Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 263 Dezembro 2016

Edição 263 Dezembro 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Feliz 2017!

Luiz Carlos Ferraz

Por mais otimismo que se pretenda injetar para 2017, não é possível deixar de lamentar o caminho tortuoso que o país percorreu nos últimos meses, desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A pretexto de salvar o Brasil da bancarrota, a política de austeridade proposta por Michel Temer projeta um futuro incerto ao trabalhador brasileiro, mais uma vez convocado para suportar o ônus dos necessários ajustes na economia, enquanto juízes, desembargadores, promotores e parlamentares, além de uma considerável casta de funcionários públicos, mantém seus “direitos …

Leia mais

Registro Empresarial para o desenvolvimento do Estado

Registro Empresarial para o desenvolvimento do Estado

Alberto Murray Neto

As Juntas Comerciais, órgãos incumbidos dos registros societários, tinham como sua principal atribuição conferir personalidade jurídica às empresas. Atualmente, na era da globalização, as Juntas não se limitam a arquivar documentos societários e emitir certidões subsidiariamente, passando a ser um termômetro das variações econômicas, detectando tendências e sugerindo soluções jurídicas.

Cabem às Juntas Comerciais a execução do arquivamento de atos societários de sociedades, armazéns gerais, trapiches, matrículas e fiscalização dos leiloeiros e tradutores públicos e os assentamentos dos usos e práticas mercantis. Sua finalidade é …

Leia mais

Apostando no porvir

Apostando no porvir

Nelson Tucci

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que a economia está em processo de estabilização e retomada, chegando a compará-la a um paciente que acaba de deixar a UTI. Se analisarmos a economia como um todo, verificamos que ainda estamos “andando de lado”, como diz o mercado financeiro. Ou seja, existe alguma expectativa de melhora, mas isto só para 2017.

O ambiente de negócios nas últimas semanas realmente mudou e os resultados ainda estão por vir. O setor automotivo, que depende desse “ânimo”, vai fechar o …

Leia mais

Mestre estima PIB de 1,5% para 2017

O Produto Interno Bruto (PIB) deve voltar a crescer em 2017, mas de forma moderada: 1,5% e a produção industrial voltará a níveis de 2010, quando registrou 10,5% de expansão setorial. Esta é a previsão do professor Roberto Dumas Damas, mestre em economia pela Universidade de Birmingham (ING), em palestra na Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros): “As taxas de juros até cairão no Brasil, embora com menor intensidade, devido ao efeito Trump”. E apesar da dívida de empresas e o …

Leia mais

Procons preocupados com mudanças anunciadas pela ANAC

Procons preocupados com mudanças anunciadas pela ANAC

Procons do país expressaram preocupação com as mudanças anunciadas pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), em relação aos direitos dos usuários de transporte aéreo. Se adotadas, as regras significarão retrocesso nos direitos dos consumidores, pois permitirão que as empresas deixem de prestar assistência em caso de cancelamento ou atrasos nos voos, quando os mesmos ocorrerem em razão de caso fortuito ou força maior e ultrapassem 24 horas. Outro ponto questionado é a cobrança pelo despacho de bagagens para voos nacionais e internacionais, que passará a ocorrer de forma …

Leia mais

Cursos de Fotografia

Cursos de Fotografia

Leandro Ayres

E 2016 chega ao fim. Um ano, sem dúvida, intenso… ou tenso! Mas que serviu para muitos saírem da sua zona de conforto e repensarem suas carreiras profissionais, se reinventarem. Neste contexto, em que a fotografia se apresenta como alternativa para os que buscam novos horizontes, garimpei informações sobre os cursos disponíveis em Santos. Assim 2017 poderá começar com mais luz em sua vida, literalmente.

O Clube Foto Amigos de Santos (CFAS) iniciou atividades em 1969 e desde então é um tradicional formador de profissionais de …

Leia mais

Como os 645 municípios paulistas se desmembraram

Como os 645 municípios paulistas se desmembraram

A Fundação Seade disponibilizou em seu site www.seade.gov.br um recurso inédito para a visualização do desmembramento dos municípios paulistas, desde o descobrimento do Brasil. Deu-se prioridade à coleta das informações referentes aos 10 primeiros núcleos populacionais: São Vicente, São Paulo, Guaratinguetá, Taubaté, Iguape, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Cananéia, Sorocaba e Ubatuba, que originaram os municípios atuais.

Por exemplo, São Vicente, criado em 1532, foi desmembrado em três outros: Santos, Itanhaém e Praia Grande. Santos, por sua vez, foi desmembrado e surgiram Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Sebastião. Esse …

Leia mais

Trinity Corporate é LEED Gold

Trinity Corporate é LEED Gold

A torre Trinity Corporate do empreendimento 7th Avenue Live Work, em Curitiba, no Paraná, conquistou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold. A LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e que possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

A construção foi realizada pela Thá Engenharia e registrada na tipologia Core & Shell (Envoltória e Estrutura Principal), destinada a edificações que …

Leia mais

Rumo às comunidades autossustentáveis

Rumo às comunidades autossustentáveis

Disputando com projetos de todo o mundo, um protótipo de construção de baixo custo para pequenos produtores do Estúdio Flume, de São Paulo, foi o vencedor da edição 2016 do prêmio Call for Solutions, promovido pela Fondazione Giacomo Brondolini, da Itália. O projeto entrará agora num período de incubação de três meses para ser desenvolvido.

