Edição 304Maio 2020
Terça, 26 De Maio De 2020
Editorias

Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

Luiz Carlos Ferraz

99 registra redução de ocorrências graves

99 registra redução de ocorrências graves

O aplicativo de transporte 99 reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60%, por milhão de corridas, em 2019, depois de investimento em segurança, com o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de chamadas. No momento da chamada, o sistema vasculha padrões de comportamento associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário) e se um passageiro acaba de baixar o aplicativo, solicita uma corrida em dinheiro e em hora avançada, a tecnologia entende que pode ser chamada de risco, o que resulta em bloqueio automático ou a validação adicional de identidade, com pedido de dados, como data de nascimento, CPF e cartão de crédito.


Para facilitar o acesso à informação da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Metrô-SP, implantou na estação Tatuapé o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, com atendimento em Libras e técnicos para pequenos reparos em cadeira de rodas e bengalas, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.


Sete em cada 10 brasileiros dizem já ter modificado hábitos de consumo devido à preocupação com as mudanças climáticas: 25% contam que fizeram muitas modificações e 43% fizeram algumas. 20% negam qualquer alteração nesse sentido. Os dados são da pesquisa Climate Change and Consumer Behavior, realizada pela Ipsos. Entre os países que mostraram maior grau de conscientização, Índia (88%), México (86%) e Chile (86%). Japão (31%) desponta como nação que menos alterou seu comportamento.


Fundação Procon-SP avalia que no ano passado o investimento em tecnologia focou o atendimento ao consumidor, com o aprimoramento do aplicativo e modernização do site, que asseguraram menos burocracia e mais agilidade: o tempo de solução dos conflitos foi reduzido para 10 dias e 1,3 milhão de consumidores foram atendidos em todo o estado. Já no Programa de Apoio ao Superendividado foram realizados, entre renegociações de dívidas e orientações, mais de quatro mil atendimentos.


Cata Treco em Santos, para impedir que objetos sejam descartados em locais inadequados, como praias e canais, possui a opção de agendamento on-line, através do site da Prodesan, em www.prodesan.com.br/para-a-comunidade/cata-treco-menu/, e pelo WhatsApp (13) 99610.6363. Informe endereço, CPF e material a ser recolhido que a solicitação será cadastrada e a data da coleta será agendada.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder