Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 305 Junho 2020

Divulgação

Alicerce para a Inteligência Aumentada

André Scher: vantagens competitivas para as empresas

Alicerce para a Inteligência Aumentada

BUSCANDO formas de aplicar Inteligência Artificial (IA) em seus negócios e seus processos, a maioria das empresas tem falhado e, entre os motivos mais importantes, destaca-se a falta de uma plataforma de dados estruturada para criar o alicerce de dados para entender os negócios e aplicar a Inteligência Aumentada – que é uma espécie de evolução da IA.

Existe uma vasta gama de opções oferecida no mercado para a criação da plataforma de inteligência de negócios (BI). A escolha da plataforma desconectada à estratégia de IA pode ter custos escondidos ou limitações da plataforma que podem levar à uma baixa performance das análises, visões e modelos preditivos.

O processo até a definição da plataforma adequada depende da análise de uma série de informações pré-existentes (infraestrutura de dados, fontes internas e externas, integrações etc.) e de uma análise abrangente das opções disponíveis no mercado que cumpram o desejo da empresa. André Scher, CEO da auctus.ai, explica: “O primeiro passo para a escolha da plataforma em nuvens e dados mais adequados é a definição da arquitetura e governança de dados, que consiste, entre outros passos, na coleta de informações funcionais, no entendimento das regras de negócio, no mapeamento sistêmico das fontes de dados. Com isso conseguimos fazer a recomendação da plataforma BI mais adequada a cada necessidade”.

André destaca que existem diversas possibilidades no mercado e que é necessário analisar uma a uma, casando-se com uma série de outros fatores: “É preciso levarmos em consideração aspectos como facilidade de operação e de crescimento, resiliência, escalabilidade, UX, segurança e governabilidade, custo, future proof e facilidade do BI. Podemos citar opções como AWS, Google, Microsoft, e dentro delas, BigQuery, Aurora, Databricks, entre outras, que podem atender perfeitamente às necessidades da empresa”.

Responder