O projeto brasileiro foi escolhido por oferecer um primeiro passo para desenvolver indivíduos e comunidades autossustentáveis e auxiliar na erradicação da pobreza em sua origem. Entre os critérios do concurso, foram avaliados o …

Leia mais

Mais integração e transparência

Mais integração e transparência

Para anunciar ajustes na estrutura administrativa da Prefeitura de Santos e revelar nomes que farão parte do primeiro escalão de seu segundo governo, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa promoveu em dezembro uma série de coletivas à Imprensa. Os encontros foram marcados pela ênfase de Paulo Alexandre de que as alterações visam mais integração e transparência, além de gerar economia.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação passa a ser Secretaria de Governo, e ficará responsável pela integração das demais pastas, pelos projetos estruturantes, como a entrada da Cidade, …

Leia mais

Decorando para as festas

Decorando para as festas

A rede de móveis e decoração Tok&Stok apresenta móveis e acessórios para preparar a casa para as festas de final de ano, apostando em vários estilos para diferentes gostos, por meio das linhas Raw Geometry, Chalet Noel e Fruto Tropical. As peças incluem móveis, cadeiras, louças e objetos decorativos que prometem transformar as salas, cozinhas, quartos, lavabos, banheiros, quintais e varandas durante as comemorações com a família e amigos.

Despretensiosa e eclética, a Raw Geometry traz uma interpretação contemporânea do Natal, com formas geométricas em enfeites, como velas, …

Leia mais

Novas tendências da construção sustentável

Novas tendências da construção sustentável

A 3ª edição da Expo Arquitetura Sustentável acontecerá de 4 a 7 de abril de 2017, no São Paulo Expo, simultaneamente à Feicon Batimat, que é referência em arquitetura e construção civil. Ocupando área total de 8.000 metros quadrados, a feira apresentará inovações, tecnologias, conceitos e soluções de sustentabilidade para eficiência na construção.

“Entendemos que formas de construção sustentáveis devem ser cada vez mais incorporadas aos canteiros de obras”, afirma Paulo Octávio, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento: “Tivemos uma crise hídrica em São Paulo …

Leia mais

Roca apresenta a série Madri

Roca apresenta a série Madri

A Roca Cerâmica lança o revestimento da série Madri, que recria a elegância das nuances do mármore Carrara, com relevo bisotê. As referências clássicas podem compor decorações inspiradas no art decó ou detalhes que misturam o retrô e o moderno. O Marble Madri Mate atende ao segmento luxo de revestimentos, com peças de grandes dimensões, na medida 30 x 120 cm. Somada a estas características, a junta mínima retificada de 1 mm oferece acabamento impecável na instalação de painéis ou detalhes decorativos, sem necessidade de rejunte entre as …

Leia mais

Luminárias de concreto

Luminárias de concreto

Material símbolo da arquitetura contemporânea, o concreto deixa de estar apenas nas estruturas e ganha público ao ser aplicado em objetos e móveis de design, como as luminárias lançadas pela Lustres Yamamura. O concreto permite criar peças com vários estilos, do mais clássico ao contemporâneo. Mais informações no site www.yamamura.com.br

Leia mais

Aberta temporada de Inverno

Aberta temporada de Inverno

Depois de receber 45 centímetros de neve no final de novembro, Jackson Hole Mountain Resort, no estado americano de Wyoming, anunciou a abertura de mais uma temporada de Inverno. Jackson Hole abriu com funcionamento dos lifts Teewinot e Après Vous e outros adicionais de sua área esquiável de acordo com as condições permitidas pelo tempo. “Estamos empolgados. Com este ciclo de tempestade, iniciamos a temporada já com 2,5 metros de neve acumulada nos lifts superiores”, afima Jerry Blann, CEO de Jackson Hole Mountain Resort: “Estamos ansiosos por um …

Leia mais

Cercado de beleza por todos os lados

Cercado de beleza por todos os lados

A Lizard Island, na Great Barrier Reaf, a Grande Barreira de Corais, é uma das belezas naturais da Austrália. Exemplo de biodiversidade praticamente intocada pelo homem, a vegetação do interior da ilha contrasta com as 24 praias do entorno, de areia branca e águas de cor azul turquesa. Neste cenário, está localizado o Lizard Island Resort, que alia as paisagens da ilha australiana com o requinte e a sofisticação de um dos 10 melhores resorts do mundo em qualidade de serviço, segundo ranking de 2014 da revista Travel …

Leia mais

Boletim divulga eventos em Santos

Boletim divulga eventos em Santos

Para incrementar a divulgação dos principais eventos em Santos nos fins de semana, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) desenvolveu um boletim para atender os turistas que se hospedam nos hotéis da cidade. O material é distribuído toda quinta-feira para 19 estabelecimentos e dá dicas de shows, exposições, peças teatrais e outras atividades. Dentro dos hotéis, os hóspedes têm acesso ao boletim em displays dentro dos elevadores ou na recepção. Os boletins são enviados também a cinco cooperativas de táxis da cidade e para concierges de seis grandes …

