Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 304 Maio 2020

Edição 304 Maio 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

Sentimentos

Luiz Carlos Ferraz

As reflexões proporcionadas pelo isolamento social geram sentimentos ambíguos. Ao mesmo tempo em que provocam medo – de ser internado, entubado e nunca mais acordar –, inspiram esperança – de continuar vivendo, para lutar contra a propagação da pandemia. É nesta hora que subvertermos o que se espera de um editorial de jornal, ao trocar a previsível posição política, social etc. por um punhado de sentimentos – sim, os sentimentos que afloram, porque atrás de um jornal, um site, uma empresa, existem pessoas! A Região …

Leia mais

Autonomia para as Confederações e valorização dos atletas

Autonomia para as Confederações e valorização dos atletas

Alberto Murray Neto

O mundo do esporte vem passando por transformações profundas. É imperioso modernizar a forma de relacionamento entre o Comitê Olímpico, as Confederações desportivas e os atletas. É com esse objetivo que minha proposta de Agenda Positiva para a presidência do Comitê Olímpico do Brasil prevê como principais pilares a autonomia das Confederações e a valorização dos atletas.

É necessário, urgentemente, que seja aumentado o piso de recursos que são transferidos do Comitê Olímpico para as Confederações. A maioria delas chega ao final do ano em …

Leia mais

Marco de Nova York

Marco de Nova York

Com arquitetura arrojada, o edifício 56 Leonard já é reconhecido por redefinir a silhueta de Nova York. A icônica torre está localizada no distrito TriBeCa e foi concebida pelos arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker, Herzog & de Meuron, da Basileia, na Suíça. Sua apresentação foi feita pelas construtoras Alexico Group LLC e Hines, em parceria com a Dune Real Estate Partners LP., Schonefeldtners LP e financiamentos administrados pela Goldman Sachs.

Nomeado um dos 10 edifícios mais importantes da Big Apple na última década pela Curbed New York, uma …

Leia mais

Streaming para arquitetos e designers

Streaming para arquitetos e designers

Aconstrutech Archademy, aceleradora de escritórios de arquitetura e design, lançou o ArchaPlay, streaming que fornecerá aos profissionais uma oportunidade de participar do hub de negócios da startup de maneira remota. Dentro da plataforma será possível acessar desde conteúdos desenvolvidos por especialistas e profissionais do segmento, até contatar fornecedores por meio de um fórum administrado pela Archademy e fechar parcerias e negócios.

Com menos de R$ 2 por dia, por meio de assinatura mensal ou anual, é possível acessar conteúdos novos toda semana, como entrevistas com arquitetos e designers, …

Leia mais

Turismo mais eficaz

Turismo mais eficaz

O Instituto Ciudades del Futuro apresentou em videoconferência a Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes (Red DTI-Ar), com a presença online de mais de 400 especialistas de todo o mundo, especialmente de 80 municípios da Argentina e representantes de entidades do Paraguai, Chile, República Dominicana, Colômbia, Curaçao, Brasil, Espanha, Costa Rica e França.

A Red DTI-Ar é um espaço de intercâmbio de experiências e destinos criados pelo Instituto Ciudades del Futuro (ICF) com a finalidade de impulsionar os destinos turísticos inteligentes da Argentina. Inclui grupos constituídos por prefeituras, …

Leia mais

Portugal reabrirá hotéis em junho

Portugal reabrirá hotéis em junho

O Pestana Hotel Group começará a reativar seus hotéis e pousadas em Portugal a partir de 5 de junho, com uma campanha de agradecimento aos profissionais de saúde que, desde o primeiro momento, têm estado na linha da frente no combate à pandemia. Numa primeira fase abrem, na região de Lisboa, o Pestana Cascais e, no Algarve, o Pestana Viking, Pestana Alvor South Beach e o Pestana D. João Villas. As pousadas retomam a atividade com as unidades de Viana do Castelo, Ria de Aveiro, Alcácer do Sal, …

Leia mais

Setor unido, por sobrevivência

Setor unido, por sobrevivência

Nelson Tucci

Ainda que a produção e as vendas reajam nos próximos meses, o que o setor espera, as vendas da indústria automobilística deverão ser pelo menos 30% menores em relação ao ano passado. Mas isto não é tudo. Se o crédito não chegar às pequenas e médias empresas, vai ter quebradeira. Pesquisa realizada pela plataforma Automotive Business aponta que o fôlego das menores deverá durar só mais 60 dias.

“Devemos trabalhar mais em rede, nos ajudar”, receita Gustavo Levy Canaan, diretor de Vendas da ArcelorMital, antevendo repasse …

Leia mais

Plataforma on-line para conectar IoT

Plataforma on-line para conectar IoT

Com o objetivo de unir e aproximar de forma digital todo o ecossistema de Internet das Coisas brasileiro, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) lançou a plataforma digital e comunidade on-line Conexão IoT. O programa conecta as forças de diversos setores econômicos, públicos e privados, aos usuários finais, fornecedores e pesquisadores de todo o Brasil.

