Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 305 Junho 2020

Edição 305 Junho 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

A hora do STF

Luiz Carlos Ferraz

Causa perplexidade quando uma questão é tão clara a alguns, enquanto a outros tantos possa ser interpretada de forma tão diversa, e até convenientemente antagônica, capaz de confundir o incauto de que se trata de assuntos distintos. É o que acontece, por exemplo, ao se analisar o direito de manifestação, consagrado no artigo 5º da Constituição Brasileira e expresso em dois incisos, o IV, que afirma que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; e o IX, que assegura que “é livre …

Leia mais

RJET e impactos no Direito de Família e das Sucessões

RJET e impactos no Direito de Família e das Sucessões

Gelcy Bueno Alves Martins

Foi publicada no Diário Oficial de 12 de junho a lei nº 14.010, de 10 de junho de 2020, que dispõe sobre o regime jurídico emergencial e transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET). A lei, em caráter transitório, institui as normas das relações de consumo, das locações de imóveis urbanos, dos condomínios edilícios, do regime concorrencial e do direito de famílias e sucessões enquanto durar o período pandêmico da Covid-19.

Neste estudo, no entanto, vamos nos ater aos impactos da lei, conhecida …

Leia mais

Estratégias de marketing e vendas

Estratégias de marketing e vendas

O Club&Casa Design lançou o “Mãos à Obra – O Seu Projeto Não Para”, desenvolvido em www.clubecasadesign.com.br para profissionais e lojistas. O projeto conta com ações que visam auxiliar associados a minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19, por meio de estratégias eficazes de marketing, vendas, organização, entre outras.

Entre as ações, destaca-se o Club&Casa Academy: “Este é um projeto de conteúdo que resolvemos lançar antes do previsto como uma forma de capacitar nossos profissionais e dar dicas eficazes para que escritórios e lojas continuem tocando seus negócios …

Leia mais

Parceria no mercado

A Planet Smart City e a Urban Systems lançaram a Urban Planet, com foco no desenvolvimento imobiliário, por meio de projetos residenciais inteligentes a preços acessíveis. A parceria combina a experiência da Planet no desenvolvimento de cidades e bairros inteligentes inclusivos com a expertise da Urban Systems em inteligência e risco de mercado. Susanna Marchionni, cofundadora da Urban Planet, explica que a empresa oferece consultoria de ponta a ponta, da pré-análise da propriedade ao pós-venda, integrando tecnologia, sustentabilidade e inovação social em projetos imobiliários que transformam a forma …

Leia mais

Eleições 2020. Líder x Gestor

Eleições 2020. Líder x Gestor

Silvio M. Barros

Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da história, incertezas e mudanças radicais em todos os setores da sociedade. Enfrentamos uma crise sanitária que se desdobrou em econômica, cultural e política cuja duração e consequências, ainda não podem ser imaginadas.

E bem no meio desta enorme confusão, todos os municípios brasileiros, estarão elegendo seus prefeitos, políticos que terão a dificílima tarefa de conduzir as cidades na mais complexa e dramática gestão da história. Os candidatos vão disputar, em alguns casos até agressivamente, a desafiadora tarefa …

Leia mais

Direitos Humanos nas Américas

Direitos Humanos nas Américas

Ong Anistia Internacional Brasil divulgou relatório sobre violações dos Direitos Humanos em 2019, que afirma que o discurso contrário aos direitos humanos adotado por autoridades no país gerou medidas administrativas e legislativas com impactos concretos na limitação e na perda de direitos fundamentais da população. Intitulado “Direitos Humanos nas Américas: retrospectiva 2019”, lista entre os destaques alusivos ao Brasil a crise ambiental e de direitos humanos na Amazônia, o agravamento da violência policial, a impunidade para os envolvidos no assassinato da defensora de direitos humanos Marielle Franco, as …

Leia mais

Solução gratuita de IoT

Solução gratuita de IoT

TeamViewer, fornecedora de tecnologias para acesso e suporte remoto, anunciou a solução TeamViewer IoT (Internet das Coisas), com acesso gratuito para até dois endpoints. O lançamento acontece em momento estratégico para a empresa alemã, que trabalha em nível mundial para democratizar e habilitar a conectividade IoT, a qualquer momento e de qualquer lugar, a todos os tipos de dispositivos e ao maior número possível de usuários.

“Nossas soluções de conectividade remota são fáceis de usar e altamente escaláveis”, diz Alfredo Patron, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Negócios da …

Leia mais

Alicerce para a Inteligência Aumentada

Alicerce para a Inteligência Aumentada

BUSCANDO formas de aplicar Inteligência Artificial (IA) em seus negócios e seus processos, a maioria das empresas tem falhado e, entre os motivos mais importantes, destaca-se a falta de uma plataforma de dados estruturada para criar o alicerce de dados para entender os negócios e aplicar a Inteligência Aumentada – que é uma espécie de evolução da IA.

