Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/03/2021 - 7:38 am em | 0 comentários

Divulgação

Dia Internacional da Síndrome de Down alerta para inclusão

Max Fama chama atenção para o tema

Dia Internacional da Síndrome de Down alerta para inclusão

Data criada pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International), é celebrado hoje o Dia Internacional da Síndrome de Down, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

A síndrome de Down não é uma doença, e sim uma alteração genética. Para a efetiva inclusão é fundamental que toda criança com a síndrome tenha acompanhamento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional, além de pediatra e geneticista. No decorrer do tempo, algumas terapias são substituídas por outros profissionais, um exemplo é a troca do fisioterapeuta por práticas esportivas.

A psicóloga Renata Bento, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, ressalta a importância do trabalho multiprofissional e deixa claro que não existe uma receita pronta a ser seguida. Ela alerta que “o suporte oferecido às crianças com síndrome de Down deve levar em consideração as características individuais de cada uma. Deve ser de acordo com suas características pessoais, bem como seu perfil de potencialidades e dificuldades tanto cognitivas quanto emocionais. Uma equipe multiprofissional poderá ser de grande importância justamente porque terá condição de trabalhar com a criança de forma mais ampla”.

Renata frisa que “é preciso ter um olhar diferenciado que possa contribuir no contorno das dificuldades e fazer desabrochar suas características singulares”.

Mas as crianças que têm síndrome de Down podem fazer tudo? A resposta é sim, como aponta a produtora de moda da agência de modelos Max Fama, Carolina Souza: “Os médicos falam que a condição não impede as crianças de desenvolverem qualquer tipo de atividade, não à toa, nós temos modelos com Down. Acreditamos no potencial de cada uma delas”.

Foi acreditando nesse potencial que a agência de modelos Max Fama fez o ensaio fotográfico com alguns deles.

Ficha técnica:

Modelo: Agência de Modelos Max Fama (@maxfama_oficial )

Maquiador: Nicolas Borges (@_nixcula )

Produtora de moda Carolina Souza (@cayhhsouza )

Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia (@jorgeluizgarcia_)

Coordenadora de pautas: Antônia Biazzi (@antoniadebiazzi)

Gerente de marketing: Cláudia Siqueira @ccysiqueira)

Direção de arte: Wesley Alysson (@wesleyallisson)

Produção executiva: Paulo Henrique Albuquerque (@pauloybrasil)

Responder