Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 273 Outubro 2017

Edição 273 Outubro 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Travar a roda

Nelson Tucci

Em meio aos 60.000 homicídios registrados por ano, no Brasil, 2017 vai guardar mais um fato particularmente doloroso. Uma criança de 14 anos (e podem tratá-la como adolescente ou qualquer outra denominação, mas o fato é que 14 anos é idade de criança, que usa pediatra e ainda não tem o corpo 100% pronto), sentindo-se moralmente agredida, resolveu matar seus coleguinhas a tiros. E com uma arma privativa de polícia mandou para o céu (como se diz, sempre, com as crianças que têm a vida abreviada) …

Leia mais

O Brasil e a China

O Brasil e a China

Eduardo Augusto Murray

O apetite chinês para investimentos no Brasil está cada vez maior. Muito embora o governo chinês tenha recentemente divulgado que iria desestimular certos investimentos no exterior, em alguns setores, esta medida não deverá impactar negativamente o fluxo de recursos chineses para o Brasil.

Aportes em setores como infraestrutura e energia continuarão sendo estimulados pelo governo chinês.

Ocorre que, agora, o governo chinês pretende centralizar investimentos em áreas consideradas estratégicas. Setores de infraestrutura e agronegócio continuarão a atrair o capital chinês. O Brasil, tradicionalmente, é um …

Leia mais

Um gás à Chery

Um gás à Chery

Nelson Tucci

Há quem goste do modelo e há também quem não o conhecia. Mas depois desta matéria – esperamos! – a vida do Novo Celer não será mais a mesma. A Chery, montadora chinesa que aportou no Brasil em 2009, cometeu alguns erros de avaliação e teve modelos rejeitados pelo consumidor. Mas isto ficou pra trás. A aposta no QQ (já de fabricação nacional e com motor flex, sendo atualmente o mais barato do mercado, com preços em torno de R$ 26 mil) e na 2ª geração …

Leia mais

Comércio apresenta reação lenta

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na avaliação dos últimos 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente a igual período do ano anterior) houve queda de 2,1%. Já na avaliação contra setembro do ano passado, houve um aumento de 5,5%. Depois de dois anos de retração, desde novembro de 2016 o indicador …

Leia mais

Consumidores trocam de operadora de telefonia fixa e móvel…

Consumidores trocam de operadora de telefonia fixa e móvel…

Impulsionada pela qualidade (?) dos serviços prestados, consumidores do Estado de São Paulo trocaram em nove anos, completados em setembro, quase 13 milhões de vezes de operadora de telefonia fixa e móvel sem alteração do número do telefone. No mesmo período, o país registrou cerca de 40 milhões de transferências. Segundo relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom), considerando apenas o terceiro trimestre deste ano, de julho a setembro, foi concluída 1,61 milhão de trocas de operadoras, sendo 387,86 mil (24%) por usuários de terminais fixos …

Leia mais

Projeto Muretas na Cidade

Projeto Muretas na Cidade

Leandro Ayres

LANÇADA em Santos a segunda edição do projeto Muretas na Cidade, que consiste na exposição nos jardins da praia de 10 esculturas confeccionadas em fibra de vidro e customizadas por artistas plásticos locais. Oito delas reproduzem a figura das muretas, um dos símbolos da cidade, e duas formam a palavra “Santos”.

As esculturas permanecerão expostas até fevereiro. O projeto foi idealizado pelo designer e coreógrafo Mauriomar Cid, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e integra a Primavera Criativa. Desde 2015, Santos é a …

Leia mais

Estudantes apresentam fotografias autorais

ALUNOS do curso de aprofundamento JP na Mídia, do Colégio Jean Piaget, de Santos, apresentam até 4 de novembro trabalhos autorais, com temas variados, no Espaço VIP da Galeria Municipal Braz Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Avenida Pinheiro Machado, 48, 2º piso, Vila Mathias. A mostra é resultado do projeto desenvolvido ao longo deste ano letivo pelo professor e fotógrafo Leandro Ayres. Em sua estreia, os jovens fotógrafos revelam aspectos de um mundo interior, fruto do despertar de suas percepções e traduções de suas vidas …

Leia mais

Anamar entrega alto padrão

Anamar entrega alto padrão

Sandra Netto

Comemorando 36 anos de atuação no mercado imobiliário de Santos, a Construtora Anamar prepara a entrega de mais um empreendimento voltado ao segmento de alto padrão. Trata-se do residencial Costa Embaré, localizado na Rua Álvaro Alvim, 57, com apartamentos de três e dois dormitórios e ampla estrutura de lazer. Este é o 12º empreendimento da linha Costa, iniciada em 1981, totalizando a entrega de 777 unidades habitacionais, celebrou o diretor da Anamar, Adelino Bastos.

