Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 297 Outubro 2019

Edição 297 Outubro 2019

→ Visualizar versão impressa em PDF

Sem palavras

Luiz Carlos Ferraz

Um movimento que deve divertir, especialmente, filósofos, sociólogos e antropólogos – entre outros degraus do conhecimento que ainda não foram descobertos –, a Humanidade está se reinventando a cada instante, mas isto não significa que esteja sendo devidamente explicada para que tais descobertas sejam tornadas públicas e assimiladas honestamente pelo senso comum. Neste descompasso entre as inovações, não e nunca será de causar espanto que o novo venha a ser e esteja, como está, sendo confundido – e até distorcido com o que se convencionou …

Leia mais

Terceirizando profissionais de TI

Terceirizando profissionais de TI

João Victor Pan Alves

No ano de 2017 a Lei nº 13.467, conhecida como Reforma Trabalhista, entrou em vigor no Brasil e, com ela, alguns aspectos da relação entre empregado e empregador sofreram modificações. Dentre as alterações, um tema foi muito discutido e colocado em pauta durante os anos de vigência da legislação trabalhista anterior, a terceirização das atividades trabalhistas. A legislação anterior, revogada pela Reforma Trabalhista, estabelecia uma restrição quanto à terceirização da atividade econômica e trazia em sua redação que “contratante é a pessoa física ou …

Leia mais

Unidos e despidos… Todos ganham!

Ricardo Beschizza e André Marques Canoilas

O título é uma mera provocação. O que queremos alertar e evidenciar – por conta do atual cenário social, econômico e político que vivemos – é a necessidade de a sociedade civil, de forma organizada e dedicada, se unir e, despida de quaisquer ideologias e vaidades, lutar pelo bem comum de nossa rua, bairro, cidade, região, estado ou país.

Infelizmente, por muitos e muitos anos, achamos que escolher nossos representantes bastava. Que era responsabilidade do poder político resolver todos os problemas, mazelas …

Leia mais

Mostra “Morar Mais por Menos”

Mostra “Morar Mais por Menos”

Até 17 de novembro acontece na cidade de São Paulo a mostra “Morar Mais por Menos”, lançada há 16 anos, no Rio de Janeiro, e que é realizada na Rua Pedroso de Moraes, 2.188, Alto de Pinheiros. O local acolhe o conceito e filosofia propostos pelas idealizadoras Ligia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, a partir de alguns pilares essenciais, como brasilidade, sustentabilidade, customização, inovação e tecnologia, e o desafio de realizar mais por menos. “Não se trata de ser tudo com preço baixo”, comentam Ligia e Sabrina: “O …

Leia mais

App ajuda a criar mood boards

App ajuda a criar mood boards

A Portinari lançou o app Portinari My Mood, para o usuário criar seu mood board onde, quando e quantas vezes quiser. Tendo como base o portfólio da marca, é possível desenvolver infinitos resultados e combinações, sempre levando em consideração as preferências escolhidas. Formados por conjuntos de imagens, objetos e produtos, os mood boards ajudam a descobrir o estilo de decoração de cada pessoa e assim estabelecer um conceito do projeto. O aplicativo está disponível para download para Android e IOS.…

Leia mais

A terrível raiva

A terrível raiva

Cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano

A RAIVA é uma doença viral contagiosa que pode ser contraída por mamíferos, como cães, gatos, morcegos e cavalos. Antigamente, era chamada de hidrofobia, pois pela paralisia da musculatura mandibular o animal acometido parecia ter medo de água e ficava olhando com sede sem conseguir beber, ensina o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “Sendo uma zoonose, a raiva pode ser transmitida para o homem através da mordida do animal ou pela salivação do mesmo em contato com uma …

Leia mais

Festival Internacional da Imagem em Santos

Festival Internacional da Imagem em Santos

Leandro Ayres

CRIADO em 2016, o Valongo Festival Internacional da Imagem acontecerá de 8 a 10 de novembro, no Centro Histórico de Santos. O evento tem a finalidade de analisar as diversas formas de concepção e produção das narrativas visuais contemporâneo, em todas as plataformas midiáticas, por meio de diferentes atividades que envolvem palestras, oficinas, exposições, shows e outras formas de interação. O evento pretende, ainda, desafiar a compreensão a respeito do próprio campo da arte em que está inserido, ao abrir espaço para a experimentação e a …

Leia mais

Para arquitetos e designers de interiores

Para arquitetos e designers de interiores

A SAMSUNG lançou a Samsung ArqDesign, um site de relacionamento entre a empresa e os profissionais de arquitetura e design, em www.samsung.com.br/arqdesign, com informações e elementos para ajudar em projetos, como download de imagens em 3D, conferindo especificações dos produtos da marca. Basta preencher cadastro para que o usuário receba código para entrar na loja.

“Desenvolvemos uma pesquisa para entender as reais necessidades de arquitetos e designers e com esses insights percebemos que poderíamos desenvolver uma solução inspiradora, funcional e com conteúdos técnicos para suportá-los”, comenta Patrícia …

Leia mais

Oficina de fotografia mobile

O CENTRO de Artes e Esportes Unificados, na Rua Januário Cândido Pontes, Jardim Nova República, em Cubatão, receberá o workshop “Desperte o Seu Olhar”, sob coordenação de Julimar Gomes. As inscrições devem ser feitas online pelo link https://forms.gle/7VJtNEehMvGzLefg7. A oficina de fotografia mobile acontecerá de 19 a 28 de novembro e visa dar ao participante conhecimento para a melhor utilização da tecnologia da fotografia digital existentes nos celulares. Ao final das aulas, em 30 de novembro haverá uma saída fotográfica. Julimar Gomes é fotógrafo profissional, idealizador do Projeto …

Leia mais

Bem fácil de agradar

Bem fácil de agradar

Nelson Tucci

Dar um grau no HR-V é a tarefa que a Honda se impôs para manter o modelo em alta no ranking de vendas. Com bom visual e equipamentos internos renovados, um dos campeões da montadora japonesa não faz feio; bem ao contrário, transmite a sensação de que este é um carro em que não falta nada.

