Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 9/03/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Isabela Carrari/Secom-PMS

Parceria com Tribunal de Justiça reforça projetos contra a violência doméstica

Termo de cooperação foi assinado pelo prefeito

Parceria com Tribunal de Justiça reforça projetos contra a violência doméstica

No Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, Santos anunciou a união de esforços com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) para reforçar projetos de combate à violência doméstica das duas instituições. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Rogério Santos e encaminhado ao presidente do TJ-SP, Pinheiro Franco, que assinará o documento e formalizará a parceria do programa municipal Respeitar com as ações “Diálogo Masculino” e “De Cor Ação”, desenvolvidas pelo órgão do judiciário.

Através de palestras e ações socioeducativas, os três projetos incentivam a ressocialização do agressor, restabelecendo uma relação de respeito com a vítima. O grupo executor do programa Respeitar, composto pela Coordenadoria da Mulher, um representante da secretaria de Saúde e outro da secretaria de Assistência Social, vai auxiliar na capacitação de novos profissionais das áreas de assistência social, saúde e da guarda municipal, para ampliar a capacidade de atendimento das três iniciativas.

São impactadas centenas de mulheres e homens nos três projetos, que têm o intuito de coibir a violência contra as mulheres e atuam de forma semelhante.

A vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, destacou a importância do trabalho de acolhimento: “Temos que dar melhor qualidade no atendimento, tanto para as mulheres vítimas de violência como também para as famílias. Nós temos ferramentas para que as mulheres possam reestruturar suas vidas. O Poder Público tem que atuar num processo educativo para que, mesmo num final de relacionamento, o casal mantenha o respeito. Isso é essencial para a mulher e também nas situações que envolvem crianças”.

“A atuação conjunta da municipalidade e do judiciário é muito importante. Com essa parceria que estamos formando agora, a atuação no combate à violência será muito mais eficaz”, ressaltou Renata Sanchez Gusmão, juíza titular da Vara do Juizado Especial Criminal de Santos e Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Fórum de Santos.

Além delas, estiveram presentes no ato que abriu a semana da mulher em Santos o prefeito Rogério Santos, a vereadora Audrey Kleys, autora do PL do programa Respeitar, a coordenadora da Mulher em Santos, Diná Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota.

Responder