Expectativa por “boom” dos veículos elétricos
Estacionamentos, prédios, shoppings e demais construções já se preparam para receber a onda de carros elétricos que promete chegar ao Brasil em 2020. Esses locais estão sendo construídos ou adaptados para receber tomadas especiais para o carregamento destes veículos. Ainda tímido, o mercado nacional de automóveis elétricos conta com caros e limitados modelos disponíveis. São 11 mil carros elétricos e híbridos (que funcionam tanto a combustão como a bateria elétrica), que variam de R$ 150 mil a R$ 500 mil. Contudo, numa tendência sem volta, somente a JAC Motors anunciou a vinda de 5.000 unidades para o Brasil em 2020. E uma estimativa apresentada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) projeta que em 2030 as vendas acelerem para 180 mil carros eletrificados por ano.
Pensando neste mercado, a Reymaster, distribuidora de materiais elétricos com unidades em Curitiba e Joinville, comercializa produtos para recarga de veículos elétricos. São carregadores de carros elétricos, também conhecidos como estações de carregamento ou eletroposto. Entre os modelos está o EVLink, fabricado pela Schneider Eletric e compatível com a maioria dos modelos. “Aqui em Curitiba e Santa Catarina diversas construtoras já estão prevendo em seus projetos carregadores para veículos elétricos, não só carros, mas patinetes, bicicletas e até motos”, comentou Marco Stoppa, diretor da Reymaster, durante demonstração que a Schneider realizou na distribuidora com o seu carro elétrico.
“Procuramos trazer cada vez mais para o nosso dia a dia este conceito de sustentabilidade que é tendência no mundo todo”, disse Rafael Marchiori, consultor da Schneider Electric: “Para isso, viajamos pelo país demonstrando este carro e seu funcionamento, que é 100% elétrico e não possui nenhum tipo de emissão de gases poluentes”. A demonstração também foi realizada na empresa coligada à Reymaster, a Engerey Painéis Elétricos.