Edição 284Setembro 2018
Quarta, 17 De Outubro De 2018
Editorias

Publicado em 9/10/2018 - 8:12 am em | 0 comentários

Divulgação

Brasil promove Diálogo Talanoa sobre Mudanças Climáticas

Evento é inspirado em prática de povos do Pacífico

Brasil promove Diálogo Talanoa sobre Mudanças Climáticas

O Brasil sediará na sexta-feira, 19 de outubro, uma edição global do Diálogo de Talanoa sobre Mudanças Climáticas. Na ocasião, será apresentada uma análise com foco na realidade brasileira sobre o Relatório Especial do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), que aborda os cenários das mudanças climáticas.

Nesta semana, cientistas do IPCC e delegações governamentais estão trabalhando na conclusão deste estudo, que mostra o que o mundo precisa fazer para limitar o aquecimento global em 1,5º C  acima dos níveis pré-industriais. Especula-se que este relatório será o mais …

Leia Mais

Publicado em 20/09/2018 - 1:30 pm em | 0 comentários

Reprodução

Dicas para evitar assaltos no Dia Mundial sem Carro

Evite viajar em ônibus ou vagões vazios

Dicas para evitar assaltos no Dia Mundial sem Carro

Para prevenir sustos neste sábado, Dia Mundial sem Carro, o especialista em segurança do Grupo GR, Rogério Rodrigues, listou 10 dicas para que sejam evitados assaltos no ponto de ônibus, na saída do metrô e dentro desses transportes.

O Grupo GR atua há 26 anos no setor de segurança privada e terceirização de serviços e está presente em 12 Estados, com sistema rigoroso de treinamento (teórico, físico e comportamental) que envolve técnicas de aperfeiçoamento operacional, postura e comportamento, modernos conceitos, treinamento nas áreas de segurança, portaria, recepção e …

Leia Mais

Publicado em 22/08/2018 - 12:03 pm em | 0 comentários

Divulgação

Reflexão sobre a importância da água para a Virada Sustentável

Água mineral da Ambev investe 100% do lucro para projetos de acesso à água potável

Reflexão sobre a importância da água para a Virada Sustentável

A AMA, água mineral da cervejaria Ambev, participa da Virada Sustentável mostrando ao público a relação da sociedade com a água e a importância em preservá-la. Ela promoverá uma exposição fotográfica, um live painting, seminários e expedições que revelarão os rios escondidos pela cidade de São Paulo.

Ao escolher AMA, o consumidor ajuda a levar água para quem mais precisa, já que todo o lucro de vendas é investido em projetos de acesso à água para as famílias que vivem no semiárido brasileiro. Patrocinadora da Virada Sustentável, …

Leia Mais

Publicado em 20/07/2018 - 12:58 pm em | 0 comentários

Divulgação

Áreas protegidas aderem à campanha “Um Dia no Parque”

Parque Nacional da Tijuca: iniciativa da Rede Pró UC

Áreas protegidas aderem à campanha “Um Dia no Parque”

Como integrante da Coalizão Pró-Unidades de Conservação, a Fundação SOS Mata Atlântia apoia a campanha “Um Dia no Parque”, que acontece domingo em mais de 30 Unidades de Conservação (UCs) brasileiras, sendo 15 parques nacionais. Inspirada pela National Park Week, dos Estados Unidos – quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais – a campanha tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma UC e que ali é possível praticar diferentes atividades, …

Leia Mais

Publicado em 12/07/2018 - 11:47 am em | 0 comentários

Divulgação

Chamamento do Ibama selecionará propostas de recuperação ambiental

Conversão de multas ambientais beneficiará bacias do São Francisco e do Parnaíba

Chamamento do Ibama selecionará propostas de recuperação ambiental

Termina em 31 de julho o prazo para submissão de projetos ao programa de Conversão de Multas do Ibama. O programa pretende promover, na Bacia do São Francisco, projetos de recomposição da vegetação nativa, de nascentes e de áreas marginais aos corpos d’água. Já na Bacia do Parnaíba, a ideia é desenvolver ações para adaptação às mudanças climáticas e convivência sustentável com o Semiárido.

