Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias
Edição 250 Novembro 2015

Edição 250 Novembro 2015

→ Visualizar versão impressa em PDF

Estatuto da Pessoa com Deficiência

Estatuto da Pessoa com Deficiência

Gelcy Bueno Alves Martins

No início de 2016 entrará em vigor a Lei nº 13.146/2015, que instituirá o chamado “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

É, sem dúvida, um sistema normativo inclusivo, que homenageia o princípio da dignidade da pessoa humana e, quanto a isso, não merece retoques. Porém, ao perscrutarmos mais profundamente o texto legal, percebemos que estamos diante …

Leia mais

Consumidor & Cidadania – Edição 250

Consumidor & Cidadania – Edição 250

. Para ajudar mutuários inadimplentes – segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mais de 57 milhões de brasileiros estão inadimplentes! – a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa) lançou a 6ª edição da “Cartilha do Mutuário – Volume Inadimplência no Crédito Habitacional”. No formato de perguntas e respostas, o informativo contém 11 questões cruciais, que ajudam a orientar, de forma simples e prática, as principais dúvidas dos consumidores que estão com o pagamento em …

Leia mais

SRW Engenharia. Respeito à mobilidade urbana!

SRW Engenharia. Respeito à mobilidade urbana!

Apostando na histórica capacidade de retorno financeiro do mercado imobiliário do litoral paulista, a SRW Engenharia está concluindo em Santos a construção de três empreendimentos – um residencial com serviços e dois corporativos –, que contemplam diferentes necessidades e estilos. Os projetos foram realizados em pontos estratégicos da cidade e têm em comum o respeito à mobilidade urbana, além do elevado padrão de qualidade da SRW, presente na tecnologia construtiva e no acabamento esmerado. Os empreendimentos possuem câmeras em todos os pisos e áreas comuns com controle DVR …

Leia mais

Resultado na primeira sessão

Resultado na primeira sessão

A estria branca preocupa mulheres das mais variadas idades, pois, por se tratar de um estágio avançado – a pele se rompeu, nasceu uma estria vermelha, e o local depois de um tempo criou uma cicatriz, a estria esbranquiçada – o processo de remoção dessa “cicatriz” é bem mais complexo que o da estria avermelhada. Uma novidade é a tecnologia “Sublative” do E-Matrix, aparelho de radiofrequência fracionada da Skintec, que promove tratamento intenso e com pouco tempo de recuperação.

Segundo Fernando Emiliozzi, diretor da Skintec, a tecnologia Sublative …

Leia mais

Prejuízos ao excluir o leite da dieta

A exclusão total do leite e derivados da dieta deve ser avaliada e indicada somente por médicos e nutricionistas e vale para pessoas com alergia à proteína do leite. Mesmo para os intolerantes à lactose, já há no mercado produtos lácteos com 0% lactose, o que garante o consumo diário de outros nutrientes. A nutricionista Beatriz Botéquio, de São Paulo, listou prejuízos com a exclusão total do leite na dieta:

  • Reduz a produção de lactase no intestino.
  • Compromete a ingestão adequada de cálcio e nutrientes.
  • Não garante a

Leia mais

Rinoplastia, muito além da vaidade

Rinoplastia, muito além da vaidade

Aumentar ou diminuir o nariz, alargar ou afinar o dorso e a ponta e/ou remover a corcova nasal são algumas das alternativas possíveis da rinoplastia, a cirurgia estética do nariz. A maioria das indicações para a realização do procedimento visa melhorar sua aparência e proporção, realçando a harmonia facial e elevando a autoestima do paciente. Porém, segundo o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Alfredo Lara, em alguns casos, a procura pela correção do nariz também possui indicações funcionais: “Normalmente, a rinoplastia é realizada em conjunto com a septoplastia, cirurgia …

Leia mais

Prevenir a prematuridade

Muitos dos nascimentos prematuros, que podem trazer sequelas graves, poderiam ter sido evitados com a realização de exames, diagnóstico precoce e tratamentos adequados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 15 milhões de bebês que nascem prematuros por ano em todo o mundo, cerca de 10% do total de nascimentos. Desses, frisa a OMS, mais de 1 milhão vai a óbito. Os demais sobrevivem graças ao avanço da medicina, com novas tecnologias e cuidados específicos da assistência obstétrica e neonatal. “A melhor UTI Neonatal é o útero …

Leia mais

Obesos têm crescimento maior da face

Estudo realizado pela fonoaudióloga e coach Patrícia Antoniazi indica que os obesos quando comparados com os de peso normal apresentam maior crescimento facial como resultado da obesidade. O trabalho foi feito no Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) – Setor de Medicina do Adolescente da Disciplina de Especialidades Pediátricas do departamento de Pediatria da Unifesp.

