Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 299 Dezembro 2019

Edição 299 Dezembro 2019

→ Visualizar versão impressa em PDF

Fé, paciência…

A forma mais sensata da fé pode se traduzir numa inquebrantável convicção de um pensamento lógico, ainda que uma verdade pessoal, para que se concretize e assim produza efeitos – naturalmente benéficos, diria, abençoados. Dando tudo certo será tranquilo concluir que houve fé; estar-se-á diante de um homem de fé! Mas, e quando não dá certo? Quando, isolada ou mesmo coletivamente, fazendo tudo direitinho, e tudo parecendo demonstrar que Deus, ou os “deuses” estão a conspirar para que tudo caminhe para uma solução auspiciosa, acontece o contrário e …

Leia mais

A China de todos nós

A China de todos nós

Paulo de Tarso Tannus

A China é um país surpreendente. Nós, ocidentais, conhecemos os seus produtos, consumimos a sua tecnologia, muito embora saibamos pouco de sua filosofia de mercado.

Estivemos na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong ou Cantão, um dos maiores polos comerciais da China continental, eleita pela revista Forbes, por três anos consecutivos, como a melhor região mercantil de todo o país.

O evento onde marcamos presença foi o “2019 Global Intelligent Industry Conference & Exposition”, juntamente com o “Global Innovative Technology Exchange Conference”.

Os …

Leia mais

Perspectivas para 2020

Perspectivas para 2020

Ricardo Beschizza

Outro dia ouvi um renomado economista dar uma entrevista na rádio e dizer que 2019 foi muito melhor que 2018. Deixando os ufanismos e otimismos de lado, em parte, ele tem razão!

Digo “em parte”, pois apesar das constantes quedas nas taxas de juros, das novas formas de financiamento habitacional e de algumas reformas que foram implementadas durante o ano, muito ainda há por fazer para que nossa economia volte a crescer da forma que todos nós sonhamos.

O brasileiro, por todos os sustos que já …

Leia mais

Mais acessibilidade ao prédio histórico

Mais acessibilidade ao prédio histórico

O edifício de 152 anos da Estação Ferroviária do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, vai ganhar itens de acessibilidade. A obra está inserida em um conjunto de serviços de conservação e restauro orçado em R$ 44 milhões para revitalizar prédios públicos do Centro Histórico de Santos, o programa Novo Centro Velho.

O projeto prevê a colocação de corrimãos com acabamento em chapa de aço e inox e rampas acessíveis; e de placas de sinalização de ambientes (identificação em Braille). Os sanitários serão adaptados para pessoas com …

Leia mais

Arte urbana na residência

Arte urbana na residência

Do muro da rua para a parede da casa, o graffiti pode integrar projetos de decoração modernos e arrojados, dando personalidade e originalidade a qualquer ambiente. “Com esse forte cenário do graffiti, as pessoas querem levar um pouco das ruas de São Paulo para dentro de casa”, afirma o artista Pardal, ao comemorar a conquista de novos admiradores.

A agência Dionisio.AG entregou um trabalho autoral elaborado por Pardal em uma escadaria que fica dentro de uma casa conceito na Vila Madalena, na capital paulista. “Ficamos responsáveis pela curadoria, …

Leia mais

Seguro DPVAT continua valendo em todo o país

Seguro DPVAT continua valendo em todo o país

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos da Medida Provisória 904, que extinguiria o seguro DPVAT a partir de 1º de janeiro. A decisão foi tomada a partir da Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade, que questionou a ausência de urgência e relevância da MP. Por 6 votos a 3, o STF decidiu de forma cautelar até a análise da MP pelo Congresso Nacional ou até o julgamento de mérito da ADI. Com a decisão, a partir de janeiro o benefício permanece valendo com …

Leia mais

Bem-vindo 2020!!!

Bem-vindo 2020!!!

