Edição 310Novembro 2020
Domingo, 29 De Novembro De 2020
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Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

99 registra redução de ocorrências graves

99 registra redução de ocorrências graves

O aplicativo de transporte 99 reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60%, por milhão de corridas, em 2019, depois de investimento em segurança, com o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de chamadas. No momento da chamada, o sistema vasculha padrões de comportamento associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário) e se um passageiro acaba de baixar o aplicativo, solicita uma corrida em dinheiro e em hora avançada, a tecnologia entende que pode ser chamada de risco, o que resulta em bloqueio automático ou a validação adicional de identidade, com pedido de dados, como data de nascimento, CPF e cartão de crédito.


Para facilitar o acesso à informação da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Metrô-SP, implantou na estação Tatuapé o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, com atendimento em Libras e técnicos para pequenos reparos em cadeira de rodas e bengalas, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.


Sete em cada 10 brasileiros dizem já ter modificado hábitos de consumo devido à preocupação com as mudanças climáticas: 25% contam que fizeram muitas modificações e 43% fizeram algumas. 20% negam qualquer alteração nesse sentido. Os dados são da pesquisa Climate Change and Consumer Behavior, realizada pela Ipsos. Entre os países que mostraram maior grau de conscientização, Índia (88%), México (86%) e Chile (86%). Japão (31%) desponta como nação que menos alterou seu comportamento.


Fundação Procon-SP avalia que no ano passado o investimento em tecnologia focou o atendimento ao consumidor, com o aprimoramento do aplicativo e modernização do site, que asseguraram menos burocracia e mais agilidade: o tempo de solução dos conflitos foi reduzido para 10 dias e 1,3 milhão de consumidores foram atendidos em todo o estado. Já no Programa de Apoio ao Superendividado foram realizados, entre renegociações de dívidas e orientações, mais de quatro mil atendimentos.


Cata Treco em Santos, para impedir que objetos sejam descartados em locais inadequados, como praias e canais, possui a opção de agendamento on-line, através do site da Prodesan, em www.prodesan.com.br/para-a-comunidade/cata-treco-menu/, e pelo WhatsApp (13) 99610.6363. Informe endereço, CPF e material a ser recolhido que a solicitação será cadastrada e a data da coleta será agendada.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

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