Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias
Edição 244 Maio 2015

Edição 244 Maio 2015

→ Visualizar versão impressa em PDF

Ampla, irrestrita e permanente

Ampla, irrestrita e permanente

Eduardo Augusto Murray

A Comissão Nacional da Verdade foi instituída pela Lei nº 12.528, de 18.11.2011, e, apesar de algumas fragilidades no que diz respeito à sua forma de atuação, desenvolveu papel absolutamente fundamental para o processo de redemocratização do País, ao desvendar uma série de barbáries cometidas pelo Estado Brasileiro, através das forças armadas, e por muitos dos seus agentes.

Apesar da grande importância de sua criação, um dos aspectos frágeis da Comissão Nacional da Verdade foi a sua instituição por prazo determinado de tempo de atuação. …

Leia mais

Consumidor & Cidadania – Edição 244

Consumidor & Cidadania – Edição 244

. Agência Bradesco da Avenida Pinheiro Machado, 656 e 658, Campo Grande, em Santos, foi autuada e multada pela Prefeitura em R$ 5.938,13, pela demora no atendimento a clientes. Cabe recurso. Conforme estabelecem as leis municipais 2331/2005 e 2825/2012, o tempo máximo de espera não pode ultrapassar 15 minutos em dias normais, 20 minutos em vésperas e pós feriados e 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos. Reclamações devem ser feitas na Ouvidoria Municipal, no térreo do Paço, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das …

Leia mais

Cristal Residence. Requinte na Praia Grande

Cristal Residence. Requinte na Praia Grande

Sandra Netto

Em sintonia com a tendência do mercado em Praia Grande, que cada vez mais atrai empreendimentos de elevado padrão, a Construperes está realizando o Cristal Residence, na Avenida Presidente Castelo Branco, 460, no Canto do Forte. A torre única possui 26 pavimentos, totalizando 20 mil metros quadrados de área construída, e além de atender o morador e investidor do litoral está focado no cliente da capital, Grande ABC e interior, que sonha continuar trabalhando no planalto, mas tendo residência fixa de frente para o mar.

De …

Leia mais

Tratando a depressão

Tratando a depressão

Entre tantas indicações, a acupuntura também pode colaborar no tratamento da depressão, que afeta de 5% a 15% da população mundial. Os sintomas da depressão muitas vezes iniciam com choro constante, tristeza profunda, baixa autoestima e pessimismo em relação à vida. A perda pelo prazer de viver e de realizar as atividades cotidianas gera dificuldade de convívio nos ambientes sociais e até insônia. Neste caso, a acupuntura pode estimular os hormônios da alegria, da dor e do sono, de acordo com a idade e sexo do paciente, auxiliando …

Leia mais

Godê – Cabelo e Corpo agora no Gonzaga

Godê – Cabelo e Corpo agora no Gonzaga

Godê – Cabelo e Corpo está atendendo agora no Gonzaga, em Santos, mantendo a proposta de oferecer serviços integrados para o público feminino e masculino. O novo salão dirigido pelohairstylist e fisioterapeuta Camilo de Oliveira e o artista plástico Marcelo Mathias funciona na Avenida Presidente Wilson, 7, loja 6, entre os hotéis Avenida Palace e Atlântico, na orla da praia.

A filosofia de trabalho continua a mesma, afirmam Camilo e Marcelo, ao frisarem que o Godê busca a máxima de proporcionar bem-estar elevando a autoestima do cliente, …

Leia mais

Vinho pode combater perda de visão

Além de aumentar os níveis do bom colesterol e proteger as artérias, gerando benefícios ao coração, o consumo moderado de vinho pode reduzir o risco de deficiência visual a longo prazo, sugere estudo realizado na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Frise-se que a bebida não é indicada para gestantes, pessoas diabéticas, hipertensas ou com tendência ao alcoolismo.

Os pesquisadores analisaram dados de 6.000 pessoas entre 43 e 84 anos durante período de 20 anos, levando em conta seu estilo de vida e hábitos como fumar, beber e …

Leia mais

Gêmeos evidenciam efeitos do tabagismo

Gêmeos que fumam apresentam um envelhecimento facial mais precoce, em comparação com seus gêmeos idênticos não fumantes, relata um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery, jornal da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS). “O estudo revela diferenças significativas no envelhecimento facial entre gêmeos com história de tabagismo”, informa o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada: “Os resultados também sugerem que os efeitos do tabagismo sobre o envelhecimento facial são mais evidentes nos dois terços inferiores do rosto”.…

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 244

Roberto Luiz Barroso, Ana Beatriz Ayrosa Celino Busnard, Marília Belloc, Andreia Teixeira e Hélio Cesário Cardoso: com muita dedicação do presidente Roberto Barroso, Casa da Esperança de Santos comemorou o Dia das Mães com missa e inauguração da nova Brinquedoteca, para acolher pacientes e irmãos nos intervalos das terapias ou enquanto mães/pais/cuidadores participam dos cursos oferecidos pela instituição. Ao final, foi servido café da manhã para mães, crianças e adolescentes atendidos e convidados.


