Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 244 Maio 2015

Murray – Advogados

Ampla, irrestrita e permanente

Eduardo Murray: “Muitos brasileiros perderam suas vidas pelo irracionalismo do terror”

Ampla, irrestrita e permanente

Eduardo Augusto Murray

A Comissão Nacional da Verdade foi instituída pela Lei nº 12.528, de 18.11.2011, e, apesar de algumas fragilidades no que diz respeito à sua forma de atuação, desenvolveu papel absolutamente fundamental para o processo de redemocratização do País, ao desvendar uma série de barbáries cometidas pelo Estado Brasileiro, através das forças armadas, e por muitos dos seus agentes.

Apesar da grande importância de sua criação, um dos aspectos frágeis da Comissão Nacional da Verdade foi a sua instituição por prazo determinado de tempo de atuação. Deveria ela ter sido constituída como órgão de atuação permanente, já que o Estado, com o seu dever de transparência, deve aparelhar-se para mostrar ao povo a História tal qual como ocorreu.

Muitos brasileiros perderam suas vidas pelo irracionalismo do terror. O pavor aos regimes comunistas era tão grande, que o eticamente frágil Estado Brasileiro apequenou-se ao rechaçar grupos sociais que deveriam ter o direito de expressarem-se, independentemente do comunismo ser, de fato, uma enorme estupidez.

As forças armadas, tão respeitas e dignificadas em outros países, tais como o Reino Unido, Estados Unidos e França, por exemplo, constituindo um elemento importantíssimo de formação do caráter e união do povo, e que tanto contribuíram, no passado recente, para a defesa dos mais nobres ideais da nossa civilização, tendo combatido e triunfado sobre as loucuras do nazismo, do fascismo e de tantos outros regimes que tentaram rebaixar a condição humana, foram seriamente maculadas pelo caráter torto dos governantes brasileiros à época da ditadura.

Esperamos que a Comissão Nacional da Verdade possa tornar-se mais ampla, irrestrita e permanente para que se possa estudar, de forma mais apropriada, o que foi a ditadura militar brasileira e principalmente quais foram os elementos que acabaram por contribuir para a sua escalada, justamente para que a sociedade nunca mais passe por este sofrimento.

Eduardo Augusto Murray é advogado do escritório Murray – Advogados, de São Paulo.

Responder