Leandro Ayres

E LÁ se vai o ano de 2019. Foram 12 meses de muitas batalhas e superação para a maioria dos brasileiros, vítimas do mau gerenciamento socioeconômico do governo, que prejudica o país desde muito tempo. Mas, ainda assim, há sempre motivos para confraternizar e celebrar com seus entes queridos, a chegada de um novo ano. É tempo de renovarmos as esperanças. Para você que, entre um brinde e outro, gosta de registrar estes momentos de reunião, seguem algumas valiosas dicas para conseguir boas fotos com sua …

Leia mais

Exposição retrata expedição histórica

Exposição retrata expedição histórica

EXPOSIÇÃO fotográfica “O Homem e a Paisagem | Santos a Ubatuba | 1915-2015” pode ser visitada na Casa do Trem Bélico, na Rua Tiro Onze, 11, Centro Histórico de Santos. São 30 painéis, que combinam reproduções de imagens captadas pelo fotógrafo João Scarazzato durante a Expedição da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, realizada entre 1912 e 1915 e percorreu de Santos à fronteira com o estado do Rio de Janeiro, e novos registros de João Luiz Musa, em 2015, 100 anos depois. Curadoria de …

Leia mais

Piso vinílico também na parede!

Piso vinílico também na parede!

O piso vinílico é reconhecido como um dos revestimentos mais versáteis do mercado, especialmente pela ampla oferta de cores e formatos, rápida instalação e baixa manutenção. Atributos como o conforto térmico e a excelente acústica fazem dele um piso capaz de agregar bem-estar às criativas paginações, sendo possível encontrá-lo no piso de residências, lojas, restaurantes, hotéis, escolas, consultórios e hospitais.

É possível também utilizar o piso vinílico como revestimento na parede, especialmente quando se quer variar o acabamento de paredes internas, onde geralmente a pintura predomina. A variação …

Leia mais

Serenidade em qualquer espaço

Serenidade em qualquer espaço

Porcelana Chinesa (PPG1160-6) da tintas Renner by PPG foi escolhida a cor para 2020 por especialistas da fabricante Pittsburgh Plate Glass. A cor é uma mistura de azul cobalto com tom misterioso, sugerindo tranquilidade e relaxamento, ao mesmo tempo em que também oferece senso de esperança.

“Quanto mais rápido a tecnologia avança e quanto mais praticidade ela oferece, mais buscamos atividades, experiências e estilos de vida que transmitam calma e autenticidade em nossas vidas”, afirma Dee Schlotter, gerente sênior de cores da PPG: “A necessidade de mais simplicidade …

Leia mais

Bal Harbour encanta brasileiros…

Bal Harbour encanta brasileiros…

Bal Harbour, em Miami, na Flórida, é perfeito para quem gosta de exclusividade. O bairro garante tranquilidade, está em equilíbrio com a natureza e há várias atrações especiais, como passeios de barco, lancha e mergulho. E também conhecido como refúgio dos ricos e famosos. Ali estão as principais grifes do mundo, restaurantes estrelados e praias deslumbrantes.

O empreendimento Oceana Bal Harbour é uma das opções para se morar. Nele, as residências contemporâneas do edifício se juntam às paisagens com terraços amplos, além de um repleto serviço de lazer …

Leia mais

Diferenciais do temperado e do laminado

Diferenciais do temperado e do laminado

A segurança e a resistência são os pontos mais estudados na escolha da vidraçaria e para esclarecer sobre as características do vidro temperado e laminado a arquiteta da RR Espelhos, Aline Amorim, explicou a regulação brasileira sobre os materiais: “Para o envidraçamento de sacadas, por exemplo, temos a norma técnica (ABNT NBR 16259) que determina a necessidade de os produtos serem fornecidos em vidro temperado ou laminado. Mas a decisão entre os dois tipos vai depender das particularidades do local onde será instalado”.

O vidro temperado passa por …

Leia mais

Edifício adaptado para moradores com deficiência visual

Edifício adaptado para moradores com deficiência visual

Transformar a experiência do cliente em uma sensação renovadora, desde o momento da compra até a fase de moradia, é a proposta da Bild Desenvolvimento Imobiliário, que criou uma área específica de atendimento ao cliente, a Diretoria de Experiência do Cliente (DEXC). O setor mensura o nível de satisfação e oferece uma proposta de vida diferente. É com esse conceito que o empreendimento Vision, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ganhou adaptações na área de lazer e na unidade dos novos moradores, o casal Fábio e …

Leia mais

Inesquecível Jalapão

Inesquecível Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é um destino perfeito para quem curte viagens de natureza, ecoturismo e aventura. Situado no estado do Tocantins, o parque conta com rios, cachoeiras, lagoas de águas cristalinas, muito verde, dunas e formações rochosas. Suas áreas mais turísticas estão próximas às cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, e podem ser visitadas em qualquer época do ano.