A ideia, segundo Paulo Spacca, presidente da Abinc, é proporcionar o intercâmbio de informações, fomento à negócios e o networking profissional. “Desde o início da Abinc temos realizado eventos para estimular …

Leia mais

Dewalt lança nivelador a laser verde

Dewalt lança nivelador a laser verde

Com feixe de luz verde, que permite alcance de até 15 metros, a Dewalt lançou o auto nivelador laser DW088CG. Desse modo, a tecnologia do oferece ao usuário uma visibilidade quatro vezes maior, quando comparada ao feixe de luz vermelho e melhor visualização em ambientes externos ou com a nitidez prejudicada por poeira e detritos de obras. Por conta dessas características, o modelo tem excelente desempenho em ambientes adversos e possibilita o trabalho em terrenos com condições difíceis, já que os feixes verticais e horizontais garantem precisão no …

Leia mais

Gordofobia. Combatendo com informação

Gordofobia. Combatendo com informação

Neologismo criado para indicar o preconceito de pessoas que julgam o excesso de peso e a obesidade como um fator que mereça desprezo, a gordofobia deve ser combatida com informação, afirma a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Sbcbm). “Evidências científicas mostram que o aumento de peso não ocorre apenas por falta de disciplina ou de responsabilidade pessoal, mas sim por efeitos biológicos, metabólicos e genéticos”, explica o vice-presidente da entidade, Fábio Viegas.

No Brasil, uma em cada cinco pessoas está com sobrepeso ou obesidade segundo dados …

Leia mais

Recuperar a boa forma após o parto

A pós a gestação, quando muitas transformações acontecem no corpo da mulher para que ela possa trazer ao mundo um filho, agora é a hora de ir em busca de perder o peso corporal extra da gravidez e recuperar a boa forma física. O personal trainer e especialista em treino para mulheres, Rafa Moreira, elenca alguns cuidados que as novas mamães devem ter para recuperarem a boa forma física após a gestação: “Assim como em outras fases da vida, a dupla infalível boa alimentação e exercícios físicos é …

Leia mais

Dicas para prevenir a obesidade do pet

Dicas para prevenir a obesidade do pet

Doença pode levar a problemas digestivos

OBESIDADE é um problema muito comum nos animais de estimação e pode ser definida como um acúmulo excessivo de gordura no organismo. O animal se torna obeso, explica o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, por meio de ingestão acima do normal de calorias, pela vida sedentária ou restrição de exercícios, predisposição genética, alterações endócrinas, como a hipofunção de tireoide ou da adrenal, dietas desbalanceadas ou em alguns casos de estresse.

Alguns animais obesos tem maior propensão a desenvolverem problemas digestivos, pancreáticos e …

Leia mais

Dr. Bactéria, prevenção à Covid-19

Dr. Bactéria, prevenção à Covid-19

Conhecido como “Dr. Bactéria”, Roberto Martins Figueiredo é biomédico, conselheiro do CRBM e especialista em higiene de alimentos: atualmente é contratado do Departamento de Jornalismo da Rede Record, com quadro no programa Fala Brasil, no qual aborda temas relacionados com a saúde pública, especialmente nesses dias de pandemia com foco nas medidas de prevenção à Covid-19.

Jornalista Maria Amélia Graniero, diretora do Jornal de Peruíbe, pré-candidata à vereadora por Peruíbe cuida da família nesse tempo de pandemia, aproveitando para estudar políticas públicas, visando o desenvolvimento do município do …

Leia mais

Tradição santista no Bamba

Tradição santista no Bamba

Bruno Scarpa

Com 45 anos de tradição, o Bamba Sorvetes em Santos através de Alexandre Andreazzi e Camila Andreazzi dispõe de um ambiente familiar e aconchegante para seus clientes se sentirem em casa e ficarem mais à vontade para degustar e escolher dentre os mais de 40 tipos de sorvete encontrados no sistema por quilo. Dentre os sabores preferidos pelos frequentadores, estão morango, chocolate, flocos, creme, pistache e nozes.

Fora o sorvete tradicional, a banana split é uma ótima pedida, sendo composta por três sabores de sorvete, banana, …

Leia mais

Delivery Solidário no menu RW

Para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social em meio à pandemia, a Brasil Restaurant Week promove até 7 de junho a ação Delivery Solidário. Com a iniciativa, os clientes que adquirirem o menu RW, que contempla entrada, prato principal e sobremesa, também contribuirão com a doação de uma refeição para pessoas necessitadas, como moradores de rua. Além da ação social, o cliente incentiva ao comércio local. O próprio restaurante ficará responsável por preparar as marmitas. Entre os participantes em todo o país estão cidades da Baixada Santista, …

Leia mais

Coutinho, o “gênio da pequena área”

Coutinho, o “gênio da pequena área”

O craque Coutinho gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 24 de maio de 2012, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). Falecido em maio de 2019, Coutinho nos conta na entrevista sobre como iniciou no time principal do Santos F.C. com apenas 14 anos, entre outras memórias de sua vida pessoal e profissional.

Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, nasceu em Piracicaba em 11 de junho de 1943. Veio para Santos com apenas 13 anos, e ao lado de Pelé, Pepe …

Leia mais