Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 313 Fevereiro 2021

Edição 313 Fevereiro 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Sem graça

Nelson Tucci

Um aparente imbecil revive o cômico Maçaranduba, personagem do extinto programa Casseta & Planeta da Rede Globo. Marombado e com 2 metros de altura, sai ameaçando a todos que atravessam o seu caminho. E os que não atravessam também. Bad boy estereotipado, lança ataques frequentes às instituições da República, pedindo ora o fechamento do Congresso, ora o fechamento da mais alta Corte de Justiça e sugere que os integrantes deste último devem se cuidar para não serem colhidos na porradaria. Como a Idade Média encerrou-se uns …

Leia mais

Direito ao esquecimento

Direito ao esquecimento

Isabella Silva Machado

O direito ao esquecimento nada mais é que a prerrogativa dos indivíduos em ter determinado fato de sua vida, ainda que verídico, mantido em sigilo, ou seja, sem ser amplamente divulgado ao público em geral, tendo em vista eventuais transtornos e sofrimentos que podem ser experimentados. No Brasil, este direito respaldava-se no direito à vida privada, intimidade e honra, previstos no artigo 5º, inciso X, da nossa Carta Magna.

Entretanto, na quinta-feira dia 11 de fevereiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal, por 9 votos …

Leia mais

Tecnologia e design na cozinha

Tecnologia e design na cozinha

Combinando tendências de design e novas tecnologias, a Roca criou produtos para facilitar a escolha e combinação de pias e torneiras da cozinha. Com foco na higienização de embalagens e alimentos, as pias são produzidas com materiais antibacterianos e fáceis de assegurar a eficácia da limpeza.

Presente na coleção Oslo, a tecnologia Quarzex foi desenvolvida com a finalidade de unir o design elegante à alta resistência em pias. Composto por 80% de quartzo e 20% de resinas, o resultado é um produto com resistência a impactos, arranhões e …

Leia mais

Ah! O clássico chevron

Ah! O clássico chevron

Zigue-zague, espinha de peixe, chevron, seja qual for o nome para descrever essa padronagem clássica no décor, ela é capaz de conferir personalidade e movimento onde for empregada. Popularizada na década de 50 pela grife italiana Missoni, o sucesso levou a estampa geométrica para diversos cantos da casa. “O chevron é clássico, versátil e democrático, podendo ser usado com cores neutras ou marcantes, em revestimentos, objetos ou tapeçaria”, sugerem as arquitetas do Studio Mac, Marina Salomão e Carol Multini.

Seja em papel de parede ou numa paginação bem …

Leia mais

Inclusão ao deficiente adulto e idoso

Inclusão ao deficiente adulto e idoso

Grupo de Trabalho “Pessoa com Deficiência Adulta e Idosa” foi lançado em São Paulo pela secretaria de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em conjunto com as secretarias de estado da Saúde e Desenvolvimento Social, visando ações de melhoria na qualidade de vida das pessoas adultas e idosas com deficiência. No estado existem mais de 2,4 milhões de pessoas com deficiência adultas e idosas, sendo 47,42% delas adultas (entre 30 e 59 anos) e 42,53% de pessoas com deficiência idosas (acima de 60 anos).

“Uma Jornada Adolescente”:

Leia mais

Santos debate diretrizes

Santos debate diretrizes

Por meio do programa Renova Santos, a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está recebendo contribuições da população para definir como serão o novo Plano Diretor e a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo. Até 18 de março os moradores poderão ajudar a definir o futuro do crescimento urbano pelos próximos anos.

As duas legislações permitem ou limitam, por exemplo, a construção de prédios em determinadas regiões. São decisões que tornam cada vez mais necessário o diálogo entre Poder Público e população, visando respeitar as tradições …

Leia mais

SP, o estado mais populoso

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgou em fevereiro estudo sobre a população paulista e, segundo as projeções, neste ano o estado atingirá o patamar de 44,9 milhões de habitantes. A população cresceu 20% em 20 anos, com um acréscimo de 7,4 milhões de pessoas, reafirmando São Paulo como o estado mais populoso do Brasil.

A Seade afirma que a redução da fecundidade influenciou a diminuição da proporção de jovens, enquanto as gerações antigas e mais numerosas se deslocaram em direção ao topo da pirâmide. …

Leia mais

Completo em todos os sentidos

Completo em todos os sentidos

Sandra Netto

Mais uma realização da Engeplus Construtora e Incorporadora, o Residencial Maiorca está sendo entregue na Rua Vergueiro Steidel, 221, Embaré, em Santos. Implantado em terreno de 1.411,36 metros quadrados, o empreendimento é perto de toda a comodidade que a vida moderna exige, como praia, shopping, escolas, cinemas, supermercados, restaurantes, e do diversificado comércio das avenidas Epitácio Pessoa e Pedro Lessa.