A conversão de multas, prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), possibilita àquele que cometeu infrações administrativas ambientais substituir as multas recebidas …

Leia Mais

Publicado em 7/07/2018 - 8:22 am em | 0 comentários

Reprodução

Municípios do Estado de São Paulo reforçam a Operação Corta-Fogo

Adesão pontua no Programa Município VerdeAzul

Municípios do Estado de São Paulo reforçam a Operação Corta-Fogo

A Operação Corta-Fogo, desenvolvida pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (CFA/SMA), anunciou estratégias para auxiliar no combate a incêndios florestais. Uma delas é a adesão de municípios participantes de programas de proteção ambiental, que atualmente somam 227, ou seja, 35% das cidades do estado.

De acordo com o decreto estadual que regulamenta a parceria, os municípios são considerados órgãos locais do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Operação Corta-Fogo, com competência para desempenhar ações de prevenção, controle, fiscalização …

Leia Mais

Publicado em 8/06/2018 - 8:29 am em | 0 comentários

Divulgação

Amazônia e Caatinga ganham novas áreas protegidas

Resex Baixo Rio Branco-Jauaperi: proteger os estoques pesqueiros

Amazônia e Caatinga ganham novas áreas protegidas

O Governo Federal aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última terça-feira, 5, para oficializar a criação de três novas áreas protegidas brasileiras: a Reserva Extrativista (Resex) Baixo Rio Branco-Jauaperi, entre os Estados de Roraima e Amazonas, e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) e Área de Proteção Ambiental (Apa) da Ararinha Azul, no norte da Bahia.

“Saudamos a criação dessas novas áreas protegidas, mas também lembramos que o Brasil precisa avançar ainda mais nesta agenda, sobretudo em regiões com grande diversidade de espécies e altos …

Leia Mais

Publicado em 25/05/2018 - 10:33 am em | 0 comentários

Reprodução

Desmatamento da Mata Atlântica é o menor registrado desde 1985

SOS Mata Atlântica celebrará domingo o Dia da Mata Atlântica

Desmatamento da Mata Atlântica é o menor registrado desde 1985

O desmatamento da Mata Atlântica entre 2016 e 2017 teve queda de 56,8% em relação ao período anterior (2015-2016). No último ano, foram destruídos 12.562 hectares, ou 125 Km², nos 17 estados do bioma. Entre 2015 e 2016, o desmatamento foi de 29.075 hectares. Este é o menor valor total de desmatamento da série histórica do monitoramento, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O levantamento começou identificando as alterações no período de 1985 a 1990 e a divulgação dos dados …

Leia Mais

Publicado em 24/05/2018 - 8:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Inventário Florestal avança na Amazônia

Levantamento de campo foi concluído em Rondônia e parte do Pará e Mato Grosso

Inventário Florestal avança na Amazônia

Equipes do Inventário Florestal Nacional (IFN) estão percorrendo a Amazônia com o objetivo de coletar dados sobre as condições das florestas e realizar entrevistas com moradores. Nos estados do Acre, Maranhão, Tocantins e na região de Manaus, no Amazonas, as equipes foram capacitadas em março e deram início ao trabalho de campo, com previsão de quase 700 pontos de coleta de dados.

Além destas regiões, o levantamento também está sendo realizado em Roraima desde setembro de 2017 e a previsão é terminar em julho, com coleta de dados …

Leia Mais

Publicado em 14/04/2018 - 9:14 am em | 0 comentários

Susan Hortas/Secom-PMS

Santos conclui obra para prevenir impacto ambiental na Ponta da Praia

Santos conclui obra para prevenir impacto ambiental na Ponta da Praia

A construção da barreira para minimizar os impactos das ressacas e diminuir o processo erosivo na Ponta da Praia, em Santos, foi concluída com a instalação do último dos 49 bags preenchidos com areia da praia. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa após vistoriar o local.

Ele explicou que a empresa contratada agora vai nivelar os bags para atender ao que está estabelecido no projeto piloto proposto pelos professores da Unicamp, Tiago Zenker e Patrícia Dalsoglio Garcia.

