Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 27/01/2024 - 7:09 am em | 0 comentários

Divulgação

Iniciativas sustentáveis e interativas no Festival de Verão de Salvador

Economia circular com central de triagem de resíduos

Iniciativas sustentáveis e interativas no Festival de Verão de Salvador

Para fortalecer sua conexão com os consumidores e aumentar a conscientização sobre a relevância da economia circular e do empoderamento socioeconômico, a Coca-Cola, em parceria com o fabricante Solar Coca-Cola, marca presença no Festival de Verão de Salvador 2024, hoje e amanhã, com iniciativas sustentáveis, educativas e interativas.

Pela segunda vez a empresa leva para o evento a “Tenda Sustentável”, que serve como um centro de reciclagem para coleta e triagem de resíduos gerados durante o festival. O local é aberto à visitação do público permitindo que todos …

Leia Mais

Publicado em 14/09/2023 - 6:58 am em | 0 comentários

Divulgação

Brasil entre os finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade dos EAU

Recorde de candidaturas de todos os continentes

Brasil entre os finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade dos EAU

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciou os 33 finalistas deste ano, cujos vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega, em 1º de dezembro, durante a COP28 dos Emirados Árabes Unidos, a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas – que se realizará de 30 de novembro a 12 de dezembro.

O júri elegeu os 33 finalistas entre 5.213 candidaturas recebidas em seis categorias: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas de Ensino Médio Globais – um aumento …

Leia Mais

Publicado em 16/07/2023 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Programa seleciona festivais culturais e artísticos no Brasil e na AL

British Council: ações que reduzem impacto ambiental

Programa seleciona festivais culturais e artísticos no Brasil e na AL

A British Council abriu inscrições para processo de seleção para o programa Cultura Circular 2023. Até 20 de agosto, a organização internacional do Reino Unido recebe inscrições de projetos em www.americas.britishcouncil.org/pt Com base nas informações inseridas no formulário de inscrição, serão analisados festivais encerrados até 30 de junho de 2024 e que ocupam diferentes setores e subsetores da cultura. São elas: artes visuais, filme, dança, arquitetura, design, moda, literatura, música e teatro. Os eventos selecionados serão anunciados em 30 de agosto.

Presente na América Latina desde 2021, quando …

Leia Mais

Publicado em 17/01/2023 - 7:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Programa já arrecadou mais de mil toneladas de tampas plásticas

Tampinha Legal: economia circular na prática

Programa já arrecadou mais de mil toneladas de tampas plásticas

Em seis anos de atuação, o Tampinha Legal proporcionou que mais de R$ 2,5 milhões de reais fossem destinados para 313 entidades assistenciais participantes, fruto da arrecadação de mais de mil toneladas de tampas plásticas. Os recursos contribuem para a aquisição de medicamentos, equipamentos e alimentos, custeio de tratamentos de saúde, educação, entre outros.

A gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, afirma que assim como aprendemos a fechar a torneira e apagar a luz, precisamos aprender a retornar para a indústria todos os nossos resíduos recicláveis, inclusive o …

Leia Mais

Publicado em 3/12/2021 - 6:44 am em | 0 comentários

Divulgação

Imóvel com certificação de eficiência energética será mais valorizado

Necessidade socioeconômica crescente

Imóvel com certificação de eficiência energética será mais valorizado

Assim como as etiquetas que qualificam eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos a partir do nível de eficácia em relação à quantidade de energia elétrica que consomem, os imóveis também terão uma certificação de eficiência energética. A redução no consumo de energia é uma necessidade socioeconômica crescente, mas como será possível implementar esta certificação imobiliária? A resposta está diretamente ligada ao método de construção.

Em países da União Europeia, a classificação energética informa o cidadão sobre a eficiência energética dos imóveis disponíveis no mercado, representando um importante fator na sua …

Leia Mais

Publicado em 14/07/2021 - 6:51 am em | 0 comentários

Divulgação

Soluções sustentáveis contribuem para amenizar crise energética

Placas fotovoltaicas: eletricidade captada do sol

Soluções sustentáveis contribuem para amenizar crise energética

Alternativa para amenizar a crise energética que o país enfrenta é a utilização da energia fotovoltaica, que é a eletricidade captada do sol. O termo é formado a partir das palavras “foto”, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico. Ela pode ser utilizada em qualquer equipamento doméstico, gerando uma redução na conta de energia.

Os painéis que compõem seus sistemas são constituídos por camadas de várias células, geralmente de silício. Quando a camada mais fina, de …

Leia Mais

Publicado em 22/04/2021 - 10:48 am em | 0 comentários

Divulgação

Dez projetos disputam Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical

Eco Xingu: soluções sociais, ambientais e econômicas

Dez projetos disputam Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical

A 9ª edição do Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical anunciou os 10 projetos semifinalistas que foram classificados para a próxima etapa. A premiação bateu recorde neste ano com o total de 84 projetos inscritos, abrangendo times de estudantes de universidades de todas as regiões do país.