“Além da excelente localização, o Maiorca também é completo nas opções de apartamentos”, destaca a diretoria da Engeplus, constituída com a tradição de três gerações de …

Leia mais

Incentivo aos nômades digitais

Incentivo aos nômades digitais

Eleita seis vezes como o “Melhor Destino Insular do Mundo”, a Ilha da Madeira, no arquipélago que é região autônoma de Portugal, é um tesouro escondido no Oceano Atlântico, com paisagens magníficas de falésias, clima quente, piscinas naturais e montanhas. E, a partir de agora, pode ser o novo escritório daqueles que trabalham remotamente, com o lançamento do projeto Nômades Digitais Madeira, fruto de uma parceria entre o governo local, a startup Madeira e Gonçalo Hall, digital nomadism consultant, com um espaço equipado para receber os nômades digitais.…

Leia mais

Piscina melhor que praia!

Piscina melhor que praia!

Situado em santuário natural repleto de belezas, o Pratagy Beach All Inclusive Resort, de Maceió, Alagoas, criou novo serviço para os hóspedes: um passeio de catamarã até as exclusivas e inexploradas piscinas naturais do Pratagy. Pontuada por peixinhos coloridos, a atração ganha forma na praia em frente ao resort, nos arrecifes de corais, durante os períodos de baixa maré, que ocorrem em horários específicos do dia. Os destaques do passeio ficam por conta da diversificada fauna marinha, presente em mais de 20 espécies de peixes, polvos, moluscos, estrelas …

Leia mais

Vacation Club no litoral Norte

Vacation Club no litoral Norte

A pousada Port Louis, na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, trouxe para o Litoral Norte de São Paulo o Port Louis Vacation Club. O novo programa traz vantagens e flexibilidade a clientes associados e vai substituir o sistema anterior de timeshare. O Vacation Club consiste na venda de diárias antecipadas na forma de pontos para serem usadas no período que varia de quatro a 10 anos dependendo da forma de utilização, em qualquer data. O sistema funciona como uma conta corrente – conforme o sócio usa as diárias, …

Leia mais

Mais um pet friendly

Mais um pet friendly

O Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, adotou o selo pet friendly para receber toda a família. “Nossos hotéis têm em seu DNA o bem-receber, cuidar e servir, além de uma estrutura tanto para os humanos quanto para os animais”, comenta Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels: “Sabemos da importância de levar o seu companheiro em uma viagem, já que nós sempre queremos aproveitar e viver experiências inesquecíveis ao lado de quem amamos. Nosso time está preparado e feliz em receber”.

Nas …

Leia mais

Para a economia tomar fôlego

Para a economia tomar fôlego

“Sentindo frio em minh’alma

Te convidei pra dançar

A tua voz me acalmava

São dois pra lá, dois pra cá”

Aldir Blanc / João Bosco

Nelson Tucci

A indústria automotiva bem que começou otimista o ano, quando o presidente da associação das montadoras, Luiz Carlos Moraes, chamou de “otimismo moderado”. A entidade aposta na produção de 2,37 milhões de veículos automotores (inclusos os automóveis, utilitários leves, ônibus e caminhões), com o que o mercado interno cresceria 15% sobre 2020. Mas as coisas parecem “andar de lado” no Brasil, …

Leia mais

Ansiedade no trabalho

Ansiedade no trabalho

Colaboradores se sentem mais conectados aos colegas de trabalho do que à liderança da empresa e isso gera ansiedade. Isso ocorre porque a proximidade é que gera conexão. A falta dela, e de tudo o que vem junto – como empatia e escuta-ativa –, acaba provocando sentimentos negativos no ambiente de trabalho, como frustração, cansaço e desânimo. Esta é uma das conclusões da pesquisa Comunicação Não-Violenta nas Organizações no Brasil, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Aplicada nas cinco regiões do Brasil em empresas nacionais e multinacionais …

Leia mais

Projeto incentiva embalagens sustentáveis

Projeto incentiva embalagens sustentáveis

Grupo Boticário desenvolve o projeto Seaside, na área de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia, que utiliza resíduos plásticos descartados incorretamente nas praias para a produção de embalagens ecologicamente responsáveis. Na primeira fase do projeto, em parceria com a Globalpet (que compra o plástico de cooperativas de catadores do litoral de São Paulo), foram recolhidas 265 toneladas de plástico, que, após processado e transformado em resina, originam embalagens de protetor solar e outros itens do portfólio da marca.