Pelo período de três anos foram realizados 8.742 atendimentos por todas as especialidades do CAAA, incluindo, em média, seis retornos por ano, dos pacientes de acordo com a especialidade, além de …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 250

Engenheiro Roberto Luiz Barroso e a esposa Isa, e o casal presidente do Rotary Club Santos Oeste, Hamilton Luiz Costa Jr. e Clô: justa homenagem ao dr. Barroso, presidente da Casa da Esperança de Santos e diretor da Engeplus Construtora e Incorporadora, que recebeu o Troféu Mérito Profissional por dedicar sua vida servindo à sociedade em busca de construir um mundo melhor.

Mais fotos em www.blogdasandranetto.zip.net


Fritz Restaurante Alemão e Cervejaria Artesanal inaugurou 20ª franquia no Boqueirão, em Santos, com recepção dos proprietários Juan Francisco Sinclair e Patricia …

Leia mais

Assombrações

Luiz Carlos Ferraz

Preferia não falar da vergonha que, como brasileiro, sinto do meu país em face aos acontecimentos dos últimos meses, das últimas semanas, enfim, dos últimos dias, mas isso não é possível, pois a cada dia é um novo escândalo, ou desdobramento de um antigo, que surge para me atormentar e, naturalmente, aborrecer muitos – sim, somos muitos que ainda buscam o bem e repudiam a canalhice de alguns – sim, eles são apenas alguns, mas que, ocupando cargos estratégicos nos poderes da República (sim, nos …

Leia mais

Ah! O Luau das Cataratas

Ah! O Luau das Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu já programou o Luau das Cataratas para os dias 26 de dezembro, 22/23 de janeiro e 19/20 de fevereiro. O tradicional passeio durante a lua cheia acontecerá sempre a partir das 20 horas e será uma bela oportunidade para o visitante sintonizar seus sentidos com a natureza.

Visitar as Cataratas durante a noite é uma experiência muito especial. Na maior parte do ano, esta “Maravilha da Natureza” se apresenta com muita água, luz e sol. Contudo, à noite, a principal atração do Patrimônio …

Leia mais

Virada do ano com história e tradição

Virada do ano com história e tradição

A Fazenda Capoava, em Itu, no interior do Estado de São Paulo, programou uma festa de virada de ano, com ceia, queima de fogos de artifício e banda com DJ. Com 250 anos de história e tradição a Capoava é rodeada por serras e belas paisagens.

O pacote inclui pensão completa (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), saunas (seca e úmida), piscina climatizada, quadra de tênis, recreação, trilhas monitoradas pela mata e ceia da festa de Réveillon com cardápio diferenciado e bebidas, incluindo um espumante …

Leia mais

Gramado In Concert celebra parceria

Visando fomentar o turismo na região da Serra Gaúcha, o Hotel Urbano (www.hotelurbano.com), agência online de viagens, anunciou parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Gramado. Com o acordo, o Hotel Urbano torna-se a agência de viagens oficial do Gramado In Concert, festival internacional de música que acontecerá na cidade entre 12 e 21 de fevereiro de 2016. O Hotel Urbano disponibilizará pacotes de viagem completos para o período do festival, que incluem hospedagem em Gramado ou Canela, passagem aérea com saída de diversas cidades …

Leia mais

Atrativos são liberados a profissionais

A São Paulo Turismo (SPTuris) lançou a segunda etapa do projeto “Pode entrar que a casa é sua”, que oferece entrada gratuita a profissionais que lidam com os visitantes de outros estados e países nas atrações da capital. Até dezembro de 2016, 13 categorias como taxistas, cobradores e motoristas de ônibus e frentistas terão gratuidade de acesso, incluindo familiares, aos principais museus da cidade. Participam do projeto atrações como a Pinacoteca, o Museu de Arte Moderna e o Museu da Língua Portuguesa.

Ao facilitar o acesso à cultura, …

Leia mais

Sistema “S”: mais de 50% do PIB do país!

Sistema “S”: mais de 50% do PIB do país!

A atuação sindical patronal foi debatida no Congresso Nacional do Sicomércio, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de 28 a 30 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação das 34 federações do país, com mais de 1.000 dirigentes sindicais de todo o Brasil.

O presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, afirmou que as entidades do sistema, que são responsáveis por mais de 50% do PIB nacional, puderam trocar experiências e informações, discutir seus problemas e mostrar que …

Leia mais

Cultura europeia no Boqueirão

Cultura europeia no Boqueirão

Bruno Scarpa

Há oito meses funcionando no Boqueirão, a Amsterdam Chopperia proporciona a Santos um pouco da cultura europeia. Os quatro sócios e amigos Bruno dos Santos, Clibas Chasseraux, Rafael Campos e Rodolfo Kazuo trouxeram uma experiência diferente para que os clientes sintam o clima dos bares do continente europeu, conhecendo bebidas e comidas típicas.

