Edição 287Dezembro 2018
Quarta, 12 De Dezembro De 2018
Editorias

Publicado em 12/12/2018 - 7:10 am em | 0 comentários

Divulgação

Curitiba é modelo de acessibilidade no transporte coletivo

Acesso a transporte público é direito de todo cidadão

Curitiba é modelo de acessibilidade no transporte coletivo

Um bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência no mundo, ou uma a cada sete pessoas, representando 13% da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, são mais de 45 milhões de brasileiros que têm algum tipo de incapacidade mental ou dificuldade para ver, ouvir ou se movimentar de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O portal Mobilize Brasil, que tem conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável e faz parte da ONG Abaporu, apurou que cerca …

Leia Mais

Publicado em 7/12/2018 - 7:05 am em | 0 comentários

Raimundo Rosa/Secom-PMS

Seminário “O futuro da minha cidade” debate perspectivas para Santos

Seminário “O futuro da minha cidade” debate perspectivas para Santos

Refletindo sobre como será Santos daqui a 20 anos, foi realizado o seminário “O futuro da minha cidade”, ontem, no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS). Participaram representantes de instituições e organizações da sociedade civil, para debater a proposta do projeto desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sesi Nacional. O objetivo é engajar a sociedade no planejamento das cidades, elaborando um plano a longo prazo que compreenda as etapas de sensibilização, mobilização, institucionalização, formalização, legalização, operacionalização, planejamento, acompanhamento e avaliação.…

Leia Mais

Publicado em 24/08/2018 - 8:14 am em | 0 comentários

Francisco Arrais/Secom-PMS

Santos sediará encontro mundial da Unesco em 2020

Prefeito Paulo Alexandre: várias etapas a cumprir

Santos sediará encontro mundial da Unesco em 2020

Santos será sede do encontro de Cidades Criativas da Unesco, programado para junho de 2020. É a primeira vez que uma cidade da América Latina e Caribe recebe este evento anual da organização internacional. A cidade disputou a final com os municípios de Puebla (México) e Belém (Pará). A apresentação de Santos aos 113 países com direito a voto ocorreu na Polônia, em junho, com a presença do prefeito Paulo Alexandre. Dos 113 integrantes, 96 votaram. Foram 44 votos para Santos, 41 para Puebla e 11 para Belém.…

Leia Mais

Publicado em 23/05/2018 - 8:02 am em | 0 comentários

Sandra Netto

Audiência Pública debaterá hoje arborização urbana em Santos

Orquidário: uma das poucas áreas verdes da cidade

Audiência Pública debaterá hoje arborização urbana em Santos

Hoje, às 19 horas, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), no Boqueirão, em Santos, serão debatidos dois projetos de lei que tratam da arborização urbana: o PL nº 45/2018, que institui o serviço voluntário para o desenvolvimento e proteção da arborização – o “cuidador de árvores” –, e o PLC nº 63/2017, que fixa diretrizes para o plantio e condução das raízes das árvores.

Os Projetos de Lei são de autoria do vereador Braz Antunes. Segundo o parlamentar, ambos surgiram da necessidade de organizar o …

Leia Mais

Publicado em 3/05/2018 - 8:39 am em | 0 comentários

Divulgação/Secom-PMS

CMDU de Santos aprova projeto de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo

Reunião do CMDU contou com a participação de munícipes

CMDU de Santos aprova projeto de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) de Santos aprovou ontem, por 33 votos favoráveis e cinco contrários, a minuta do projeto de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O texto será agora encaminhado à Procuradoria Geral do Município e, em seguida, à Câmara de Vereadores.

A reunião do CMDU durou quase três horas e contou com a participação de munícipes, que puderam manifestar opinião sobre itens do texto. O ponto mais citado foi a Faixa de Amortecimento 1, zoneamento criado em um trecho …

Leia Mais

Publicado em 5/04/2018 - 8:26 am em | 0 comentários

Reprodução

Santos selecionará empresas e entidades interessadas no programa Cidade Verde

Objetivo é colaborar com a Prefeitura na conservação de espaços públicos

Santos selecionará empresas e entidades interessadas no programa Cidade Verde

Empresas, entidades privadas e de servir que quiserem ser colaboradoras da Prefeitura de Santos na conservação e manutenção de logradouros e equipamentos públicos têm até dia 26, às 17 horas, para oferecer sua proposta à Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Trata-se do programa Cidade Verde, iniciativa que visa revitalizar e preservar áreas verdes, zelar e modernizar a infraestrutura de espaços do Município. Ao todo são 21 praças e dois canteiros centrais que poderão ser adotados por dois anos.