Leia mais

Novo site da Turkish Airlines

A Turkish Airlines está com novo site em português, em www.flyturkish.com.br A plataforma possui layout prático, intuitivo e qualidade visual dos destinos para onde a companhia aérea voa. A nova tecnologia torna mais fácil e rápido os processos para compra de passagens, check-ins e o acesso às aplicações do Miles & Smiles, com o reconhecimento de datas personalizadas etc.…

Leia mais

Check-up previne doenças

Check-up previne doenças

Para fazer valer sua vantagem – de viver em média sete anos a mais que o homem – a mulher depende de uma boa manutenção do organismo, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para a realização de check-up completo. Independente da faixa etária, são imprescindíveis a consulta ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, a partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual, e a realização de exames de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ureia e creatinina (avaliação …

Leia mais

Asma atinge 20% das crianças

Asma atinge 20% das crianças

Conhecida também como bronquite, bronquite asmática, entre outros nomes, a asma atinge cerca de 20% das crianças do Brasil. Por ano, são 2 mil mortes de adultos e crianças, e a falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para os óbitos por asma, doença respiratória que está entre as mais prevalentes do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 235 milhões de pessoas sofram de asma.

Caracterizada pelo chiado no peito, tosse e falta de ar, os especialistas a classificam como controlada …

Leia mais

Mais massa muscular utilizando menos peso

Mais massa muscular utilizando menos peso

Adotando diversos recursos fisioterapêuticos, o Kaatsu Training ou Restrição de Fluxo Sanguíneo é aplicado pela fisioterapeuta desportiva Ana Gil em sua clínica, no Rio de Janeiro. “Trata-se de um método de treinamento de força que utiliza um equipamento chamado Torniquete Neumático, responsável pela oclusão vascular parcial, durante a execução dos movimentos”, explica a especialista: “Dessa forma, o fluxo sanguíneo para os músculos é diminuído, obrigando-os a solicitar mais fibras tipo II, que são as que têm maior potencial hipertrófico”.

Os exercícios podem ser realizados em braços e pernas …

Leia mais

Saúde e autoestima na VariMedical Laser

Jornalista Elsa Rodrigues e o marido, médico Carlos Alberto Martins Carvalho, promoveram ação na clínica VariMedical Laser, na Ponta da Praia, em Santos: informações de saúde e autoestima…

… e mais: hidratação com colágeno proporcionada pela equipe da Bel Col, moda com Aninha Salgueirosa, encerrando com coquetel, que combinou delícias da Bolo da Madre e degustação de vinhos da Serra Gaúcha.

 


Ana Luiza Mazini Romero, Danielle Cogo, Mirian Gotfryd, Fabiana Geraigire e Luciana Raunaimer: Mirian recepcionou para apresentar o novo espaço Baby, na Blue Gardenia Vila Nova …

Leia mais

Sentindo-se em casa…

Sentindo-se em casa…

Bruno Scarpa

Com dois anos de funcionamento e em novo endereço, na Rua Jorge Tibiriçá, 32, no Gonzaga, em Santos, o Monsenhor Restaurante resgata o ambiente familiar com uma saborosa comida caseira. Segundo os proprietários Augusto Garcez e André Martins, o estabelecimento oferece inúmeras opções da cozinha contemporânea, com almoço sendo servido a partir das 11h30.

Ao comentar os pratos preferidos, os sócios destacam, entre as carnes, o filé mignon, e no item pescados, o tradicional salmão. Para quem gosta de uma alimentação ainda mais light, a sugestão …

Leia mais

Leopoldina Old Strong Ale é prata

Leopoldina Old Strong Ale é prata

A Cervejaria Leopoldina, da Famiglia Valduga, conquistou a medalha de prata no concurso Brussels Beer Challenge, na Bélgica, com o rótulo Leopoldina Old Strong Ale. A 5ª edição do Brussels Beer Challenge foi realizada em Bruxelas, em novembro, com 75 especialistas avaliando mais de 1.100 rótulos de cervejas de várias partes do mundo. A Old Strong Ale é uma cerveja escura, cujo sabor remete a frutas secas, nozes, mel e vinho do porto, resultado de fina seleção do malte, com 10 meses de maturação em barricas de carvalho …

Leia mais

O projeto da nova Alfândega

O projeto da nova Alfândega

A instituição “Alfândega de Santos” é uma das mais antigas da cidade, criada ainda nos primeiros momentos da colonização, em 1550, sendo a terceira do país (atrás apenas de Salvador-BA e da nossa vizinha, São Vicente). Por séculos, funcionou em instalações modestas e até precárias, até que na segunda metade do século 19, com o fortalecimento do Porto de Santos, passou a abrigar um imponente edifício construído no local onde existiu o antigo Colégio dos Jesuítas.

Esta edificação cumpriu bem seu papel entre 1880 e 1924 e, apesar …

Leia mais