Edição 351Abril 2024
Domingo, 05 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 20/09/2022 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

“Colchão de Pedra” denuncia a violência contra o ser humano vulnerável

Documentário será lançado hoje, em Santos

“Colchão de Pedra” denuncia a violência contra o ser humano vulnerável

A pré-estreia do documentário “Colchão de Pedra” acontecerá hoje no consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Bloco M, térreo, na Rua Oswaldo Cruz, 277, em Santos, com primeira sessão, às 19 horas, e segunda, às 20h30. Dirigido pelo jornalista Carlos Ratton, produzido institucionalmente pela Unisanta e apoiado pelo Diário do Litoral, o longa é inspirado na aporofobia, a arquitetura higienista e a violência contra o ser humano em vulnerabilidade social. Para garantir a presença, é necessário fazer a inscrição gratuita no link https://bit.ly/colchaodepedra

Para realizar o filme, Ratton se uniu ao colega cineasta Tony Valentte. “O projeto ganhou corpo técnico, diretivo e acadêmico, envolvendo os alunos do curso de Jornalismo da Unisanta”, conta o diretor: “A partir desta união entre universidade, talentos regionais, experiência e juventude, o filme levou cerca de três meses para ser produzido, considerado um ótimo tempo de resposta para produções deste tipo, especialmente um longa-metragem no formato de documentário”.

Wanda Shuman, professora de Jornalismo da Unisanta, destaca que essa iniciativa de parceria com a universidade é importante porque os alunos acabam recebendo um aprendizado extra ao curso. “A iniciativa possibilita um complemento dos trabalhos que eles produzem durante a faculdade. Espero que o documentário Colchão de Pedra sensibilize as pessoas sobre mais esse problema social. São aprendizados com matérias tratadas com profundidade e profissionalismo”.

Ambientado em Santos, o filme promete fortes emoções e muitas revelações sobre o cotidiano da vida humana em situação de rua. A ideia não foi só preparar os estudantes para uma nova possibilidade profissional, mas elevar a capacidade de reflexão sobre a sociedade, cada vez mais excludente. O documentário estreará em breve em outros locais, como teatros, escolas, praças, salas de cinema, entre outros estabelecimentos públicos ou privados. “Colchão de Pedra” também deverá usar plataformas digitais para alcançar uma popular audiência. Já é possível conferir o trailer oficial livremente na internet, em https://bit.ly/colchao-de-pedra

Com vagas limitadas, a pré-estreia do documentário “Colchão de Pedra” é aberta ao público em geral. Para participar, é necessária a confirmação de presença de forma online e a doação (não obrigatória) de um pacote simples de absorvente feminino, entregues pessoalmente no dia do evento, e destinados posteriormente para projetos sociais de ajuda humanitária na Baixada Santista.

Responder