Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 245 Junho 2015

Leandro Ayres

Projeto Jardim das Artes

Projeto Jardim das Artes

Leandro Ayres

DESDE 1995 funciona na praça Luiz La Scala Jr., na Ponta da Praia, atrás do Aquário Municipal de Santos, o projeto Jardim das Artes, administrado pela Coordenadoria de Galerias e Museus da Prefeitura. Trata-se de exposição de artes plásticas e fotografias, promovida por artistas da cidade com finalidade comercial.

No princípio, o projeto contava com mais de 30 artistas plásticos que tomavam a praça com seus quadros, embelezando e atraindo público para o local. Hoje, no entanto, por diversos fatores, o Jardim das Artes conta com apenas quatro expositores, sendo três artistas plásticos e um fotógrafo – que ainda mantém o propósito de aproximar a arte do público.

A ideia é levar mais expositores para fazer parte do projeto, tornando-o ainda mais relevante para a cidade. O interessado em expor seus trabalhos de qualquer arte visual (artes plásticas, fotografia, gravura, desenho, caricatura, xilogravura etc.) deve se inscrever na Coordenadoria de Galerias e Museus de Santos, na Avenida Pinheiro Machado, 48, 5º andar, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, munido de duas fotos 3×4, CPF, RG, comprovante de residência e fotos dos trabalhos desenvolvidos, que serão avaliados por uma comissão. Não é necessário pagar pela inscrição, mas o expositor pagará bimestralmente o valor de R$ 58,00, pela ocupação do espaço público.

Final de semana de sol: público de cerca de 15 mil pessoas Leandro Ayres

Final de semana de sol: público de cerca de 15 mil pessoas

A praça é muito procurada por casais de namorados, casais com filhos pequenos, idosos e aqueles que saem da visitação do Aquário (turistas em sua maioria), que encontram neste local um refúgio de paz e descontração. A Coordenadoria de Galerias e Museus de Santos estima que em final de semana de sol a praça recebe público de cerca de 15 mil pessoas, entre às 10 e 20 horas. Em feriados e durante as férias escolares este número dobra. Em dias de mau tempo não há exposição, pois o local não dispõe de cobertura.

Serviço – O Jardim das Artes funciona na Praça Luiz La Scala Jr., na Ponta da Praia, em Santos, aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 20 horas.

Responder