A faixa de areia entre o canal …

Leia Mais

Publicado em 20/03/2018 - 2:56 pm em | 0 comentários

Divulgação

Parque das Neblinas conserva mais de 400 nascentes do rio Itatinga

Bacia do rio Itatinga: patrimônio hídrico da região

Parque das Neblinas conserva mais de 400 nascentes do rio Itatinga

O Parque das Neblinas, situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, protege a bacia do rio Itatinga, um patrimônio hídrico da região, devido ao importante papel que desempenha para a dinâmica ambiental regional e para a economia do país. Afinal, suas águas abastecem a usina hidrelétrica da Vila do Itatinga, responsável por fornecer energia para a operação do porto de Santos, o principal da América Latina.

Dos 24 quilômetros que o rio Itatinga percorre desde a Serra do Mar até desaguar no rio …

Leia Mais

Publicado em 12/01/2018 - 12:52 pm em | 0 comentários

Susan Hortas/Secom-PMS

Obras visam minimizar a erosão e danos causados pelas ressacas

Estacas começaram a ser fixadas na Ponta da Praia de Santos

Obras visam minimizar a erosão e danos causados pelas ressacas

Mergulhadores iniciaram ontem, com o apoio de uma draga, a fixação das estacas que servirão para guiar a instalação das bags no mar, dentro do projeto piloto da Ponta da Praia, em Santos. O projeto consiste na construção de uma barreira submersa em formato de “L”, com o objetivo de minimizar a erosão e os danos causados pelas ressacas. A estrutura terá mais de 500 metros e será formada por bags de tecido geotêxtil preenchidas com 7 mil metros cúbicos de areia.

O trabalho começou próximo do trecho …

Leia Mais

Publicado em 28/12/2017 - 2:00 pm em | 0 comentários

Divulgação

Campanha “Deixe o Uçá Namorá” combate pesca predatória da espécie

Pescadores e curiosos esperam o ritual de acasalamento dos caranguejos-uçá

Campanha “Deixe o Uçá Namorá” combate pesca predatória da espécie

O Instituto Maramar para Gestão Responsável dos Ambientes Costeiros e Marinhos lançou hoje uma campanha de educação ambiental para defender o namoro livre dos caranguejos-uçás. Com o apoio da APA Marinha Litoral Centro (Fundação Florestal), o projeto “Deixe o Caranguejo-Uçá Namorá” visa sensibilizar catadores de caranguejo e a população sobre a importância de respeitar a “andada”, período em que os animais se reproduzem. Trata-se de um momento fundamental para a renovação dos estoques pesqueiros e essencial para as populações de caranguejo-uçá.

Durante dias consecutivos nos meses de Verão, …

Leia Mais

Publicado em 20/12/2017 - 8:34 am em | 0 comentários

Reprodução

Cetesb arquiva projeto de usina termoelétrica em Peruíbe

SOS Mata Atlântica celebrará domingo o Dia da Mata Atlântica

Cetesb arquiva projeto de usina termoelétrica em Peruíbe

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) arquivou o pedido de licenciamento ambiental do Projeto Verde Atlântico Energia, que previa a construção de uma usina termoelétrica em Peruíbe, no litoral de São Paulo. A Cetesb concluiu pela inviabilidade ambiental do empreendimento, de responsabilidade da Gastrading Comercializadora de Energias S/A.

A proposta da instalação da usina levou a população local às ruas, em agosto, que se organizou contra a termoelétrica e em defesa da Mata Atlântica, com adesão de diversas organizações, povos indígenas e comunidade.

A SOS …

Leia Mais

Publicado em 14/12/2017 - 8:46 am em | 0 comentários

Reprodução

Itanhaém, Bertioga e Santos no ranking do Programa Município VerdeAzul

Adesão pontua no Programa Município VerdeAzul

Itanhaém, Bertioga e Santos no ranking do Programa Município VerdeAzul

Itanhaém, Bertioga e Santos estão entre as 48 cidades do Estado no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O resultado foi anunciado ontem pelo vice-governador Marcio França durante o X Encontro Estadual do PMVA. As 48 cidades conseguiram atingir nota superior a 80 pontos, mediante avaliação técnica, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

No ranking, Itanhaém conquistou a 9ª colocação, Bertioga a 10ª e Santos a 39ª, reconhecendo a boa gestão ambiental realizada nessas cidades, o …

