Edição 308Setembro 2020
Quarta, 30 De Setembro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Divulgação

Concurso de design jumpthegap

Projeto Bubble Bump: desinfetante líquido em bolhas de sabão

Concurso de design jumpthegap

CINCO projetos foram selecionados na edição especial da competição internacional de design jumpthegap, que avaliou projetos focados em produtos ou serviços relacionados ao saneamento, bem-estar e higiene para atender às necessidades durante e após a pandemia. O concurso é promovido pela Roca em parceria com a fundação espanhola Barcelona Design Center (BCD). Estes foram os escolhidos:

“Bubble Bump” (Alina Pshenichnikova, Rússia): dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que as crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de contágio.

“E-Tapis” (Hao Wang e Hanyuan Hu, China): limpador de sola de sapato inteligente por meio do uso desinfetante líquido e luz UV.

“Lux” (Juan Restrepo, Países Baixos): sistema inteligente de desinfecção para espaços públicos de banheiro por meio de luz UV.

“OM” (Rafael Vinader, Espanha): totem sanitário com dispensador automático de gel desinfetante hidroalcóolico e termômetro infravermelho.

UVClean (Lidia Grifts, Itália e Ekaterina Epifanova, Rússia): torneira equipada com uma cabine UV-light para desinfetar objetos como celulares enquanto o usuário lava as mãos.

Foram inscritos 297 projetos de 1.567 participantes e de 94 países. O Brasil participou com 39. No júri, Carl Hensman, chefe do Programa de Água, Saneamento e Higiene da Fundação Bill & Melinda Gates (EUA); Deborah Seward, diretora para a Europa do Centro de Informações das Nações Unidas (Bélgica); Luciano Kruk, da Luciano Kruk Arquitectos (Argentina); Odile Hainaut e Claire Pijoulat, da WantedDesign (EUA); Isabel Roig, diretora executiva do BCD – Barcelona Design Center (Espanha); Xavier Torras, gerente de Comunicação e Marca da Roca (Espanha); Jordi Corral, gerente de Projetos de Inovação Global da Roca (Espanha); e Ernest Hernandez, gerente de Design da Roca (Espanha).

Responder