Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Mestre Elias, o eterno Mister Santos

Elias Neves: destaque do esporte amador santista

Mestre Elias, o eterno Mister Santos

O professor de Educação Física e fisiculturista Elias Neves foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 24 de julho de 2014, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Um dos fundadores do Clube Santista de Halterofilismo, Elias contou sobre seus primeiros passos no esporte e de sua experiência na organização do concurso Mister Santos, o segundo mais antigo do mundo no gênero.

Elias Oliveira Neves nasceu em 11 de agosto de 1933, em Santos, e passou parte de sua infância e juventude nos bairros do Macuco e Embaré. Aos 16 anos, em 1949, iniciou atividades esportivas no Clube de Regatas Saldanha da Gama aos finais de semana, praticando o halterofilismo. A modalidade era pouco conhecida na época e contava com poucos adeptos experientes, o que tornou o início algo bastante difícil. Com o constante crescimento de adeptos da modalidade, em 25 de outubro de 1950 foi fundado o Clube Santista de Halterofilismo (CSH). Estavam presentes na fundação os halterofilistas Elias Oliveira Neves, Jattil Cardim, César Natário, Pascoal Bertoni, Gérson Dória, Jaime Justo da Costa, Ernesto Monegatto, Carlos Tozzi e Alfredo Sanches Fernandes. Nascido com pouca expressão, o CSH tornou-se uma lenda, vencendo campeonatos nacionais e internacionais. Hoje sua sede fica na Praça dos Andradas, no Centro Histórico de Santos.

Elias Neves participou da primeira competição esportiva em 12 de setembro de 1951, no primeiro campeonato interno do Clube Santista de Halterofilismo. Em 1958 casou-se com sua primeira namorada, Marlene Berretare Oliveira Neves. No ano seguinte nascia sua primeira filha, Gisele, e em 1963, sua esposa deu à luz a sua segunda filha, Denise.

Elias acumula diversos títulos em sua carreira de atleta, tendo se sagrado pentacampeão do Mister Santos, tricampeão do Mister São Paulo na categoria absoluto e octacampeão na categoria até 1,68 m, tricampeão brasileiro de fisiculturismo, vice-campeão sul americano, campeão de levantamento olímpico e levantamento básico, além de diversos outros títulos de competições no interior e litoral paulista.

Aposentado das competições, Elias passou a atuar como técnico e dirigente do esporte, tendo sido, em 1960, um dos fundadores da Liga Santista de Halterofilismo e mentor de dezenas de atletas que procuravam em sua experiência a orientação necessária para, assim como ele, tornarem-se campeões. Obteve destaque como campeão brasileiro de Fisiculturismo e chegou à Seleção Brasileira, onde conseguiu o título sul-americano de Fisiculturismo por equipe e um vice-campeonato no levantamento de peso. Como técnico foi várias vezes campeão sul-americano e brasileiro.

Sobre o Mister Santos, comenta mestre Elias: “É o segundo evento de fisiculturismo mais antigo do mundo. O primeiro é o Mister Universo (Universe Championships), na Inglaterra, promovido desde 1948 pela Nabba (National Amateur Bodybuilders Association). No nosso, há várias categorias e oferecemos o prêmio especial para a melhor simetria e definição muscular, compatível com o que é exigido pelas regras da Federação Internacional”.

Atleta, técnico, árbitro, dirigente, professor, Elias Oliveira Neves é sem dúvida um dos grandes destaques do esporte amador santista, e um dos nomes mais representativos da história do fisiculturismo no Brasil e no mundo.

Assista a entrevista completa de Elias Oliveira Neves no canal oficial do Programa Memória-História Oral no Youtube, em www.youtube.com/programamemoriahistoriaoral

Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br

Responder