Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 245 Junho 2015

Edição 245 Junho 2015

→ Visualizar versão impressa em PDF

Produtos com vício e o CDC

Produtos com vício e o CDC

Bruno Luiz Barros e Silva

Os produtos viciados são aqueles que de modo geral apresentam problemas, tornando-os impróprios para o uso ou lhes diminuído o seu valor. Alguns exemplos de produtos impróprios ao uso e consumo: os que estejam fora do prazo de validade, os deteriorados, adulterados, falsificados, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação e os que, por algum motivo, se revelam inadequados ao fim a que se destinam.

Ocorrendo o vício do produto a responsabilidade …

Leia mais

Consumidor & Cidadania – Edição 245

Consumidor & Cidadania – Edição 245

. Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) alerta que os cartórios não ligam e nem mandam e-mail para informar sobre um boleto não pago ou cheques sem fundos, estratégia comumente utilizada pelos golpistas. A manifestação se deve ao aumento na taxa de inadimplência do consumidor, com destaque para os cheques sem fundos, conforme pesquisa da Serasa Experian, que estimula o golpe do título protestado, em que falsários se passam por funcionários de cartórios para intimar o consumidor a quitar determinada dívida.


. Adão Lopes, CEO da …

Leia mais

A nova sede do Brasil FC!

A nova sede do Brasil FC!

Por meio de mais uma parceria de sucesso, o Grupo Mendes entregou em junho a nova sede do tradicional Brasil Futebol Clube, presidido por Antonio Coelho Correa, no Bairro Aparecida, em Santos. O acordo envolveu a área do terreno do Brasil, de aproximadamente 21 mil metros quadrados, com o clube ficando com 14 mil metros quadrados e recebendo a construção de uma nova sede, com todos os equipamentos para seu funcionamento e fortalecimento social, e o terreno restante ficando para o Grupo Mendes, que projeta a implantação de …

Leia mais

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Seja para melhorar a saúde, ou para ficar de bem com o espelho, muitas pessoas acabam recorrendo à dieta para perder peso. Segundo a médica endocrinologista Suemi Marui, que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, de São Paulo, com o maior acesso a informações sobre tipos e formas de fazer dieta, propiciado pela internet, também gera mais dúvidas naqueles que precisam fazer mudanças na rotina alimentar.

“Muitos acabam colocando a saúde em risco por acreditar em dietas milagrosas ou por não seguir as recomendações do seu …

Leia mais

Atenção a sintomas do pé diabético

Estima-se que pelo menos 346 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de diabetes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número pode multiplicar até 2030. O diabetes é uma doença crônica causada pelo funcionamento inadequado do pâncreas que passa a produzir uma quantidade insuficiente de insulina ou quando o organismo não absorve a insulina que produz aumentando a concentração de glicose no sangue. Existem dois tipos de diabetes tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 é caracterizado pela ausência de produção de insulina, já o …

Leia mais

Síndrome do Pensamento Acelerado

Síndrome do Pensamento Acelerado

Com origem no ritmo alucinante das grandes cidades, overdoses diárias de informações e obrigações que afetam a saúde emocional, a Síndrome do Pensamento Acelerado é uma condição do mundo moderno, que acomete milhares de pessoas. Segundo especialistas, essa síndrome não é uma doença, mas, sim, um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

O psicólogo e master coach João Alexandre Borba explica que as pessoas mais vulneráveis a desenvolverem esse tipo de síndrome são aquelas avaliadas por causa de suas obrigações profissionais, não podendo se desligar …

Leia mais

Programas atendem doenças cardíacas

Programas atendem doenças cardíacas

O Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, desenvolve dois programas de cuidados clínicos focados em pacientes com problemas cardíacos: o programa de insuficiência cardíaca e o de infarto agudo do miocárdio. Nestes programas os pacientes são acompanhados por seu médico e uma equipe multidisciplinar especializada, composta por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, durante toda a internação e até um ano após a alta.

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome que decorre do enfraquecimento do coração e faz com que este não bombeie sangue …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 245

Lulli Chiaro estreou “Nunca Deixe de Sonhar” no Teatro Bradesco, em São Paulo, com participações especiais, entre as quais Ivan Lins… e na seleta plateia, destaque para os colegas colunistas Chris Bueno, Ovadia Saadia e Anna Dennz.


