Edição 350Março 2024
Terça, 19 De Março De 2024
Editorias

Publicado em 1/06/2023 - 6:46 am em | 0 comentários

Divulgação

Conectividade a escolas em comunidades remotas e sem energia elétrica

Projeto do CPQD beneficiará 4.600 escolas públicas

Conectividade a escolas em comunidades remotas e sem energia elétrica

A inclusão digital de comunidades remotas do país é o foco de um novo projeto que vem sendo conduzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), de Campinas, com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, e da Finep. O objetivo é levar conectividade a cerca de 4.600 escolas públicas que não dispõem de acesso à internet banda larga e nem de energia elétrica. De acordo com dados divulgados em maio pelos Ministérios das Comunicações (MCom) …

Leia Mais

Publicado em 25/05/2023 - 6:51 am em | 0 comentários

Divulgação

Amanhã, 5º mutirão “Encontre o Seu Pai Aqui” acontece na capital paulista

Exame gratuito, sem agendamento prévio, por ordem de chegada

Amanhã, 5º mutirão “Encontre o Seu Pai Aqui” acontece na capital paulista

Mais um mutirão “Encontre Seu Pai Aqui” acontecerá amanhã, das 7 às 14 horas, na sede do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), na Rua Barra Funda, 824, Barra Funda, Centro da capital paulista. A iniciativa é realizada pelo Imesc, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, e Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), com atendimento das famílias que necessitam realizar o teste de paternidade.

O objetivo da ação é desburocratizar e facilitar o processo de inclusão da paternidade no …

Leia Mais

Publicado em 29/04/2023 - 7:17 am em | 0 comentários

Divulgação

Importância do cão-guia na inclusão de pessoas com deficiência visual

Filhotes do programa de formação do Instituto Adimax

Importância do cão-guia na inclusão de pessoas com deficiência visual

Em comemoração ao Dia Internacional dos Cão-Guia, o Parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo, terá amanhã, das 9 às 16 horas, uma programação do Instituto Adimax, que abriga o Programa Cão-Guia. Com entrada pelo portão 7 do parque, o evento é uma oportunidade para o público saber mais sobre a causa, tirar dúvidas sobre o programa e compreender a relevância desses cães na inclusão das pessoas com deficiência visual – tudo acompanhado e orientado por profissional da instituição.

Outro ponto de destaque é a instalação de …

Leia Mais

Publicado em 11/04/2023 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Projeto social oferece aulas de tecnologia para idosos na Fecap

“Projeto Integração”: aulas presenciais aos sábados

Projeto social oferece aulas de tecnologia para idosos na Fecap

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) sedia, mais um ano, o “Projeto Integração”, que oferece aulas de conhecimentos e habilidades básicas de inclusão digital para idosos. A iniciativa surgiu em 2003, criado em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e a JCI Brasil-Japão, com a proposta de levar conhecimentos e habilidades básicas de inclusão digital para a melhor idade.

Inicialmente, na ocasião da primeira turma do projeto, o foco era o ensino de informática e computação básica. Atualmente, com o avanço da tecnologia e a popularização …

Leia Mais

Publicado em 31/03/2023 - 6:49 am em | 0 comentários

Diogo Zacarias-MF/Divulgação

Nova regra fiscal anunciada pelo governo inclui os mais pobres no Orçamento

Conjunto de normas mira retomada de investimentos

Nova regra fiscal anunciada pelo governo inclui os mais pobres no Orçamento

As regras do novo arcabouço fiscal, anunciadas ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criam condições para o Brasil atrair investimentos e voltar a crescer de forma sustentável, com estabilidade e previsibilidade, ao mesmo tempo em que executa as políticas de combate à fome e reparação social.

