Edição 351Abril 2024
Domingo, 05 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 29/04/2023 - 7:17 am em | 0 comentários

Divulgação

Importância do cão-guia na inclusão de pessoas com deficiência visual

Filhotes do programa de formação do Instituto Adimax

Importância do cão-guia na inclusão de pessoas com deficiência visual

Em comemoração ao Dia Internacional dos Cão-Guia, o Parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo, terá amanhã, das 9 às 16 horas, uma programação do Instituto Adimax, que abriga o Programa Cão-Guia. Com entrada pelo portão 7 do parque, o evento é uma oportunidade para o público saber mais sobre a causa, tirar dúvidas sobre o programa e compreender a relevância desses cães na inclusão das pessoas com deficiência visual – tudo acompanhado e orientado por profissional da instituição.

Outro ponto de destaque é a instalação de um túnel inflável, onde os visitantes farão um percurso de olhos vendados, possibilitando uma breve experiência sensorial. Assim, o público poderá entender o impacto que um cão-guia tem na vida de uma pessoa. O evento é uma parceria entre Adimax, fundadora do Instituto, Petlove, e Urbia, responsável pela gestão do Parque Ibirapuera.

Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba/SP, filiais em Abreu e Lima/PE, Uberlândia/MG e Goianápolis/GO, Juatuba/MG e Centros de Distribuição pelas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy.  A empresa tem como missão promover o bem-estar animal e tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito: “amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência”.

A garantia da segurança de alimentos é um compromisso da Adimax, que possui Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos corporativo e certificado, a ISO 22000, atendendo a padrões internacionais de controle de qualidade, desde a matéria-prima até o produto final. Investe no sistema de gestão ambiental e mantém a certificação na norma ISO 14001:2015, garantindo um processo que reduz os impactos ambientais e contribui para a sustentabilidade da empresa.

Já o Instituto Adimax, localizado em Salto de Pirapora, no interior de São Paulo, abriga o programa de formação de cães-guias, o maior da América Latina. A sede ocupa terreno de 15 mil metros quadrados, com maternidade, canil, clínica veterinária, centro cirúrgico, área de soltura, lazer e treinamento, prédio administrativo e hotel para receber futuros usuários de cães-guias, e uma equipe multidisciplinar, distribuída nas áreas de saúde e bem-estar, equipe técnica, administrativo, relacionamento e operacionais, totalizando 26 colaboradores.

Antes de chegarem ao seu destino, os cães são acolhidos por famílias voluntárias onde ficam pelo período de um ano. O papel dos socializadores é expor os cães às mais diversas situações do cotidiano, para promover seu desenvolvimento e acostumá-los à rotina. Além de dar a eles tempo e amor. Depois desse período, os cães voltam para o instituto e ficam cerca de cinco meses aprendendo a seguir comandos e desviar de obstáculos. Após formados, poderão ser doados para dar início a missão: transformar a vida de pessoas com deficiência visual.

Fundada em 1999, a Petlove iniciou suas atividades como um e-commerce, pioneiro no setor no país, e hoje se consolida como o primeiro ecossistema pet no Brasil. Atualmente, a companhia engloba outras frentes de negócios, como saúde, hospedagem e serviços, sempre focada em oferecer soluções completas para tutores e pets, seja no mundo virtual ou presencial. Com as marcas DogHero, PortoPet e Nofaro – que estão sendo integradas à Petlove, em uma marca única – a companhia conecta a jornada do cliente, que pode resolver todas as questões relativas ao pet em um só lugar. A empresa também tem forte atuação no segmento B2B e busca a valorização dos profissionais do setor, com soluções voltadas a médicos veterinários e petshops, empreendedores e pet sitters, fortalecendo todo o ecossistema pet por meio das plataformas de conteúdos técnicos e auxílio ao médico veterinário e de gestão de negócios com as marcas Vet Smart e Vetus, respectivamente.

Responder