Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 307 Agosto 2020

Edição 307 Agosto 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

Vem, setembro!

Luiz Carlos Ferraz

Desafortunado por natureza, agosto mostrou vigor em grande parte de seus dias e está no páreo no ranking dos meses mais infelizes de 2020 – no momento, liderado por março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Trata-se de uma tragédia sem precedentes, embora deva ser salientado que foi em dezembro de 2019 que o vírus surgiu na cidade chinesa de Wuhan. Mas agosto é pródigo em desgosto, no Brasil, por …

Leia mais

Registro público de empresas

Registro público de empresas

Alberto Murray Neto e Isabella Silva Machado

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), por meio da Instrução Normativa nº 81, de 10 de junho de 2020, buscou simplificar as normas e diretrizes acerca do registro público de empresas no Brasil. Nota-se que, a partir da expedição desta Instrução, todos os manuais, as regras de operações societárias, de formação de nome empresarial, de assembleias realizadas à distância, dentre outras, encontram-se sintetizadas em um único instrumento, de forma a tornar o acesso a estas informações mais fácil …

Leia mais

Nossa cidade

Nossa cidade

Ricardo Beschizza

Há uns dias entrei no marco regulatório dos idosos. Uma amiga da família perguntou como eu me sentia e o que gostaria de ganhar de presente. Respondi que me sentia com dores e queria um ombro novo, pois o joelho e lombares recauchutados já havia ganhado.

Nestas datas que marcam décadas é inevitável uma reflexão do que ficou para trás. Lembrei-me aos sete anos, em 1967, pegando o bonde ou trólebus para ir ao Colégio Santista. Quando mudamos para o edifício Laguna, em frente ao mar, …

Leia mais

Lazer com lagoa artificial

O bairro Vila Sônia, em Praia Grande, terá ampla área de lazer no terreno conhecido como Calipal. Sob análise dos órgãos ambientais, o projeto envolve mais de 32 mil metros quadrados e contempla a implantação de playground para crianças, pet place, espaço de convivência, praça de esportes com quadras e pista de caminhada e ciclismo, lago artificial, além de infraestrutura para oferecer conforto às pessoas, como bicicletários, bebedouros, banheiros e área de apoio.

As melhores serão executadas pela HM Engenharia, que programa a construção do empreendimento imobiliário HM …

Leia mais

Compras online crescem 73,4%

Compras online crescem 73,4%

Alavancadas pela pandemia, foram realizadas 132,6 milhões de compras online no primeiro semestre do ano, com aumento de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019, apurou a Neotrust / Compre & Confie. O faturamento atingiu R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado. 29,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra no período (55,8% de mulheres e 44,2% de homens), contra os 19,7 milhões registrados no mesmo período de 2019. No topo, a categoria moda e acessórios atraiu …

Leia mais

Conteúdo exclusivo e serviços gratuitos

Conteúdo exclusivo e serviços gratuitos

ATUANDO há 63 anos no mercado, a Docol lançou a plataforma docol.com.vc, com a pretensão de aproximar revendedores, instaladores e arquitetos aos especialistas da empresa. É possível, de qualquer lugar, agendar um horário com os profissionais e tirar dúvidas sobre projetos e produtos de forma gratuita.

A ideia de compartilhar conhecimento, serviços e experiências com o público reforça o momento da marca, que acredita na aproximação das pessoas por meio do design, da água e da crença de que produtos inovadores ressignificam o cotidiano e transformam relações.

Segundo …

Leia mais

Concurso de design jumpthegap

Concurso de design jumpthegap

CINCO projetos foram selecionados na edição especial da competição internacional de design jumpthegap, que avaliou projetos focados em produtos ou serviços relacionados ao saneamento, bem-estar e higiene para atender às necessidades durante e após a pandemia. O concurso é promovido pela Roca em parceria com a fundação espanhola Barcelona Design Center (BCD). Estes foram os escolhidos:

“Bubble Bump” (Alina Pshenichnikova, Rússia): dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que as crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de …

Leia mais

Na medida de sua família

Na medida de sua família

Sandra Netto

A Plano & Forma Empreendimentos Imobiliários comemora 31 anos de atividades com a realização do Residencial Crystallus, na Rua Ceará, 48, Bairro Pompéia, em Santos. Conforme destacam os diretores da empresa, os irmãos Antonio Manoel Lopes de Carvalho, engenheiro civil, Maria de Fátima Lopes de Carvalho, arquiteta, e João Fernando Lopes de Carvalho, advogado, o Crystallus está localizado a duas quadras da praia num bairro cercado de edifícios de alto padrão e completa infraestrutura, sendo excelente opção para morar, investir ou simplesmente passar férias.