Interessadas devem apresentar à Seserp, na Rua Assis Corrêa, 20, …

Leia Mais

Publicado em 21/02/2018 - 8:09 am em | 0 comentários

Divulgação

Frota de veículos registrada em Santos aumenta 38% em 20 anos

Frota de veículos registrada em Santos aumenta 38% em 20 anos

Criado em setembro de 1997 e em vigor desde janeiro de 1998, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) consolidou diretrizes que estabelecem um modelo de conduta para o motorista brasileiro. Nesses 20 anos, a legislação passou por diversas modificações para atender às novas demandas de segurança, acompanhar o avanço da tecnologia e o desenvolvimento das cidades.

O número de veículos registrados em Santos também mudou consideravelmente: 38% de aumento, de acordo com levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). A frota cresceu de 221.490 veículos …

Leia Mais

Publicado em 18/08/2017 - 8:24 am em | 0 comentários

Reprodução

Em 10 anos, programa Cidade Legal beneficiou 2,5 milhões de famílias

Cidade Legal: acelerar e desburocratizar os processos de regularização fundiária

Em 10 anos, programa Cidade Legal beneficiou 2,5 milhões de famílias

O programa de regularização fundiária Cidade Legal está completando em agosto 10 anos de atuação. Ele foi criado para acelerar e desburocratizar os processos de regularização fundiária no Estado de São Paulo e, nesse período, emitiu 1.469 certificados de regularização fundiária, que beneficiaram 2,5 milhões de famílias que moravam em moradias irregulares, nas 554 cidades paulistas conveniadas que recebem apoio técnico do programa.

“O Cidade Legal traz segurança jurídica para famílias que não tinham as escrituras das suas casas. Elas não podiam registrá-las, passar para o nome dos …

Leia Mais

Publicado em 22/04/2016 - 10:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Revitalizada, orla de Mongaguá receberá nova iluminação

Orla da praia de Mongaguá: melhorias para beneficiar o Turismo

Revitalizada, orla de Mongaguá receberá nova iluminação

Dentro de um mês será iniciada a implantação de iluminação da orla da praia de Mongaguá, no Sul da Baixada Santista, no trecho entre o Parque Ecológico (Balneário Plataforma) e a divisa com Itanhaém. Após o contrato assinado, os postes foram encomendados e assim que chegarem os trabalhos iniciarão, com a instalação dos postes e iluminação.

Recentemente, o local foi revitalizado, com implantação de muretas, jardins, rampas de acessibilidade e intervenções no passeio. “Nos empenhamos para desenvolver as nossas atrações para acolher cada vez mais visitantes e, com …

Leia Mais

Publicado em 14/04/2016 - 10:44 am em | 0 comentários

Divulgação

Prefeitura de Ubatuba regulariza moradia de 40 famílias

Rua Sergipe: moradores receberam registro do cartório

Prefeitura de Ubatuba regulariza moradia de 40 famílias

Integrando o Programa Bairro Legal, cerca de 40 famílias participaram da cerimônia de entrega dos contratos de Regularização Fundiária das quadras A, B e C do Parque Guarani l, em Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo. A solenidade aconteceu no auditório da Escola Municipal Padre Anchieta e os beneficiados foram os residentes das ruas Batista de Oliveira, Antonio Marques do Vale e Farmacêutico João Manoel Gonçalves.

Presidente da Associação de Moradores do Parque Guarani, Gidalva Gonçalves Bispo agradeceu a presença de todos e destacou que a participação …

Leia Mais

Publicado em 16/12/2015 - 10:45 am em | 0 comentários

PMPG-Secom/Richard-Aldrin

Revitalizado, calçadão da orla de Praia Grande será entregue amanhã

Orla de PG: trecho vai do Canto do Forte até o Boqueirão

Revitalizado, calçadão da orla de Praia Grande será entregue amanhã

As obras de revitalização do calçadão da orla da praia de Praia Grande, trecho que vai do Canto do Forte até o Boqueirão (2,3 km de extensão), serão entregues oficialmente amanhã. Para marcar a data, às 18h30 o prefeito Alberto Mourão participará de caminhada ao longo do trecho, com saída da Avenida Pres. Castelo Banco, esquina com Avenida Pres. Costa e Silva, Boqueirão.

“Há cerca de 20 anos aconteceu a primeira interferência na orla. Desde então a Cidade mudou e tornou-se necessário realizar ações que garantam uma melhor …

Leia Mais

Publicado em 14/12/2015 - 8:55 am em | 0 comentários

Lei restringe uso de som alto em carros estacionados

O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei nº 16.049, que restringe ruídos causados por aparelhos de som instalados em veículos estacionados em vias públicas ou calçadas particulares de guias rebaixadas. A nova lei não proíbe manifestações culturais, nem se enquadra para carros em movimento, cuja fiscalização obedece a legislação federal. Veículos profissionais previamente adequados à legislação vigente e devidamente autorizados, bem como veículos publicitários e utilizados em manifestações sindicais e populares também não são alvos desta lei.

O governo do Estado de São Paulo se adequa a Constituição …

Leia Mais