Com foco em sustentabilidade, economia circular, redução do impacto ambiental e …

Leia mais

Pais biológicos de novo

Pais biológicos de novo

Além da reversão da cirurgia, que possibilita que os homens vasectomizados sejam pais novamente, uma opção eficaz e segura é a Fertilização In Vitro (FIV). Conforme explica o ginecologista Marcos Sampaio, diretor da Clínica Origen de Medicina Reprodutiva, para realizar a vasectomia, de acordo com a lei de planejamento familiar nº 9263/1996, o homem deve ter mais de 25 anos e, no mínimo, dois filhos vivos: “A cirurgia provoca uma azoospermia obstrutiva, condição caracterizada pela ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado devido a um bloqueio que impede o …

Leia mais

Tecnologia na conquista do equilíbrio

Tecnologia na conquista do equilíbrio

Se um aplicativo que monitora gasto diário de calorias já faz diferença para incentivar o usuário a executar pelo menos um exercício físico por dia para atingir a meta, imagine um que promove o mesmo estímulo em mais 11 áreas da vida? Esta é a proposta do Reconect me, um anti-burnout para smartphone que provê desafios nos setores que a pessoa indica que precisa melhorar.

Segundo o idealizador Rodrigo Granja, todas as interações físicas, emocionais, perguntas e respostas contidas no aplicativo têm o objetivo de guiar e inspirar …

Leia mais

O que é lipofracionada?

O que é lipofracionada?

A lipoaspiração do tipo fracionada é uma atualização da lipo comum, capaz de eliminar 100% da gordura localizada presente em áreas como abdômen, cintura, costas, coxas e braços. Precursor da técnica no país, o cirurgião plástico Victor Cutait conta que a lipofracionada tem o princípio da lipoaspiração comum, que é aspirar a gordura, mas, realiza a eliminação segmentando o procedimento em diferentes sessões para cada parte do corpo.

“É feita a marcação da região do corpo que possui gordura localizada, aplica-se anestesia local e depois apenas aquela área …

Leia mais

Animais na areia da praia de Santos

Animais na areia da praia de Santos

Conciliar direito animal e saúde pública

MAIS uma polêmica agita nossa região, em especial Santos, e envolve nossos queridos animais e o direito que eles têm de frequentar a areia da praia. Um projeto de lei que regulamenta o tema já foi votado e aprovado em primeira discussão na Câmara de vereadores e, se aprovado em segunda discussão – ainda sem data prevista – irá à sanção do prefeito Rogério Santos.

Seria fácil, como médico veterinário, estar ao lado dos que concordam que os animais podem frequentar a …

Leia mais

“Sim”, de Delci e Guilherme!

“Sim”, de Delci e Guilherme!

Queridos primos, Delci Gomes e Guilherme Pamplona, felizes da vida com a singela celebração do amor, ao lado de familiares, amigos e fraternos irmãos, que testemunharam o solene momento do “sim”. Ao estimado casal, votos de muita saúde e eterna união!

Paulo Roberto de Oliveira Souza, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos: servidor municipal analista de sistemas recebeu a Medalha do Centenário do 6º Grupamento de Bombeiros em reconhecimento à criação de mapa digital dos hidrantes da cidade, inserido no Sistema de Informações

Leia mais

Hambúrguer, diversão, cultura geek

Hambúrguer, diversão, cultura geek

Bruno Scarpa

Prestes a completar oito meses de funcionamento, a Burgerama, em Santos, oferece a seus frequentadores apaixonados por games e pela cultura geek um “hub social” com vídeo game em todas as mesas, arena de eSports, fliperama e pinball – atendendo todas as épocas e idades em relação aos jogos eletrônicos. A decoração é inspirada nos games que marcaram época, com super heróis, filmes e séries. O conceito é fazer com que os clientes se sintam em casa, apreciando os pratos e porções enquanto jogam os games …

Leia mais

Concha Y Toro comemora classificação

Três vinhos da Concha Y Toro estão entre os cinco primeiros colocados dos 10 melhores do Chile, segundo o Guia Descorchados 2021, que classifica rótulos sul-americanos. Lançado em 1999 pelo jornalista e crítico de vinhos Patricio Tapia, a edição deste ano do guia incluiu os vinhos Don Melchor Cabernet Sauvigon 2018, Carmin de Peumo Carmenère 2018 e Almaviva 2018. Grande parte do sucesso deve-se também às excelentes condições climáticas obtidas na colheita 2018 que resultou em vinhos com grande potencial, comprovando a contínua capacidade do grupo chileno em …

Leia mais

O premiado “Imagens de um sonho”

O premiado “Imagens de um sonho”

Dirigido por Leandro Olimpio, o filme “Imagens de um sonho” foi premiado em 2019 como melhor documentário do 17º Curta Santos, na categoria Olhar Caiçara, e assim que terminar sua carreira em festivais fará parte do acervo permanente do Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Além da premiação no tradicional festival de cinema santista, em sua curta trajetória o filme já tem se espalhado por outras mostras de cinema independente do país e do exterior, e foi premiado no 19ª Maual – Mostra de …

Leia mais