Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 301 Fevereiro 2020

Edição 301 Fevereiro 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

Bom exemplo

Nelson Tucci

Toda personalidade pública precisa de postura. Seja ela atriz, jogador de futebol, engenheira, médico, jornalista ou presidente da República; não importa. Mexer o derrière em suas mais variadas nuances, extrapolar na bebida, consumir drogas, agredir física ou verbalmente, usar palavras de baixo calão etc. são atitudes vistas diariamente em nossa sociedade, especialmente pelas redes sociais. Mas, a pessoa pública não pode simplesmente ligar o “dane-se” e fazer o que bem entende. Há a chamada liturgia do cargo – quando se tem algum – e/ou a responsabilidade …

Leia mais

Nem toda novidade é inovação

Nem toda novidade é inovação

Paulo de Tarso Tannus

“Inovação” é palavra muito usada atualmente, notadamente nos setores de T.I., Marketing Digital e Inteligência Artificial. Infelizmente, quando um termo cai no modismo de linguagem, acaba por perder sua original significância e, consequentemente, é empregado a todo o momento em qualquer situação sem que nos atentemos se a realidade é condizente com o que a palavra pretende nominar.

Confunde-se muito “inovação” com algo novo, o que implica em uma técnica ou ferramenta nunca antes vista. Mas esse não é o cerne da ideia. Para …

Leia mais

99 registra redução de ocorrências graves

99 registra redução de ocorrências graves

O aplicativo de transporte 99 reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60%, por milhão de corridas, em 2019, depois de investimento em segurança, com o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de chamadas. No momento da chamada, o sistema vasculha padrões de comportamento associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário) e se um passageiro acaba de baixar o aplicativo, solicita uma corrida em dinheiro e em hora avançada, a tecnologia entende que pode ser chamada de risco, o …

Leia mais

Tecnologia em sistema de inspeção predial

Tecnologia em sistema de inspeção predial

PARA facilitar diagnóstico e apresentar solução na inspeção de edifícios, a Flir Systems, Inc. desenvolveu o sistema Flir MR277, que fornece ao usuário uma compreensão das áreas problemáticas, aprimorando as imagens térmicas IGM com detalhes visuais, para que problemas como umidade, vazamentos de ar e vazios de isolamento possam ser encontrados rapidamente.

Projetado para profissionais de restauração, remediação e gerenciamento de edifícios, o sistema inclui recursos para identificar, diagnosticar, corrigir e documentar problemas de umidade e de envoltórios de edifícios. O sensor de imagem térmica Flir Lepton capacita …

Leia mais

Múltiplas funcionalidades!

PIONEER do Brasil amplia seu portfólio de produtos com o lançamento de dois modelos de câmeras filmadoras automotivas: a VREC-100CH e a VREC-200CH, ambas configuradas com série de recursos para entregar alta qualidade em som e imagem, contando ainda com o Sensor-G integrado: ao detectar um impacto, o dispositivo automaticamente inicia a gravação, protege e armazena o arquivo, para não ser reescrito.

A dashcam VREC-100CH se destaca por possuir resolução de 3 Megapixels, considerada altamente superior ao padrão Full HD. O condutor pode, inclusive, selecionar a resolução da …

Leia mais

Sonho concreto

Sonho concreto

Ricardo Beschizza (*)

O sonho da casa própria é acalentado por milhões e milhões de brasileiros. O déficit habitacional que, infelizmente, só cresce, mostra o tamanho da missão que o setor da construção civil tem condições de abraçar, colaborando com a retomada do desenvolvimento, abrindo postos de trabalho e fazendo a economia girar.

