Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias
Edição 300 Janeiro 2020

Edição 300 Janeiro 2020

→ Visualizar versão impressa em PDF

Hoje tem laranjada?

Luiz Carlos Ferraz

Armado a cada dois anos, o circo da democracia volta em 2020, animado já nestes primeiros dias do ano com a sanção do orçamento federal que inclui a espantosa dotação de R$ 2 bilhões para o fundo eleitoral – o butim pilhado do Tesouro Nacional e que será repartido entre os partidos para vitaminar as campanhas dos candidatos, laranjas ou não, na eleição municipal de 2 de outubro. Isto não tem nada a ver com o famigerado fundo partidário, que paga a gastança dos partidos! …

Leia mais

A humanização do Direito

A humanização do Direito

Alberto Murray Neto

É inegável que o avanço da tecnologia está cada vez mais presente na vida dos advogados. A inteligência artificial proporciona inúmeros facilitadores aos escritórios de advocacia, que beneficiam o seu funcionamento e que militam, também, em favor do cliente. A advocacia não está ausente ao progresso da ciência.

Ainda assim, o direito é uma ciência humana. Por isso, nada supera a relação pessoal entre advogado e cliente, fator essencial para o sucesso da profissão.

A tecnologia empregada na prática da advocacia deve servir como assessoramento, …

Leia mais

Santos comemora 474 anos

A celebração dos 474 anos de Santos no domingo 26 inclui atividades esportivas, religiosas, culturais e atos cívicos. As atividades começam às 9 horas com o 15º passeio ciclístico da Associação Brasileira de Ciclismo, com saída da Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Às 10 horas, será celebrado ato cívico que marca o início das obras de restauração do Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico, seguida de missa de ação de graças na Catedral, às 11 horas. Na sequência, às 12 horas, a Câmara de Vereadores promove sessão …

Leia mais

Confiança no mercado imobiliário!

Confiança no mercado imobiliário!

Ricardo Beschizza

As perspectivas econômicas para este ano parecem trazer horizontes mais otimistas. Mesmo com as instabilidades internacionais do início de 2020, o sentimento do empresariado brasileiro – especialmente do segmento da construção civil e indústria imobiliária – é de retomada, depois de um longo período de crise.

No último trimestre de 2019 e nos próximos meses, os diversos lançamentos em Santos e cidades da região indicam a abertura de novos postos de trabalho, fazendo girar a economia local, gerando impostos e colaborando para a renovação urbana.

Além …

Leia mais

A vista mais bonita de Montevidéu

A vista mais bonita de Montevidéu

Localizado a 80 metros de altura, no 22º andar do edifício sede da Intendência Departamental de Montevidéu, o terraço “El Mirador” oferece uma das vistas panorâmicas mais belas da capital do Uruguai. Renovado em termos estético e funcional, o mirante panorâmico está localizado na Avenida Principal 18 de Julio, 1.360, e funcionou pela primeira vez em 1979, com restaurante e cafeteria sendo palco de diferentes eventos sociais.

A intervenção incorporou novas tecnologias, que além de proporcionar um ambiente “cálido”, natural e verde, geram economia no consumo de energia …

Leia mais

Para quem deseja fugir da folia carnavalesca

Para quem deseja fugir da folia carnavalesca

A The Leading Hotels of the World proporciona experiências únicas para quem deseja fugir das comemorações carnavalescas. A coleção de hotéis de luxo selecionou três destinos para os turistas que querem explorar outros países, provar novos sabores e conhecer culturas diferentes.

Na capital da Argentina, o Faena Hotel Buenos Aires proporciona opções diferenciadas de cultura, arte e gastronomia, como o restaurante El Mercado, que mistura a culinária argentina com o que há de melhor nos mercados europeus, e o templo noturno El Cabaret.

Faena vive e respira o …

Leia mais

Programa incentiva regresso

Programa incentiva regresso

Buscando reverter a baixa natalidade do país, o Programa Regressar, do governo de Portugal, apoia os que emigraram para outros países, bem como os seus descendentes e outros familiares, para que tenham melhores condições para voltar e aproveitar oportunidades.

Portugal teve, em 2018, a quarta taxa de natalidade mais baixa entre os Estados-membros da União Europeia (UE), registrando também uma diminuição de sua população para 10,28 milhões de pessoas, com 87 mil nascimentos e 113 mil mortes no ano passado.

O Regressar consiste em medidas concretas de ajuda …

Leia mais

Indústria otimista!

Indústria otimista!

Nelson Tucci

O setor automotivo está em estado de graça. Há recuperação de números na produção local e nas vendas pelo terceiro ano consecutivo. Em 2019 a indústria obteve a melhor média de vendas diárias dos últimos seis anos: 13.173 unidades de veículos. Para 2020 a projeção é crescer 9,4% (no número de licenciamentos), em cima da base do ano passado, que já foi 8,6% maior sobre o ano anterior. Em 2019, as montadoras produziram 2,5 milhões de unidades no país, revelou a Associação Nacional dos Fabricantes de …

Leia mais

Austrália anuncia programa de bolsas de estudo para brasileiros

O governo da Austrália anunciou, por meio de seu Departamento da Educação, a criação do Destination Australia Program, que concederá bolsas de estudos aos públicos nacional e internacional. Ao todo, são 35 universidades e instituições de ensino técnico profissional vinculadas, que compartilharão suas rotinas acadêmicas e receberão os bolsistas selecionados já a partir deste semestre letivo.

