Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Susan Hortas/Divulgação Secom-PMS

Projeto Muretas na Cidade

Surf é o tema da mureta customizada por Alexandre Pedroso

Projeto Muretas na Cidade

Leandro Ayres

LANÇADA em Santos a segunda edição do projeto Muretas na Cidade, que consiste na exposição nos jardins da praia de 10 esculturas confeccionadas em fibra de vidro e customizadas por artistas plásticos locais. Oito delas reproduzem a figura das muretas, um dos símbolos da cidade, e duas formam a palavra “Santos”.

As esculturas permanecerão expostas até fevereiro. O projeto foi idealizado pelo designer e coreógrafo Mauriomar Cid, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e integra a Primavera Criativa. Desde 2015, Santos é a única cidade brasileira, exceto capitais, a ostentar o título Cidade Criativa, atribuído pela Unesco para Salvador, Curitiba, Belém e Florianópolis.

Ao frisar o apoio da Setur e parceiros que viabilizaram a iniciativa, Mauriomar contou que a ideia foi baseada no projeto Cow Parade, conhecido pelas esculturas de vacas decoradas em várias cidades do mundo.

Conforme disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, Santos tem muitos talentos: “Dar visibilidade aos artistas e facilitar o processo de criação é responsabilidade do poder público”. Já o secretário de Turismo, Rafael Leal, destacou que as esculturas preparam um dos cartões postais de Santos, os jardins da orla, para a temporada de Verão.

As esculturas com o nome “Santos” têm dimensão de 2m30 por 2m15 e estão posicionadas na plataforma do emissário submarino e no jardim da orla. Elas foram customizadas por Leandro Shesko e Érico Bomfim. As esculturas em forma de mureta, com 1m60 de altura e de largura por 0,35m de profundidade, são assinadas por Andressa Sirius, Alexandre Pedroso, Márcia Okida, Érica Gropp Colen, Chico Mel, José Elffer, Andréa Araújo e grupo Tumobgrafia.

Além da Setur, o projeto Muretas na Cidade conta com apoio institucional do restaurante Hiná Fish e Lounge e da Cervejaria Burgman.

 

Responder