Poeta Fernando Braga autografa exemplar da Antologia 2015, a quinta, da Sociedade dos Poetas Vivos de Santos, lançado no final de maio: evento contou com a presença de convidados e escritores participantes da Sociedade, que comemoraram mais esta conquista… Como a poeta Cynira Antunes de Moura, ao lado da amiga Lucinha …

Leia mais

Transformações sociais

Luiz Carlos Ferraz

Entre tantos efeitos imediatos e mediatos em que é possível projetar a dimensão desta formidável onda de corrupção que assola o país, preocupa a capacidade devastadora de tornar ineficiente o princípio constitucional da presunção de inocência, aquele que ensina que todo e qualquer cidadão é inocente até prova em contrário. Hoje, de forma avessa, ainda que possam ser admitidas honrosas exceções (o que, convenhamos, é raríssimo!!!), todo e qualquer cidadão é culpado até prova em contrário, não apenas o cidadão que trata da coisa pública, …

Leia mais

Roteiro sustentável

Roteiro sustentável

O roteiro “Caminho das Águas – Ecoturismo, Turismo Pedagógico, Cultura e História – Litoral Norte de SP” será lançado oficialmente em julho pelo Instituto Supereco. Para a a fundadora da entidade, Andrée de Ridder Vieira, o roteiro é exemplo de boa prática para as cidades litorâneas do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar: “Esperamos que possa inspirar outros municípios a adotá-lo como turismo sustentável, de renda e conservação”.

A ideia do Caminho das Águas é resgatar as atrações turísticas e culturais localizadas entre o Centro de São …

Leia mais

Ubatuba investe na divulgação do turismo

Ubatuba investe na divulgação do turismo

As Secretarias de Tecnologia da Informação e de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, lançaram o “Viva Ubatuba”, portal de turismo oficial do município e aplicativo móvel para celulares e tablets. As ferramentas visam divulgar o potencial turístico da cidade e do trade, reunindo informações sobre serviços, atrativos culturais e naturais do município.

Segundo seus idealizadores, o site e o aplicativo ajudam o turista a escolher meios de hospedagem, restaurantes, locais de compra, roteiros, espaços de lazer e serviços de transporte, entre outras …

Leia mais

Parcelamento torna possível intercâmbio

A Global Study, rede de franquia de intercâmbio, adotou o parcelamento em até 24 vezes para os estudantes que pretendem se qualificar por meio de intercâmbio internacional. O financiamento não é direto com a escola, que indica um banco para financiamento da viagem, de acordo com o pacote fechado e as expectativas do aluno. Outra opção é o parcelamento em boleto, direto com a escola. O estudante entra com 20% do valor do intercâmbio à vista e parcela o restante em oito vezes sem juros no boleto, sendo …

Leia mais

A vitrine da Expo Milão

A Expo Milão se estenderá até 31 de outubro com a participação de lideranças empresariais, artistas, expoentes da tecnologia da informação e grandes nomes do agronegócio de 144 países. Neste ano, o tema da feira é “Alimentando o Planeta, Energia para a vida”. O Brasil investiu R$ 534 milhões na montagem de um pavilhão de 4 mil metros quadrados intitulado “Alimentando o Mundo com Soluções”. A ideia é mostrar a capacidade brasileira como um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.…

Leia mais

Vai de Dati

Vai de Dati

Bruno Scarpa

Perto de completar 30 anos, o Dati Restaurante Pizza Bar e Sushi é referência em Guarujá quando se trata de descontração e entretenimento. O Dati possui localização privilegiada, bem em frente à orla da praia da Enseada e seu público é variado, sendo frequentado tanto por locais quanto turistas.

O Dati foi inaugurado na década de 80 pelos empresários Valiano Meezadri e Nelson Kadubichei e atualmente é dirigido por Nelson e os filhos de Valiano, Alexandre Meezadri e Adriana Meezadri.

Há cinco anos ocorreu uma grande …

Leia mais

Caldos e Sopas no ibis Santos

Festival de Caldos e Sopas ibis agita até 31 de julho o hotel em Santos, na Avenida Vicente de Carvalho, 50, Boqueirão. O evento acontece nas 101 unidades do Brasil, com opções de visam proporcionar uma culinária saborosa, simples e rápida, aos hóspedes e ao público geral. O menu contou com consultoria do gerente de Alimentos & Bebidas da marca, Lucas Demetrescu, diplomado pela Le Cordon Bleu. As opções foram definidas de forma personalizada com toques regionais. As unidades que contam com restaurante completo oferecem bufê com até …

Leia mais

Projeto Jardim das Artes

Projeto Jardim das Artes

Leandro Ayres

DESDE 1995 funciona na praça Luiz La Scala Jr., na Ponta da Praia, atrás do Aquário Municipal de Santos, o projeto Jardim das Artes, administrado pela Coordenadoria de Galerias e Museus da Prefeitura. Trata-se de exposição de artes plásticas e fotografias, promovida por artistas da cidade com finalidade comercial.

