Projeto Jardim das Artes
Leandro Ayres
DESDE 1995 funciona na praça Luiz La Scala Jr., na Ponta da Praia, atrás do Aquário Municipal de Santos, o projeto Jardim das Artes, administrado pela Coordenadoria de Galerias e Museus da Prefeitura. Trata-se de exposição de artes plásticas e fotografias, promovida por artistas da cidade com finalidade comercial.
No princípio, o projeto contava com mais de 30 artistas plásticos que tomavam a praça com seus quadros, embelezando e atraindo público para o local. Hoje, no entanto, por diversos fatores, o Jardim das Artes conta com apenas quatro expositores, sendo três artistas plásticos e um fotógrafo – que ainda mantém o propósito de aproximar a arte do público.
A ideia é levar mais expositores para fazer parte do projeto, tornando-o ainda mais relevante para a cidade. O interessado em expor seus trabalhos de qualquer arte visual (artes plásticas, fotografia, gravura, desenho, caricatura, xilogravura etc.) deve se inscrever na Coordenadoria de Galerias e Museus de Santos, na Avenida Pinheiro Machado, 48, 5º andar, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, munido de duas fotos 3×4, CPF, RG, comprovante de residência e fotos dos trabalhos desenvolvidos, que serão avaliados por uma comissão. Não é necessário pagar pela inscrição, mas o expositor pagará bimestralmente o valor de R$ 58,00, pela ocupação do espaço público.
A praça é muito procurada por casais de namorados, casais com filhos pequenos, idosos e aqueles que saem da visitação do Aquário (turistas em sua maioria), que encontram neste local um refúgio de paz e descontração. A Coordenadoria de Galerias e Museus de Santos estima que em final de semana de sol a praça recebe público de cerca de 15 mil pessoas, entre às 10 e 20 horas. Em feriados e durante as férias escolares este número dobra. Em dias de mau tempo não há exposição, pois o local não dispõe de cobertura.
Serviço – O Jardim das Artes funciona na Praça Luiz La Scala Jr., na Ponta da Praia, em Santos, aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 20 horas.