O projeto …

Leia mais

Destino inusitado

Destino inusitado

O Ministério de Turismo da República Dominicana lançou o Centro de Informação ao Viajante, uma plataforma virtual que permite interação com o turista que planeja visitar o destino e precisa esclarecer dúvidas relacionadas à dinâmica e protocolos implementados devido a Covid-19. A novidade conta com mecanismo que responde às perguntas mais frequentes feitas pelos viajantes e disponibiliza seleção de notícias atualizadas sobre o turismo e chat com assistência ao vivo, para auxílio em tempo real.

“Nossa prioridade é a saúde e a segurança de nossos visitantes e, por …

Leia mais

Resort completa 4 anos com promoção

Resort completa 4 anos com promoção

Único resort all inclusive do Centro-Oeste, o Malai Manso Resort, em Mato Grosso, está festejando quatro anos de atividades. Localizado às margens do Lago do Manso, em meio aos belos cenários da Chapada dos Guimarães, o resort comemora a data com descontos nas estadias em agosto, de acordo com o dia da semana e tipo de hospedagem. Na sexta-feira e sábado, por exemplo, o desconto é de 10% em todas as categorias. De domingo a quinta, a redução é de 15% nas categorias superior e bangalô, e de …

Leia mais

No coração de Chicago…

No coração de Chicago…

Uma das maiores cidades dos Estados Unidos, famosa por sua arquitetura e museus, Chicago foi escolhida pela RCD Hotels para receber mais uma unidade Nobu Hotel. Localizado no bairro de West Loop, o Nobu Hotel Chicago combina a essência da “Windy City” com o espírito do Nobu.

A arquitetura é deslumbrante e os 115 quartos e suítes combinam as influências japonesas do mundo antigo com o design ultramoderno, a exclusiva cama Nobu e itens de banho Natura Bissé. O Nobu Hotel Chicago possui piscina coberta e iluminada por …

Leia mais

Costa Cruzeiros reiniciará operações

Após autorização do governo italiano para a retomada de cruzeiros e do novo protocolo de segurança, a Costa Cruzeiros planeja reiniciar gradualmente suas operações nos portos italianos a partir de 6 de setembro. O retorno das operações será progressivo, envolvendo um número crescente de cruzeiros. O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6, oferecendo roteiros semanais partindo de Trieste para descobrir os destinos mais bonitos da Grécia. A partir de 19 de setembro, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de 7 …

Leia mais

Um mês de cada vez…

Um mês de cada vez…

Nelson Tucci

É certo que a pandemia arrefeceu o ânimo da economia e criou imensas dificuldades para vários setores. O país, no entanto, continuou comendo – pior, talvez, mas continuou. E exportou alimentos. A safra agrícola neste ano deverá totalizar 247,4 milhões de toneladas o que, confirmado, será recorde, com produção de 6 milhões de toneladas a mais que a anterior. Em 2019 o agronegócio respondeu por 21,4% do PIB brasileiro e neste ano não deverá ser muito diferente, pois o setor continua injetando oxigênio na economia. E …

Leia mais

Canal recebe denúncias contra sonegação e fraudes fiscais

Canal recebe denúncias contra sonegação e fraudes fiscais

A Procuradoria Geral do Estado (PGE/SP) criou canal para denúncias de irregularidades ou ações contrárias à recuperação de créditos fiscais do estado de São Paulo: o Web Denúncia Patrimonial, que está disponível no site da instituição em www.dividaativa.pge.sp.gov.br

A ferramenta permite que a sociedade participe do combate a práticas relacionadas a fraudes fiscais, como a blindagem e a ocultação de patrimônio, contribuindo para que as receitas destinadas ao cumprimento de políticas públicas, como saúde, educação e segurança, cheguem aos cofres públicos. O combate a tais condutas também favorece …

Leia mais

Mobilidade urbana pós-pandemia

Para minimizar riscos de contato com o novo coronavírus as pessoas estão mudando de comportamento. Em algumas cidades, a reabertura das atividades comerciais e não essenciais aumenta o volume de deslocamentos e mais pessoas precisam decidir como e quando sair de casa. Neste momento a tecnologia se torna aliada da mobilidade no controle de aglomerações, sobretudo nos transportes públicos e na facilidade de acesso a meios de transportes individuais, como bicicletas compartilhadas e táxis.

