Edição 293Junho 2019
Terça, 23 De Julho De 2019
Editorias

Publicado em 7/06/2019 - 7:53 am em | 0 comentários

Luiz Carlos Ferraz

Amanhã, no Rio de Janeiro, “O Espírito Sopra Onde Quer”

Arcos da Lapa receberá tradicional evento católico

Amanhã, no Rio de Janeiro, “O Espírito Sopra Onde Quer”

Acontecerá amanhã, nos Arcos da Lapa, mais uma edição do “O Espírito Sopra Onde Quer”, promovido pela Comunidade Canção Nova, com apoio da Arquidiocese e da prefeitura do Rio de Janeiro. Tradicionalmente realizado na sexta-feira que antecede à Festa de Pentecostes, celebrada pela Igreja 50 dias após a Páscoa, o evento deve atrair 10 mil pessoas. Serão mais de 12 horas de atividades, com início às 10 horas e término às 23h30.

Na parte da manhã, até as 13 horas, o projeto “Ação de Amor do Cristo Redentor”, …

Leia Mais

Publicado em 15/05/2019 - 8:01 am em | 0 comentários

Reprodução

E-book gratuito ensina a Língua Brasileira de Sinais

“Você disse Libras?”: obra é dividida em cinco capítulos

E-book gratuito ensina a Língua Brasileira de Sinais

“Você disse Libras? O acesso do surdo à educação pelas mãos do intérprete de Libras” é o título do e-book lançado por Diléia Aparecida Martins Briega, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O livro nasceu da necessidade de compartilhar pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação relacionadas à Língua Brasileira de Sinais. “A Língua Brasileira de Sinais precisa ser aprendida por todas as pessoas, e o intérprete de Libras é um profissional que merece reconhecimento”, defende a autora.

A obra é publicado …

Leia Mais

Publicado em 1/02/2019 - 7:34 am em | 0 comentários

Divulgação

Prefeito de Guarujá veta PL que institui o Programa Municipal de Equoterapia

Equoterapia: para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e outras necessidades específicas

Prefeito de Guarujá veta PL que institui o Programa Municipal de Equoterapia

O prefeito de Guarujá Válter Suman vetou o Projeto de Lei, aprovado em dezembro pela Câmara de Vereadores, que cria o “Programa Municipal de Equoterapia” como opção terapêutica de saúde pública a pessoas com paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos e posturais, bem como portadores de Síndrome de Down, autismo, esquizofrenia, psicoses, dentre outros disturbios.

O serviço é antiga reivindicação de mães guarujaenses que têm filhos especiais. O argumento do prefeito é que a iniciativa, por gerar despesas, é de competência do Poder Executivo. Suman não informou, contudo, a …

Leia Mais

Publicado em 27/01/2019 - 7:10 am em | 0 comentários

Reprodução

Guarujá não cumpre sentença que obriga intérpretes de Libras

Prazo de um ano dado pela Justiça chegou ao fim

Guarujá não cumpre sentença que obriga intérpretes de Libras

A Promotoria de Justiça do Guarujá ajuizou pedido de cumprimento da sentença que obriga a Municipalidade a manter intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), diariamente, durante todo o expediente, em diversos órgãos públicos municipais, visando ao atendimento das pessoas com deficiência auditiva.

A decisão judicial atendeu a pedido feito pelo MPSP em ação civil pública que contou com atuação integrada da 8ª e da 6ª Promotorias de Justiça de Guarujá, e obrigou o município “a manter, diariamente, durante todo o expediente, ao menos um servidor público intérprete …

Leia Mais

Publicado em 8/12/2018 - 8:12 am em | 0 comentários

Divulgação

Projeto quer recolocar grupos marginalizados no mercado de trabalho

Aldeia: vagas em cursos especiais para mães solo, idosos, imigrantes e ex-presidiários

Projeto quer recolocar grupos marginalizados no mercado de trabalho

Entre fatores como a necessidade de redução de custos e a falta de capacitação acadêmica, especialistas apontam que o preconceito é um dos principais responsáveis pelo desemprego no país. A situação se estende de imigrantes a mães solo: estima-se que 27% das mulheres tenham dificuldade de voltar ao cargo depois de retornar da licença-maternidade.

Foi pensando nisso que a Aldeia, empresa curitibana focada em ajudar pessoas a tirar projetos do papel, lançou nesta semana a Bolsa Aldeia de Super Empregabilidade (BASE). A iniciativa tem como objetivo ceder vagas …

Leia Mais

Publicado em 29/11/2018 - 4:26 pm em | 0 comentários

Divulgação

“Viveiro de Mudas” receberá premiação promovida junto à ONU

Projeto facilita compensação ambiental de áreas afetadas por obras

“Viveiro de Mudas” receberá premiação promovida junto à ONU

O projeto Viveiro de Mudas, do Grupo Ecorodovias, completa 10 anos de atividades com o reconhecimento na segunda edição do prêmio “Boas práticas de empregabilidade para trabalhadores com deficiência”, promovido pela Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). A entrega será durante a celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, em Nova York.

