Edição 269Junho 2017
Quinta, 29 De Junho De 2017
Editorias

Publicado em 22/03/2017 - 11:09 am em | 0 comentários

Divulgação

Panorama sombrio sobre a qualidade da água no estado de São Paulo

Quatro dos 134 pontos avaliados pela SOS Mata Atlântica apresentam água com boa qualidade

Panorama sombrio sobre a qualidade da água no estado de São Paulo

Estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica apresenta panorama preocupante sobre a qualidade da água em rios, córregos e lagos de bacias hidrográficas do bioma no Estado de São Paulo. Apenas 3% dos 134 pontos de coleta avaliados possuem qualidade boa, enquanto 59% estão em situação regular e 38% com qualidade ruim ou péssima. Isso significa que 51 pontos monitorados estão impróprios para o abastecimento humano, lazer, pesca, produção de alimentos, além de não terem condições de abrigar vida aquática. Nenhum dos pontos analisados foi avaliado como ótimo.…

Leia Mais

Publicado em 21/03/2017 - 9:20 am em | 0 comentários

Reprodução

Empresa lista 10 dicas para evitar o desperdício de água

Entre as dicas: ao lavar o carro, utilize balde e não mangueira

Empresa lista 10 dicas para evitar o desperdício de água

Para marcar a comemoração do Dia Mundial da Água, amanhã, a CAS Tecnologia elaborou uma lista com 10 dicas práticas de como as pessoas podem utilizar melhor a água no seu dia a dia e evitar o desperdício. Especializada no mercado de utilities, a CAS está presente em mais de 300 condomínios com a sua tecnologia de medição individualizada, somando mais de 50 mil pontos em São Paulo e Rio de Janeiro.

  1. Tome banhos rápidos. “Um banho de 15 minutos com registro meio aberto consome cerca de
Leia Mais

Publicado em 17/03/2017 - 8:26 am em | 0 comentários

Divulgação

Exposição aborda a química e sua contribuição para a humanidade

Objetivo da mostra é evidenciar a presença da química no cotidiano das pessoas

Exposição aborda a química e sua contribuição para a humanidade

Voltada para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do setor, a exposição “A importância da química ao desenvolvimento sustentável” é uma viagem pelo universo químico, suas aplicações, as soluções inovadoras e os benefícios que promove para o bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento. A mostra acontecerá no Espaço Cultural V Centenário, na Assembleia Legislativa de São Paulo, entre os dias 28 de março e 7 de abril, e conta com estações temáticas que vão apresentar as diversas aplicações da química.

Os visitantes vão descobrir onde há produtos químicos em …

Leia Mais

Publicado em 3/03/2017 - 8:43 am em | 0 comentários

Divulgação

Papa Francisco passa a utilizar carro 100% elétrico

Francisco alinhado com os objetivos da encíclica Laudato Si

Papa Francisco passa a utilizar carro 100% elétrico

O Papa Francisco aceitou a doação da Wermuth Asset Management GmbH e passará a usar um carro 100% elétrico durante um ano, como parte de um projeto-piloto que visa demonstrar que essa tecnologia é boa para o ambiente e a economia. A consultoria alemã também doou ao Papa quatro estudos sobre como transformar o Vaticano em um dos primeiros Estados do mundo a usar 100% de energias renováveis, em um ambiente com 100% da mobilidade livre de emissões, em um dos primeiros lugares a utilizar baterias de veículos …

Leia Mais

Publicado em 17/02/2017 - 9:15 am em | 0 comentários

Divulgação

Regulamentada lei que restringe uso de som alto em carros estacionados

Proprietário será multado em R$ 1 mil e em caso de reincidência no período de 30 dias o valor poderá ser quadruplicado

Regulamentada lei que restringe uso de som alto em carros estacionados

O governador Geraldo Alckmin regulamentou a Lei nº 16.049/2015, que restringe no Estado de São Paulo os ruídos causados por aparelhos de som instalados em veículos estacionados em vias públicas ou calçadas particulares. A Polícia Militar fica responsável por fiscalizar e realizar o auto de infração e a notificação de multa, além de também julgar recursos interpostos pelos infratores.

