Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 295 Agosto 2019

Edição 295 Agosto 2019

→ Visualizar versão impressa em PDF

Reportagem infeliz

Luiz Carlos Ferraz

Abatida pelo crescente descrédito de leitores e anunciantes, em meio a intrincado plano de recuperação judicial e troca no controle societário do grupo que a edita – o que talvez explique o ódio que a contamina –, a revista Veja revelou todo o desespero desse seu inferno e de forma sensacionalista, bem ao estilo da mais chula “imprensa marrom”, desferiu ataques às cidades da Baixada Santista. Não se trata de manifestar exacerbado bairrismo, muito menos de pretender censurar o tradicional veículo de comunicação, mas tão …

Leia mais

Professor de Educação Física

Professor de Educação Física

Alberto Murray Neto

Dia 1º de setembro é o Dia do Professor de Educação Física. A prática do exercício físico está indissociavelmente ligada à história da humanidade. Em seus primórdios, o ser humano usava a força física como uma necessidade para sua própria sobrevivência. Com o avanço da civilização e quando o homem não mais precisou usar sua força física como meio de sobrevivência, como herança genética de seu passado, continuou sentindo necessidade de seguir lutando. E seguiu praticando exercícios físicos, desta vez com o objetivo de aprimorar …

Leia mais

Resgate de ícone português

Resgate de ícone português

A coleção Quintas da Jatobá Pastilhas é inspirada na azulejaria portuguesa, com seus elementos orientais da época das colonizações, composta pelos clássicos arabescos azuis no fundo branco. Por meio da técnica do decalque são criados vários desenhos em placas sortidas. Além do movimento criado pela estampa azulejo, as imagens também podem ser figurativas, com gravuras voltadas para a cultura lusitana.

Para se chegar a esse resultado, o processo de decalque – em folha especial impressa com os desenhos da coleção – acontece em cima de uma pastilha branca …

Leia mais

Portinari premiada na França

Portinari premiada na França

A Portinari foi premiada com o melhor estande na feira Saint-Gobain 2019, que aconteceu em junho, em Lille, na França. “Foi uma grande honra participar de evento dessa magnitude”, comentou Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari: “Receber o prêmio é um grande e importante reconhecimento. A dedicação de todos os colaboradores da Portinari tem papel fundamental em mais essa conquista”. Fizeram a diferença o conceito color connection, que tem como principal característica a definição de uma escala tonal que facilita a harmonização entre produtos, e a apresentação …

Leia mais

Cobertura inovadora

Cobertura inovadora

A utilização de telhados de palha é característica de projeto arquitetônico que requer ar aconchegante e ao mesmo tempo irreverente, muito utilizado em hotéis, pousadas, bares e restaurantes localizados, principalmente, no litoral. Para quem busca por este tipo de cobertura, a Palmex Brasil apresenta um produto inovador: telhado de palha sintética reciclável, não inflamável e à prova d’água, o que evita problemas com vandalismo, eventos climáticos e danificação por conta de pássaros, insetos, musgos, mofo e outros problemas associados à palha natural.

Feito no Canadá, o telhado de …

Leia mais

Metodologia com foco em sustentabilidade

Metodologia com foco em sustentabilidade

Uma das maiores produtoras de aço do planeta, a ArcelorMittal foi destaque da Concrete Show 2019, realizada em agosto, em São Paulo. A companhia apresentou sua inovadora metodologia para a área: Steligence, que possibilita uma avaliação precisa e apurada de uma edificação em todas as suas etapas construtivas, desde a fundação até a fachada. A empresa levou em conta os principais métodos construtivos do mercado e suas soluções em aço top de linha para identificar a escolha de construção inteligente em termos de custo, flexibilidade arquitetônica, geração de …

Leia mais

Minicontainer previne contra furtos em obras

Minicontainer previne contra furtos em obras

O engenheiro civil Pedro Haag desenvolveu minicontainers de aço para colocação em canteiro de obras visando guardar materiais utilizados durante a execução dos serviços. Normalmente, esses materiais ficam protegidos apenas por um “barraco de madeira”, sujeitos a furtos e condições climáticas. O resultado foi a criação da Containers Costa Oeste, que oferece o aluguel desses armazéns e é fonte de renda para aqueles que desejam investir em um modelo de franquia simplificado.

Pedro aderiu ao franchising em 2015. Não há restrições para ser um franqueado e fornecer o …

Leia mais

Mercado em recuperação

Mercado em recuperação

Entre julho de 2018 e junho de 2019 foram lançados em quatro dos nove municípios da Baixada Santista (Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente) 3.748 unidades residenciais. O volume é 1,8% superior ao período anterior, quando os lançamentos totalizaram 3.683 residências. No mesmo período, foram comercializados 3.099 imóveis novos, resultado 5,4% maior em relação às 2.941 residências vendidas no levantamento passado. Os números foram apurados pelo Secovi-SP e Robert Zarif Assessoria Econômica e divulgados em agosto durante encontro realizado em Santos.

O Valor Global de Vendas (VGV) …

Leia mais

Presença estratégica na América do Sul

Presença estratégica na América do Sul

A Roca Brasil Cerámica participou na CasaCor Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, no restaurante La Creación, ambiente criado pelo arquiteto boliviano Oscar Anglarill Jordán. “Minha inspiração partiu do exótico Marble Nouveau (120 x 120). Seu tom azul com veios dourados pautou a escolha dos detalhes do restaurante, construindo uma excelente sinergia entre revestimentos, mobiliário e decoração”, contou o profissional.

