Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 254 Março 2016

Fabio Oliveira Divulgação

Velocult homenageia pilotos e Interlagos

Carro de Wilsinho Fittipaldi: história do automobilismo brasileiro

Velocult homenageia pilotos e Interlagos

Nelson Tucci

Promover o resgate e a preservação da história do automobilismo nacional. Este é o desafio da 7ª edição da Velocult, que tem como tema central o Autódromo de Interlagos, projeto idealizado pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson e inaugurado em 1940, mesmo ano do Estádio Municipal do Pacaembu, ambos em São Paulo.

O idealizador da Velocult, apoiada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), é o artista plástico e ex-piloto Paulo Soláriz, que respira automobilismo desde os quatro anos de idade e acompanhou o desenvolvimento do esporte no país. É de sua autoria os troféus do GP Brasil de F1 e da Indy 300 SP, entre outros trabalhos. Para ele, fomentar a memória do automobilismo brasileiro “é preservar uma das partes mais importantes da nossa própria história”.

Ele também é um dos idealizadores da Old Stock Race, categoria que traz de volta a emoção das competições disputadas com os famosos Opalões dos anos 70. Ao seu lado no projeto estão os ex-pilotos Lemonias, o “Gregão”, campeão da Stock Car Light em 1993, e Paulo Gomes, quatro vezes campeão na Stock Car.

Em 19 de março houve sessão de autógrafo com pilotos da Old Stock Race. A ação foi parceria social com a Casa Maria Helena Paulina, que auxilia crianças com câncer. O ex-piloto Wilsinho Fittipaldi também esteve a esta tarde de autógrafos.

HISTÓRIA – Interlagos abrigou pela primeira vez um Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em 1971 mas foi só 1973 que a prova no circuito paulista, vencida por Emerson Fittipaldi (Lotus), entrou para o calendário mundial. O autódromo sediou o Grande Prêmio de F-1 até 1980, quando passou a ser realizado no Autódromo de Jacarepaguá (RJ). Em 1990, Interlagos foi reinaugurado e, no ano seguinte, Ayrton venceu sua primeira prova em casa. Em 2014, a pista passou por outra grande reforma.

Hall da Fama para os heróis nacionais

A Velocult também promove o Hall da Fama, com o objetivo de um reconhecimento definitivo aos pilotos que construíram o automobilismo nacional. Neste estão sendo contemplados, com troféus, Carol Figueiredo, Raul Boesel, Alex Dias Ribeiro, Alfredo Guaraná, Chico Lameirão e Jose Carlos Pace (in memoriam). Nas duas edições anteriores foram homenageados os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Bird Clemente, Mario Cesar de Camargo Filho e Paulo Gomes.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder