Edição 308Setembro 2020
Quarta, 30 De Setembro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Compras online crescem 73,4%

Compras online crescem 73,4%

Alavancadas pela pandemia, foram realizadas 132,6 milhões de compras online no primeiro semestre do ano, com aumento de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019, apurou a Neotrust / Compre & Confie. O faturamento atingiu R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado. 29,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra no período (55,8% de mulheres e 44,2% de homens), contra os 19,7 milhões registrados no mesmo período de 2019. No topo, a categoria moda e acessórios atraiu 14,8 milhões de consumidores.

. Dante Seferian, CEO da construtora e incorporadora Danpris, de São Paulo, listou dicas para quem está pensando em comprar imóveis neste momento de pandemia: fique de olho em promoções; se atente à localização; visite o imóvel online; agora, mais do que nunca, o condomínio vai além do apartamento; pense no futuro. “Se você ainda está inseguro, pense que além de um local para morar, comprar um apartamento também é um investimento para o futuro”, afirma Seferian.

. De janeiro a julho deste ano foram feitas mais de 400 mil inscrições de linhas telefônicas no “Não Me Ligue”, o cadastro que protege a privacidade de quem não deseja ser incomodado com ofertas de produtos e serviços, chegando a 2,6 milhões de linhas inscritas, informou o Procon-SP, ao frisar que o sistema não inclui empresas de cobrança, entidades filantrópicas, pesquisas de satisfação de pós-venda ou de relacionamento. Inscrição, reclamação e desbloqueio podem ser feitos no site do Procon-SP.

. Levantamento da ClearSale aponta aumento de 63,5% nas tentativas de fraudes no e-commerce nos primeiros seis mês do ano, totalizando R$ 765 milhões em fraudes evitadas. Três tipos são mais comuns: fraude efetiva, quando o fraudador utiliza dados roubados de clientes verdadeiros para realizar compras nas lojas online; auto fraude, quando a fraude não ocorre por terceiros, mas pelo próprio titular da conta; e fraude amigável, quando pessoa conhecida do titular do cartão realiza a compra, mas sem seu conhecimento ou consentimento.

. Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe estão entre os 65 municípios do estado de São Paulo beneficiados com o programa “Solidariedade nas Ruas”, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, que está distribuindo 70 mil kits de higiene e limpeza para a população em extrema vulnerabilidade, contendo máscaras de proteção individual, frascos de álcool em gel e sabonetes.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder