Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 298 Novembro 2019

Edição 298 Novembro 2019

→ Visualizar versão impressa em PDF

Cláusula pétrea

Luiz Carlos Ferraz

Não é preciso ser especialista nas ciências jurídicas para entender a lógica da cláusula pétrea, contemplada na Constituição brasileira de 1988, a famosa “Constituição Cidadã”. Assim, não sendo exigível (por ora) esta especialíssima condição, ao combinar-se a lógica com outro famigerado dispositivo, no caso infraconstitucional, a lei de introdução ao Código Civil – de que “ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece” –, deduz-se que quem assim age só pode ser por teimosia ou má-fé. Em qualquer das hipóteses, é …

Leia mais

Alterações na legislação trabalhista

Alterações na legislação trabalhista

Gelcy Bueno Alves Martins

A Lei nº 13.874/2019, resultante da conversão da MP da Liberdade Econômica, já está em vigor. Ela estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador. As novas medidas de desburocratização e simplificação constituem-se em norma geral de direito econômico.

As mudanças trazidas pela Lei de Liberdade Econômica são muitas: o fim dos alvarás para abrir empresas de baixo risco, os documentos públicos devem se tornar mais …

Leia mais

Projetos incríveis pelo mundo…

Projetos incríveis pelo mundo…

O grupo Planet (www.planetsmartcity.com/pt-br) planeja construir 10 megaprojetos de cidades inteligentes no Brasil até 2022, um desafio cada vez maior na perspectiva de desenvolvimento sustentável e planejado. Na América do Norte, por exemplo, mais de 81% das pessoas estão em áreas urbanas. A América Latina e Caribe praticamente igualam os EUA, com 80% de urbanização, sendo a Europa a terceira colocada, com 74%. Na Ásia o índice está em 49% e na África 41%. Este contexto incentiva a implantação de megaprojetos de cidades inteligentes, construídas do …

Leia mais

Canudos plásticos estão proibidos em SP

Canudos plásticos estão proibidos em SP

O fornecimento de canudos confeccionados em material plástico está proibido no estado de São Paulo em estabelecimentos comerciais, como hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie, entre outros. A orientação é que sejam substituídos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. As multas variam: na primeira autuação será de 20 Unidades Fiscais do Estado do São Paulo (Ufesp), R$ 530,60, e a cada reincidência o valor será dobrado, …

Leia mais

Editorial de moda na teoria e na prática

Editorial de moda na teoria e na prática

Leandro Ayres

EM 14 de dezembro, os fotógrafos Jeff Segenreich, diretor da Victor Magazine Men, e Henrique Tarricone, da Escola Panamericana de Artes, ministrarão workshop voltado para a criação de um editorial de moda. O evento será realizado no estúdio dos fotógrafos, situado no Jardim das Bandeiras, na capital paulista, e terá nove horas de duração, em módulo único.

O estúdio é equipado com os melhores sistemas de iluminação por flash, Profoto, e é neste ambiente que os inscritos terão a oportunidade de aprender na teoria e na …

Leia mais

Documentos para consulta

Documentos para consulta

ENTRE manuscritos, livros, testamentos, escrituras, mapas e registros, a história de Santos é contada por diversos ângulos e formatos nos mais de 60 mil documentos disponíveis para consulta no Arquivo Permanente, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS). Os documentos mais acessados são atas da Câmara de Vereadores, certidões de óbito e processos administrativos.

Segundo a historiadora do Arquivo Permanente, Lilliam Tavares, a crescente procura se deve às ações de educação patrimonial que a instituição vem divulgando nas redes sociais: “Recebemos grupos escolares a partir do ensino …

Leia mais

Diferenciais ao escolher Portobello

Diferenciais ao escolher Portobello

Especializada no atendimento personalizado a arquitetos – seja para grandes empreendimentos imobiliários, seja para projetos de retrofit –, a MRA Representações oferece toda a linha de produtos Portobello em showroom próprio, no edifício Helbor Offices Washington Luís, no Gonzaga, em Santos. Comemorando 30 anos na representação da maior empresa cerâmica do país, a MRA atende os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, estando presente nas obras das principais construtoras.

A Portobello está sediada em Tijucas, no estado de Santa Catarina, e possui receita bruta superior a …

Leia mais

Renovação urbana no Centro de Santos

Renovação urbana no Centro de Santos

Ricardo Beschizza

Durante o Seminário da Indústria da Construção Civil, organizado pelo Grupo A Tribuna, com o apoio da Assecob, tivemos a oportunidade de ouvir uma urbanista falando sobre um tema que atualmente chama muito a atenção: os desafios para o desenvolvimento da renovação urbana.

Áreas degradadas e abandonadas, em várias cidades pelo mundo, recebem a oportunidade de um novo “sopro de vida” e onde antes ninguém mais queria morar passam por uma grande transformação e voltam a ser consideradas áreas nobres e supervalorizadas.

O tal “sopro de …

Leia mais

Dicas para automatizar a sua casa

Dicas para automatizar a sua casa

Tendência para casa que incorpora tecnologia e eletrônicos, a smart home, ou casa inteligente, é uma casa que combina dispositivos, como iluminação, áudio, eletrodomésticos, sistemas de segurança, que se comunicam entre si e podem ser controlados por meio de voz ou via aplicativos.

Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma casa inteligente não demanda a substituição de todos os aparelhos eletrônicos por equipamentos mais novos. O processo pode começar aos poucos, realizando pequenas alterações que deixem a sua experiência em casa mais cômoda, personalizada e divertida. …

Leia mais

Para morar ou investir

Para morar ou investir

Sandra Netto

Adotando o conceito de arquitetura aberta, o residencial MaxHaus Santos entrou na fase de acabamento, na Rua Castro Alves, 83, no Bairro Embaré. O empreendimento é desenvolvido pela Mérito Investimentos e está sendo construído conforme padrão da MaxCasa. As vendas são realizadas pela Lopes Conceito.

A torre única contempla 94 apartamentos, entre os quais quatro coberturas e dois gardens. As vagas de garagem estão no subsolo, térreo e em três mezaninos, enquanto no pavimento correspondente ao quarto andar estão as áreas comuns, com o exclusivo MaxHaus …

Leia mais

Empreendimento adota sustentabilidade

Empreendimento adota sustentabilidade

Com obras na fase final, o Colinas Green Tower, em São José dos Campos, prevê início de operações no primeiro trimestre de 2020. A torre comercial integrada ao Colinas Shopping é realizada pelo Grupo Colinas e foi projetada de acordo com programas de compliance aplicados por grandes multinacionais. A apresentação da Colinas Green Tower aconteceu no Golden Tulip São José dos Campos (que integra o complexo multiuso) e foi dirigido a empresários e formadores de opinião. No encontro, foram revelados detalhes do empreendimento, que se posiciona como o …

Leia mais

História e natureza

História e natureza

Com a proximidade das férias de dezembro e janeiro, escolher Manaus como destino é unir o melhor da cidade – por meio de suas esquinas, sua história… – e da natureza – com a selva, seus segredos e encantos. Afinal, a capital do Amazonas guarda um conjunto arquitetônico que reflete período representativo da economia brasileira e é ponto de partida para uma jornada de descobertas pela floresta.

Heranças do Ciclo da Borracha, cujo ápice se deu nos primeiros anos do século 20, edifícios como o Palácio Rio Negro, …

Leia mais

No coração de Playa del Carmen

No coração de Playa del Carmen

A Wyndham Hotels & Resorts, de franquias de hotéis, com aproximadamente 9.200 hotéis em mais de 80 países, anunciou a chegada da Trademark Collection by Wyndham ao México com a adição do Acanto Playa del Carmen. Localizado no coração de Playa del Carmen, na Riviera Maya, o Acanto é um hotel de 29 suítes, em um dos destinos de férias mais procurados da região e fica próximo ao recife de coral de Cozumel, o segundo maior recife de coral do mundo.

O Acanto Hotel Playa del Carmen Trademark …

Leia mais

O novo Grandeur of the Seas, para 2.440 hóspedes!

O novo Grandeur of the Seas, para 2.440 hóspedes!

A Pullmantur Cruzeiros começará a operar em 2021 o Grandeur of the Seas, um navio projetado para 2.440 hóspedes. O navio, que hoje pertence à classe Vision da Royal Caribbean, passará por ampla reforma, em um processo conhecido como “Pullmanturizing”, onde todas as instalações e projetos serão renovados para estarem de acordo com seu posicionamento.

Essa incorporação é a primeira etapa do plano estratégico de crescimento da companhia. De acordo com o presidente e CEO, Richard J. Vogel, a chegada do Grandeur of the Seas é uma notícia …

Leia mais

Convencional e esportivo

Convencional e esportivo

Nelson Tucci

Andamos no Peugeot 2008 1.6 AT 2019. Você pode chamá-lo de SUV, mini SUV, SUV compacto, jipe, jipinho ou algum outro nome, mas crossover é o que mais se encaixa. Para quem não está acostumado à expressão, dá para traduzir mais ou menos assim: um misto de carroceria e estilo convencional e esportivo em único carro.

Por fora, você tem a sensação de ver um SUV e por dentro de estar em um carro de passeio. O design, carregando um teto panorâmico (não abre, feito o …

Leia mais

Meditação, o melhor treinamento no âmbito corporativo

Meditação, o melhor treinamento no âmbito corporativo

Conhecido como mental trainer, o mestre espiritual Gabhishak é especializado em meditação, com estudos no The Chopra Center, nos EUA, e na Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal, em Madri, tendo atuado com o Team Messi por quatro anos e no Google, e aplicado seus conhecimentos no Brasil, Japão, Índia, EUA e países da Europa.

Com toda essa experiência, Gabhishak criou em Santos um Centro de Treinamento, onde oferece cursos e programas, in loco e à distância, que possuem as técnicas de meditação como base: “Nossos programas são exclusivos …

Leia mais

Tigre lança linha ClicPEX

A Tigre lançou a linha ClicPEX, que pode ser aplicada para a condução de água quente e fria de edificações residenciais e comerciais. O sistema ClicPEX oferece conexões de engate rápido e dispensa o uso de ferramentas para a instalação e manutenção. A solução possui conexões em policloreto de vinila clorado (CPVC), resistente à altas temperaturas, e tubos em PEX, desenvolvidos a partir do polietileno reticulado – que, além de flexíveis e duráveis, não são afetados por aditivos derivados do cimento. Outro diferencial dos produtos da linha é …

Leia mais

Som binaural personalizado

Som binaural personalizado

Opção na busca de saúde e bem-estar, o som binaural ajuda o cérebro humano a entrar mais rapidamente em meditação, propiciando benefícios similares para quem o ouve e para quem medita. Também conhecido por frequência binaural, o som binaural foi descoberto em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove, ao constatar que quando o cérebro é exposto a duas frequências diferentes, uma em cada ouvido, ele sincroniza essa variação entre os hemisférios direito e esquerdo, o que resulta em efeitos terapêuticos.

Após sofrer um acidente, o músico Wladmir …

Leia mais

Pet robô ajuda idosos e autistas

A neuropsicóloga Marcella Bianca Neves decidiu investir no pet robô, que conheceu ao participar do Congresso Internacional da Associação de Alzheimer, realizado em Los Angeles, EUA. O pet robô possibilita que a Terapia Assistida por Animais esteja presente em hospitais e instituições em que o acesso de animais reais não é permitido. “Pesquisas comprovam que a introdução do pet robô na companhia do idoso diminui a agitação, a ansiedade, o isolamento social e a expressão de tristeza, proporcionando bem-estar, qualidade de vida, companheirismo e interação com o ambiente, …

Leia mais

Qualidade de vida aos pequenos

Qualidade de vida aos pequenos

A microfisioterapia é uma técnica para encontrar e tratar memórias traumáticas que ficaram gravadas em determinadas partes do corpo, afirma a fisioterapeuta Frésia Sá, que atua com saúde integrativa na Biointegral Saúde, em São Paulo: “Imagine que todos os traumas vividos, desde o momento da concepção, e que não foram assimilados, estão ali, em algum lugar, enviando mensagens para nossa mente e emoção. Ou seja, de alguma forma, somos dirigidos pelos nossos traumas”.

Frésia lembra que uma criança terá muito menos propensão a ter memórias traumáticas do que …

Leia mais

Muito cuidado com a leptospirose

Muito cuidado com a leptospirose

Bactéria Leptospira sp está presente na urina do rato

A LEPTOSPIROSE é uma doença infecciosa grave, causada pela bactéria Leptospira sp, que está presente na urina do rato, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “A leptospirose acomete homens e animais quando entram em contato com a lama ou água que contenha a bactéria, pois esta penetra no organismo através dos ferimentos da pele, ou mesmo na pele íntegra ou ainda pelas mucosas”.

Segundo Filetti, que é professor universitário e mestre em Saúde Pública, a Leptospria sp pode …

Leia mais

87ª Bijoias Natural Glam

87ª Bijoias Natural Glam

Vera Masi diretora executiva e idealizadora da feira

Com foco no Natal e Alto Verão e exaltando a aparência natural, a Bijoias realizou em novembro sua 87ª edição, na capital paulista, reunindo 200 expositores e recepcionando mais de 6 mil pessoas, entre compradores, lojistas e profissionais do setor. Destaque desta vez, segundo a diretora executiva Vera Masi e idealizadora da Bijoias, foram os produtos com pegada diferente, com muita cor e brilho, feitos à mão: “É isso que a moda está pedindo. As pessoas cada vez mais buscam …

Leia mais

Sob nova direção

Sob nova direção

Bruno Scarpa

Há dois meses sob o novo comando de Cristhiane Matos e Luiz Fernando Gonçalves, o novo Ponto Pompéia, no Bairro Pompéia, em Santos, traz no DNA a marca empreendedora de Cristhiane, que já desenvolvia um trabalho com lembranças de eventos e vasos decorativos. A demanda foi aumentando e surgiu a ideia de associar a loja física com uma cafeteria.

A proposta da casa foi criar um ambiente acolhedor para que as pessoas se sintam felizes em ficar no local. A parte da cafeteria é bem variada, …

Leia mais

Choperia no Morumbi

Choperia Nº 1 já funciona no Estádio do Morumbi, na capital paulista. Projeto da Ambev – Cervejaria Brahma, a choperia garante aos visitantes vista para o gramado do estádio, mais de 10 tevês transmitindo jogos de diversos esportes, videogame e mesa de pebolim. É possível assistir aos jogos bem perto do gramado pois o espaço funciona como camarote, com open food e open bar de bebidas não alcoólicas. Em dias normais, o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 18 às 23 horas, aos sábados das …

Leia mais

Arquitetura e arte

Arquitetura e arte

Arquiteto, poeta e pintor, Eber de Gois gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 12 de junho de 2019, no espaço que leva seu nome e que combina ateliê, estúdio, biblioteca e ambiente onde sua arte pode ser admirada, discutida e compartilhada. Em sua entrevista, de Gois nos conta do seu fascínio por desenhos desde a infância e sobre sua trajetória profissional e pessoal.

Eber de Gois nasceu em Santos, em 14 de agosto de 1948. Fascinado por desenhos e cores desde a infância, seu primeiro contato …

Leia mais