Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 254 Março 2016

Leandro Ayres

Inovar e decorar…

Fotos no formato icônico das muretas de Santos

Inovar e decorar…

Leandro Ayres

O PROJETO Muretas e Facetas de Santos, de minha autoria, é inspirado no formato icônico das muretas, que se tornaram o símbolo popular da cidade. É comum encontrar a marca em objetos em lojas de artesanato e também no corpo de muitos santistas, que ostentam orgulhosos o quadrado com circulo concêntrico tatuado na pele. Fotógrafo profissional, há cinco anos comercializo minhas fotos impressas no projeto “Jardim das Artes” da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), na Ponta da Praia, e, utilizando boa dose de criatividade, identifiquei uma oportunidade para aumentar a visibilidade do meu trabalho, deixando a “embalagem” do produto mais interessante.

Para dar suporte às fotos foi pensado um material econômico, sem abrir mão da leveza, remetendo a textura da própria mureta e incluindo a sua cor original, o branco. Optei pelo drywall e preparei oito peças, quadradas com círculos concêntricos medindo 78 cm e foto, 48 cm. Minhas fotos são impressas no estúdio do experiente fotógrafo André Monteiro, referência nacional nesta área, o que garante a qualidade do produto. As fotografias são impressas em papel especial e recebem laminação, o que mantém as cores fiéis por muitos anos, aceitando limpeza fácil mediante uso de pano úmido.

Para dar acabamento a cada peça, conto com os serviços da melhor molduraria da região, o ateliê Nova Art, que recebe meus trabalhos há anos. Esta parceria se faz tendo a amizade colaborativa, a criatividade e o bom gosto como agentes motivadores. Desta forma, foi natural a Nova Art tornar-se um ponto de venda exclusivo das peças do projeto Muretas e Facetas de Santos.

Possuo acervo de mais de 200 fotos de Santos. Já tive perto de 1.000, e quanto mais experiência adquiro na profissão, mais refinada é minha avaliação do que produzo. Assim, de tempos em tempos reciclo meu acervo. As novas fotos tendem a ser melhores. Para selecionar as 30 fotos que hoje participam do projeto o critério de escolha foi baseado na centralidade do tema e do impacto da imagem, sejam coloridas ou preto e branco. Desta forma o molde circular não “mata” o tema central e o impacto da foto colabora com a surpreendente moldura-mureta. As novas fotos serão pensadas para se adequarem a este formato, o que se torna um exercício para a criatividade. Fugir da “regra dos terços” implica em criar uma linguagem, repensar enquadramentos e significados simbólicos.

A primeira exibição do projeto foi em fevereiro no 2º piso do Shopping Parque Balneário, no Gonzaga, a convite da fotógrafa de Guarujá Maria Luiza que organizou a mostra “Santos & Guarujá em cena”. O feedback do público foi bastante positivo, o que me motivou a criar novas peças, variando material, tamanhos, fotos e até formato, que passou a ter a opção com módulo único ou três módulos, formando uma mureta contínua. O retorno também foi excelente em março durante a Feira do Dia do Artesão, no Valongo, no Centro Histórico.

Maiores detalhes sobre este projeto pelo e-mail contato@leayresfotografia.com.br, na minha página no Facebook facebook.com/Leayresfotografia ou pelos telefones (13) 99133.2817 / (13) 3231.3329.

Trabalhos expostos na Feira do Dia do Artesão Leandro Ayres

Trabalhos expostos na Feira do Dia do Artesão

Responder