O projeto arquitetônico tem concepção contemporânea e foi feito pela arquiteta Irene …

Leia mais

Modernidade com funcionalidade

Modernidade com funcionalidade

Atuando desde 1965 no mercado da Baixada Santista, a Litoral Revestimentos se mantém na vanguarda quando o assunto é acabamento na decoração. Com vasto portfólio de produtos, a empresa representa grifes consagradas e possui equipe preparada para atender com excelência profissionais da construção civil, arquitetura e decoração, assim como o consumidor final.

“Aliamos nossa forte tradição com as novas tendências do design e tecnologia, agregando requinte, praticidade e bom gosto”, comenta o diretor da Litoral, François Mertens. Ele explica que o pioneirismo é sustentado com produtos modernos e …

Leia mais

“Casas de Vidro”, história e conservação

“Casas de Vidro”, história e conservação

Até 4 de março é possível visitar a exposição Casas de Vidro, que aborda o uso do vidro como material para a arquitetura, tendo como eixo a comparação entre as casas projetadas por Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Mies Van Der Rohe, nos Estados Unidos, e Lina Bo Bardi, em São Paulo. A mostra acontece na casa de vidro do casal Bardi, na Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi, capital paulista. A exposição destaca imagens de arquivo dos quatro projetos, estudos e comparações entre os …

Leia mais

11ª Bienal de Arquitetura

De 28 de outubro até o final de dezembro, acontece a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo com mais de 40 atividades de diversos tipos e formatos, com a proposta de aproximar a arquitetura de outras formas de coprodução urbana, com o objetivo de construir um projeto coletivo e colaborativo de cidade. A exposição da Bienal acontece numa rede de espaços oficiais, com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Mais informações em www.11bienaldearquitetura.org.br

Leia mais

O “Melhor Destino Verde”

O “Melhor Destino Verde”

Nosso vizinho Peru foi eleito o “Melhor Destino Verde” no World Travel Awards (WTA) América do Sul 2017, anunciado na Riviera Maia, no México. “O Peru é um país de biodiversidade e nossas ações de promoção vêm concentrando-se em divulgar o nosso destino neste segmento a nível internacional”, disse Marisol Acosta, diretora de Turismo da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, a PromPerú: “Este prêmio confirma que a cadeia comercial de todo o mundo está reconhecendo nossa oferta de natureza, que se complementa …

Leia mais

Socorro, referência em turismo acessível

Socorro, referência em turismo acessível

A estância de Socorro, na Serra da Mantiqueira, no interior do Estado de São Paulo, foi premiada como referência em turismo acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao receber o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal” durante o World Company Award (WOCA) 2017, em Lisboa, Portugal.

Para garantir a mobilidade dos visitantes com deficiência física pelas ruas, Socorro possui sinalização tátil, elevadores, rampas e barras nos pontos turísticos, além de realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos para garantir que todos tenham rampas de acesso dentro …

Leia mais

Relaxamento com vista para o mar

Relaxamento com vista para o mar

Unindo sofisticação e conforto, o Maitei Hotel, em Arraial D’Ajuda, no Sul da Bahia, inaugurou um novo spa. O espaço de relaxamento tem vista para o mar e apresenta diversos tratamentos que reforçam a proposta do hotel boutique de oferecer aos hóspedes uma estada com requinte, comodidade e serviços exclusivos.

O menu do spa Maitei conta com opções de massagens relaxantes e terapêuticas. A relaxante, por exemplo, é ideal para combater a tensão muscular e diminuir o estresse e pode ser combinada com uma esfoliação corporal com o …

Leia mais

Envelhecimento precoce. Não!

Envelhecimento precoce. Não!

Alvo de um processo natural, algumas pessoas podem sofrer mais com os sinais do envelhecimento, aparentando até ter mais idade do que realmente possuem. Diversos fatores influenciam esta ordem, e muitos deles estão fora do alcance, como a genética. Contudo, é possível manter um ritmo compatível com uma alimentação rica em antioxidantes. Esses elementos são compostos de vitaminas, minerais e outras substâncias químicas capazes de evitar a oxidação da estrutura celular.