Com decoração internacional e minimalista feita pela Heineken, os quatro amigos queriam um nome sofisticado e ao mesmo tempo com tom descontraído, optando por Amsterdam para traduzir essas ideias. A casa é uma …

Leia mais

Música e diversão no Happy Centro

Parceria entre a Prefeitura de Santos e comerciantes do Centro da cidade criou o projeto Happy Centro, que prevê toda sexta-feira, das 18 às 22 horas, música de qualidade e diversão nas ruas Cidade de Toledo e XV de Novembro, no Centro Histórico. Administração pública cuidará da regulamentação dos espaços para as apresentações e interdições das vias, enquanto os donos dos estabelecimentos serão responsáveis pela programação musical. Integram o projeto, Café Mauá, Boteco do Café, Café da Dri, e os restaurantes Bodegaia, Porto Brasil, Laziza e Zucca. “Objetivo …

Leia mais

Amamentando amor

Amamentando amor

Leandro Ayres

UM projeto fotográfico está fazendo muito sucesso na mídia e já foi notícia na rede Globo através do telejornal JT e no canal da internet G1. Refiro-me ao “Amamentando amor”, ensaio fotográfico coletivo de lactantes que deverá se transformar em exposição itinerante em 2016.

A ideia surgiu do desejo da mãe Samantha Mezacasa em fazer fotos amamentando sua filha e, através de um grupo no Facebook, encontrou várias outras mães que também tinham este desejo de iniciar um movimento para chamar a atenção de possíveis candidatos …

Leia mais

Fotografia de Santos cruza fronteiras

Fotografia de Santos cruza fronteiras

FABIANO Ignácio, Tom Leal, Eduardo Samaro, André Luiz Salibi e Manequinho Correia integram o seleto grupo de fotógrafos profissionais de diversos segmentos, radicados na Baixada Santista, que levarão seus trabalhos a vários países. O projeto, batizado de Foto Made in Brazil, consiste na distribuição de fotografias produzidas pelo quinteto durante viagens já programadas. A primeira fase teve início em outubro, com a ida de Fabiano a Paris, na França.

Para a primeira viagem, cada fotógrafo selecionou 10 imagens autorais e destas foram feitas 10 cópias numeradas e assinadas …

Leia mais

Bolsa do Café. Tesouro no Centro de Santos

Bolsa do Café. Tesouro no Centro de Santos

Localizado no antigo “Quatro Cantos”, área nobre do Centro, o prédio da Bolsa Oficial de Café se deparava de um lado com o coração financeiro da cidade e do outro com o próprio porto, onde ocorriam os embarques do precioso “ouro verde”, como eram apelidados os grãos crus de café.

A Companhia Construtora de Santos, do engenheiro Roberto Cochrane Simonsen, cuidou do projeto e das obras. A construção da Bolsa de Café entrou na agenda nacional das solenidades referentes ao Centenário da Independência. Por isso, as obras se …

Leia mais

Village Arte Decor agita interior

Village Arte Decor agita interior

Mostra de arquitetura, design e paisagismo, o Village Arte Decor acontece até 13 de dezembro nas antigas instalações de uma usina, na Avenida Comendador Pedro Morganti, 4.848, bairro Monte Alegre, em Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo. A primeira edição do Village ocupa espaço de mais de 4 mil metros quadrados, e apresenta espaços explorados pelo universo da arquitetura e também áreas funcionais, como floricultura, pub, café, enoteca, laboratório da sommelier de cerveja, loja de design e restaurante, reunindo 42 profissionais e cerca de 300 fornecedores …

Leia mais

Novidades que vão iluminar o Natal

Novidades que vão iluminar o Natal

Trazendo novidades importadas que vão iluminar o Natal no litoral paulista, a Elétrica Sanchez criou espaço exclusivo para apresentar produtos e enfeites na loja da Rua Luiz de Camões, 198, Vila Mathias, em Santos. Segundo Irani e Pablo Sanchez, as atrações estão cada vez mais criativas e coloridas, com muitas opções para decorar a casa e viver intensamente o espírito natalino.

“O presépio encantado é incrível”, afirma Irani: “Importado de Dubai, ele é feito com belas imagens, decoradas com tecido finíssimo, e nos transporta ao momento mágico do …

Leia mais

Bonito e gostoso. É o Peugeot 2008!

Bonito e gostoso. É o Peugeot 2008!

Nelson Tucci

Encaramos o Peugeot 2008 Griffe THP e fomos conferir se o slogan “o carro que desafia a beleza” só apresentava mais um rostinho bonito pelas ruas brazilis ou se o cabra era bom de briga mesmo. O SUV realmente é bonito – e muito! E, também, gostoso de dirigir.

Com 4 cilindros, 16 válvulas e motor turbo (THP), oferece 173 cv (no etanol) e anda bem. Responde rápido, sempre que solicitado; tem uma suspensão macia, porém segura e confiável; um charmoso e bem-vindo volante esportivo, em …

Leia mais

Manual Mfmea – Fmea de Máquinas

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, anuncia que já está disponível em português a segunda edição do manual Mfmea – Fmea de Máquinas (Análise de Modos e Efeitos de Falha Potencial para Ferramentas e Equipamentos), da Aiag (Automotive Industry Action Group). Adaptação do Fmea, manual difundido no setor automotivo, a Mfmea é considerada a principal publicação para o desenvolvimento de máquinas, equipamentos e ferramentas. Para utilização, é recomendado o conhecimento da metodologia, diz Rodrigo Lopes, coordenador de …

Leia mais