Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Muita atenção na transfusão sanguínea

Muita atenção na transfusão sanguínea

Para doar, é ideal um pet de temperamento calmo e tranquilo

A TRANSFUSÃO sanguínea é o procedimento pelo qual se realiza a transferência de sangue total ou produtos sanguíneos de um doador para um receptor – no nosso caso de interesse, entre animais. O veterinário Eduardo Ribeiro Filetti explica que o uso dos componentes sanguíneos permite que mais de um paciente se beneficie de apenas um doador e reduz os riscos de reações contra outros componentes desnecessários: “Os doadores devem ser saudáveis, bem nutridos, livre de ectoparasitas e com vacinação e vermifugação em dia, e não devem apresentar histórico de doações anteriores. A coleta de sangue ocorre por venopunção única e o local da coleta deve ser preparado com tricotomia e antissepsia cirúrgica; pode ser feita no sistema aberto ou fechado. Nos cães podem ser encontrados sete grupos sanguíneos padronizados internacionalmente e em felinos foram descritos três tipos sanguíneos”.

Eduardo Filetti é professor universitário, especialista em saúde pública, pós-graduado em clínica de pequenos animais, especialista em cirurgia e odontologia veterinária, fitoterapeuta. Ele ensina que, além de avaliar as condições de saúde do pet que receberá a doação, é preciso realizar testes de compatibilidade com o doador. “A transfusão de sangue em cachorro é um processo lento, no qual o veterinário deverá ficar muito atento a possíveis reações, como taquicardia, salivação, hipotensão, entre outros”. Por isso, a transfusão só deve ser realizada em clínicas e hospitais veterinários bem equipados e com profissionais preparados. Terminada a transfusão, o pet que a recebeu deverá ficar internado por, no mínimo, 24 horas para observação.

O cão ou gato precisa estar em perfeitas condições de saúde, tanto para evitar problemas no receptor quanto para não se prejudicar com a doação. Além de atender aos pré-requisitos, os pets doadores passam também por uma triagem e por exames laboratoriais.

Estes são os pré-requisitos para cães doadores: ter entre 1 a 7 anos; pesar mais que 25 kg; estar vacinado, vermifugado e prevenido contra ectoparasitas; estar clinicamente saudável; não estar prenhe; ter temperamento dócil.

Pré-requisitos para gatos doadores: ter entre 1 a 8 anos; pesar mais de 5 kg; estar vacinado, vermifugado e prevenido contra ectoparasitas; estar clinicamente saudável; não estar prenhe; ter temperamento dócil.

Um pet de temperamento mais calmo e tranquilo é ideal, pois se torna desnecessário o uso de sedativos, anestésicos, o que diminui os riscos do procedimento.


MAUS-TRATOS – Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou o Disque-Denúncia 0800.121.6246, contra maus-tratos e abandono de animais. O serviço conta com veterinária do Serviço de Controle de Zoonoses para atender as denúncias, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. A averiguação se dará em um prazo de até 48 horas e as sanções começam com notificações e podem chegar a multas e até prisão. Como parâmetro, serão utilizadas as definições do Conselho Federal de Medicina Veterinária para maus tratos, crueldade e abuso, incluindo também agravantes e reincidência. A denúncia pode ser feita sob sigilo, lembrando que falsa denúncia é crime.

Responder