Edição 308Setembro 2020
Sexta, 25 De Setembro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Fotos Sandra Netto, Tadeu Nascimento e André Mello

Na medida de sua família

Crystallus: localizado a duas quadras da praia num bairro cercado de edifícios de alto padrão e completa infraestrutura

Na medida de sua família

Sandra Netto

A Plano & Forma Empreendimentos Imobiliários comemora 31 anos de atividades com a realização do Residencial Crystallus, na Rua Ceará, 48, Bairro Pompéia, em Santos. Conforme destacam os diretores da empresa, os irmãos Antonio Manoel Lopes de Carvalho, engenheiro civil, Maria de Fátima Lopes de Carvalho, arquiteta, e João Fernando Lopes de Carvalho, advogado, o Crystallus está localizado a duas quadras da praia num bairro cercado de edifícios de alto padrão e completa infraestrutura, sendo excelente opção para morar, investir ou simplesmente passar férias.

O projeto é de autoria da arquiteta Maria de Fátima Lopes de Carvalho e contempla apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios com terraço, na medida para diferentes tamanhos de família e estilos de vida. Com oito plantas disponíveis, a lista de diferenciais é extensa. Além de a Plano & Forma utilizar materiais de alta qualidade e cumprir rigorosamente o prazo de entrega, todas as unidades têm persianas integradas com acionamento motorizado nos dormitórios; ponto de luz de emergência e ponto para ar-condicionado split em salas e dormitórios; terraços com churrasqueira em aço inox 304 e sistema de exaustão.

A estrutura completa de lazer está na cobertura, distribuída nos dois últimos pavimentos, 19º e 20º andares. Os espaços estão sendo entregues decorados e aparelhados, e incluem piscina com acessibilidade e solarium, sauna úmida, ducha circular e sala de descanso, salão de jogos, fitness e salão de festas, com um lounge e cozinha gourmet. “Fazemos cada prédio como se fosse para morarmos. Sem dúvida, o cliente não vai querer trocar nenhum item de acabamento”, disseram os sócios.

O Crystallus possui fachada 100% de revestimento cerâmico. O fechamento da frente do prédio é em aço inox robusto, com metais fixadores spider, e vidro temperado verde. O isolamento acústico foi adotado em todos os pavimentos, o que elimina o ruído de um andar para outro. Todas as entradas do edifício possuem controle de acesso, além de sistema de monitoramento por câmeras (CFTV). Dotado de gerador de energia, é equipado com três elevadores, sendo dois sociais. Na questão de sustentabilidade, contempla armazenamento de águas pluviais para reuso e medição individual de água, luz e gás.

Como fez com todo mercado imobiliário, a pandemia alterou a programação da empresa, mas não chegou a atrapalhar a vistoria das unidades e efetiva entrega do Crystallus. “Sofremos como todo mundo, principalmente na parte de vendas, com os plantões fechados. Só após a flexibilização as pessoas começaram a sair de casa, aproveitando também para visitar os empreendimentos. Com as visitas, as vendas passaram a ser aceleradas”, comemoram os diretores.

O Crystallus tem quatro pavimentos de garagem: sub solo, térreo e mais dois pavimentos acima do térreo. Nos 10 primeiros pavimentos-tipo, com seis unidades por andar, os apartamentos são dois de dois e três dormitórios com uma suíte, na frente, dois de um dormitório na lateral, e dois com dois dormitórios sendo uma suíte, no fundo. O gabarito do edifício muda a partir do 13º pavimento até o 18º, com duas unidades por andar. Na frente os apartamentos são de três suítes enquanto na parte de trás são de três dormitórios com uma suíte.

“Neste empreendimento optamos por unidades mais compactas do que costumamos fazer”, frisaram os diretores da Plano & Forma: “Quando o projeto foi concebido, constatamos uma tendência no mercado em busca de apartamentos menores e preço de venda mais enxuto. Fizemos isso sem economizar nos materiais, mantendo o padrão de qualidade característico de nossos produtos, mesmo onde não se pode ver”.