O Marble Nouveau revestiu o interior do restaurante, se estendendo para a frente do bar e parede. A coluna central foi revestida com o madeirado Piemonte (20 …

Leia mais

Pet na hora de escolher um imóvel

O paulistano pensa em seu animal de estimação na hora de escolher um imóvel para compra ou locação na internet apurou pesquisa realizada pelo site Viva Real. Pelo menos 49% dos usuários que realizaram buscas de imóveis nos últimos seis meses, na capital paulista indicaram, que o local precisa aceitar pets, pois possuem interesse em criar um animal de estimação no novo imóvel.

Cachorros lideram a preferência, com 82% das citações, seguido de gatos, com 30%. Sobre o perfil dessas pessoas, maioria é mulher (68%), idade mediana de …

Leia mais

Infraestrutura urbana inteligente

Infraestrutura urbana inteligente

Preocupada com a sustentabilidade e dona de um portfólio ambiental extenso, a Siemens lança a divisão Smart Infrastructure (SI). A nova estrutura tem o objetivo de atender aos desafios da urbanização e das mudanças climáticas do planeta, conectando, por meio da digitalização, sistemas de energia, edifícios e indústrias, fazendo-os utilizar seus recursos de forma efetiva e inteligente.

De acordo com Sergio Jacobsen, vice-presidente de SI da Siemens no Brasil, as pessoas passam 90% de suas vidas em edifícios, por isso a importância de se desenvolver tecnologias e serviços …

Leia mais

Alegra Centro será alterado

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) debateu em agosto, na Associação Comercial de Santos, propostas de alterações na Lei Complementar nº 470/2003, que criou o programa de revitalização e desenvolvimento da região central histórica de Santos, o Alegra Centro.

Segundo o presidente do Condepasa, Marcio Borchia Nacif, o objetivo é modificar a nomenclatura técnica dos imóveis tombados e dar uma flexibilidade a essas propriedades: “A reunião foi ótima. Cada entidade teve a oportunidade de expor opiniões e propor novas redações a parágrafos específicos. Todos …

Leia mais

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

O diagnóstico precoce da esclerose múltipla é o maior aliado do paciente, já que com o tratamento, a evolução da doença pode ser controlada, garantindo uma vida social mais ativa. Segundo dados da National Multiple Sclerosis Society, dos Estados Unidos, que estuda e difunde pesquisas sobre a doença, mais da metade das pessoas com a esclerose múltipla poderão desenvolver problemas com a cognição, que diz respeito a uma gama de funções cerebrais de alto nível. A neurocientista e neuropsicóloga Carina Spedo afirma: “Combinando a clínica, exames de …

Leia mais

Grãos integrais

Grãos integrais

Teste com grãos integrais com o objetivo de verificar se elas estão próprias para o consumo foi realizado pela Proteste, Associação de Consumidores. O objetivo foi avaliar se os grãos estavam livres de corpos estranhos, como ácaros, pelos de roedor e insetos. Para realizar a análise, foi levada em conta a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) RDC n° 14, que estabelece os requisitos mínimos para a constatação de matérias estranhas visíveis (macroscópicas) ou não visíveis (microscópicas) a olho nu em alimentos e bebidas, assim como …

Leia mais

Muita atenção na transfusão sanguínea

Muita atenção na transfusão sanguínea

Para doar, é ideal um pet de temperamento calmo e tranquilo

A TRANSFUSÃO sanguínea é o procedimento pelo qual se realiza a transferência de sangue total ou produtos sanguíneos de um doador para um receptor – no nosso caso de interesse, entre animais. O veterinário Eduardo Ribeiro Filetti explica que o uso dos componentes sanguíneos permite que mais de um paciente se beneficie de apenas um doador e reduz os riscos de reações contra outros componentes desnecessários: “Os doadores devem ser saudáveis, bem nutridos, livre de ectoparasitas e …

Leia mais

História e arqueologia

História e arqueologia

Os apaixonados por história e arqueologia têm muitas razões para visitar a Jordânia, país riquíssimo culturalmente e repleto de monumentos e ruínas que contam a história dos povos e impérios que passaram por ali. A Jordânia oferece sol oito meses por ano, atrações culturais únicas, como Petra e Jerash, impressionantes ambientes naturais que são facilmente acessíveis e praticamente desconhecidos da indústria do turismo. O país iniciou projetos que apresentam uma combinação de lazer, aventura e bem-estar, para garantir que o viajante desfrute de uma única e inesquecível experiência. …

Leia mais

Luxo e infraestrutura em Caldas Novas

Luxo e infraestrutura em Caldas Novas

Com investimento de R$ 35 milhões, o Piazza diRoma é o 13º hotel do Grupo diRoma em Caldas Novas, Goiás. São 228 apartamentos distribuídos em 12 andares, três subsolos de garagem, mezanino, lobby e uma infraestrutura que preza pela comodidade: academia, brinquedoteca, piscinas, bar molhado, coffe shop, restaurante… Para atender ao público das viagens corporativas e eventos, o empreendimento conta com três salas equipadas, cada com capacidade para 80 pessoas, e uma sala para até 150 pessoas.

Com o Acqua Park/Splash a 400 metros, o Piazza é excelente …

Leia mais

Roteiros divertidos em parques da Alemanha

Roteiros divertidos em parques da Alemanha

O Sul da Alemanha é um destino com muita diversão, seja em Munique, repleta de atrações para todas as idades, ou nos parques Legoland Deutschland Resort e Playmobil FunPark. O roteiro sugerido pela Françatur começa em Munique, a terceira maior cidade da Alemanha. Em seu centro histórico, visitar a Marienplatz é programa obrigatório. Os pequenos costumam encantar-se com a dança dos bonecos, espetáculo com hora marcada pela torre do relógio da prefeitura. Quem gosta de futebol tem a chance de conhecer a Allianz Arena. Se o interesse for …

Leia mais