Estamos vivendo um novo momento e aprendendo a conviver com uma taxa de juros baixa como há muitos anos não se via. Temos confiança que o desenvolvimento está sendo retomado de forma linear e não …

Leia mais

Feicon Batimat credencia profissionais

O credenciamento on-line para a 26ª edição da Feicon Batimat pode ser feito até 30 de março para profissionais do varejo, engenheiros, construtores e arquitetos, garantindo acesso gratuito à feira, de 31 de março a 3 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo. Nesta versão serão 85 mil m² de área e mais de 700 expositores nacionais e internacionais. “Nestas três décadas de história a Feicon já se transformou em um grande marco no calendário da construção civil. Em uma feira com tantas atividades, muitas acontecendo …

Leia mais

Extremamente leve

Extremamente leve

Os maxiformatos são perfeitos para ambientes amplos, diminuindo as emendas e possibilitando mais detalhes em cada peça. Apostando na tendência, a Roca Brasil Cerámica apresenta a Roca Stone, com lâminas de grandes formatos para o segmento moveleiro – são peças que podem chegar a 1,5 x 3 m, conferindo inúmeras possibilidades de uso. “A Roca Stone representa um salto tecnológico na produção de revestimentos, sendo perfeita para atender as demandas do mercado”, afirma Christie Schulka, marketing manager da empresa.

Com espessura de 6 mm, as linhas da Roca …

Leia mais

Prêmio Novos Arquitetos Docol

Prêmio Novos Arquitetos Docol

O projeto Cozinha Park foi o grande vencedor do Prêmio Novos Arquitetos Docol, concurso com objetivo de premiar e apresentar ao mercado novos talentos nas áreas de arquitetura e design. O desafio foi a criação de um projeto original com uma das linhas Docol pré-estipuladas como destaque, DocolOzônio ou Mix&Match.

O projeto foi elaborado pelos estudantes de arquitetura da UniCesumar de Maringá, Jonathan Oliveira, Andreia Chapini e Matheus Moreira, sob orientação de Paulo Renato, que destacou a torneira DocolOzônio em sua concepção. Os vencedores foram contemplados com passagens …

Leia mais

Estilo industrial

Estilo industrial

O cimento queimado é uma técnica muito utilizada no estilo de decoração industrial, que está em alta no design de interior e em projetos de arquitetura e atualmente se tornou uma opção de revestimento para diferentes ambientes. Para atender o mercado, a Sika, especializada em produtos químicos, através da marca Portokoll, desenvolveu o cimento queimado PortoKoll.

O produto é uma argamassa colorida decorativa para o revestimento de pisos e paredes de áreas internas, externas e fachadas, que proporciona acabamento do tipo cimento queimado tradicional. Pode ser aplicado sobre …

Leia mais

Energia em Praia Grande

Energia em Praia Grande

Sandra Netto

Turbinada com a anunciada sociedade com o ator da TV Globo, Caio Castro, a Nossolar Construtora programou neste ano o início de quatro residenciais em Praia Grande, o primeiro deles, o Moradas Canto Nobre, na Rua Otelo Rodrigues Franco, na valorizada região do Canto do forte. Segundo o presidente Rodrigo Pacheco Silva, a construtora é especializada em imóveis de alto padrão e está confiante na estabilidade da economia do país e na repercussão positiva que atinge o segmento em todo litoral paulista.

O começo dos trabalhos …

Leia mais

Destino incrível!

Destino incrível!

A Austrália é um destino com muitas coisas que os brasileiros gostam: belas praias, cidades animadas, natureza exuberante, moradores extrovertidos e amigáveis e uma excelente estrutura de hotéis, restaurantes e atrações. A operadora Abreu preparou um roteiro para curtir as principais atrações australianas.

Embora não seja a capital, Sydney é a cidade mais populosa do país e de toda a Oceania. Banhada pelo Mar da Tasmânia, é listada como uma das melhores cidades para viver no mundo. A Abreu recomenda começar a visita pelo bairro The Rocks, que …

Leia mais

Para viagem de negócio ou lazer

Para viagem de negócio ou lazer

A Tryp by Wyndham inaugurou unidade em Manaus, capital do Amazonas, com 166 apartamentos, estacionamento e wifi em todos os seus espaços, piscina e fitness center na cobertura. O hotel possui restaurante 24 horas, com cardápio do chef Fabio Emanuel, com o melhor da culinária local. “A Tryp by Wyndham é uma marca moderna e conectada com a cidade, permitindo estar mais próximo de nossos hóspedes e oferecer o melhor da cidade, seja em uma viagem de negócios ou de lazer,” afirma Nilson Rocha, gerente geral do Tryp …

Leia mais

É tempo de curtir a vindima

É tempo de curtir a vindima

Até março a vindima transforma a paisagem em Bento Gonçalves, no Rio Grande Sul, quando as videiras estão recheadas de uvas esperando para serem colhidas. Quem deseja ver de perto o processo de produção de vinhos e espumantes pode visitar a sede da vinícola Salton, em Tuiuty, que oferece roteiros especiais para os entusiastas da viticultura.