Entre os principais fornecedores do empreendimento, o serviço de controle tecnológico do concreto da estrutura do edifício foi executado pela Teste Engenharia. Conforme detalhou a engenheira Ms. Laurymar Accioly, os ensaios efetuados pela Teste no concreto durante a execução da obra consistem em atestar a sua qualidade, garantindo que o material esteja de acordo com os requisitos especificados em projeto, o que demonstra a preocupação da Plano & Forma com a qualidade dos materiais utilizados em seus empreendimentos. Fundada em 1964, a Teste Engenharia se destaca no mercado de controle de qualidade em obras de engenharia. Atuando em mais de 5.100 obras residenciais, comerciais e de infraestrutura, tornou-se referência em ensaios em concreto, aço e solos no litoral paulista.

O diretor da Ita Comércio de Areia e Pedra, Daniel Morsch Porto Tinoco, declarou que a empresa atendeu a Plano & Forma, de acordo com o cronograma da obra, com entregas de areia, pedra, bica corrida e derivados, que foram utilizados desde o início da obra até a finalização do empreendimento.

As instalações hidráulicas ficaram a cargo da Tedesco, que participou da obra apostando no segmento “Premium” da construção civil “com foco na qualidade, eficácia, limpeza e organização, segurança, higiene e prazo”, conforme afirmou o diretor Alfredo Tedesco Jr. Ele detalhou que no residencial Crystallus foram feitas instalações com tubos e conexões de água fria e quente em PVC e PPR, por termofusão, resistentes a altas pressões, o que reduz eventuais manutenções, bem como três estações redutoras de pressão, válvulas de alívio e ventosas. Foram executados tubos e conexões antirruídos, em desvios aéreos entre forros, atendendo às normas de desempenho. “Em relação à sustentabilidade, foram instalados diversos itens, como aproveitamento de águas de chuva (reserva de 8.000 litros), localizados no mezanino 2, bacias com duplo acionamento, torneiras de fechamento automático em áreas comuns, entre outros, visando economia e uso racional da água”, acrescentou Tedesco Jr., ao frisar que a empresa proporciona mão de obra qualificada para instalações corretas e eficientes, que tragam tranquilidade e conforto em projetos residenciais, hoteleiros, corporativos e terminais portuários.

A Hidrotech forneceu os equipamentos aplicados na edificação para o controle da pressão das instalações hidráulicas, assim como os medidores individuais de água, que permitem cobrar de cada unidade o valor correto correspondente ao seu consumo efetivo. Segundo Daniel Rezende, gerente comercial da empresa, que é representante na Baixada Santista e também assistência técnica autorizada da Bermad, tão importante quanto adotar um equipamento de qualidade é fazer a instalação da maneira correta, com bons profissionais, para garantir o desempenho e a segurança do sistema. Daniel detalhou que o prédio é dividido em zonas de pressão: uma preparada para ser pressurizada nos últimos andares, uma abastecida por gravidade e outras zonas reduzidas, cada uma delas com duas válvulas redutoras de pressão Bermad, modelo 420. As estações redutoras contam ainda com uma válvula ventosa Bermad, um dispositivo que elimina o ar no enchimento da rede ou admite na drenagem, contribuindo para prolongar a vida útil da tubulação e seus acessórios. Os filtros instalados no barrilete também foram fornecidos pela Hidrotech e protegem toda a instalação.

Os serviços de impermeabilização foram realizados com produtos Viapol. Nas caixas d’água superiores foram aplicados dois tipos de argamassas poliméricas para impermeabilização: Viaplus 1000 e Viaplus 7000, reforçada com fibras, formulação exclusiva Viapol. Já na piscina, lajes de cobertura, térreo e terraços, receberam proteção das mantas asfálticas Torodin Tipo III, espessuras de 3 mm e 4 mm, asfalto modificado Viapol NBR 9910 Tipo II, e ecoprimer, que é um primer asfáltico isento de solventes, ecologicamente correto. “Todos produtos têm reconhecida qualidade pelo mercado consumidor, atendendo às respectivas normas de desempenho em conformidade com a ABNT”, destacou o engenheiro Eustenio Montessanti Jr., representante da Viapol.

