Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Edifício adaptado para moradores com deficiência visual

Apartamento e áreas comuns ganharam adequações

Edifício adaptado para moradores com deficiência visual

Transformar a experiência do cliente em uma sensação renovadora, desde o momento da compra até a fase de moradia, é a proposta da Bild Desenvolvimento Imobiliário, que criou uma área específica de atendimento ao cliente, a Diretoria de Experiência do Cliente (DEXC). O setor mensura o nível de satisfação e oferece uma proposta de vida diferente. É com esse conceito que o empreendimento Vision, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ganhou adaptações na área de lazer e na unidade dos novos moradores, o casal Fábio e Daniele Deodato, ambos deficientes visuais.

O apartamento ganhou adequações que facilitarão a adaptação dos futuros moradores. Nos quadros de energia e nos registros de água foram inseridas placas em braile, assim como nos pavimentos, para indicar o andar, além de piso tátil nos caminhos da portaria e nas áreas comuns. Os clientes também ganharam de presente da construtora um Google Home, equipamento das conhecidas casas inteligentes, que auxilia no dia a dia e permite que o usuário dê comandos de voz para interagir com os serviços. “Os deficientes visuais devem contar com uma casa apropriada. Por isso, tivemos o cuidado de alterar, principalmente, o apartamento do casal e os ambientes sociais para atender às suas necessidades”, explicou o diretor de engenharia da Bild, José Luiz Camarero Neto.

Os empreendimentos da Bild possuem diferentes itens de acessibilidade, como portas largas e rampas para cadeirantes, sinalização das áreas comuns em braile, elevadores com viva voz, piscinas com rampas ou acesso especial para deficientes. Conforme acrescentou o diretor de engenharia da construtora, as alterações feitas no apartamento foram indicadas pelo casal e serão utilizadas como padrão nos próximos empreendimentos da construtora.

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão, segundo dados com base no Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Responder