Edição 351Abril 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 245 Junho 2015

Atenção a sintomas do pé diabético

Estima-se que pelo menos 346 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de diabetes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número pode multiplicar até 2030. O diabetes é uma doença crônica causada pelo funcionamento inadequado do pâncreas que passa a produzir uma quantidade insuficiente de insulina ou quando o organismo não absorve a insulina que produz aumentando a concentração de glicose no sangue. Existem dois tipos de diabetes tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 é caracterizado pela ausência de produção de insulina, já o tipo 2 é o uso inadequado da insulina.

Além de proporcionar diversos riscos a saúde, o diabetes pode se manifestar nos pés causando o pé diabético. “Quem tem diabetes deve observar os pés com mais frequência e procurar por pequenas feridas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, bolhas e mudança no formato dos pés”, alerta a cirurgiã vascular Karen Rigoni, de São Paulo: “No caso de existir algum problema é importante procurar um médico”.

O pé diabético acontece quando há presença de úlcera na região devido a circulação sanguínea ser deficiente e os níveis de glicemia no organismo estão descontrolados. “Qualquer ferida no pé deve ser diagnosticada e tratada para evitar complicações”, frisa a cirurgiã. Os principais sintomas são dores nas pernas, pés inchados e feridas na região dos pés que não se curam: “Nos casos mais graves e avançado o paciente pode ter que amputar as pernas ou os pés”.

Fique atento a alguns dos sintomas: muitas vezes a pessoa nem percebe que está com a doença. Por isso, quem tem diabetes deve procurar um médico ao sentir perda de sensibilidade no local, dores, queimação nos pés e nas pernas, dormência e fraqueza nas pernas.

Responder