A MC Marmoraria forneceu e instalou granito Branco Dallas nas bancadas da cozinha dos apartamentos e granito Preto São Gabriel no espaço gourmet da cobertura de lazer, informou o diretor da empresa, Carlos Roberto Simões Cavaca. Já nos lavatórios, lavabos, portais de elevador, soleiras e baguetes foi utilizado mármore Travertino.

A atuação da Isoldry no empreendimento marcou a ampliação de suas atividades visando melhor atender os clientes e também oferecer mais opções aos arquitetos e decoradores. Conforme destacaram os diretores Nuno Lima e Cybelle Assis, enquanto a tradicional Isoldry realizou os serviços de paredes de drywall, decorativas e corta-fogo RF 90, e forros de gesso acartonado, cimentício e corta-fogo RF 90, a nova loja Galleria 773 forneceu e instalou itens de decoração de interiores e acabamentos, como os pisos vinílicos, rodapés e persianas, nas áreas comuns e lazer.

A Lumen Iluminação forneceu os produtos para as áreas comuns, incluindo escadarias, corredores e garagens, além da iluminação dos terraços de todas as unidades. Segundo detalhou o diretor da Lumen, Roberto Capella, as luminárias são em alumínio, com lâmpadas e fitas de LED, o que garante economia no consumo e maior durabilidade. Para os dois decorados, áreas de lazer e hall social, a Lumen realizou o projeto da arquiteta Melba, personalizou com luminárias de design moderno e arrojado para realçar a decoração dos ambientes.

Andre Mello

Hall social: decoração combinou cores claras, madeira, espelhos e iluminação diferenciada

TADEU NASCIMENTO

Unidades com 3 dormitórios possuem terraço com churrasqueira

Dinamismo na decoração

Além de definir materiais de acabamento para todo residencial, o escritório da arquiteta Melba Nadais Aidar foi responsável pela decoração das áreas comuns e espaços de lazer e duas unidades do Crystallus, de 2 e 3 dormitórios, para inspirar compradores e futuros moradores.

“O conceito priorizou cores claras, prevalecendo o bege e o cinza, combinando a cerâmica simulando madeira e painéis feitos em marcenaria, que tornaram os ambientes mais aquecidos e agradáveis. Também foram utilizados espelhos, que dão amplitude ao ambiente e deixam os espaços mais sofisticados”, comentou a arquiteta, ao destacar as iluminações indiretas e direcionadas, por meio de abajures e arandelas, enriquecendo ainda mais a decoração de interiores.

Os decorados tiveram como raiz a funcionalidade e o conforto de famílias de vários tamanhos. Melba salientou a harmonia do projeto, que deu preferência aos tons neutros, uniformes, criando uma atmosfera aconchegante e acolhedora. A iluminação valoriza os espaços e combina com a marcenaria, o piso cerâmico, o revestimento 3D e espelhos. “O conjunto torna os ambientes mais bonitos, parecendo maiores”, disse ela.

Todos os serviços de marcenaria foram executados pela Gutti Móveis, mediante o projeto da arquiteta Melba. Segundo informou o diretor Hilário Gutierrez, foram utilizados painéis em MDF carvalho mel da Arauco. No salão de festas eles foram aplicados no teto e no painel com iluminação que divide os ambientes. No espaço gourmet, o MDF grafito intenso realça o tom carvalho mel dos painéis. Já na academia, painel ripado na parede e no teto e nichos em laca e carvalho mel. Nos dormitórios dos apartamentos decorados foram usados MDF carvalho mel, com detalhes ripados.

Andre Mello

Crystallus: estrutura de lazer está na cobertura…

Andre Mello

…distribuída nos dois últimos pavimentos, 19º e 20º andares

Oceani!

Próximo empreendimento da Plano & Forma, o Residencial Oceani, na Rua Rio Grande do Norte, 79, Bairro Pompéia, contempla unidades de 3 dormitórios sendo 1 suíte, com 130 m2, e de 2 suítes, com 90 m2, todos com terraço gourmet. O lazer será implantado na cobertura. Haverá um andar técnico com pé direito de 2 metros entre o lazer e o pavimento-tipo, sendo uma das funções preservar o isolamento acústico das unidades habitacionais. Assim como no Crystallus, a venda é realizada mediante financiamento próprio direto com a construtora, aceitando também agente financeiro e FGTS.

Responder