No princípio, o projeto contava com mais de 30 artistas plásticos que tomavam a praça com seus quadros, embelezando e atraindo público para o local. Hoje, no entanto, por diversos fatores, o Jardim das Artes conta com …

Leia mais

Prêmio discute mobilidade urbana

DISCUTIR a ideia de mobilidade urbana e a importância do uso da bicicleta, além de levantar questões sobre qualidade de vida, relações urbanas, sustentabilidade e espaços públicos, são os principais objetivos do projeto “Am I Invisible?”, promovido pela organização “Bicycle Utopia”, fundada pela fotógrafa norte-americana Jeanne Hilary. Em 2013 e 2014, o projeto realizou várias ações em Nova York, como concurso fotográfico, exposições e debates, sobre esse tema importante nos dias de hoje.

A convite de Sylvia Sanchez, fotógrafa e professora da Panamericana Escola de Arte e Design, …

Leia mais

A misericórdia e os 70 anos do quarto prédio

A misericórdia e os 70 anos do quarto prédio

IFundada em 1543, com o objetivo de atender a povoação de Enguaguaçu (que viria a se tornar a Vila de Santos) além dos forasteiros que chegavam em navios que exploravam a costa sul-americana, a Santa Casa de Misericórdia, considerada o primeiro hospital do Brasil, tem uma relação tão especial com a cidade, que seu nome, Santos, deriva de sua existência. Historiadores reputam que ela tenha sido criada em 1º de novembro, data dedicada a “Todos os Santos”, daí sua alcunha, que mais tarde possibilitou todos conhecerem o povoado …

Leia mais

Casa Cor Paraná 2015. Aquecida e sustentável

Casa Cor Paraná 2015. Aquecida e sustentável

Aberta até 9 de agosto, a Casa Cor Paraná 2015 apresenta tendências em arquitetura, decoração e design, reunindo, em imóvel de 3.000 metros quadrados, 48 ambientes residenciais, comerciais, corporativos, gastronomia e eventos. Entre os expositores, a Artfire, que atua no mercado de biolareiras e câmaras de combustão a álcool, está presente em 12 ambientes, revelando a versatilidade deste tipo de aquecimento artificial, que, além do valor estético, possui custo acessível, desempenho térmico e facilidade de instalação.

Além da função de aquecer os ambientes, a lareira é elemento decorativo …

Leia mais

Muito mais prático!

Muito mais prático!

O avançado sistema de encaixe sem cola para pisos laminados, denominado 5G (5ª Geração), está disponível nas linhas Eucafloor Ambience e Eucafloor Elegance. O sistema foi desenvolvido pela Eucatex em parceria com a sueca Välinge e possui como diferencial a garantia de instalação rápida, fácil e precisa, assegurando alinhamento perfeito e distância entre as réguas.

De acordo com a gerente de Marketing e Construção Civil da Eucatex, Flávia Athayde Vibiano, a tecnologia 5G é excelente opção, especialmente para quem gosta de acompanhar as tendências da decoração: “A instalação …

Leia mais

Linha Largo da Quick-Step

Linha Largo da Quick-Step

A Quick-Step, de pisos laminados, apresenta a Linha Largo, composta por quatro tipos de acabamentos, desenvolvidos em réguas mais longas, com mais de dois metros de comprimento, e mais largas. Os laminados Quick-Step se destacam no mercado pela pelo design diferenciado e semelhança com a madeira natural, da aparência a textura.

Os pisos possuem o sistema de encaixe Uniclic, sem folga entre as réguas, proporcionando maior resistência à umidade e redução de estalos no piso. Outra vantagem do sistema é a rapidez na instalação, pois não é necessário …

Leia mais

Hora de prevenção redobrada!

Hora de prevenção redobrada!

Nelson Tucci

Estamos em situação de empate com a Rússia e só perdemos para Índia, China e Estados Unidos no quesito mundial de mortes por acidente de trânsito. O Brasil registra a média de 45.000 mortes por ano. Desse total, 14.000 (ou 31%) envolvem motos. Mais que os prejuízos de US$ 15 bilhões anuais (avarias com propriedade, custos médico-hospitalares, perda de produção, deslocamentos de agentes policiais e de trânsito), estão as vidas. E estas, definitivamente, não podem ser calculadas em dólares ou reais, porque não têm preço.

Então, …

Leia mais

Como montar uma oficina mecânica

O Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP) lança, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), a cartilha “Oficinas Mecânicas” que orienta como montar e manter uma oficina, com informações sobre toda a parte de legislação, instalações e gestão. “A iniciativa é muito importante, pois o empresário tem à mão um guia prático que serve para quem já está no negócio e precisa estar informado sobre as necessidades e também para os que …

Leia mais