Existe uma vasta gama de opções oferecida no mercado para a criação da plataforma de inteligência de negócios (BI). A escolha da plataforma desconectada à estratégia de IA pode ter …

Leia mais

Felicidade em morar

Felicidade em morar

Sandra Netto

Mais uma realização da Construtora Miramar, do Grupo Mendes, o Times Square Residence está sendo entregue na Avenida Almirante Cochrane, 108, Bairro Aparecida, em Santos. Além da excelente localização, próximo a shopping center, praia e ao polo corporativo que se desenvolveu na região por conta do Praiamar Corporate, o Times Square se diferencia pela beleza, comodidade e exclusividade de contemplar apenas 44 apartamentos, sendo dois por andar.

Projeto do arquiteto Roberto Saviello, o empreendimento combina arquitetura e design arrojados com modernas soluções tecnológicas. Segundo definiu Saviello, …

Leia mais

Rota de Charles Darwin

Rota de Charles Darwin

Uma rota repleta de conhecimento foi o legado deixado pelo naturalista britânico Charles Darwin, o pai da teoria da evolução, ao embarcar em uma aventura pelo mundo, no período de 1831 a 1836 no navio do capitão Robert Fitzroy, e acompanhá-lo na missão de mapear a costa sul-americana para atualização das cartas náuticas britânicas. Em 1832, Darwin percorreu por três meses o que hoje é o Uruguai, deixando registros em seu livro de viagens. Um dos lugares por onde passou foi Maldonado, que nas anotações de Darwin foi …

Leia mais

Hotel na Riviera Maya cria plataforma SAFE

Hotel na Riviera Maya cria plataforma SAFE

Situado nas praias brancas da Riviera Maya, o Único 20° 87° lançou a plataforma Safe And Friendly Environment (SAFE), ou Experiência Ambiental Segura e Amigável. “Com essa nova plataforma, cada departamento tem seu próprio conjunto de procedimentos que são implementados para manter a saúde e o bem-estar de nossos hóspedes e funcionários em primeiro plano”, explica Enrique Martin Del Campo, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da RCD Hotels. Conheça um resumo dos novos protocolos:

Saúde dos funcionários e hóspede. Estações antibacterianas para desinfecção das mãos em todas as …

Leia mais

Laticastelli se programa para julho

Laticastelli se programa para julho

Localizado próximo a Siena, na comuna de Rapolano Terme, no coração da Toscana, na Itália, o hotel Laticastelli reabrirá em julho, após ficar fechado desde março devido à pandemia. O empreendimento oferece uma experiência autêntica de conforto, combinando história, serviços exclusivos, charme e beleza, com novas regras pensando em melhor segurança de hóspedes e funcionários.

O Laticastelli disponibilizará para reservas inicialmente somente 10 suítes da categoria Jardim, duas Vilas exclusivas e um apartamento. As suítes destacam-se por ter acesso independente, um grande lounge interno e terraço ou jardim …

Leia mais

Autopeças pedem dinheiro rápido…

Autopeças pedem dinheiro rápido…

De La Tôrre: segmento também balançou neste ano, como de resto a economia

Nelson Tucci

O setor automotivo hoje tem um nível de ociosidade de 60% no país. Se de um lado a produção de veículos novos teve alguns soluços neste primeiro semestre (chegando a parar quase 100% durante o mês de abril), os velhinhos continuaram rodando e, claro, precisando de peças de reposição. Entretanto, as viagens diárias ficaram mais curtas e a maioria das longas foi postergada; assim, apesar de manter as vendas, o nível caiu.

O …

Leia mais

Startup recebe investimento de R$ 3 mi

A LogComex, especializada em inteligência de importação e exportação, recebeu investimento de R$ 3 milhões dos fundos de Venture Capital Invest Tech e Caravela Capital. Tendo como clientes portos, aeroportos, terminais, agentes de carga, transportadoras, importadores, exportadores, a startup oferece plataforma de inteligência para empresas que atuam no comércio exterior.

Fundada em 2016 pelos empreendedores Helmuth Hofstatter e Carlos Souza, a LogComex utiliza tecnologia de Big Data para processar e enriquecer dados e disponibilizá-los em uma plataforma online e de fácil navegação. Com o investimento, planeja dobrar seu …

Leia mais

Parceria no segmento agrícola

Parceria no segmento agrícola

A ZF Aftermarket fortalece parceria com a Pangea Parts, plataforma de vendas on-line no segmento agrícola, visando amenizar dificuldades de agricultores de todo o país para encontrar e receber peças para equipamentos agrícolas e caminhões que fazem a logística para o campo durante período de afastamento social. A plataforma funciona como um marketplace que conecta fornecedores e distribuidores aos compradores de peças que atuam exclusivamente no segmento agrícola, ou seja, as oficinas e revendas de equipamentos agrícolas e os produtores rurais, e já inclui um amplo portfólio da …

Leia mais

Presmam em novo endereço

Presmam em novo endereço

Com 29 anos de tradição, a Presmam Comercial Ltda. está em novo endereço, à Rua João Guerra, 295, em Santos, com fácil acesso e estacionamento próprio. A empresa é pioneira no segmento de reabilitação e condicionamento físico e, conforme destacaram os diretores, a mudança para local estratégico, ao lado do Hospital dos Estivadores, visa atender com mais facilidade aos profissionais de diferentes áreas da saúde.

Com variada linha de produtos e equipamentos de marcas consagradas, a Presmam supre todas as necessidades para fisioterapia, com destaque: eletroestimulação, laser, ondas …

Leia mais

Atenção às mudanças no comportamento

Atenção às mudanças no comportamento

O Center for Disease for Control and Prevention (CDC) alerta os pais para mudanças no comportamento dos filhos, pois embora as crianças não estejam entre os grupos de risco de contaminação pela Covid-19, é fundamental manter a vigilância e observar alteração que pode ser sintoma da doença. “Este olhar mais atento é o primeiro passo para suspeitar da Covid-19 em crianças, lembrando que o quadro em crianças pode ser assintomático ou apresentar febre, tosse seca, fadiga, obstrução nasal e dor de garganta – esses são os sintomas mais …

Leia mais

Flutd. Doença do trato urinário inferior dos felinos

Flutd. Doença do trato urinário inferior dos felinos

SUF: coma e morte em 48 a 72 horas em anúria

Conhecida até pouco tempo como Síndrome Urológica Felina (SUF), a Flutd, ou Feline Lower Urinary Tract Disease, é uma patologia que afeta somente os gatos machos e nos últimos anos vem aumentando a incidência, alerta do médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. A causa específica da doença é desconhecida, porém, acomete principalmente os gatos que se alimentam exclusivamente de alimentação seca.

Professor universitário e pós-graduado em saúde pública, dr. Filetti explica que a SUF leva à obstrução …

Leia mais

Evidência também em e-commerce

Evidência também em e-commerce

Personal stylist Tatiana Puline ampliou a loja física Evidência e investiu no e-commerce www.lojaevidencia.com.br: agora, na palma da mão, a empresária mantém contato com clientes e fornecedores, mobiliza redes sociais, gerencia vendas, estoque etc., e mantém espaço físico para receber clientes especiais, de forma programada, que preferem experimentar os modelos exclusivos no provador.

Designer Marcelo Rosenbaum: com o consultor de cores da Suvinil, Michell Lott, Rosenbaum participou de live no canal do fabricante, para abordar a função do designer como ferramenta de transformação e incentivo ao consumo

Leia mais

Sushi de primeira!

Sushi de primeira!

Bruno Scarpa

O Gold Sushi, em Santos, oferece o melhor da gastronomia japonesa e contemporânea no coração do Canal 3. Com pouco mais de oito meses de casa, o Gold Sushi apresenta pratos variados, com destaque para o “temaki gold”, composto por salmão, camarão, cream cheese e cebolinha, envolto de salmão maçaricado regado no molho tarê, e o sashimi de salmão negro, com salmão marinado no shoyu e no molho especial. Uma atração à parte é o tradicional festival com diversas opções para degustação. Ponto a ser salientado …

Leia mais

Controle de estoque na pandemia

Leonardo Almeida, CEO do aplicativo Menu, relacionou dicas para controlar o estoque nesses dias de pandemia: “Pequenos e médios comércios que não realizam um controle eficaz podem gerar impactos nas vendas e na produtividade do negócio”. Divida os insumos do estoque em grupos: “Os laticínios são perecíveis e podem ser perdidos facilmente”. Use um local adequado para armazenar insumos. Reabasteça de forma inteligente: “Produtos sazonais devem ser adquiridos de forma inteligente com base na demanda”. E use a tecnologia a seu favor para automatizar algumas das tarefas mais …

Leia mais

Pioneiros da patinação artística

Pioneiros da patinação artística

Leonor e Herbert Tort, responsáveis pela introdução da patinação artística na cidade de Santos, gravaram depoimento ao Programa Memória-História Oral no dia 4 de março 2020 nas dependências do Museu De Vaney, mantido pela Secretaria Municipal de Esportes de Santos e parceiro do programa. Na entrevista o casal conta sobre sua vida no país natal, o Uruguai, suas experiências pioneiras na patinação e as dificuldades e muitas alegrias proporcionadas pela vida dedicada ao esporte.

Nascido em 10 de setembro de 1927, em Montevidéu, no Uruguai, Herbert Hugo Tort …

Leia mais