Em nota oficial, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) afirmou que entende como uma medida necessária e urgente a implantação do novo arcabouço fiscal: “A nova regra pode trazer equilíbrio às contas públicas no longo prazo e esta é uma …

Leia Mais

Publicado em 23/03/2023 - 6:21 am em | 0 comentários

Ricardo Stuckert-PR/Divulgação

Governo determina reserva de 30% de cargos de confiança para pessoas negras

Medida foi anunciada pelo presidente Lula

Governo determina reserva de 30% de cargos de confiança para pessoas negras

A decisão de destinar um mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal a pessoas negras é uma das medidas anunciadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira passada, visando ampliar políticas públicas de igualdade racial e combate ao racismo.

No marco da celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e 20 anos depois de colocar a questão no centro das políticas públicas com a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial …

Leia Mais

Publicado em 13/01/2023 - 7:09 am em | 0 comentários

Divulgação

Amanhã, em Mongaguá, última etapa do Circuito Futebol Social

Jogos terão início às 9 horas

Amanhã, em Mongaguá, última etapa do Circuito Futebol Social

Mongaguá recebe amanhã a oitava e última etapa do Circuito Futebol Social 2022, que ao longo do ano passado percorreu diferentes estados do país. Os jogos terão início às 9 horas na Plataforma de Pesca. Doze times – oito no masculino e quatro no feminino – participarão da etapa, vindos de projetos sociais da região, reunindo jovens carentes de 16 a 20 anos.

No masculino jogarão Abraço Amigo, Prefeitura Mongaguá Centro, Arena Projetos, Instituto V5 / Aladim e Parceiros, Craques de Bola Agenor, Craques de Bola Jd Leonor, …

Leia Mais

Publicado em 15/11/2022 - 9:22 am em | 0 comentários

Divulgação

Programa para profissionais 50+

Participante será capacitado e terá oportunidade

Programa para profissionais 50+

A longevidade vem ganhando força no ambiente corporativo, trazendo um novo olhar para a diversidade etária, fruto do trabalho de profissionais acima dos 50 anos que vêm se destacando no mercado de trabalho, mesmo que ainda com muitos desafios. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população brasileira vai envelhecer de forma acelerada nos próximos anos, chegando a uma porcentagem de 40,3% de pessoas com 90 anos ou mais. Apesar disso, o último Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022 do Great Place …

Leia Mais

Publicado em 20/09/2022 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

“Colchão de Pedra” denuncia a violência contra o ser humano vulnerável

Documentário será lançado hoje, em Santos

“Colchão de Pedra” denuncia a violência contra o ser humano vulnerável

A pré-estreia do documentário “Colchão de Pedra” acontecerá hoje no consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Bloco M, térreo, na Rua Oswaldo Cruz, 277, em Santos, com primeira sessão, às 19 horas, e segunda, às 20h30. Dirigido pelo jornalista Carlos Ratton, produzido institucionalmente pela Unisanta e apoiado pelo Diário do Litoral, o longa é inspirado na aporofobia, a arquitetura higienista e a violência contra o ser humano em vulnerabilidade social. Para garantir a presença, é necessário fazer a inscrição gratuita no link https://bit.ly/colchaodepedra

Para realizar o filme, Ratton …

Leia Mais

Publicado em 18/09/2022 - 7:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Iniciativa do TJSP promove inclusão de pessoas com deficiência

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Iniciativa do TJSP promove inclusão de pessoas com deficiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza de amanhã a sexta-feira, 23, a 3ª edição da Semana de Acessibilidade. A iniciativa acontece na mesma semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21. A programação, aberta ao público geral, conta com palestras virtuais voltadas ao tema, com legendas em português. A Semana também será marcada pelo lançamento do “Guia da Acessibilidade do TJSP”, voltado para o público interno. O material é um compilado de informações e orientações gerais sobre …

Leia Mais

Publicado em 12/07/2022 - 7:07 am em | 0 comentários

Divulgação

Praia Grande inaugura unidade do Bom Prato em Cidade Ocian

Atendimento será de segunda a sexta-feira

Praia Grande inaugura unidade do Bom Prato em Cidade Ocian

Os secretários de governo, Marcos Penido, e de desenvolvimento social, Laura Machado, inauguraram ontem a primeira unidade do Bom Prato em Praia Grande, na Rua Dr. Vicente de Carvalho, 876, Cidade Ocian. Com atendimento de segunda a sexta-feira, o restaurante pretende servir 1,5 mil refeições por dia, sendo 300 cafés da manhã e 1,2 mil almoços, ao custo de R$ 1 o almoço e R$ 0,50 o café da manhã.

