Estilo industrial
O cimento queimado é uma técnica muito utilizada no estilo de decoração industrial, que está em alta no design de interior e em projetos de arquitetura e atualmente se tornou uma opção de revestimento para diferentes ambientes. Para atender o mercado, a Sika, especializada em produtos químicos, através da marca Portokoll, desenvolveu o cimento queimado PortoKoll.
O produto é uma argamassa colorida decorativa para o revestimento de pisos e paredes de áreas internas, externas e fachadas, que proporciona acabamento do tipo cimento queimado tradicional. Pode ser aplicado sobre rebocos, contra pisos e concretos. Apresenta fácil preparo, basta adicionar água limpa e misturar até obter uma textura homogênea, e está disponível nas cores damasco, carbono, geada, fendi e mineral, em embalagem de 5 kg.
Preparar o local que receberá o acabamento é fundamental para garantir um bom resultado. Recomenda-se limpar a superfície, lavando previamente com escova de aço e água a fim de eliminar os resíduos que possam impedir a aderência do produto. A aplicação deve ser feita em duas camadas, sendo a primeira sobre a base utilizando uma desempenadeira metálica lisa e após 24 horas aplicar a segunda camada com movimentos aleatórios.
Para um acabamento mais liso, usar lixa d’água n° 320 entre as camadas, diminuindo imperfeições na superfície. Após a finalização proteger a superfície do contato com água por pelo menos 72 horas. É sempre importante utilizar equipamentos de proteção, como óculos, luvas de borracha e máscara para evitar inalação de poeira. Havendo contato com os olhos, lave com muita água.
Para garantir mais qualidade ao resultado final, a Sika produziu a cera laca PortoKoll, que foi desenvolvida para dar acabamento, selar, promover durabilidade e proteção ao cimento queimado. É indicado duas demãos sobre o primeiro produto. O tom do local aplicado tende a ficar mais escuro à medida que se realiza a aplicação da cera. Recomenda-se teste prévio em pequena área para avaliar o resultado final.
“Estamos sempre analisando a opinião dos clientes e investindo continuamente no desenvolvimento de novas e avançadas soluções para atender as demandas do mercado”, completa Rodrigo Silva, gerente de marketing da Sika.
Cera laca para dar acabamento