As equipes premiadas receberão mentoria especializada dos funcionários voluntários da Sumitomo Chemical, bolsa-auxílio de R$ 2.500 para cada projeto e treinamentos de capacitação a fim de ampliar o impacto de suas atividades junto às comunidades em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com …

Leia Mais

Publicado em 18/11/2020 - 7:07 am em | 0 comentários

Divulgação

Fachada com filmes fotovoltaicos orgânicos gera energia limpa

Prédio do CPEE da Caoa Montadora

Fachada com filmes fotovoltaicos orgânicos gera energia limpa

A Caoa e a Sunew se uniram para desenvolver a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Caoa Montadora, em Anápolis/GO, que recebeu a instalação do Sunew Glass, filme fotovoltaico orgânico encapsulado em vidro, em inglês Organic Photovoltaics (OPV), se tornando uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.

A área compreende cerca de 850 metros quadrados e, segundo afirmam as empresas, esta seria a maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV do planeta. O prédio recebeu …

Leia Mais

Publicado em 13/10/2020 - 7:10 am em | 0 comentários

Divulgação

Evento online debaterá o futuro sustentável do setor alimentício

World Food Day Brasil: iniciativas ligadas à alimentação

Evento online debaterá o futuro sustentável do setor alimentício

Primeira edição do World Food Day Brasil acontecerá na sexta-feira, a partir das 9 horas, online, abordando o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis Para Uma Geração Sem Fome”. Idealizado pela FoodTech Hub Br, com apoio da Bayer, a abertura terá manifestação de Marc Reichardt, presidente da Bayer no Brasil; de Paulo Estivallet de Mesquita, embaixador do Brasil na China; Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, entre outros.

O evento será composto por seis painéis e contará com Rodrigo Santos, presidente da divisão agrícola da Bayer para a América …

Leia Mais

Publicado em 2/05/2019 - 8:04 am em | 0 comentários

Reprodução

Presentes que incentivam o próximo a cuidar do planeta

Site oferece opções para reduzir a produção de lixo

Presentes que incentivam o próximo a cuidar do planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, também considerado um “Dia de Pessoas”, é excelente oportunidade para inspirar outras pessoas e cuidar do planeta. Se todos fizerem a sua parte, inspirando o coletivo, a expectativa é que no futuro haverá um impacto real no planeta. O dia pode ser celebrado de várias maneiras, promovendo mutirões de limpeza, incentivando o uso da bicicleta no dia a dia e até mesmo, presenteando família, amigos, colaboradores e parceiros com produtos “amigos da natureza”. Para fazer parte dessa corrente …

Leia Mais

Publicado em 24/10/2016 - 11:05 am em | 0 comentários

Reprodução

Utilizando materiais sustentáveis…

Entre os benefícios socioambientais pelo uso de materiais sustentáveis estão o incentivo a economia local/regional, geração de emprego, capacitação de mão de obra...

Utilizando materiais sustentáveis…

Detalhes que pouca gente (ainda!) se atenta na hora de construir ou reformar uma casa, a sustentabilidade do material e o enquadramento em normas técnicas deve ser observado na escolha do material de construção ou de acabamento. Adriana Hansen, coordenadora de Projetos e Materiais Sustentáveis do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), listou algumas dicas importantes.

Sobre a qualidade do produto, a questão é: atende a norma técnica ou possui selo de qualidade? “A qualidade do material reflete diretamente na sua durabilidade e no seu desempenho”, frisa Hansen: …

Leia Mais

Publicado em 24/10/2016 - 11:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Brick Mattone com novos tons

Nebbia: na medida 7 x 23 cm com 1 cm de espessura

Brick Mattone com novos tons

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas, que atua no mercado de pisos e revestimentos sustentáveis, apresenta três novos tons do Brick Mattone: Nebbia (cinza claro), Grigio (cinzaescuro) e Barolo (marrom). Com peças na medida 7 x 23 cm com 1 cm de espessura, a cerâmica reproduz a aparência de tijolos de demolição.

De fácil aplicação, o revestimento pode ser assentado em amarração, escama de peixe ou alinhamento e sem rejunte. Resistente e de simples manutenção, é ideal para destacar a decoração de paredes de ambientes internos e externos, …

Leia Mais

Publicado em 1/03/2016 - 8:59 am em | 0 comentários

Reprodução

Projeto busca certificação Aqua-HQE de práticas sustentáveis

Capa do Perspectiva: divulgação de bons projetos da contrução civil

Projeto busca certificação Aqua-HQE de práticas sustentáveis

Destaque da edição de fevereiro do jornal Perspectiva, o escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, de São Paulo, elaborou o projeto do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, em Guarujá. O empreendimento deverá ter a obra licitada ainda este ano e contempla exigências que visam a certificação pelo processo Aqua, que promove práticas sustentáveis na construção e é desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

O projeto para o novo batalhão buscou se integrar à paisagem fazendo uso de …

Leia Mais