Edição 351Abril 2024
Quarta, 01 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 19/07/2023 - 7:03 am em | 0 comentários

Divulgação

Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes fomentará políticas públicas

Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes fomentará políticas públicas

O Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes do CREA-SP acontecerá dias 4 e 5 de agosto, em Santos, com a proposta de um debate público sobre planejamento urbano e qualidade de vida nas 645 cidades do estado de São Paulo a partir da atuação da área tecnológica, formada pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. O encontro é aberto e nesta segunda versão tem como destaque a entrega de um conjunto de relatórios técnicos formulados pelo CREA-SP nos últimos meses, a fim de contribuir com novas políticas públicas.

 Os documentos são resultado da interação de mais de 2 mil pessoas, entre engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e sociedade civil, que trabalharam nos temas de saneamento básico, acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, e a participação das mulheres nas profissões, para entender o real cenário de cidades inteligentes em São Paulo e fomentar iniciativas de inovação e transformação dos municípios.

No ano passado, o Conselho realizou a primeira edição do Simpósio com um diagnóstico de todo o estado e 160 propostas para construção das cidades inteligentes. “Agora, voltamos nosso olhar para dentro e fora das profissões da área tecnológica, identificando as formas de implementação do conhecimento técnico na solução dos problemas da sociedade. Com isso, podemos oferecer projetos viáveis que alcançam definitivamente as pessoas e sua qualidade de vida”, conta o presidente do CREA -SP, engenheiro Vinicius Marchese.

Para isso, este ano, foram feitos quatro encontros regionais do Colégio de Inspetores, como é chamado uma série de eventos do Conselho que servem de palco para o início deste amplo debate, que se consolida no simpósio, passando por Sorocaba, Atibaia, São José do Rio Preto e Jaguariúna. A expectativa para a edição de Santos é contar com mais de 3 mil presentes. “Ter essa participação mostra o nosso papel muito além do CREA-SP representativo das profissões. Nos colocamos a serviço da população, em busca de viabilizar ações técnicas e melhores serviços públicos”, frisa Marchese.

Os participantes do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes podem ajudar com doações de alimentos, roupas, produtos de higiene e brinquedos ao fundo social de solidariedade de Santos. Basta levar os itens nos dias do encontro.

Responder