“O governo de São Paulo vem ampliando essas ações fundamentais dentro do combate às desigualdades”, disse Penido: “A …

Leia Mais

Publicado em 6/06/2022 - 6:51 am em | 0 comentários

Luiz Carlos Ferraz

Santos busca sensibilizar população sobre as pessoas em situação de rua

Pessoas sem-teto sofrem preconceito

Santos busca sensibilizar população sobre as pessoas em situação de rua

Uma equipe do Programa Novo Olhar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está percorrendo as ruas de Santos para falar com moradores e comerciantes visando buscar apoio e quebrar preconceitos relacionados à população de rua. “Saímos às ruas para fazer um trabalho de sensibilização e de divulgação do trabalho, principalmente, neste período de baixas temperaturas. Informamos sobre os serviços existentes para a população de rua no município e como acioná-los, caso identifique uma pessoa que precisa de atendimento”, explicou a gestora do programa, Juliana Laffront.

No panfleto do …

Leia Mais

Publicado em 11/05/2022 - 7:02 am em | 0 comentários

Divulgação

Inscrições abertas ao curso on-line gratuito de Moda Inclusiva

Processo de criação auxilia na inclusão

Inscrições abertas ao curso on-line gratuito de Moda Inclusiva

Até 27 de maio, estudantes, profissionais do segmento de moda e comércio, entre outros que se interessam pelo tema, poderão se inscrever no curso on-line gratuito “Moda Inclusiva – Módulo Criação”. A iniciativa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação e visa apresentar novos conceitos para que o aluno compreenda que o processo de criação auxilia na inclusão da pessoa com deficiência no universo da moda. Além disso, o curso mostra as ferramentas necessárias para …

Leia Mais

Publicado em 25/11/2021 - 6:46 am em | 0 comentários

Divulgação

Mapa da Diversidade dos destinos dá visibilidade às boas práticas inclusivas

Guilherme Miranda e Maurício Bacellar: 5ª Conferência Internacional da Diversidade

Mapa da Diversidade dos destinos dá visibilidade às boas práticas inclusivas

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo apresentou o Mapa da Diversidade dos destinos, com 59 municípios classificados como amigáveis e inclusivos, com atrações pensadas especialmente para viajantes idosos, afrodescendentes, LGBTI+, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais. O objetivo da ação é dar visibilidade às boas práticas e fomentar a adesão de novos municípios. O lançamento aconteceu na 5ª Conferência Internacional da Diversidade – Empresas, Cultura e Turismo LGBT, segunda-feira passada, na Câmara LGBT de Turismo.

É a primeira vez que um estado brasileiro inclui vários …

Leia Mais

Publicado em 13/08/2021 - 7:34 am em | 0 comentários

Denilson Araujo/Divulgação GESP

Jovens da Fundação Casa terão curso de empreendedorismo

“Negócio Próprio”: conteúdo teórico e incubação

Jovens da Fundação Casa terão curso de empreendedorismo

No Dia Internacional da Juventude, ontem, o governador João Doria assinou termo de convênio entre o governo do estado de São Paulo e a Agência de Fomento Social Besouro para oferecer o “Negócio Próprio”, curso de Empreendedorismo para 50 adolescentes em cumprimento de medida de internação em oito centros socioeducativos da Fundação Casa na capital, interior e litoral.