Criado em 2008 para facilitar a compensação ambiental de áreas afetadas por obras realizadas no Sistema Anchieta-Imigrantes, o projeto tem como um de seus principais pilares …

Leia Mais

Publicado em 14/09/2018 - 8:11 am em | 0 comentários

Reprodução

Autonomia e protagonismo dos brasileiros com síndrome de Down

“aTiva 21”: ampliar o debate e troca de informações acerca da Trissomia do 21

Autonomia e protagonismo dos brasileiros com síndrome de Down

Educar e capacitar para a sociedade inclusiva é uma das missões da “aTiva 21”, conferência concebida para acessibilizar conhecimentos científicos atualizados e inovadores sobre a Trissomia do 21 no país. Nos próximos dias 21 e 22, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, associações especializadas, agentes públicos, universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas e profissionais da área de saúde e educação vão se reunir para debater e trocar experiências sobre os diversos aspectos que influenciam a vida de quem nasceu com a Trissomia do 21, popularmente conhecida …

Leia Mais

Publicado em 25/10/2017 - 8:14 am em | 0 comentários

Reprodução

Segunda edição do Casa Aberta agita unidade Senac Santos

Senac: unidade de Santos receber público para atividades gratuitas

Segunda edição do Casa Aberta agita unidade Senac Santos

O Senac Santos realiza sábado a segunda edição do Casa Aberta, que acontece simultaneamente em todas as unidades do Senac São Paulo e contará com mais de 1.500 atividades gratuitas em todo o Estado. O objetivo é proporcionar experiências relacionadas às áreas de atuação das unidades, além de ser uma oportunidade para que os participantes vivenciem o Jeito Senac de Educar e conheçam os cursos ofertados pela instituição.

Em Santos, a programação do evento será realizada das 9 às 17 horas, período em que todos os interessados poderão …

Leia Mais

Publicado em 1/04/2017 - 8:44 am em | 0 comentários

Reprodução

Santos celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

335 alunos com TEA estão matriculados na rede municipal de ensino

Santos celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Segunda-feira, às 17 horas, a Prefeitura de Santos e o Grupo Acolhe Autismo promovem solenidade no Salão Nobre do Paço, na Praça Mauá, Centro Histórico, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, previsto no calendário oficial da Cidade. O município já oferece serviços de atendimento às pessoas com transtorno do espectro do autista (TEA) e está em fase de implementação do projeto clínica-escola para maior integração entre os serviços das áreas de Educação e Saúde voltados a este público.

Atualmente, 335 alunos com …

Leia Mais

Publicado em 6/03/2017 - 10:29 am em | 0 comentários

Reprodução

IOK promove eventos para marcar Dia Internacional da Síndrome de Down

IOK promove eventos para marcar Dia Internacional da Síndrome de Down

O Instituto Olga Kos (IOK) comemora em março 10 anos de atividades e o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. A entidade é uma iniciativa do empresário Wolf Kos e atende mais de 3 mil pessoas com deficiência intelectual, além de pessoas sem deficiência, mas em situação de risco social, ajudando-as na integração à sociedade, por meio de oficinas de artes e esportes que se espalham por mais de 40 locais da cidade de São Paulo.

A terceira edição Corrida e Caminhada pela …

Leia Mais

Publicado em 8/10/2016 - 10:26 am em | 0 comentários

Reprodução

Semana do Conto nas comemorações do Dia das Crianças

Casa da Esperança: atividades na próxima semana

Semana do Conto nas comemorações do Dia das Crianças

Integrando as comemorações pela passagem do Dia das Crianças, os setores de Fonoaudiologia e Pedagogia da Casa da Esperança de Santos realizam de segunda sexta-feira, 10 a 14, a Semana do Conto. O evento focará a história “A Cigarra e a Formiga” e terá a interação de terapeutas, pacientes e cuidadores.

O objetivo da atividade é desenvolver a sequência lógica do pensamento infantil, desenvolver a capacidade de atenção e socialização, estimular a capacidade criativa e enriquecer a imaginação, ordenar conceitos e formar ideias, despertar o interesse das crianças …

Leia Mais

Publicado em 15/04/2016 - 9:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Bertioga recebe pessoas com e sem deficiência para banho de mar

Encontro será das 9 às 16 horas na Praia da Enseada

Bertioga recebe pessoas com e sem deficiência para banho de mar

Amanhã, das 9 às 16 horas, cerca de 450 pessoas com e sem deficiência das cidades de Mogi das Cruzes, Mairiporã, São Paulo e Grande ABC terão a oportunidade de tomar banho de mar na Praia da Enseada, próximo ao Forte São João, no Centro de Bertioga. Elas serão atendidas na 11ª edição do Onda BGF Praia Acessível. Alguns integrantes do grupo sentirão pela primeira vez a emoção de mergulhar no mar por meio do programa que promove a inclusão no ambiente das praias e apoia o estabelecimento …

Leia Mais

Publicado em 14/03/2016 - 8:01 am em | 0 comentários

Praia Acessível recebe pessoas com e sem deficiência em Bertioga

Entre hoje e sexta-feira, das 9 às 16 horas, pessoas com e sem deficiência terão a oportunidade de tomar banho de mar em Bertioga, atendidas pelo programa Praia Acessível. Aproximadamente 300 pessoas de entidades de Guarulhos e região, inscritas pela Prefeitura de Guarulhos, se reunirão por dia na Praia da Enseada, no Jardim Indaiá, para promover o III Guaru-Bert. Alguns integrantes do grupo sentirão pela primeira vez a emoção de mergulhar no mar através deste programa que promove a efetiva inclusão no ambiente democrático das praias e apoia …

Leia Mais

Publicado em 15/02/2016 - 9:45 am em | 0 comentários

Concurso visa garantir leitura em bibliotecas a deficientes

As bibliotecas municipais de São Paulo interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva poderão se inscrever até 10 de março no concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Esses equipamentos permitem que pessoas com deficiência visual e motora tenham acesso à leitura.

Os interessados devem elaborar um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e preencher os formulários disponíveis no endereçohttp://bibliotecas.sedpcd.sp.gov.br Os projetos serão selecionados por uma comissão julgadora e os vencedores receberão equipamentos e …

Leia Mais