A Abreu preparou um roteiro que começa na capital Palmas e possui o aeroporto mais próximo do Jalapão. O …

Leia mais

The Cigar & Wine Tour em Clos de los Siete

The Cigar & Wine Tour em Clos de los Siete

A Cordilheira dos Andes e seus picos nevados serão o cenário para a celebração da primeira edição de The Cigar & Wine Tour. De 16 a 19 de abril de 2020, a cidade de Mendoza acolherá o evento, que visa a estimular os sentidos numa proposta que reúne tabaco, vinhos e gastronomia, além de paisagens imponentes e bucólicas do Centro-Oeste argentino.

Nas instalações do vinhedo Clos de los Siete, os charutos Davidoff Cigars se juntam às criações do enólogo francês Michel Rolland. Voltado para 150 pessoas, durante três …

Leia mais

Sardenha e Sicília nos novos roteiros da Costa na Itália

Sardenha e Sicília nos novos roteiros da Costa na Itália

A Costa Cruzeiros ampliará sua presença nas regiões italianas da Sardenha e da Sicília. O Costa Smeralda, flagship da companhia marítima e atualmente em fase de conclusão no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, visitará a localidade de Cagliari, na Sardenha, entre 28 de maio e 24 de setembro de 2020. O novo mega navio fará, no total, 18 escalas em Cagliari, em cruzeiros semanais que partem de Savona e percorrem as cidades de Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, e Civitavecchia/Roma.

De 1º de outubro de 2020 a 8 …

Leia mais

Mais vale um gosto…

Mais vale um gosto…

Nelson Tucci

Se você já dirigiu um carro com motorzinho de 104 cv e achou legal, parabéns. Se o motor de 113 cv te encantou, beleza. Agora, se você já dirigiu esses citados e achou pouco para curtir uma real sensação de potência e velocidade, experimente um carro com motor de 208 cv e torque de 26,5 kgfm.

E se este motor ainda for turbo, embutido em uma carroceria esportiva, com direito a aerofólio, câmbio manual de 6 marchas, bancos de couro e um monte de eteceteras, é …

Leia mais

Vagas para maquinistas

A VLI, que integra ferrovias, terminais e portos, disponibilizou oportunidades de trabalho para maquinistas de trens em Santos e Cubatão, na Baixada Santista, e em Embu-Guaçu, Campinas e Mairinque, no interior do estado de São Paulo. Entre os requisitos, é necessário que o interessado tenha concluído o ensino médio e experiência na condução de composições em linha férrea. Entre as principais atribuições do maquinista constam operar trens com diferentes configurações, computadores de bordo e rádio de comunicação; manipular equipamentos de mudança de via (AMV); auxiliar no engate e …

Leia mais

Expectativa por “boom” dos veículos elétricos

Expectativa por “boom” dos veículos elétricos

Estacionamentos, prédios, shoppings e demais construções já se preparam para receber a onda de carros elétricos que promete chegar ao Brasil em 2020. Esses locais estão sendo construídos ou adaptados para receber tomadas especiais para o carregamento destes veículos. Ainda tímido, o mercado nacional de automóveis elétricos conta com caros e limitados modelos disponíveis. São 11 mil carros elétricos e híbridos (que funcionam tanto a combustão como a bateria elétrica), que variam de R$ 150 mil a R$ 500 mil. Contudo, numa tendência sem volta, somente a JAC …

Leia mais

Transtornos mentais

Transtornos mentais

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de brasileiros, ou 12% da população, apresentam sintomas de transtornos mentais. E ao menos 5 milhões, 3% dos cidadãos, sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 estimou que 7,6% (11,2 milhões) das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental. Mas não é só a depressão que atinge os brasileiros, pois transtornos como ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia também estão …

Leia mais

Veganismo na alimentação

Veganismo na alimentação

Filosofia de vida que prega o respeito a todos os animais, o veganismo rechaça todo e qualquer produto de origem animal, seja na alimentação, vestuário, medicamentos, produtos de limpeza, entre outras áreas. “A opção por um estilo de vida vegano pretende minimizar os impactos ambientais, preservar os animais e ter um estilo de vida mais saudável”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional Uninter, Thaís Mezzomo.