Michael Barkoczy, o presidente da Flytour (de gravata), e equipe: Flytour Viagens promoveu encontro para …

Leia mais

Questão de fé

Luiz Carlos Ferraz

Por mais fé que um indivíduo possa ter, é forçoso admitir que há questões nas quais a fé, ainda que em abundância, não é suficiente. Pode ser sim bálsamo a aquietar a alma, resignar o coração, tranquilizar o cidadão que a elege – o que em todos os casos não é pouco… –, mas resolver um problema social de forma definitiva, absoluta, como, por exemplo, impor fim à injustiça, não!; recorrer à fé apenas não parece ser razoável. Não se trata de questionar o poder …

Leia mais

Em breve, Guararema terá trem turístico

Em breve, Guararema terá trem turístico

O interior de São Paulo ganhará opção ferroviária de passeio turístico, no trecho de 5,5 quilômetros, entre as estações Central e Luiz Carlos, em Guararema, no interior do Estado, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) a previsão é que a locomotiva comece a transportar turistas a partir do segundo semestre.

O trecho autorizado pela ANTT fazia parte da antiga linha que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo no início do século XX e …

Leia mais

Descobrindo o litoral de Santa Catarina

Descobrindo o litoral de Santa Catarina

Conhecida como “Capital do mergulho ecológico”, Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, possui outros atrativos, como o Museu Naval Casa do Homem do Mar e a Capela Imaculada Conceição. Para conhecer a região, o Bombinhas Summer Beach & Spa criou pacotes especiais, que incluem café da manhã, jantar, estacionamento e internet wifi.

Localizado a 300 metros da praia de Bombas e a 6 km da praia de Mariscal, o Bombinhas Summer Beach & Spa dispõe de piscinas adulto e infantil e piscina aquecida. As acomodações são equipadas com …

Leia mais

Nas revigorantes águas termais

Nas revigorantes águas termais

A rede de hotéis Privé está com tarifas especiais para quem busca diversão, comodidade e relaxamento durante o feriado de Corpus Christi, de 4 a 7 de junho. Localizado em Caldas Novas, Goiás, os seis empreendimentos do grupo são ótima opção de hospedagem para quem deseja desfrutar de ampla estrutura na estância hidrotermal de águas quentes. Os hotéis Privé, Privé Boulevard Suíte Hotel, Privé Riviera Park Hotel, Marina Flat & Náutica, Náutico Flat Service e Enseada Residence contam com equipe de recreação e diversas programações diárias de lazer …

Leia mais

Guia fomenta Conselhos de Turismo

Para incentivar o funcionamento de Conselhos Municipais de Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo lançou um guia de criação e fortalecimento desses órgãos. Segundo o secretário Roberto de Lucena, o Conselho é ferramenta essencial na promoção e estruturação do turismo, para coordenar, promover e executar ações voltadas ao desenvolvimento do setor dentro da cidade. A publicação pode ser acessada no site da secretaria em www.turismo.sp.gov.br/imprensa/publicacoes.html

Leia mais

Cola no Dido’s!

Cola no Dido’s!

Bruno Scarpa

Prestes a completar seis meses de funcionamento o Dido’s Bar & Food trouxe um novo conceito a Santos. O Dido’s surgiu depois que dois amigos, Marcelo Ramos, 26 anos, e Thiago Squarizi, de 26, e Marcelo Serrão, 51, pai de Marcelo, decidiram abrir um bar na cidade. No primeiro projeto a ideia era mais simples: um bar de faculdade voltado aos universitários. Depois, o Dido’s acabou se tornando um local que atende todos os públicos: estudantes, famílias e crianças! “Vimos na Ponta da Praia uma oportunidade …

Leia mais

Orla de Santos receberá 43 câmeras

Até novembro, a orla da praia de Santos contará com mais 43 câmeras de monitoramento, adquiridas pela Prefeitura da Net Telecom Informática Ltda., com sede em São Bernardo do Campo. Com investimento de R$ 2,2 milhões, serão instaladas em pontos estratégicos 36 câmeras fixas e outras sete do tipo Dome (com giro horizontal de 360º e vertical de 180º) para monitoramento e controle de acesso à praia, especialmente com relação a veículos não autorizados a circular na areia. Atualmente, Santos conta com 476 câmeras distribuídas em 26 bairros. …

Leia mais

“Olhares” inaugura espaço

“Olhares” inaugura espaço

Leandro Ayres

“OLHARES” é o coletivo fotográfico organizado pela artista plástica e gerente cultural Simone Anjos juntamente com o fotógrafo Fabiano Ignácio, que aconteceu de 28 de abril a 15 de maio, no Galpão Tremendão, em Santos.