Os limites de intensidade de emissão de ruídos sonoros têm como parâmetro a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 624/2016, que não exige mais utilização de aparelhos …

Leia Mais

Publicado em 10/02/2017 - 8:27 am em | 0 comentários

Divulgação

Três setores da Prefeitura vão fiscalizar proibição contra fogos ruidosos

Guarda Municipal e fiscais das secretarias de Meio Ambiente e de Finanças atuarão de forma conjunta

Três setores da Prefeitura vão fiscalizar proibição contra fogos ruidosos

Durante todo o ano de forma ininterrupta, sem nenhum caso de exceção – até mesmo durante o Carnaval – a queima de fogos de artifícios e outros dispositivos ruidosos (bombas, morteiros etc.) está proibida em Santos. A medida está prevista no decreto municipal n° 7.676, que define a fiscalização do seu cumprimento pela Guarda Municipal e fiscais das secretarias de Meio Ambiente e de Finanças.

O objetivo é ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar da população, principalmente de crianças autistas e idosos que têm o …

Leia Mais

Publicado em 4/02/2017 - 7:15 am em | 0 comentários

Divulgação

Após 60 anos, jiboia rara é redescoberta na Mata Atlântica

Corallus cropanii: popularmente conhecida como jiboia-do-Ribeira ou jiboia-de-Cropan

Após 60 anos, jiboia rara é redescoberta na Mata Atlântica

Pesquisadores do Instituto Butantan e do Museu de Zoologia da USP anunciaram a redescoberta no Vale do Ribeira, em São Paulo, da cobra da espécie Corallus cropanii, conhecida popularmente como jiboia-do-Ribeira ou jiboia-de-Cropan. Ela é considerada uma das mais raras do mundo e após mais de meio século o animal foi encontrado vivo e na natureza.

Esta é a segunda serpente da espécie encontrada viva em seu habitat natural. A primeira vez que a jiboia-do-Ribeira foi encontrada viva na natureza foi em 1953, quando foi descrita pelo …

Leia Mais

Publicado em 2/02/2017 - 9:10 am em | 0 comentários

Divulgação

Expedição da WWF-Brasil ajuda a conservar o arquipélago de Alcatrazes

Coral sol: espécie predadora é ameaça no litoral brasileiro

Expedição da WWF-Brasil ajuda a conservar o arquipélago de Alcatrazes

O coral sol, assim batizado por causa de sua cor, é uma espécie predadora no Oceano Atlântico e compromete a vida de outros corais nativos, peixes e animais que vivem na costa nacional. Em janeiro, a WWF-Brasil realizou expedição na região do arquipélago de Alcatrazes, a 43 km da cidade de São Sebastião, no litoral Norte do Estado de São Paulo, e durante cinco dias retirou do fundo do mar 20 mil colônias da espécie.

Quem se depara com o coral sol embaixo da água fica maravilhado com …

Leia Mais

Publicado em 19/01/2017 - 7:37 am em | 0 comentários

Divulgação

Empresa transforma mais de 1 bilhão de garrafas pet retiradas do meio ambiente

Trisoft: lã de pet para mais de 70 setores da indústria brasileira

Empresa transforma mais de 1 bilhão de garrafas pet retiradas do meio ambiente

Com a utilização de lã de pet, a Trisoft criou produtos reciclados e 100% recicláveis para móveis, objetos e ambientes. “Não existe lixo, existe matéria prima valiosa e mal aproveitada”, afirma Maurício Cohab, diretor da Trisoft, que fornece materiais com lã de pet para mais de 70 setores da indústria brasileira. Entre os produtos, estão enchimentos, mantas e revestimentos para o mercado moveleiro, de decoração, construção civil, de produtos para bebês, academias de ginásticas e mercado hoteleiro. Para Maurício, tudo pode ser reciclado, inclusive e principalmente o que …

Leia Mais

Publicado em 18/01/2017 - 8:03 am em | 0 comentários

Reprodução

Estudo traça panorama da regeneração florestal na Mata Atlântica

Levantamento aponta Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina como os estados que mais recuperaram a floresta em 30 anos

Estudo traça panorama da regeneração florestal na Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram ontem avaliação inédita da regeneração da Mata Atlântica. O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que monitora a distribuição espacial do bioma, identificou a regeneração de 219.735 hectares, ou o equivalente a 2.197 km2, entre 1985 e 2015, em nove dos 17 estados do bioma. A área corresponde a aproximadamente o tamanho da cidade de São Paulo.

