Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 254 Março 2016

Edição 254 Março 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Atenção ao utilizar o aplicativo “m-IRPF”

Atenção ao utilizar o aplicativo “m-IRPF”

Começou a entrega para a declaração do Imposto de Renda 2016 e, para facilitar a vida dos contribuintes, o aplicativo “m-IRPF” está disponível para que seja possível realizar o preenchimento e envio do formulário por dispositivo móvel. O programa permitirá que cerca de 90% do total de contribuintes possam realizar a ação através de tablets ou smatphones. Para Francisco Arrighi, da Fradema Consultores Tributários, é preciso que o contribuinte esteja atento às regras que impedem que a declaração seja realizada através dos dispositivos móveis, para que isto não …

Leia mais

Inovar e decorar…

Inovar e decorar…

Leandro Ayres

O PROJETO Muretas e Facetas de Santos, de minha autoria, é inspirado no formato icônico das muretas, que se tornaram o símbolo popular da cidade. É comum encontrar a marca em objetos em lojas de artesanato e também no corpo de muitos santistas, que ostentam orgulhosos o quadrado com circulo concêntrico tatuado na pele. Fotógrafo profissional, há cinco anos comercializo minhas fotos impressas no projeto “Jardim das Artes” da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), na Ponta da Praia, e, utilizando boa dose de criatividade, identifiquei …

Leia mais

Lepri conquista “Best in Show”

Lepri conquista “Best in Show”

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas venceu pela segunda vez o Prêmio “Best in Show – Ceramics of Brasil” na categoria Sustentabilidade, com os revestimentos Ecopastilha Paper Bianchetto e Ecopastilha Etnica Bianchetto. Os produtos serão expostos em abril na Università Degli Studi di Milano, na Itália, como parte da mostra Brazil S/A durante a Feira de Milão, no “Fuorisalone”, o festival mais tradicional e importante do mundo.

Fabricadas com vidro de lâmpadas fluorescentes e de telas de computadores, aparelhos de TV reciclados e resíduos da produção de louças …

Leia mais

Casa Cor 2016. Celebrando a vida!

De 17 de maio a 10 de julho o Jockey Club, na capital paulista, abrigará a 30ª Casa Cor. Nesta edição, a mostra convida arquitetos, designers e paisagistas a pensarem a casa como espaço de celebração da vida. Liderada por Livia Pedreira, a Casa Cor busca unir profissionais, indústria, lojistas e toda a cadeia envolvida na arte do morar, para impactar e trazer novas informações aos visitantes.

Uma das novidades é a utilização do prédio do Ambulatório do Jockey. Construído no início do século 20 pelo arquiteto francês …

Leia mais

Revestimento com pintura ancestral

Revestimento com pintura ancestral

A Nina Martinelli apresentou na Expo Revestir 2016 a coleção Decoratto Indígena, inspirada na cultura ancestral dos índios, que usam a pintura corporal como forma de expressão em rituais e comemorações. Na África as construções tradicionais também usam esse padrão de pintura para revestir as fachadas externas das casas nobres, construídas em adobe (terra crua, água, palha e fibras naturais). O desenho usado nas fachadas tem padrões geométricos, que resultam em verdadeiras obras de arte.

Adotando modo de produção artesanal, a base do revestimento da Nina Martinelli é …

Leia mais

Crianças podem fazer terapias alternativas

Crianças podem fazer terapias alternativas

Doenças psíquicas como depressão, ansiedade generalizada e pânico são problemas reais que também afetam a saúde das crianças e adolescentes. Em maio de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o transtorno depressivo é a principal causa de incapacidade de realização das tarefas do dia a dia entre jovens de 10 a 19 anos. No Brasil, o distúrbio está presente entre 8% e 12% da população infanto-juvenil.

Além disso, o país é o segundo maior consumidor de ritalina no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. …

Leia mais

Mergulho livre e profissional no Parque Marinho de Abrolhos

Mergulho livre e profissional no Parque Marinho de Abrolhos

Ilhas paradisíacas, baleias jubarte, naufrágios históricos, grutas submarinas e um diversificado conjunto de recifes são apenas algumas das atrações disponíveis no Parque Marinho de Abrolhos, localizado no extremo Sul da Bahia, próximo à Prado. Distante 75 quilômetros da costa da Bahia, na altura da cidade de Caravelas, o Arquipélago de Abrolhos é formado por cinco ilhas e já se tornou o destino ideal para a prática de mergulho e visitação de mais de 160 espécies de peixes, crustáceos e moluscos.

Controlado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da …

Leia mais

Hotel completa maioridade

Hotel completa maioridade

Funcionando há 18 anos, o Thermas Piratuba Park Hotel, em Piratuba, no Oeste de Santa Catarina, comemora as avaliações positivas dos clientes e a dedicação de colaboradores e parceiros. O Thermas Piratuba Park Hotel tem arquitetura em estilo germânico e é ideal para quem busca tranquilidade e integração com a natureza. Outro ponto forte é a gastronomia, comandada pelo chef Rodrigo Chardong, que valoriza os sabores regionais e destaca pratos da cozinha internacional. Reinaugurado no ano passado, o Espaço Wellness completa o leque de opções. Localizado a 300 …

Leia mais

Fuschini Miranda Premium Office. Corporativo no capricho!

Fuschini Miranda Premium Office. Corporativo no capricho!

