020, em prol da diversidade. No evento, dedicado ao desenvolvimento de pessoas negras no

Leia mais

Esquina de tradição

Esquina de tradição

Bruno Scarpa

Prestes a completar cinco anos em Santos, o Esquina do Chopp está localizado em um dos principais pontos da cidade, no Canal 3 esquina com a Avenida da Praia. Sob o comando de Valdo de Assis, o espaço proporciona a seus frequentadores uma choperia com estilo despojado para agradar diversos tipos de gostos e paladares.

Dentre os destaques da casa estão a isca de filé mignon com gorgonzola e cesta de pães; o “trio do mar”, composto de isca de peixe, camarão empanado e lula a …

Leia mais

App leva comida inclusiva

Tendência que cresce a cada dia, o consumo de alimentos sem glúten, açúcar ou lactose – assim como dos orgânicos, veganos e funcionais –, ganhou acesso facilitado no aplicativo Gaya Food, criado para quem quer se alimentar melhor sem perder tempo para encontrar lugares e cardápios recheados de receitas saudáveis. Ele combina a praticidade do delivery com restaurantes, lojas e empresas que produzem alimentos. “Unimos não só restaurantes, como mercados e hortifrútis orgânicos, açougues veganos, fornecedores de alimentos congelados e todo tipo de estabelecimento que possui essa filosofia”, …

Leia mais

História recuperada e compartilhada

História recuperada e compartilhada

O jornalista Carlos Pimentel Mendes foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 5 de julho de 2017, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista Pimentel fala de sua paixão sobre a história de Santos e região, compartilhada no site Novo Milênio, e também nos conta um pouco da sua trajetória profissional e pessoal.

Carlos Pimentel Mendes nasceu em Santos, em 7 de janeiro de 1957. Passou toda a infância no bairro do Marapé, onde morava com a família na Rua Napoleão Laureano. Estudou nos colégios …

Leia mais