Leia Mais

Publicado em 16/11/2017 - 11:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Ironizado, Brasil recebe o prêmio “Fossil of the Day” na COP 23, na Alemanha

País é criticado por sinalizar contra a implementação do Acordo de Paris

Ironizado, Brasil recebe o prêmio “Fossil of the Day” na COP 23, na Alemanha

No 10º dia da COP 23, a 23a Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, que acontece em Bonn, na Alemanha, o Brasil foi agraciado com o Fossil of The Day Award pelos subsídios oferecidos pelo Governo às empresas que vão explorar petróleo em alto mar. O motivador do reconhecimento foi a Medida Provisória nº 795, que, se aprovada, dará cerca de US$ 300 bilhões, algo em torno de R$ 1 trilhão, em subsídios à indústria petroleira, durante 25 anos.

O gerente de Estratégia …

Leia Mais

Publicado em 31/10/2017 - 9:42 am em | 0 comentários

Divulgação

Cubatão é o 12º colocado no ranking da emissão de dióxido de carbono

Cubatão lançou 845,32 x 10³ ton/ano de CO2 na atmosfera

Cubatão é o 12º colocado no ranking da emissão de dióxido de carbono

Cubatão, na Região Metropolitana da Baixada Santista, conquistou o 12º lugar no ranking 2016 da Secretaria de Energia e Mineração do governo estadual, entre os municípios paulistas que mais emitiram dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Também conhecido como gás carbônico, o CO2 é um composto químico gasoso e um dos gases que favorecem o efeito estufa.

Segundo o Anuário Estatístico de Energéticos por Município no Estado de São Paulo, no ano passado Cubatão deu sua contribuição negativa ao planeta com o lançamento na atmosfera de 845,32 x …

Leia Mais

Publicado em 26/10/2017 - 7:17 am em | 0 comentários

Divulgação

Sobem 9% as emissões de gases de efeito estufa do Brasil

Apesar da recessão, País lançou mais gases de efeito estufa no ar

Sobem 9% as emissões de gases de efeito estufa do Brasil

As emissões nacionais de gases de efeito estufa subiram 8,9% em 2016 em comparação com o ano anterior. É o nível mais alto desde 2008 e a maior elevação vista desde 2004. O país emitiu no ano passado 2,278 bilhões de toneladas brutas de gás carbônico equivalente (CO2e), contra 2,091 bilhões em 2015. Trata-se de 3,4% do total mundial, o que mantém o Brasil como sétimo maior poluidor do planeta.

Os dados são da nova edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), …

Leia Mais

Publicado em 20/10/2017 - 8:23 am em | 0 comentários

Emerson Oliveira-FGB/Divulgação

Novos Sítios Ramsar reforçam proteção às áreas úmidas brasileiras

APA de Guaratupa: parte está entre as áreas reconhecidas

Novos Sítios Ramsar reforçam proteção às áreas úmidas brasileiras

Três unidades de conservação que abrangem municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul foram reconhecidas como Sítios Ramsar. São elas: Área de Proteção Ambiental (APA) Cananeia-Iguape-Peruíbe, em São Paulo; parte da APA de Guaratuba, no Paraná; e o Parque Nacional de Ilha Grande, também no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Os Sítios Ramsar são o principal instrumento adotado pela Convenção sobre Áreas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção Ramsar – um tratado intergovernamental criado inicialmente no intuito de proteger os …

Leia Mais

Publicado em 13/10/2017 - 10:37 am em | 0 comentários

Luiz Carlos Ferraz

Projetos de proteção do meio ambiente receberão apoio de R$ 574 mil

Muriqui-do-Norte: incentivo à reserva Sossego do Muriqui

Projetos de proteção do meio ambiente receberão apoio de R$ 574 mil

Três projetos de conservação da natureza no Estado de Minas Gerais receberão apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, totalizando R$ 574 mil. No país, a entidade apoiará 17 novos projetos, que juntos somam R$ 2,3 milhões, e que envolvem iniciativas em todos os biomas brasileiros e nos ecossistemas costeiro e marinho.

Em Minas Gerais, o projeto “RPPN Sossego do Muriqui: ampliando a área protegida dentro do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga” é realizado pelo Muriqui Instituto de Biodiversidade e propõe a criação de mais uma Reserva …

Leia Mais