Luisa Feyo Guimarães Peixoto, especialista em mobilidade urbana na Quicko, explica que a mudança …

Leia mais

Perda de sensibilidade

Perda de sensibilidade

Apesar do nome estranho, a neuropatia periférica é uma doença bem comum e estima-se que de 2 a 8% dos adultos tenham o distúrbio. É caracterizada pela perda da sensibilidade nas extremidades do corpo, causada pelo comprometimento dos nervos periféricos responsáveis por levar informações até o sistema nervoso central. Quase sempre, a neuropatia periférica está associada a outra doença. Entre as causas mais comuns estão a diabetes e a deficiência de vitamina B. “Estudos sugerem que a neuropatia identificada no momento do diagnóstico da diabetes gira em torno …

Leia mais

Pimenta é grande aliada da pele

Pimenta é grande aliada da pele

A pimenta, um dos condimentos mais consumidos no mundo, é uma grande aliada da pele. A vermelha, rica em antioxidantes, principalmente os carotenoides, pigmento precursor da vitamina A, tem ação antioxidante que impede a criação de radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento cutâneo precoce.

Para aqueles que não consomem a pimenta in natura, a boa notícia é que estudo feito pela Universidade Federal da Paraíba sobre a avaliação do potencial antioxidante da pimenta, realizado com o molho da pimenta vermelha, aponta a presença desses carotenoides, mostrando que …

Leia mais

Pandemia agrava saúde ocular

A pandemia piorou ainda mais a saúde ocular do brasileiro, afirma o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas. Ele argumenta que a quarentena e o medo da Covid-19 fizeram muitas pessoas falharem na periodicidade das consultas oftalmológicas. Resultado: na retomada das atividades do hospital, uma das queixas mais frequentes tem sido a dor de cabeça decorrente de lentes de contato e óculos com grau desatualizado. Outra causa da dor de cabeça é o aumento de horas em frente ao computador, o que resulta em …

Leia mais

Quem é o verdadeiro vilão nesta história?

Quem é o verdadeiro vilão nesta história?

Roman Naumov

Filetti: “É fácil, diante da perda de vidas humanas, demonizarmos os pombos”

AS MORTES de santistas em virtude de criptococose, a chamada “doença do pombo”, causaram preocupação e devem levar à reflexão sobre quem são os verdadeiros culpados, se os pombos ou nós, humanos. Há cerca de 20 anos, incentivado pelo saudoso professor Roberto Patella, comecei pesquisa científica na Unisanta, com participação da comunidade acadêmica, analisando a crescente população de pombos em Santos, em virtude dos grãos transportados pela cidade e no porto, além do descarte …

Leia mais

Quitutes do mar no Mercado de Peixes

Quitutes do mar no Mercado de Peixes

Dario Costa: o santista vitorioso do reality show Mestre do Sabor trabalha acelerado para inaugurar ainda em agosto o restaurante do Mercado de Peixes, na Ponta da Praia, em Santos.

Designer de interiores Adélia Albuquerque: ao lado de outros designers e arquitetos brasileiros, ela foi convidada pela Floraplac para conhecer e dar feedback da “Coleção Raízes”, nova linha de MDF da marca. “Pura inspiração para trazer personalidade e emoção a cada projeto de forma única”, afirmou a profissional de Fortaleza, Ceará.

Karina Simões: jornalista é a nova embaixadora …

Leia mais

Gastronomia árabe em casa

Gastronomia árabe em casa

Bruno Scarpa

Apostando na crescente tendência do delivery em função da pandemia, a Nazik Gastronomia Árabe, de Guarujá, há três meses oferece o melhor dessa cozinha. Os quitutes são preparados pela chef Nazik Lamis Fakhreddine, formada em gastronomia, e que carrega a raiz libanesa da matriarca da família e também sua sócia, Samira Fakhreddine.

Nazik optou pela gastronomia internacional árabe por influência da mãe Samira, natural da cidade de Borj El Brajneh, no Líbano. O conceito adotado é apresentar a comida árabe de forma original, desde os temperos …

Leia mais

Ação alimenta e dá carinho

A chegada da pandemia fez a fundadora da Sodiê Doces, Cleusa Maria da Silva, antecipar um plano futuro: “A meta para os próximos anos era a de transformar parte do fundo de propaganda da marca em doações contínuas, mas, com a chegada da crise decidi que a hora era agora e toda a verba deste ano de marketing destinada para campanhas de tevê está sendo revertida em cestas básicas e ações que abracem o próximo”. O valor do investimento não foi divulgado, mas está sendo suficiente para a …

Leia mais

O inexorável da vida

O inexorável da vida

O cronista esportivo Armando Gomes gravou depoimento ao Programa Memória-História Oral em 14 de julho de 2011, no Museu de Imagem e do Som de Santos. Na entrevista, Gomes recorda seus tempos de infância passados na casa onde nasceu, no centro da cidade, no bairro da Encruzilhada, onde foi morar com os pais logo depois, e também nos fala de sua trajetória pessoal e profissional. Ao falecer recentemente, aos 76 anos, Armando Gomes deixa uma história de sucesso no rádio e na TV da Baixada Santista, especialmente na …

Leia mais