Está comprovado cientificamente que uma dieta rica em alguns antioxidantes previne contra doenças cardíacas e aquelas relacionadas …

Leia mais

Fluídos de colágeno para a pele

Fluídos de colágeno para a pele

Proteína importante na composição estrutural do nosso organismo, o colágeno possui a função de promover a sustentação entre as células, proporcionando um tecido mais firme. A partir dos 25 anos de idade começa um processo de declínio na produção natural do colágeno na pele, ocasionando o aparecimento de sinais do envelhecimento. Os fluídos concentrados de colágeno Bel Col Santos são indispensáveis para o cuidado diário da pele. As gotas de beleza são desenvolvidas pela alta biotecnologia e associam ativos de qualidade. Eles estão disponíveis em quatro versões e …

Leia mais

Exercícios X diversão virtual

As antigas brincadeiras de rua, que estimulavam o movimento das crianças, foram substituídas há alguns anos pela diversão virtual. Essa mudança de hábito é uma das causas do desenvolvimento e aumento da obesidade infantil em todo o mundo. Para reverter esse quadro, estimular a prática de atividade física é uma importante alternativa.

Silvana Vertematti, cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, ressalta que a identificação e a diversão durante uma atividade são fatores primordiais para a aderência da …

Leia mais

Tumores de mama nas amiguinhas

Tumores de mama nas amiguinhas

OS TUMORES de mama são muito comuns em cadelas e gatas, chegando a 25% de todos os tumores, que podem ser benignos ou malignos. As estatísticas indicam que 50% dos tumores de mama nas cadelas são malignos e nas gatas este índice chega a 95%. Porém, os tumores benignos podem se transformar em malignos quando não tratados e até gerar metástases.

Metástase é a capacidade de certos tumores malignos formarem outros tumores, em outros locais, correndo pela corrente circulatória. Normalmente essas metástases tumorais afetam a rede linfática das …

Leia mais

Dra. Bia assume presidência da APM Santos

Dra. Bia assume presidência da APM Santos

Ao lado da filha Natália Soares de Matos Almeida e o noivo Ciro Barbosa Mariano, e do amado Ariomar Ferreira, dra. Ana Beatriz Soares assumiu a presidência da Associação Paulista de Medicina – APM Santos, em sessão solene que marcou o Dia do Médico, em 21 de outubro, na tradicional sede do Gonzaga. Nossos votos de uma gestão repleta de realizações. Parabéns!

Momento especial para os diretores da construtora NossoLar, Rodrigo, Renata e Ana Pacheco da Silva: com a presença dos atores globais Caio Castro, Felipe Titto, Letícia …

Leia mais

Vem para o Arapuka!

Vem para o Arapuka!

Bruno Scarpa

Inaugurado há dois meses, o Arapuka Gastrobar foi idealizado em Santos por empresários já proprietários de outros locais famosos e de sucesso na cidade: Adrio Largacha (Cali4nia Bar and Food), Diogo Junqueira (Fish Bar) e Bruno Pascale (Akioh Sushi Bar).

Eles decidiram somar suas experiências e o grande know-how que possuem no segmento para criar um ambiente especial, um bar conceito no padrão dos melhores da capital paulista.

A principal característica da casa e sua especialidade são os drinks com gin, nacional e importado, nos mais …

Leia mais

O vinho ideal nos dias de calor

Nesta Primavera quente, é cada vez mais comum a busca por bebidas refrescantes. Para os apreciadores de vinho há opções que cumprem essa tarefa, afirma Abel Blumenkrantz, da Garage Vinhos, de Curitiba, caso dos brancos, rosés e espumantes. “Por serem leves e terem baixa presença de taninos, causam uma sensação refrescante e acompanham muito bem saladas, aperitivos, canapés e pratos leves com frutos do mar e queijos magros”, detalha Abel. Para quem prefere os tintos, Abel diz que podem ser degustados nessa época. “O segredo é ficar ligado …

Leia mais

Pioneira na beleza brasileira

Pioneira na beleza brasileira

Organizado entre 1921 e 1922 pela Revista da Semana, em uma parceria com o jornal A Noite, ambos do Rio de Janeiro, a então capital federal, o primeiro concurso de alcance nacional para a escolha da mulher mais linda do Brasil movimentou a sociedade da época. A disputa se transformou numa autêntica febre, agitando os brasileiros de norte a sul, transformando a rotina de centenas de jovens, e belas, mulheres de mais de 100 cidades do país. Na reta final da prova, das 319 candidatas ao título de …

Leia mais