Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 244 Maio 2015

Leandro Ayres

Cristal Residence. Requinte na Praia Grande

Cristal Residence: 68 apartamentos-tipo, de três suítes

Cristal Residence. Requinte na Praia Grande

Sandra Netto

Em sintonia com a tendência do mercado em Praia Grande, que cada vez mais atrai empreendimentos de elevado padrão, a Construperes está realizando o Cristal Residence, na Avenida Presidente Castelo Branco, 460, no Canto do Forte. A torre única possui 26 pavimentos, totalizando 20 mil metros quadrados de área construída, e além de atender o morador e investidor do litoral está focado no cliente da capital, Grande ABC e interior, que sonha continuar trabalhando no planalto, mas tendo residência fixa de frente para o mar.

Cristal Residence: sala integrada ao terraço gourmet Leandro Ayres

Cristal Residence: sala integrada ao terraço gourmet

De estilo contemporâneo, o projeto é de autoria do arquiteto Dante Scalzaretto e contempla 68 confortáveis apartamentos-tipo, de três suítes, com sala integrada ao terraço gourmet com churrasqueira, entre outras comodidades. As unidades laterais tem área de 137 metros quadrados, enquanto as de frente para o mar possuem 200 metros quadrados. Há ainda três coberturas duplex com área de 280 metros quadrados, tipo sobrado, com parte social com piscina no primeiro piso e área íntima acima.

Os espaços de lazer do Cristal Residence estão distribuídos no 5º pavimento, que oferece vista privilegiada para o mar, destacando piscina aquecida, deck seco e deck molhado, Spa, saunas com descanso, salão de festas com terraço, espaço gourmet, enoteca, cinema, brinquedoteca, salão de jogos, sala de ginástica, snack bar.

Com qualidade e diferenciais como dos melhores empreendimentos de Santos, o Cristal Residence apresenta excelente custo benefício, na melhor localização de Praia Grande. “O mercado imobiliário de Praia Grande opera com preços atraentes e boas condições de negociação”, garante Inácio Lopes, diretor da Construperes: “De forma geral, animados com a modernização da cidade, os construtores têm adotado este novo conceito, investindo na qualidade, utilizando material de primeira, alta tecnologia e moderno design”.

O Cristal Residence reforça essa tendência de Praia Grande. “Nosso empreendimento está sendo muito bem recepcionado, não só por investidores de Praia Grande, mas do Grande ABC e capital, que estão descobrindo as vantagens de morar na praia em vez dos condomínios no interior e Grande São Paulo, tipo AlphaVille”. Segundo o empresário, com a contínua modernização da rodovia dos Imigrantes, com novas pistas e viadutos, ficou muito fácil trabalhar na capital ou ABC e morar na praia, de frente para o mar.

Elogiando a administração do prefeito Alberto Mourão, Inácio enfatiza as inúmeras vantagens do município, que oferece uma orla bem equipada, com iluminação adequada e dotada de eficiente sistema de monitoramento por câmeras. “Quem conheceu Praia Grande há 10 anos, se chegar hoje se surpreende”, diz o empresário, ao comentar a qualidade da água do mar e citar, em especial, o trecho do Canto do Forte, onde é possível praticar stand up, por exemplo, e avistar tartarugas e até golfinhos.

Ao mesmo tempo em que alavanca os negócios imobiliários, a estratégia do mercado de Praia Grande também atrai a presença de empresas de São Paulo e da Baixada Santista. Inácio relata que recentemente um grupo de Santos anunciou a construção de empreendimento multiuso, com shopping center e torres residencial e comercial. Há pouco também foi revelada a negociação de área bem localizada junto à Via Expressa, nas proximidades da Curva do S, e que inclui uma grande gleba de terra, onde já se comenta a possível implantação de um estádio de futebol.

Investindo nessa nova realidade de Praia Grande, ao mesmo tempo em que executa o Cristal Residence a Construperes elabora estudos para seu futuro lançamento, em terreno de 2 mil metros, de frente ao mar, também no Canto do Forte. “A ideia é lançar mais um residencial, denominado Platinum, e que terá um novo conceito de apartamento, mantendo o elevado padrão de qualidade da construtora”.

Mais segurança na revitalização da orla

Melhor acessibilidade, mais segurança e conforto são alguns dos benefícios que virão com a revitalização do calçadão da orla de Praia Grande, que em sua primeira fase contemplará mais de nove quilômetros, entre os bairros Canto do Forte e Mirim. As obras estão atualmente no bairro Boqueirão, próximo à Avenida Costa e Silva.

No total, 1.800 lâmpadas de vapor metálico, com 400 watts, iluminarão o calçadão. Estão sendo instalados 150 novos postes e feita a substituição da iluminação de outros 300 postes cada um com quatro luminárias.

Para melhorar a circulação de pedestres, as floreiras estão sendo recuadas, possibilitando área livre de circulação de pedestres de 4 metros de largura, o que incentivará a prática de caminhadas e corrida. As palmeiras serão relocadas e a ciclovia repavimentada e pintada. Haverá ainda a substituição de cerca de 500 lixeiras e serão colocados 600 novos bancos com encostos.

Nove locais, denominados de Espaço Família, serão implantados inicialmente do Canto do Forte ao Mirim, com projetores de luz de vapor metálico, voltados para a faixa de areia. O projeto abrigará ainda playgrounds, quadras para a prática de futevôlei, vôlei e tênis de praia, slackline, academia esportiva para a população, com equipamentos adaptados para deficientes, além de banheiros masculino e feminino.

De acordo com o prefeito Alberto Mourão, a intenção é futuramente colocar rampas de acesso do calçadão para a praia: “Tudo isso significa mais flexibilidade de as pessoas caminharem, além de mais segurança por causa da iluminação. As pessoas se sentirão mais seguras e também mais confortáveis”.

Parceria com renomadas empresas e profissionais

O Cristal Residence está sendo implantado com a participação de renomadas empresas e profissionais da construção civil. Para facilitar o cliente, a Construperes decorou dois apartamentos, com projetos da arquiteta Carina Fontes, que também decorou as áreas comuns.

O projeto estrutural foi elaborado pela Iraha Engenharia. Conforme destacaram os diretores, engenheiros civis Choei Iraha e Júlio Choan Iraha, “o Cristal Residence significa um novo conceito de construir com tecnologia e acabamento de ponta”.

A Harco Engenharia executou o projeto e a instalação do sistema de pressurização de escada de emergência. Segundo o engenheiro Edgard Lopes Hernandes, trata-se do conjunto de moto ventiladores, que insufla o ar na caixa de escada com a finalidade evitar a infiltração de fumaça na eventualidade de incêndio, e está em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT – CB 13/01.

A alvenaria utilizou blocos cerâmicos da Cerâmica Treviso. Segundo o diretor André Cicilliato, foram usados blocos nos tamanhos 19x19x29, 11,5x19x29 e 14x19x29, que são paletizados e normatizados pela ABNT NBR. Além dos blocos, cuja entrega obedeceu pontualmente o cronograma da obra, a Treviso também forneceu as telhas para a cobertura do empreendimento.

A Manoel Marchetti Indústria e Comércio Ltda. forneceu o kit porta pronta Alamo para os apartamentos do Cristal Residence. Na entrada social foi instalado o kit porta pronta decorativa, enquanto no interior foi utilizado o kit porta pronta lisa (ambos com dobradiça, fechadura e puxador em inox fornecidos pela construtora). Conforme destacou o fabricante, o kit porta pronta Alamo proporciona ao projeto redução de mão de obra para instalação, maior qualidade na montagem do conjunto, evitando o desperdício, padronização e harmonização arquitetônica. O kit porta pronta é composto por caixilho, folha de porta, guarnições reguláveis (utilizando MDF Ultra e Adesivo PUR, ambos resistentes a água), amortecedor de borracha para melhor vedação e calços na parte inferior dos caixilhos, para evitar o contato com o piso – o que confere confiabilidade, exatidão e qualidade ao produto. Além disso, atende aos requisitos definidos na NBR 15930:2, que é a norma do segmento, de acordo com os critérios de desempenho estabelecidos na NBR 15.575.

