Edição 320Setembro 2021
Segunda, 25 De Outubro De 2021
Editorias

Publicado em 14/07/2021 - 6:51 am em | 0 comentários

Divulgação

Soluções sustentáveis contribuem para amenizar crise energética

Placas fotovoltaicas: eletricidade captada do sol

Soluções sustentáveis contribuem para amenizar crise energética

Alternativa para amenizar a crise energética que o país enfrenta é a utilização da energia fotovoltaica, que é a eletricidade captada do sol. O termo é formado a partir das palavras “foto”, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico. Ela pode ser utilizada em qualquer equipamento doméstico, gerando uma redução na conta de energia.

Os painéis que compõem seus sistemas são constituídos por camadas de várias células, geralmente de silício. Quando a camada mais fina, de …

Leia Mais

Publicado em 22/04/2021 - 10:48 am em | 0 comentários

Divulgação

Dez projetos disputam Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical

Eco Xingu: soluções sociais, ambientais e econômicas

Dez projetos disputam Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical

A 9ª edição do Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical anunciou os 10 projetos semifinalistas que foram classificados para a próxima etapa. A premiação bateu recorde neste ano com o total de 84 projetos inscritos, abrangendo times de estudantes de universidades de todas as regiões do país.

As equipes premiadas receberão mentoria especializada dos funcionários voluntários da Sumitomo Chemical, bolsa-auxílio de R$ 2.500 para cada projeto e treinamentos de capacitação a fim de ampliar o impacto de suas atividades junto às comunidades em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com …

Leia Mais

Publicado em 18/11/2020 - 7:07 am em | 0 comentários

Divulgação

Fachada com filmes fotovoltaicos orgânicos gera energia limpa

Prédio do CPEE da Caoa Montadora

Fachada com filmes fotovoltaicos orgânicos gera energia limpa

A Caoa e a Sunew se uniram para desenvolver a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Caoa Montadora, em Anápolis/GO, que recebeu a instalação do Sunew Glass, filme fotovoltaico orgânico encapsulado em vidro, em inglês Organic Photovoltaics (OPV), se tornando uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.

A área compreende cerca de 850 metros quadrados e, segundo afirmam as empresas, esta seria a maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV do planeta. O prédio recebeu …

Leia Mais

Publicado em 13/10/2020 - 7:10 am em | 0 comentários

Divulgação

Evento online debaterá o futuro sustentável do setor alimentício

World Food Day Brasil: iniciativas ligadas à alimentação

Evento online debaterá o futuro sustentável do setor alimentício

Primeira edição do World Food Day Brasil acontecerá na sexta-feira, a partir das 9 horas, online, abordando o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis Para Uma Geração Sem Fome”. Idealizado pela FoodTech Hub Br, com apoio da Bayer, a abertura terá manifestação de Marc Reichardt, presidente da Bayer no Brasil; de Paulo Estivallet de Mesquita, embaixador do Brasil na China; Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, entre outros.

O evento será composto por seis painéis e contará com Rodrigo Santos, presidente da divisão agrícola da Bayer para a América …

Leia Mais

Publicado em 2/05/2019 - 8:04 am em | 0 comentários

Reprodução

Presentes que incentivam o próximo a cuidar do planeta

Site oferece opções para reduzir a produção de lixo

Presentes que incentivam o próximo a cuidar do planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, também considerado um “Dia de Pessoas”, é excelente oportunidade para inspirar outras pessoas e cuidar do planeta. Se todos fizerem a sua parte, inspirando o coletivo, a expectativa é que no futuro haverá um impacto real no planeta. O dia pode ser celebrado de várias maneiras, promovendo mutirões de limpeza, incentivando o uso da bicicleta no dia a dia e até mesmo, presenteando família, amigos, colaboradores e parceiros com produtos “amigos da natureza”. Para fazer parte dessa corrente …

Leia Mais

Publicado em 24/10/2016 - 11:05 am em | 0 comentários

Reprodução

Utilizando materiais sustentáveis…

Entre os benefícios socioambientais pelo uso de materiais sustentáveis estão o incentivo a economia local/regional, geração de emprego, capacitação de mão de obra...

Utilizando materiais sustentáveis…

Detalhes que pouca gente (ainda!) se atenta na hora de construir ou reformar uma casa, a sustentabilidade do material e o enquadramento em normas técnicas deve ser observado na escolha do material de construção ou de acabamento. Adriana Hansen, coordenadora de Projetos e Materiais Sustentáveis do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), listou algumas dicas importantes.

Sobre a qualidade do produto, a questão é: atende a norma técnica ou possui selo de qualidade? “A qualidade do material reflete diretamente na sua durabilidade e no seu desempenho”, frisa Hansen: …

Leia Mais

Publicado em 24/10/2016 - 11:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Brick Mattone com novos tons

Nebbia: na medida 7 x 23 cm com 1 cm de espessura

Brick Mattone com novos tons

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas, que atua no mercado de pisos e revestimentos sustentáveis, apresenta três novos tons do Brick Mattone: Nebbia (cinza claro), Grigio (cinzaescuro) e Barolo (marrom). Com peças na medida 7 x 23 cm com 1 cm de espessura, a cerâmica reproduz a aparência de tijolos de demolição.

De fácil aplicação, o revestimento pode ser assentado em amarração, escama de peixe ou alinhamento e sem rejunte. Resistente e de simples manutenção, é ideal para destacar a decoração de paredes de ambientes internos e externos, …

Leia Mais

Publicado em 1/03/2016 - 8:59 am em | 0 comentários

Reprodução

Projeto busca certificação Aqua-HQE de práticas sustentáveis

Capa do Perspectiva: divulgação de bons projetos da contrução civil

Projeto busca certificação Aqua-HQE de práticas sustentáveis

Destaque da edição de fevereiro do jornal Perspectiva, o escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, de São Paulo, elaborou o projeto do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, em Guarujá. O empreendimento deverá ter a obra licitada ainda este ano e contempla exigências que visam a certificação pelo processo Aqua, que promove práticas sustentáveis na construção e é desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

O projeto para o novo batalhão buscou se integrar à paisagem fazendo uso de …

Leia Mais