Direitos Humanos nas Américas
Ong Anistia Internacional Brasil divulgou relatório sobre violações dos Direitos Humanos em 2019, que afirma que o discurso contrário aos direitos humanos adotado por autoridades no país gerou medidas administrativas e legislativas com impactos concretos na limitação e na perda de direitos fundamentais da população. Intitulado “Direitos Humanos nas Américas: retrospectiva 2019”, lista entre os destaques alusivos ao Brasil a crise ambiental e de direitos humanos na Amazônia, o agravamento da violência policial, a impunidade para os envolvidos no assassinato da defensora de direitos humanos Marielle Franco, as violências contra ativistas e as tentativas de flexibilizar o acesso a armas para a população.
O novo perfil do consumidor revela alguém conectado às inovações tecnológicas, mais exigente e atento às tendências do mercado, que vive em uma realidade na qual por meio do smartphone pode ter uma experiência surpreendente ou solucionar problemas em poucos cliques e de qualquer lugar. Para Deivis Santos, CBO da Nexcore Tecnologia, garantir a satisfação do consumidor 5.0 exige mudanças por parte das empresas, algumas muito simples e eficazes, como a implantação de softwares inteligentes de gestão.
Neste momento de isolamento social, a versão mobile do Poupatempo Digital oferece ao cidadão a possibilidade de realizar consultas e serviços online, no celular, com a mesma qualidade e eficiência, sem a necessidade de deslocamento a um posto físico para ter a solicitação atendida, garantindo a prestação de pelo menos 60 serviços públicos, inclusive de prefeituras, mesmo de forma remota. Ao baixar o APP é possível efetuar o cadastro, sendo que aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha.
Movimento “Separe. Não Pare”, que contribui para a população separar e descartar corretamente os resíduos domésticos, alerta que em tempos de pandemia do novo coronavírus é preciso estar atento a materiais que possam estar contaminados, minimizando tanto a disseminação do vírus quanto o contágio pelos profissionais responsáveis pela coleta de lixo. Recomenda a embalar seringas e agulhas em sacos plásticos reforçados e guardar para descartar somente nos postos de saúde, enquanto máscaras e luvas usadas, especialmente se houver riscos de estarem contaminadas, devem ser descartadas no lixo comum, porém redobrando o cuidado de embala-las bem e em duas ou mais sacolas plásticas para diminuir contato.
CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br