Segundo os dados do Atlas, Paraná foi o estado que apresentou mais áreas regeneradas no período …

Leia Mais

Publicado em 16/12/2016 - 8:24 am em | 0 comentários

Susan Hortas/Secom-PMS

Pioneira, Santos apresenta Plano Municipal de Mudanças Climáticas

Estudo foi revelado em seminário no Teatro Guarany

Pioneira, Santos apresenta Plano Municipal de Mudanças Climáticas

A Prefeitura de Santos apresentou ontem o Plano Municipal de Mudanças Climáticas de Santos (Pmmcs), que visa identificar os principais impactos decorrentes de alterações no clima da região. O estudo foi resultado de um ano de trabalho envolvendo várias secretarias e foca diferentes aspectos, como erosão costeira, danos eventuais de parte da infraestrutura urbana, interrupções de operações portuárias, prejuízos à mobilidade urbana e ao sistema de drenagem, aumento nas ações em áreas de risco, alterações nos ecossistemas naturais e aumento do nível do mar.

A apresentação aconteceu durante o …

Leia Mais

Publicado em 15/12/2016 - 8:33 am em | 0 comentários

Alexandre Carvalho/GESP

Governador sanciona novo Plano Estadual de Recursos Hídricos

Diretrizes visam proteger e aumentar a segurança hídrica

Governador sanciona novo Plano Estadual de Recursos Hídricos

O governador Geraldo Alckmin sancionou ontem o Projeto de Lei nº 192/2016, que aprimora mecanismos do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). O documento define novas diretrizes para as ações de aumento da segurança hídrica, a garantia dos usos múltiplos da água, e a recuperação e proteção dos corpos hídricos de São Paulo. O PL foi aprovado pelo Legislativo no final de novembro, após ter sido encaminhado à Assembleia pelo governador em março deste ano.

“Gostaria de lembrar aqui da boa parceria envolvendo as Secretarias de Saneamento e …

Leia Mais

Publicado em 3/12/2016 - 9:43 am em | 0 comentários

Reprodução

Atlas da Mata Atlântica radiografa o desmatamento em São Paulo

Levantamento aponta Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina como os estados que mais recuperaram a floresta em 30 anos

Atlas da Mata Atlântica radiografa o desmatamento em São Paulo

Guarulhos foi o município paulista que mais desmatou a Mata Atlântica entre 2014 e 2015, com a eliminação de 12 hectares (aproximadamente a área de 12 campos de futebol) de floresta nativa. No sentido inverso, Boa Esperança do Sul foi a cidade que mais conservou o seu bioma, com 87,6% do total natural preservado.

É o que revela o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No ano em que a SOS Mata Atlântica comemora …

Leia Mais

Publicado em 23/11/2016 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Faça em casa a transformação do lixo orgânico em adubo

Compostagem doméstica: fácil e sustentável

Faça em casa a transformação do lixo orgânico em adubo

A compostagem é o processo de reaproveitamento da matéria orgânica encontrada no lixo, na intenção de transformá-la em uma fonte de nutrientes que quando misturada a terra funciona como fertilizante. A técnica muito utilizada em grande escala na agricultura também pode ser reproduzida domesticamente e aplicada em plantas, hortas e jardins.

Para Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, maior floricultura e Garden Center do Sul do país, o processo de compostar é um grande aliado no cuidado com o meio ambiente, pois colabora com a redução dos …

Leia Mais

Publicado em 8/11/2016 - 7:20 am em | 0 comentários

Reprodução

Expedição na bacia do Rio Doce constata que contaminação não cessou

Levantamento aponta Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina como os estados que mais recuperaram a floresta em 30 anos

Expedição na bacia do Rio Doce constata que contaminação não cessou

Um ano após o rompimento da barragem na cidade de Mariana, em Minas Gerais, uma segunda expedição da Fundação SOS Mata Atlântica para avaliar a qualidade da água na bacia do Rio Doce constatou que 14 pontos de coleta permanecem sem condições de uso, sendo que 13 continuam sem vida. Outros três se recuperaram. A análise foi realizada de 19 a 28 de novembro e o relatório completo pode ser conferido no link http://bit.ly/2fx0ziP

