Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Grãos integrais

Muitos benefícios à saúde

Grãos integrais

Teste com grãos integrais com o objetivo de verificar se elas estão próprias para o consumo foi realizado pela Proteste, Associação de Consumidores. O objetivo foi avaliar se os grãos estavam livres de corpos estranhos, como ácaros, pelos de roedor e insetos. Para realizar a análise, foi levada em conta a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) RDC n° 14, que estabelece os requisitos mínimos para a constatação de matérias estranhas visíveis (macroscópicas) ou não visíveis (microscópicas) a olho nu em alimentos e bebidas, assim como seus limites de tolerância. Todas as amostras analisadas estão de acordo com a lei, livres de corpos estranhos.

Os grãos integrais proporcionam muitos benefícios à saúde. A linhaça é uma semente oleaginosa, encontrada no mercado sob as formas de semente de linhaça dourada e semente de linhaça marrom. Os dois tipos são ricos em nutrientes valiosos, como ácidos graxos ômega-3, fibras e lignanas.

A chia também é uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas (reunindo os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso organismo não produz). Possui um baixo índice glicêmico e contém uma concentração significativa de antioxidantes. Sua oxidação é mínima, comparada com outras fontes de ômega-3 como a linhaça.

A aveia é composta por proteínas, ferro, silício, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5 e traz importantes fibras solúveis. A betaglucana, por exemplo, ao entrar em contato com líquidos, forma um gel capaz de retardar a digestão, gerando saciedade e melhorando o funcionamento do intestino. Mais em www.minhasaude.proteste.org.br

Responder