Os brasileiros com interesse em participar podem procurar diretamente as instituições de ensino participantes. Cada unidade educacional é responsável em determinar as suas regras para a seleção dos candidatos e as …

Leia mais

Reparos em equipamentos industriais

A Mitsubishi Electric, companhia de automação industrial e CNC (Comando Numérico Computadorizado), ressalta a importância de reparos de alta qualidade alinhados com os padrões da fábrica no Japão para garantir o pleno e correto funcionamento de máquinas e equipamentos. A companhia espera que a retomada econômica traga mais máquinas para o país e, com isso, alerta para a importância de buscar profissionais autorizados quando a manutenção for necessária.

“Máquinas no ambiente industrial frequentemente precisam de manutenção, ainda que preventiva, e o aumento da quantidade de clientes nesse sentido …

Leia mais

Depilando com cera morna

Depilando com cera morna

Cuidados especiais devem ser observados por quem pretende se depilar para ir à praia ou à piscina no Verão. Afinal, um dos problemas mais recorrentes em quem se depila é a exposição ao sol sem o devido cuidado, o que pode provocar manchas na pele.

Especializada em cuidados com o pelo e pele há mais de 20 anos, Danyelle Van Straten destaca a importância de evitar a exposição ao sol após se depilar, principalmente nas áreas do corpo sem proteção, como braço e buço: “A depilação com cera …

Leia mais

Prevenção ao câncer de pele

Os cuidados com a exposição ao sol devem ser constantes, mas é nesta época do ano no Hemisfério Sul que a incidência dos raios solares é mais concentrada. “Em um país tropical como o Brasil, existe uma radiação solar acentuada, necessitando de maiores cuidados para evitar o câncer de pele”, explica a médica Johanna Wagner Poti Sales, dermato-patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). O câncer de pele é o mais predominante no país, representando mais de 90% dos casos de câncer. Estima-se que, somente em 2019, foram …

Leia mais

O maior spa natural do mundo

O maior spa natural do mundo

Apesar do nome, que se refere ao fato de sua água ser tão salina que impossibilita a vida, o Mar Morto, em Israel, no Oriente Médio, é rico em sais minerais e ingredientes com capacidade regeneradora e prolongadora da vida, sendo 12 deles exclusivos. Por este motivo, este grande lago tem atraído milhões de visitantes todos os anos, tanto em busca de seus benefícios como para o turismo.

Localizado entre Israel e Jordânia, com quase três milhões de anos de existência, o lugar é único no mundo. “Já …

Leia mais

Animais melhoram a vida dos humanos

Animais melhoram a vida dos humanos

Entre os muitos benefícios, criar um bicho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, colesterol e o triglicérides

PESQUISAS comprovam que os animais de estimação fazem bem à saúde dos humanos, afirma categórico o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele explica que vários hospitais estão liberando visitas de bichos a pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas, constatando a interferência positiva que eles proporcionam no tratamento e cura, com base no farto material científico e pesquisas produzidos no Reino Unido, EUA e Canadá.

Filetti, que é pós-graduado em clínica de …

Leia mais

“Histórias de Botafogo”, o livro

“Histórias de Botafogo”, o livro

Artista plástica Iramar Penteado e o jornalista Antonio Augusto Brito, que lançou em janeiro o livro “Histórias de Botafogo”, com curiosidades do “bairro mais descolado do Brasil”, no Rio de Janeiro, projeto cultural do site Curta Botafogo.

Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul: ArcelorMittal conquistou o 1º lugar no setor de Mineração, Siderurgia e Metalurgia, no Guia Exame de Sustentabilidade, por iniciativas sustentáveis em suas unidades.

Camila Franco: há mais de cinco anos na Mercedes-Benz do Brasil, a

Leia mais

Pedaço da Nova Zelândia em Santos

Pedaço da Nova Zelândia em Santos

Bruno Scarpa

Há três meses funcionando em Santos, o Aotearoa trouxe para a cidade um pub temático da Nova Zelândia inspirado no esporte mais popular do país, o rugby, com decoração temática alusiva ao esporte e ao país. A iniciativa é dos empresários André Barreiros, José Nave e Clara Nave.

Em língua maori, do povo nativo da Nova Zelândia, Aotearoa é a forma mais amplamente aceita e conhecida para a designação de Nova Zelândia!

Dentre os principais pratos da casa, vale degustar o bolinho de bacalhau, os tradicionais …

Leia mais

Pizza para fazer em casa

Prova de que o brasileiro adora comer pizza, no ano passado foram produzidas mais de um milhão delas por dia, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo. E metade deste número foi consumida só no estado de São Paulo. Aliás, São Paulo é a segunda cidade que mais come pizza no mundo, só perdendo para Nova York, nos EUA. E para quem gosta de colocar a mão na massa e preparar sua própria pizza, a marca de arroz Tio João, do grupo Josapar, possui linha …

Leia mais

Uma vida dedicada ao Tribunal do Júri

Uma vida dedicada ao Tribunal do Júri

O promotor de Justiça Octavio Borba gravou depoimento ao Programa Memória-História Oral em 22 de outubro de 2019, no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Em sua entrevista, Borba fala da experiência de ter atuado em cerca de 2.200 julgamentos populares (até hoje o maior número da história do país para um promotor), de seus sonhos de infância e das lembranças da família.

Octavio Borba de Vasconcellos Filho nasceu em 12 de abril de 1945, na cidade de São Paulo. Filho de pai alfandegário e mãe …

Leia mais