Localizada entre vales e montanhas, em área de 77 hectares e 30 mil metros quadrados construídos, os visitantes podem desfrutar a combinação da beleza natural e alta tecnologia usada na elaboração do …

Leia mais

Também procurado no Verão

Também procurado no Verão

Famosa por sua temporada de Inverno, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, é a segunda cidade brasileira mais procurada nas férias de Verão, aponta pesquisa da agência de viagens online Hotel Urbano. Superada apenas por Gramado, no Rio Grande do Sul, a preferência por Campos do Jordão tem muitos motivos, como a temperatura mais amena, que não costuma passar dos 27 graus, o que faz com que os hotéis preparem programações especiais. No hotel Vila Inglesa, por exemplo, há opções para toda …

Leia mais

Modelo funcional

Modelo funcional

Nelson Tucci

Para quem pretende ter um Hyundai e vai optar pelo modelo de entrada, buscando um carrinho ágil no trânsito, fácil de estacionar e razoavelmente econômico, pode olhar melhor para a segunda geração do HB20.

Andamos no HB20 Diamond Plus, modelo 2020. O design realmente é diferente, quando comparado à família anterior. Na batida de olho dá a sensação de que “encolheu”, mas não é verdade. A parte dianteira apresenta um formato mais pontiagudo e tem, ainda, nova grade preenchendo mais espaço. Os faróis, agora esticados, marcam …

Leia mais

Planeje o seu intercâmbio internacional

Para auxiliar o sonho do intercâmbio em 2020, Maura Leão, a presidente da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) relacionou algumas dicas importantes. Segundo estimativa da entidade, cerca de 415 mil brasileiros embarcaram no ano passado para fazerem intercâmbio, contra 365 mil em 2018. A pesquisa Selo Belta faz esse levantamento anualmente e separa os dados extraídos em dois grupos: agências e estudantes. É mensurado o comportamento dos intercambistas, preferência de destinos, faixa etárias e traz recortes por região. “Com o começo de 2020 muitos brasileiros incluem …

Leia mais

Parceria ampara comunidades carentes

A Amanco Wavin atua desde 2017 em parceria com a Moradigna, empresa social com foco no problema habitacional brasileiro, disponibilizou mais de 4.600 itens para reformas de unidades, incluindo tubos e conexões de PVC para água fria e esgoto, caixas d’água e acessórios, como válvulas de pia, sifões e engates flexíveis.

“Somos guiados pelo comprometimento de deixar um legado positivo para as comunidades próximas às regiões onde atuamos, promovendo uma relação de confiança e respeito mútuo com a sociedade”, disse Fábia Guerra, gerente de Marketing e Comunicação da …

Leia mais

Labirintite e seus sinais

Labirintite e seus sinais

Queixa muito comum, a suspeita de labirintite vem acompanhada de relatos de tontura giratória, tipo vertigem (sensação de que a cabeça ou o mundo está rodando), náuseas e vômito. Muitas vezes, também aparecem reclamações de pressão ou barulho no ouvido, uma espécie de zumbido.

Pelo sim, pelo não, é preciso estar atento a esses sinais. A labirintite é uma inflamação/infecção no labirinto, o órgão responsável pelo equilíbrio, localizado dentro da orelha interna. “Ela acomete pessoas de todas as idades, das crianças à terceira idade, podendo ser desencadeada por …

Leia mais

Esfoliação para uma pele linda

Esfoliação para uma pele linda

A pele é composta de diversas células que se renovam diariamente. Para promover a renovação celular e remover as células mortas, a esfoliação é o procedimento mais indicado, pois além de melhorar a aparência, potencializa a absorção de hidratantes e uniformiza a textura.

