Piso vinílico também na parede!
O piso vinílico é reconhecido como um dos revestimentos mais versáteis do mercado, especialmente pela ampla oferta de cores e formatos, rápida instalação e baixa manutenção. Atributos como o conforto térmico e a excelente acústica fazem dele um piso capaz de agregar bem-estar às criativas paginações, sendo possível encontrá-lo no piso de residências, lojas, restaurantes, hotéis, escolas, consultórios e hospitais.
É possível também utilizar o piso vinílico como revestimento na parede, especialmente quando se quer variar o acabamento de paredes internas, onde geralmente a pintura predomina. A variação preenche as superfícies de personalidade levando às paredes desenhos, texturas e tonalidades.
“Uma boa dica é aplicar tons amadeirados de vinílico para destacar uma parede inteira”, sugere William Silva, gerente de Assistência Técnica da fabricante de vinílicos Tarkett: “Costumamos dizer que o visual da madeira ‘aquece’ os ambientes, pois ela é capaz de estimular sensações de aconchego e acolhimento”.
Assim como no piso, os vinílicos são indicados para paredes internas. O fabricante alerta para serem evitadas áreas frequentemente expostas à umidade, como o frontão da cozinha ou o banheiro, e explica que a superfície precisa estar preparada para receber o vinílico, devendo estar lisa após a aplicação de massa corrida e pintura. “É importante verificar a integridade da pintura, pois um eventual descascamento dela compromete a instalação”, explica Silva.
O piso é colado com adesivo de duplo contato à base d’água, portanto, somente modelos colados podem ser aplicados na parede: o “clicado” só pode ser instalado no chão, acrescenta a gente: “É possível aplicar as placas, réguas e até mantas nas paredes. Se a ideia é ganhar tempo, peças menores agilizam a obra”.
Uma instalação mal executada, contudo, pode formar bolhas ou até causar o descolamento das peças. Por isso, sempre a execute por meio de profissionais instaladores capacitados neste tipo piso e adesivo.
Mais em www.tarkett.com.br