Edição 319Agosto 2021
Quarta, 22 De Setembro De 2021
Editorias

Publicado em 27/04/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

Isabela Carrari/Secom-PMS

Santos terá 211 novas câmeras integradas para aumentar a segurança

Estão previstas 33 câmeras dome e 178 fixas

Santos terá 211 novas câmeras integradas para aumentar a segurança

Cerca de 60 pontos turísticos e comerciais de Santos ganharão, até o início do próximo ano, 211 novas câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura. Os aparelhos possuem tecnologia avançada, que permite melhor captação e visualização das imagens, e vão aperfeiçoar e ampliar o monitoramento da cidade em tempo real.

Foram instaladas 13 câmeras nas praças Mauá e dos Andradas, na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, e na Fonte do Sapo, no bairro Aparecida. Outras cinco estão em instalação na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Também está prevista a colocação dos novos aparelhos em outras áreas e vias das regiões do Centro e Vila Mathias, Orla, nos bairros José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia, e Intermediária, envolvendo os bairros Encruzilhada, Campo Grande, Marapé e Vila Belmiro.

Ao todo, estão previstas 33 câmeras dome – que giram em 360° de forma horizontal e 90º na vertical, com alcance superior a 800 metros de distância – e 178 câmeras fixas. As novas câmeras têm resolução full HD e 4K, com programas para análise de vídeo inteligente (IVA) nas fixas e reconhecimento facial em até oito câmeras.

Elas substituirão aparelhos em manutenção e também contemplarão locais que não são monitorados atualmente, como a Rua Gastronômica, a Tolentino Filgueiras, trechos das avenidas Pinheiro Machado, Bernardino de Campos, Washington Luís, Siqueira Campos, Almirante Cóchrane e Joaquim Montenegro, os canais 1, 2, 3, 4, 5 e 6, e da Senador Dantas, em frente ao Terminal Concais).

O serviço está a cargo da empresa NET Telecom, vencedora de licitação, sob a supervisão do Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic). O investimento municipal é de R$ 5,4 milhões, incluindo câmeras, infraestrutura e mão de obra.

“Estamos modernizando nosso parque de câmeras com tecnologia de ponta e avançando na ampliação do monitoramento de toda a Cidade”, explica o secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz. Atualmente, Santos possui 1.533 câmeras integradas ao CCO. Após as novas instalações e remanejamentos, a Cidade terá mais de 1.600 aparelhos. A meta é que o município atinja um total de 3 mil câmeras até 2024.

Conheça alguns locais que serão contemplados: Praça Vereador Luiz La Scala, próximo ao Aquário, bairro Ponta da Praia; Avenidas da orla, Presidente Wilson, Vicente de Carvalho e Bartolomeu de Gusmão; Rua Guaiaó, Aparecida; Avenida Conselheiro Nébias; Avenida Ana Costa; Praça da Independência; Torre do Surf, no emissário submarido do José Menino; Concha Acústica; Posto 3; Avenida São Francisco; Rua João Pessoa; Rua Amador Bueno; Praça Barão do Rio Branco; Praça da República; e Rodoviária.

Responder