Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 305 Junho 2020

Divulgação

Atenção às mudanças no comportamento

Alterações podem ser sintomas da Covid-19

Atenção às mudanças no comportamento

O Center for Disease for Control and Prevention (CDC) alerta os pais para mudanças no comportamento dos filhos, pois embora as crianças não estejam entre os grupos de risco de contaminação pela Covid-19, é fundamental manter a vigilância e observar alteração que pode ser sintoma da doença. “Este olhar mais atento é o primeiro passo para suspeitar da Covid-19 em crianças, lembrando que o quadro em crianças pode ser assintomático ou apresentar febre, tosse seca, fadiga, obstrução nasal e dor de garganta – esses são os sintomas mais frequentes”, orienta a médica pediatra do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Talita Cordeschi Corrêa.

A especialista relata que em recém-nascidos infectados é comum ocorrer sintomas atípicos, como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. “Os casos graves em pediatria são em um número muito menor segundo os números nacionais e mundiais que temos, mas podem ocorrer. São mais suscetíveis a complicações pela Covid-19 pacientes com quadro de obesidade, hipertensão, diabetes, cardiopatia, doenças pulmonares e também os pacientes com doenças crônicas em uso de imunossupressores. Os sinais de agravo da doença são desconforto respiratório, esforço respiratório, queda do estado geral e manifestações cutâneas, dentre outros”.

A médica acrescenta a importância de atentar aos sinais de estresse ou mudanças de comportamento: “Se a mudança comportamental está ocorrendo e empobrecendo o convívio familiar está na hora de buscar ajuda”.

Responder