Edição 308Setembro 2020
Sábado, 24 De Outubro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Sandra Netto

Perspectivas para 2020

Beschizza: “O que mais esperamos é que todos tenham mais bom senso!”

Perspectivas para 2020

Ricardo Beschizza

Outro dia ouvi um renomado economista dar uma entrevista na rádio e dizer que 2019 foi muito melhor que 2018. Deixando os ufanismos e otimismos de lado, em parte, ele tem razão!

Digo “em parte”, pois apesar das constantes quedas nas taxas de juros, das novas formas de financiamento habitacional e de algumas reformas que foram implementadas durante o ano, muito ainda há por fazer para que nossa economia volte a crescer da forma que todos nós sonhamos.

O brasileiro, por todos os sustos que já levou na vida, me parece hoje mais precavido, demora um pouco mais para consumir, especialmente itens de grande valor agregado. Ele pesquisa, faz conta, vê se cabe no bolso naquele momento e – principalmente – se vai continuar tendo condições de arcar com as parcelas futuras.

O fantasma do desemprego, sem dúvida, é um dos maiores medos de uma grande parcela da sociedade e é esse medo que acaba por refrear o ímpeto do consumo.

Em 2019, vimos surgir novas modalidades de financiamento imobiliário e isso é de grande importância para o segmento da construção civil. Afinal, gera concorrência entre as instituições e com o amadurecimento dessas opções de crédito novas alternativas para fundings imobiliários vão surgir também.

Pelo apurado por nossa entidade, em 2020, vários empreendimentos residenciais devem ser lançados em Santos, o que revela o quanto o empresariado ainda acredita em nosso país e nossa região, gerando renda e emprego, pois cada nova obra abre, diretamente, cerca de 50 postos de trabalho – isto sem contar todos os empregos indiretos da cadeia do construbusiness.

Em nível federal, várias reformas ainda precisam sair do papel: tributária e política, apenas para citar as mais urgentes. Entretanto, o que mais esperamos para o próximo ano é que todos tenham mais bom senso! Um 2020 de paz e prosperidade. Feliz Ano Novo!

Ricardo Beschizza é engenheiro civil e presidente da Assecob, a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista.

Responder