Ela esclarece que na alimentação o veganismo é diferente do vegetarianismo, pois os vegetarianos não consomem carne na …

Leia mais

Pet robô ajuda idosos e autistas

A neuropsicóloga Marcella Bianca Neves decidiu investir no pet robô, que conheceu ao participar do Congresso Internacional da Associação de Alzheimer, realizado em Los Angeles, EUA. O pet robô possibilita que a Terapia Assistida por Animais esteja presente em hospitais e instituições em que o acesso de animais reais não é permitido. “Pesquisas comprovam que a introdução do pet robô na companhia do idoso diminui a agitação, a ansiedade, o isolamento social e a expressão de tristeza, proporcionando bem-estar, qualidade de vida, companheirismo e interação com o ambiente, …

Leia mais

Coronavirose causa infecção aguda

Coronavirose causa infecção aguda

Um dos sintomas é a falta de apetite

CORONAVIROSE canina, também chamada de gastroenterite contagiosa dos cães, causa uma infecção aguda nos cães, independente da raça ou idade do animal. Nos Estados Unidos, esta doença foi constatada pela primeira vez em 1971 e no Brasil a partir de 1980.

Quando o animal ingere alimentos contaminados pelo vírus dessa doença são infectadas as células das vilosidades intestinais do intestino delgado. Posteriormente, haverá a morte dessas células, descamando a parede intestinal, ocasionando uma queda de absorção e digestão dos alimentos.…

Leia mais

UME Paulo Gomes Barbosa

UME Paulo Gomes Barbosa

Paulo Alexandre Barbosa, ladeado pela mãe Maria Inês, secretários, parceiros e políticos: singela homenagem ao pai

Em clima de muita emoção, foi inaugurada em novembro a escola municipal Prefeito Paulo Gomes Barbosa, em homenagem ao pai do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, para crianças em período integral, dos bairros Jabaquara e morros Jabaquara, Bufo e Fontana, desde o berçário até o ensino fundamental I. Moderna, a escola representou investimento de R$ 24,7 milhões e sua construção, incluindo equipamentos, foi executada pelo Grupo Mendes, como compensação por empreendimentos na Ponta

Leia mais

Pronto para desibernar

Pronto para desibernar

Bruno Scarpa

Há três meses os sócios Ascyron Maião, Claudio Oliveira e Marcio Pennas trouxeram para Santos a franquia Bar do Urso. Uma cervejaria artesanal franqueada da Cervejaria Colorado “com a ideia de reunir pessoas e criar momentos únicos em volta da cerveja”.

Dentre os destaques da casa, vale a pena experimentar a Patagônia Weisse, da Colorado, uma cerveja a base de trigo com sabor adocicado com as misturas de laranja, limão e abacaxi. Já a Hoegaarden é uma cerveja belga, também à base de trigo – aliás, …

Leia mais

Feitas com levedura exclusiva

A cervejaria Dogma conta agora com sua própria e exclusiva levedura, a Dogma001 foggy. Para comemorar, preparou dois lançamentos: a Dogmatron é a primeira Double Ipa feita com 27g/l dos lúpulos mosaic, amarillo e vic secret. O resultado é uma cerveja carregada de aromas tropicais e cítricos que remetem a maracujá, laranja, limão e manga. Já a Amorfa será lançada no início de 2020 e, como o nome diz, não tem uma forma. Ou seja, cada lote será uma cerveja de estilo diferente. A primeira será uma Double …

Leia mais

América Latina romanceada

América Latina romanceada

O escritor Javier Contreras foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 25 de outubro de 2017, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Em seu depoimento, Contreras comenta sobre sua infância atribulada, em constante mudança por causa do trabalho do pai, sua carreira como jornalista e a afirmação como escritor.

FILHO de pais chilenos, Javier Arancibia Contreras nasceu em Salvador, Bahia, em 30 de novembro de 1976. Sua infância é marcada por um constante revezamento entre as praias baianas e o verde do interior do Paraná …

Leia mais