A formação, com conteúdo teórico e incubação de projeto, é uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da subsecretaria da Juventude, e a secretaria da Justiça e …

Leia Mais

Publicado em 21/03/2021 - 7:38 am em | 0 comentários

Divulgação

Dia Internacional da Síndrome de Down alerta para inclusão

Max Fama chama atenção para o tema

Dia Internacional da Síndrome de Down alerta para inclusão

Data criada pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International), é celebrado hoje o Dia Internacional da Síndrome de Down, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

A síndrome de Down não é uma doença, e sim uma alteração genética. Para a efetiva inclusão é fundamental que toda criança com a síndrome tenha acompanhamento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional, além de pediatra e geneticista. No decorrer …

Leia Mais

Publicado em 9/03/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Isabela Carrari/Secom-PMS

Parceria com Tribunal de Justiça reforça projetos contra a violência doméstica

Termo de cooperação foi assinado pelo prefeito

Parceria com Tribunal de Justiça reforça projetos contra a violência doméstica

No Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, Santos anunciou a união de esforços com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) para reforçar projetos de combate à violência doméstica das duas instituições. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Rogério Santos e encaminhado ao presidente do TJ-SP, Pinheiro Franco, que assinará o documento e formalizará a parceria do programa municipal Respeitar com as ações “Diálogo Masculino” e “De Cor Ação”, desenvolvidas pelo órgão do judiciário.

Através de palestras e ações socioeducativas, os três projetos incentivam a …

Leia Mais

Publicado em 16/02/2021 - 9:57 am em | 0 comentários

Raimundo Rosa/Secom-PMS

Ação na orla divulga atendimento à população em situação de rua

Seds divulgará programa Novo Olhar

Ação na orla divulga atendimento à população em situação de rua

Equipes da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Seds) e voluntários circularão na orla de Santos, neste sábado, das 9 às 12 horas, para divulgar o programa Novo Olhar, de atenção ao segmento, e as formas de acionar os serviços específicos. “Muitas pessoas não conhecem os serviços de atendimento ao morador em situação de rua”, afirma a gestora do programa, Juliana Laffront, ao explicar a iniciativa.

Entre os contatos a serem divulgados estão o WhatsApp do Novo Olhar, (13) 99158.7115, criado para esclarecer as principais dúvidas de como proceder …

Leia Mais

Publicado em 22/11/2020 - 7:29 am em | 0 comentários

Divulgação

Inscrições para curso gratuito e acessível de empreendedorismo

Para mulheres com deficiência do Vale do Ribeira

Inscrições para curso gratuito e acessível de empreendedorismo

O programa TODAS in-Rede em parceria com o Sebrae Delas vai proporcionar aulas de apoio e fortalecimento do empreendedorismo feminino às mulheres com deficiência de Registro e Miracatu, no Vale do Ribeira. As interessadas devem se inscrever até quinta-feira 26 pelo link http://bit.ly/SebraeDelasTODASinRede As aulas serão realizadas em formato online, em dezembro, nos dias 1º e 2, 7 e 8, 14 a 16. Mais informações sobre o programa TODAS in-Rede em www.todasinrede.sp.gov.br

Leia Mais

Publicado em 21/06/2020 - 7:19 am em | 0 comentários

Reprodução

Movimento Vidas Negras Importam será lançado na quinta-feira

Movimento listou 10 ações contra o racismo

Movimento Vidas Negras Importam será lançado na quinta-feira

A Faculdade Zumbi dos Palmares anunciou a criação do movimento Vidas Negras Importam na quinta-feira 25. Através deste movimento civil, acadêmico e empresarial, a instituição afirma que seguirá na construção e operacionalização de ações voltadas aos negros no Brasil. A divulgação foi feita por meio do manifesto “Nós queremos respirar”. Esta é a integra do documento:

O ódio racial envenena o ar que respiramos, sufoca e asfixia a todos e a nação. O racismo subverte os princípios da dignidade humana e, cria, justifica, naturaliza e reproduz o sentimento …

Leia Mais