Sandra Netto

Marco no portfólio de obras da Engeplus Construtora e Incorporadora, o edifício corporativo Fuschini Miranda Premium Office está recebendo os retoques finais visando sua entrega em abril. O empreendimento está localizado na Avenida Ana Costa, esquina com Rua Joaquim Távora, na Vila Mathias, em Santos, e, conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Roberto Luiz Barroso, ele sela a parceria com os proprietários do Liceu São Paulo, Ermenegildo Pinheiro da Costa Miranda e Regina Helena Fuschini Miranda.

“O prédio encontra-se praticamente pronto e já liberamos alguns …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 254

Frei André Becker: cumprindo a regra franciscana da itinerância, após 12 anos como reitor do Santuário Santo Antônio do Valongo, no Centro Histórico de Santos, frei André seguiu para Sorocaba, no interior de São Paulo, deixando muitas saudades entre os fiéis da comunidade. Para a reitoria da joia do Valongo foi designado o frei João Pereira Lopes, que nos últimos 9 anos trabalhou na Paróquia Santo Estevão de Ituporanga, na serra de Santa Catarina – cidade de onde é natural frei André. Boa sorte a ambos neste novo …

Leia mais

Acelerando com estilo

Acelerando com estilo

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado por Júnior Nogueira e Rafael Haddad, o Ducati Lounge trouxe para Santos um conceito diferenciado neste segmento. Trata-se de um bar temático da fábrica de motocicletas Ducati e sua decoração é toda inspirada na marca italiana, com exposição das máquinas pelo bar. O ambiente central é climatizado, com opção do deck externo, proporcionando um espaço mais intimista.

O Ducati Lounge oferece almoço com cinco tipos de massas artesanais e trabalha com quatro tipos de chope artesanal, como o Pilsen Puro Malte, Weiss, Ipa, entre outras …

Leia mais

Cerveja com sabor sustentável

Cerveja com sabor sustentável

A cerveja Ecobier, fabricada pela Socorro Bebidas, de Socorro, no interior do Estado de São Paulo, chegou ao mercado com disposição de mostrar que sabor, qualidade e sustentabilidade são viáveis na produção da bebida. Produzida com água de características químicas quase neutras, conta com maltes especiais e selecionados e lúpulo oriundo de Hallertau, na Alemanha, em processo de fabricação que privilegia o sistema tradicional de fermentação e maturação.…

Leia mais

Em abril, Festival agita Monte Verde

Entre os dias 1º e 17 de abril, o distrito de Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, a aproximadamente 160 km da capital paulista, sediará a 7ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde O evento é considerado um dos mais importantes festivais de Minas Gerais e este ano terá como novidade a Casa da Gastronomia, espaço exclusivo de workshops, palestras e oficinas gratuitas que vão deliciar os presentes. Outra novidade do festival será a abertura com um jantar beneficente em prol do Canil de Camanducaia: o …

Leia mais

Palacete Aranha Rezende. Gênese da transformação urbana santista

Palacete Aranha Rezende. Gênese da transformação urbana santista

As riquezas resultantes da comercialização do café pelo Porto de Santos transformaram a cidade, gradativamente, a partir do final da década de 1860. A até então pequena comunidade praiana e portuária, logo se tornaria uma das cidades mais belas do Estado de São Paulo.

Antes da chegada da ferrovia (que foi a mola propulsora do desenvolvimento econômico local), a classe mais abastada de Santos vivia em grandes sobrados situados na antiga rua Direita (atual XV de Novembro) ou na Santo Antonio (rua do Comércio). Com o aumento significativo …

Leia mais

Velocult homenageia pilotos e Interlagos

Velocult homenageia pilotos e Interlagos

Nelson Tucci

Promover o resgate e a preservação da história do automobilismo nacional. Este é o desafio da 7ª edição da Velocult, que tem como tema central o Autódromo de Interlagos, projeto idealizado pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson e inaugurado em 1940, mesmo ano do Estádio Municipal do Pacaembu, ambos em São Paulo.

O idealizador da Velocult, apoiada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), é o artista plástico e ex-piloto Paulo Soláriz, que respira automobilismo desde os quatro anos de idade e acompanhou o desenvolvimento do esporte …

Leia mais

Importância da distintividade na obtenção do registro de marca

Importância da distintividade na obtenção do registro de marca

Bruno Luiz Barros e Silva

A marca é um sinal aplicado a produtos ou serviços com o intuito de identificar sua origem e distingui-los de outros idênticos ou semelhantes. Ao adquirir o certificado de registro da marca desejada, adquire-se também o direito do seu uso exclusivo defendido em lei, conforme disposto na Lei de Propriedade Industrial: “Art. 129. A propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, conforme as disposições desta Lei, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional, observado quanto às marcas

Leia mais

Coragem, STF!

Luiz Carlos Ferraz

A intolerância talvez seja o pior dos vícios, pois ao repelir qualquer tipo de análise, seja a racional, seja a emocional, ela não admite o diálogo, muito menos o debate, impedindo que seja articulada a mínima reflexão sobre o objeto em estudo. O intolerante é um ser completamente cego, mergulhado em sua verdade, e – não só por não ver como também por não ouvir, sendo, portanto, surdo – mantém-se avesso a qualquer versão ou alegação que vá na contramão da sua. Ele está certo, …

Leia mais