A Cerâmica Atlas forneceu pastilha de porcelana que foi utilizada na fachada e na piscina. Por se tratar de produto de baixa absorção de água, < 0,5%, e baixa expansão por umidade, este revestimento é o ideal para o uso em fachadas, principalmente em prédios no litoral, declarou Fernando Ferraz, da J.F Ferraz & Cia. Ltda, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral. A fachada utilizou a pastilha porcelanizada 5×5, na cor Branca, enquanto nas piscinas a opção foi a pastilha porcelanizada 5×5, cor Juquei. Fernando Ferraz acrescentou que o uso do formato 5×5, torna mais harmoniosa a fachada do edifício de alto padrão: “Esta é uma tendência de mercado e a Praia Grande está antenada nesta novidade arquitetônica”.

Todas as pedras naturais foram fornecidas pela Marmoraria Santista. Conforme destacou o diretor Fábio Glerean, foram utilizados mármores e granitos, nacionais e importados, em diversas composições que valorizam o empreendimento. “É excelente ser parceiro da Construperes, pois a empresa é muito caprichosa, dá valor ao mármore a granito, e utiliza o que há de melhor para garantir o investimento do cliente”. Entre os diferenciais, Glerean cita que a fachada recebeu detalhes em mármore marron imperador, da Espanha, enquanto o hall social tem o piso de marmoglass branco com tabeira do belo mármore marrom imperador. A requadração dos elevadores é em mármore travertino. A área de lazer recebeu granito preto, bancada do espaço gourmet e lavatórios em granito quartzo branco. No snack bar, granito café imperial. A piscina recebeu bordas de mármore branco flameado, mesmo material utilizado no deck seco e molhado, para não escorregar. Nos apartamentos, o acabamento é esmerado: no lavabo, a cuba de mármore quartzo branco foi entregue montada e instalada, conforme projeto desenvolvido pela arquiteta Carina Fontes. Na cozinha, a bancada de granito preto tem 7 metros de comprimento.

A Solar Beach Sistemas de Aquecimento é especializada em produtos de conforto para construção civil para uso residencial, comercial e industrial, atuando junto ao cliente desde o projeto até a conclusão da obra. Fundada em 2001, a empresa tem suporte técnico especializado em energia alternativa para aquecedor solar e a gás, bomba e pressurizador para saunas e piscinas. “Nosso compromisso é oferecer produtos de qualidade”, orgulha-se o diretor Roberto Salim, ao informar que no Cristal Residence, a Solar Beach instalou os aquecedores, bombas e acessórios para as piscinas cobertas e aquecidas, saunas e Spa da área de lazer coletiva e piscinas das coberturas.

A Eletro-Bombas Praia Grande Ltda. forneceu bombas de recalque d’água, bombas para drenagem de águas pluviais e esgotos, bombas de piscina e as bombas para combate a incêndios, e seus respectivos dispositivos de proteção, equipamentos das saunas seca e úmida, informaram as diretoras da empresa, Andréa, Regiane e Sabrina Palombo, ao destacarem que a partir de janeiro de 2016 será concretizada a fusão entre a Eletro-Bombas Praia Grande Ltda. e a Assetech Comércio de Produtos Elétricos e Hidráulicos e Serviços Técnicos Ltda.

O empreendimento é equipado com três elevadores de alta tecnologia da marca Atlas Schindler, dotados do sistema de identificação biométrica.

Responder