Andamos no modelo 2020 e procuramos um defeito aparente. Olha daqui, olha dali, dá meia volta e… achamos a coluna traseira larga, atrapalhando um pouco a visão. Só que os …

Leia mais

Geolocalização com drones impulsiona indústria 4.0

Geolocalização com drones impulsiona indústria 4.0

DroneShow e MundoGEO Connect Plus trazem ao debate o uso das geotecnologias e drones no contexto da indústria 4.0 e seus desdobramentos em diversos setores econômicos, como o mapeamento de queimadas, agricultura, inspeções de obras e cidades inteligentes, as smart cities.

Os eventos acontecem de 5 a 7 de novembro, no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo (SP), e segundo o idealizador Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, há projeções de que as geotecnologias envolvendo os sistemas de posicionamento por satélite, os diversos satélites, nano satélites e aviões de …

Leia mais

Feira multisetorial de Cuba

A Feira Internacional de La Habana (Fihav) acontecerá de 4 a 8 de novembro, em Havana, Cuba, e terá a participação da Marilan, especialista em biscoitos. O evento está na sua 37ª edição e é considerado uma grande oportunidade para empresas estrangeiras prospectarem negócios e contatos comerciais junto ao mercado cubano e caribenho. A Fihav é a maior e mais consolidada feira multisetorial de Cuba, com expositores especializados em matérias-primas, alimentos, têxteis, bens de consumo, máquinas, equipamentos, tecnologias e serviços em gerais. “É uma grande satisfação para a …

Leia mais

Folclore e tradições

Folclore e tradições

Olomouc, a antiga capital do reino da Morávia, sempre esteve entre os lugares mais importantes do Reino Tcheco. Graças à sua localização, à antiga universidade, às tradições eclesiásticas e culturais, durante séculos foi o centro natural da Morávia. O coração histórico de Olomouc, inscrito na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco, depois de Praga é a segunda mais importante reserva de monumentos da Tchéquia – como deve ser chamada a República Tcheca. Imperdível é provar a especialidade local, o olomoucké tvarùžky, queijo curado famoso por seu intenso …

Leia mais

O novíssimo Palihouse Miami Beach

O novíssimo Palihouse Miami Beach

Iniciou operações o Palihouse Miami Beach, na Indian Creek Drive, 3.101, em Miami Beach, sétimo hotel da Palisociety, desenvolvido em parceria com Scott Robins Companies, Inc. É o primeiro na Costa Leste dos EUA, somando-se ao recém-inaugurado Palihotel Culver City (hot list do Condé Nast Traveler 2019) e ao Palihotel Seattle (2019 Travel + Leisure It List), entre outros.

Originalmente denominado The Greenbrier Hotel, criado na década de 1940, o Palihouse Miami Beach ocupa um prédio art deco restaurado, a dois quarteirões da praia e próximo a alguns …

Leia mais

“Diálogo sobre Smart Business”

“Diálogo sobre Smart Business”

Douglas Santos, Lorena Quevedo, Gabhishak, Suelen Martins, Wladmir Faria Bollzher e Jamir Silva: iniciativa da Revista Empresários selou parcerias no projeto “Diálogo sobre Smart Business”, no Praiamar Corporate, em Santos.

Andréa Araújo e a educadora Silvia Teixeira Penteado: artista plástica recebeu o título emérito da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, em reconhecimento pela doação da obra “Fluxo 3” para o acervo da galeria.

Paulo Nishimura: presidente da Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), que cultiva os valores japoneses com foco numa robusta geração de nikkeis, que totaliza 1,5 milhão

Leia mais

Sofisticação e alta gastronomia

Sofisticação e alta gastronomia

Bruno Scarpa

Há cinco meses proporcionando o melhor da alta gastronomia em Santos, o Carolles Bistrô, através de André Perrella e Caroline Teixeira, combina o conhecimento culinário dos proprietários com ambiente aconchegante, para que os clientes aproveitem a experiência da melhor maneira possível.

Os pratos são sofisticados e fazem jus ao conceito do local, como os saborosos “Rigatoni Carolles” (rigatoni com molho rosé apimentado, flambado na vodka em chamas) e o “Risoto Pecorino” (risoto com queijo pecorino, lascas de presunto cru e figos grelhados). A parte de drinks …

Leia mais

Harmonizar vinho com pizza

Para alcançar a combinação ideal entre pizza e vinho é preciso equilibrar os aromas, temperatura, sabores e ingredientes. Por conta disso, a Super Pizza Pan apresenta sugestões de alguns sabores para harmonizar com diferentes tipos de vinho. A mexicana, mais forte e intensa, por exemplo, é ótima com vinho branco. A barbecue, de hambúrguer com molho barbecue e muçarela, ficará ainda mais saborosa com espumante. O acompanhamento perfeito para a pizza de abobrinha, sugere a Super Pizza Pan, é o vinho rose. Já a italiana pede vinho seco. …

Leia mais

Literatura como crítica social

Literatura como crítica social

O escritor Ademir Demarchi foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 13 de junho de 2017, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Demarchi relata em seu depoimento a sua trajetória de vida pessoal e seu trabalho como escritor, que inclui várias obras publicadas ao longo de três décadas.

ADEMIR Demarchi nasceu em Maringá, em 7 de abril de 1960, e reside em Santos há 25 anos, onde trabalha como redator. Formado em Letras/Francês, com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em …

Leia mais