Ao todo, foram 18 pontos de coleta, porém num deles não foi possível realizar …

Leia Mais

Publicado em 6/10/2016 - 9:05 am em | 0 comentários

Divulgação

Aumenta 140% o número de espécies após restauração florestal em Itu

Perdiz: presença de espécies após ameaça de extinção

Aumenta 140% o número de espécies após restauração florestal em Itu

A Fundação SOS Mata Atlântica comemorou ontem o Dia da Ave revelando os resultados de um projeto que conseguiu promover o retorno de espécies de aves ameaçadas em extinção ao Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, localizado em Itu. Em pouco mais de cinco anos, houve um aumento de 140% no número de novas espécies de aves na antiga fazenda de café, cedida pela Brasil Kirin, que se tornou referência em restauração florestal e educação ambiental.

De acordo com o estudo realizado em parceria …

Leia Mais

Publicado em 28/09/2016 - 9:30 am em | 0 comentários

Divulgação/Fundação Boticário

Após 20 anos, registro de queixada no Parque Nacional do Iguaçu

Queixada (Tayassu pecari) flagrada: risco de extinção

Após 20 anos, registro de queixada no Parque Nacional do Iguaçu

Câmeras espalhadas pelo Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, registraram imagens de queixadas (Tayassu pecari) – animais também conhecidos como porcos-do-mato – que não apareciam na região há mais de duas décadas. A descoberta surpreendeu os pesquisadores de um projeto que monitora a fauna do parque, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Segundo Carlos Rodrigo Brocardo, pesquisador do projeto e associado do Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação, o desaparecimento do queixada no Parque Nacional do Iguaçu chegou a ser reportado em …

Leia Mais

Publicado em 22/09/2016 - 4:41 pm em | 0 comentários

Reprodução

Mancha de poluição no Rio Tietê recua 11,5%, revela SOS Mata Atlântica

Levantamento aponta Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina como os estados que mais recuperaram a floresta em 30 anos

Mancha de poluição no Rio Tietê recua 11,5%, revela SOS Mata Atlântica

Entre agosto de 2015 e julho passado, o trecho considerado “morto” do Rio Tietê teve uma diminuição de 11,5% e recuou para 137 quilômetros, de acordo com resultados do último monitoramento do projeto Observando o Tietê, divulgados hoje pela Fundação SOS Mata Atlântica, quando se comemora o Dia do Tietê. A mancha anaeróbica, na qual o índice de qualidade da água varia entre ruim e péssimo, foi reduzida em 17,7 quilômetros e está atualmente localizada entre os municípios de Itaquaquecetuba e Cabreúva. Para mapas e tabelas completos, acesse …

Leia Mais

Publicado em 21/09/2016 - 10:44 am em | 0 comentários

Reprodução

IX Pianc-Copedec debate adequação do setor portuário às mudanças climáticas

Mudanças no clima exigem projetos de prevenção

IX Pianc-Copedec debate adequação do setor portuário às mudanças climáticas

A Ramboll Environ, consultoria multinacional em engenharia e projetos multidisciplinares, participa de 16 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, da IX Pianc-Copedec 2016 Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento com palestra sobre os projetos de prevenção e adaptação dos portos às mudanças climáticas. A exposição será feita pelo especialista em gestão de portos, Doug Daugherty, diretor sênior da Ramboll e representante dos EUA na Pianc.

Daugherty abordará o tema “Mudanças climáticas previstas para o setor de navegação e a necessidade de …

Leia Mais

Publicado em 20/09/2016 - 11:18 am em | 0 comentários

Divulgação

Passivo ambiental da indústria brasileira é estimado em R$ 16,6 bilhões

50% dos resíduos descartados de forma irregular

Passivo ambiental da indústria brasileira é estimado em R$ 16,6 bilhões

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) aponta que o estoque de passivos ambientais a partir de resíduos industriais no Brasil é da ordem de 58 milhões de toneladas. O estudo, encomendado à consultoria Tendências, revela que seriam necessários investimentos de R$ 16,6 bilhões nos próximos dez anos para a remediação e recuperação de áreas impactadas.

Para chegar no volume de passivos ambientais da indústria brasileira, a Tendências contabilizou os passivos gerados nos 20 anos anteriores a 2012. Durante este horizonte de tempo, …

Leia Mais