Assim como a pele do rosto, a do corpo também está em constante renovação e é importante esfoliá-la para eliminar as células mortas que ficam acumuladas na superfície. a esfoliação também ajuda a desobstruir os poros e remover as impurezas acumuladas com a sujeira e …

Leia mais

Cannabis medicinal no mercado brasileiro

Para dimensionar o potencial de novos negócios em torno da cannabis medicinal no mercado brasileiro, São Paulo sediará em 7 de março o Cannabis Thinking. O evento acontecerá no Civi-Co, em Pinheiros, e debaterá vários ângulos do tema, visando provocar diálogo e troca de experiências, com o respaldo de profissionais, especialistas e pesquisadores da área.

O evento é realizado pela The Green Hub e terá ciclo de palestras, com a presença de personalidades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que abordará o tema “Política Contra as Drogas”. Entre …

Leia mais

Incurável, tratamento requer paciência

Incurável, tratamento requer paciência

Doença causa perda de peso rapidamente, depressão, dor abdominal, e muita sede

A DIABETES mellitus é uma doença endócrina que ocorre em cães e gatos e segundo explica o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ela caracterizada pela alta taxa de açúcar no sangue, denominada hiperglicemia, e pela insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio necessário para transportar a glicose (açúcar do sangue), os aminoácidos e minerais através do sangue, produzindo energia para as células. Quando a deficiência de insulina ocorre, a glicose não …

Leia mais

Mudanças no Grupo Bourbon

Mudanças no Grupo Bourbon

Jefferson Vidal, gerente geral do Bourbon Curitiba Convention Hotel, e Diego Alcain, novo gerente geral Bourbon Santos Convention Hotel: em fevereiro, movimentações gerenciais revelam constante inovação do grupo hoteleiro.

Wagner Higashi: o novo diretor de Produção e Qualidade da Vela, startup brasileira de mobilidade urbana sustentável, que vai participar da gestão e também auxiliar o time de desenvolvimento da empresa.

Fellipe Canale, Country Manager para o Brasil da Forcepoint: especialista em segurança será responsável pelo crescimento das vendas de cibersegurança.

Telma Salles, presidente da PróGenéricos, a Associação Brasileira

Leia mais

Borgata santista

Borgata santista

Bruno Scarpa

Há um ano, o Deleone Bar, através de Raphael Arnone, Leandro Trindade e André Nogueira, oferece em Santos o melhor do food porn –calma, que não é nada do que você está pensando, mas só porque a comida é muito boa! – e hookah lounge (salão de narguilé), com ambientes inspirados nos porões da máfia italiana. A decoração é temática e o cardápio também sofre influência da famosa organização criminosa. Entre as delícias, destaque para o hambúrguer “salvatore lucania”, composto por pão australiano, burguer bovino grelhado …

Leia mais

32ª Super Rio Expofood

De 16 a 18 de março acontece a SRE Trade Show – 32ª Super Rio Expofood, no Riocentro, reunindo empresas do setor alimentício com o objetivo de gerar negócios e lançar produtos e serviços. Segundo Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, a SRE Trade Show contemplará do workshop gastronômico à sobremesa, da cozinha industrial ao cafezinho. O encontro promoverá grandes players e marcas recentes, envolvendo a área de cosméticos, bebidas, equipamentos, alimentos, serviços, instituições financeiras, desenvolvedores de software, transportadoras, entre outras. …

Leia mais

Memórias de além-mar…

Memórias de além-mar…

O escritor Silvestre Gomes gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 29 de novembro de 2018, no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Na entrevista, Silvestre fala sobre suas lembranças vividas em Portugal e no Brasil, onde chegou nos anos 1960, e de como suas experiências inspiram a sua obra, que já conta com três romances editados.

Vindo de Vilarinho, Manhouce, Portugal, onde nasceu em 1950, Silvestre Gomes chegou ao Brasil em 1966, radicando-se em Santos. Com sensibilidade aguçada para a música, aprendeu a tocar …

Leia mais