A mostra contou com 44 imagens de 11 fotógrafos, impressas em linguagem fine art, que provocavam e surpreendiam o visitante revelando aspectos de Santos e de vários outros locais ao redor do mundo. O objetivo foi revelar novos talentos regionais nesta arte e a de promover o Galpão Tremendão como um …

Leia mais

Crowdfunding para “ExposiSantos”

Crowdfunding para “ExposiSantos”

GRUPO criado no Facebook (facebook.com/melhordesantos) e Instagram (@melhordesantos) há 5 anos se tornou notório pelo volume de fotos publicadas (mais de 5 mil até hoje!) tendo a cidade de Santos como tema. Este é o “Melhor de Santos”, criado por Marcos Comune, que tem na fotografia e na cidade de Santos duas de suas maiores paixões. A partir do sucesso no Facebook, Comune teve a ideia de criar um coletivo fotográfico com algumas das imagens publicadas na rede social e para isso convidou 20 fotógrafos e cada qual …

Leia mais

De Escola de Marinheiros a Museu de Pesca

De Escola de Marinheiros a Museu de Pesca

Quem não se encanta com o belo prédio onde está abrigado o Museu de Pesca? No passado distante, aquele lugar foi ocupado por uma fortaleza. Sim, o Forte Augusto, ou da Estacada, que fazia tiro cruzado com a Fortaleza da Barra Grande, cuja construção se deu em 1734.

Foi no início do século XX, mais precisamente em 1909, que o local foi ocupado pelo edifício atual, de imponente arquitetura, construído para abrigar a Escola de Aprendizes Marinheiros, cuja missão era educar jovens adolescentes, através de instrução primária e …

Leia mais

Decorando com a cultura indígena

Decorando com a cultura indígena

Na vanguarda das tendências do design e decoração, a Kyowa Tapeçaria lançou coleção de tapetes inspirados em símbolos da cultura indígena brasileira. Para apresentar a novidade, a empresa convidou o arquiteto Fabrício Forg para participar do projeto Vitrine Design e assinar o espaço da loja do Gonzaga, na Avenida Washington Luis, 370, em Santos. A nova coleção é fabricada pela Tapetes São Carlos e traz as cores e os traços inspirados no trabalho produzido pelos primeiros habitantes de nosso país. Já os grafismos da nova coleção da Kyowa, …

Leia mais

Iluminando com super-heróis

Iluminando com super-heróis

Sanchez Light Store oferece opções de iluminação infantil temática de vários super-heróis, com destaque para as arandelas Startec da linha Marvel Kids: Iron Man, Spider-Man, Incrível Hulk… Showroom Sanchez Light Store, com interessantes novidades em iluminação, funciona junto à Elétrica Sanchez, na Rua Luiz de Camões, 198, loja 3, em Santos.…

Leia mais

Design garante pia sem respingos

Design garante pia sem respingos

Acertar na escolha da cuba pode garantir uma pia sem respingos quando se aciona a torneira. Para isso é importante que a cuba tenha altura superior a 12 cm e um desenho que facilita a vazão. Decidida a enfrentar o problema, a Icasa ampliou o leque de opções que aliam praticidade, resistência e, claro, pias secas, e dotou a linha de cubas com os modelos ICA 10 e ICA 11, ambos de apoio com mesa. O primeiro é retangular e o segundo tem o formato oval. As duas …

Leia mais

Resistente, 93% de quartzo!

Resistente, 93% de quartzo!

A Caesarstone, que fabrica superfícies de quartzo, apresenta a nova cor 5131 Calacatta Nuvo, inspirada no mármore calacata. Com veios acinzentados que se destacam sobre um fundo branco de base opaca, o produto combina a beleza da pedra com a resistência, durabilidade e a facilidade de manutenção da superfície desenvolvida pela Caesarstone, comercializada em chapas de 306 cm x 144 cm x 2 cm, com acabamento polido. Como as demais coleções da marca, a 5131 Calacatta Nuvo é composta em até 93% de quartzo, um dos materiais mais …

Leia mais

Mercado Premium injeta otimismo

Mercado Premium injeta otimismo

Nelson Tucci

Os números são auspiciosos: crescimento de 31% nas vendas no primeiro quadrimestre do ano e market share de 65% do mercado de importados. Ótimos motivos para apostar na alta deste segmento e investir R$ 500 milhões sem susto.

A tradicional montadora alemã Mercedes-Benz tem planos ousados para um futuro breve. Até 2020 prevê atingir a liderança mundial de vendas dos automóveis Premium. E a corrida já começou. De acordo com a empresa, radicada no Brasil desde 1956 – início da indústria brasileira neste setor –, a …

Leia mais