Edição 302Março 2020
Sexta, 03 De Abril De 2020
Editorias

Publicado em 3/04/2020 - 7:12 am em | 0 comentários

Divulgação/Secom-PMS

Pesquisa em Santos aproveita praias vazias para examinar origem do lixo

Apurar a quantidade e avaliar os tipos de lixo na areia

Pesquisa em Santos aproveita praias vazias para examinar origem do lixo

Com as praias de Santos interditadas como medida de prevenção ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aproveitou para levantar dados sobre a origem do lixo que aparece na faixa de areia. Feito em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o estudo focou a praia do Boqueirão. O objetivo é identificar o lixo que é gerado na praia, proveniente dos banhistas, e o que vem de outros locais.

A coleta de resíduos foi feita após uma semana sem …

Leia Mais

Publicado em 15/02/2020 - 7:16 am em | 0 comentários

Divulgação

São Paulo moderniza normas para consumo de água de reúso

Nova resolução estimula uso da água de ETEs

São Paulo moderniza normas para consumo de água de reúso

Os secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Saúde, Marcos Penido e José Henrique Germann Ferreira, assinaram resolução conjunta que incentiva a sustentabilidade no estado de São Paulo, através da reutilização de água não potável. O documento moderniza uma resolução de 2017 sobre o reúso, para fins urbanos, de água proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Sanitário. A resolução foi formatada em parceria com a Sabesp, Cetesb e a coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde.

“Existe uma mudança de mentalidade que …

Leia Mais

Publicado em 24/01/2020 - 7:18 am em | 0 comentários

Divulgação

Operação Areia Limpa combate e previne poluição marinha

Bituca de cigarro: segundo material mais encontrado, após o plástico

Operação Areia Limpa combate e previne poluição marinha

Amanhã tem início o programa operação Areia Limpa, que acontece no âmbito do projeto Lixo Fora D’Água, de combate às fontes de poluição marinha por resíduos sólidos. A iniciativa é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos e apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

Desde sua concepção, em junho de 2018, o projeto identificou as principais fontes de vazamento e tipos de resíduos encontrados nos oceanos, e tem estudado de …

Leia Mais

Publicado em 19/01/2020 - 8:11 am em | 0 comentários

Rogério Bomfim/Secom-PMS

Poda de árvores em Santos terá mais equipes e equipamentos

Tomógrafo por impulso será capaz de analisar o estado de saúde das árvores

Poda de árvores em Santos terá mais equipes e equipamentos

Cresceu de três para cinco a quantidade de equipes contratadas para poda de árvores em Santos, pois o serviço a partir desta semana está a cargo da empresa Verdam Eirelei, que assinou contrato com duração de 12 meses (renovável por até 60 meses) com a Prefeitura, após vencer pregão eletrônico.

Até o fim de janeiro, será emitida a ordem de serviço e definida a programação dos próximos meses, com base em estudos dos engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).

Conforme exigências da …

Leia Mais

Publicado em 8/01/2020 - 7:35 am em | 0 comentários

Fotos Divulgação

Comerciante é multada por poda ilegal de árvore em Santos

Fiscais da Semam e guardas municipais estiveram no local

Comerciante é multada por poda ilegal de árvore em Santos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) multou em R$ 537,66 a proprietária de um estabelecimento comercial na Rua Governador Pedro de Toledo, 85, no Boqueirão, em Santos, por podar a raiz de uma árvore sem autorização da Prefeitura. A ação ilegal aconteceu na sexta-feira, 27 de dezembro. Da espécie saboneteira, o vegetal está localizado em frente à loja da munícipe.

Depois de ter a raiz serrada, base da árvore foi cimentada…

Surpreendente é que no dia seguinte, sábado, 28, a base da árvore foi cimentada – o …

Leia Mais

Publicado em 14/12/2019 - 7:36 am em | 0 comentários

Isabela Carrari/Secom-PMS

Santos lança editais para limpeza de mangues, praias e rios

Prefeitura selecionará projetos de mutirões de limpeza

Santos lança editais para limpeza de mangues, praias e rios

Reduzir a quantidade de lixo nos manguezais, praias e rios de forma a beneficiar os frequentadores da orla de Santos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas que residem próximo a esses ecossistemas é objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que abriu processo de seleção para empresas e organizações sociais interessadas em realizar serviços de coleta, recolhimento e destinação final de resíduos sólidos flutuantes em áreas do estuário, de mangue, praia e rios.

Três editais foram publicados no Diário Oficial nos últimos dias. …

Leia Mais

Publicado em 11/12/2019 - 7:40 am em | 0 comentários

Suzan Hortas/Secom-PMS

Santos descarta quase 1,2 milhão de m³ de entulho de forma correta

Geradores de pequenos volumes podem agendar o Cata Treco

Santos descarta quase 1,2 milhão de m³ de entulho de forma correta

Um volume capaz de encher 238 mil caçambas é o resultado de entulho destinado de forma ambientalmente correta em seis anos pelo Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, que obriga os responsáveis por obras que geram mais de 1m³ de resíduo (cerca de 200 quilos) a dar a destinação correta a esse material – que posteriormente é reutilizado na própria construção civil.

De 2013 a novembro de 2019, 1.190.000 m³ de entulho oriundos de obras em Santos foram destinados corretamente pelos grandes geradores, que …

Leia Mais

Publicado em 12/11/2019 - 7:45 am em | 0 comentários

Divulgação

Ecofelicidade foca o relacionamento do homem com o meio ambiente

Nove sessões, entre conferências e mesas de debate

Ecofelicidade foca o relacionamento do homem com o meio ambiente

Será realizado em Santos, entre 27 e 29 de novembro, o 1º Congresso Brasileiro de Ecofelicidade, reunindo profissionais de diversas áreas do conhecimento em um ciclo de palestras e atividades que demonstram como o relacionamento do homem com o meio ambiente influencia e é influenciado por seu relacionamento consigo mesmo e com as outras pessoas.

“Há uma relação de causa e efeito”, explica Alfredo Cordella, professor universitário e presidente da ONG Rede Cidadania, realizadora do evento: “Os grandes desequilíbrios no meio ambiente nascem de desequilíbrios no interior das …

Leia Mais

Publicado em 7/08/2019 - 8:00 am em | 0 comentários

Reprodução

Bertioga favorece atuação profissional na área de meio ambiente

Senac Bertioga: incentivo ao conhecimento ambiental

Bertioga favorece atuação profissional na área de meio ambiente

O Senac Bertioga mantém em seu portfólio cursos relacionados com o meio ambiente, entre os quais oferece pela primeira vez o curso Diagnósticos da Fauna e Flora, de 19 a 31 de agosto, destinado a profissionais em formação ou formados nas áreas relacionadas ao meio ambiente, como ciências biológicas e gestão ambiental.

O programa de aulas abrange normas técnicas e o funcionamento de órgãos fiscalizadores, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo …

Leia Mais

Publicado em 3/07/2019 - 7:55 am em | 0 comentários

Julia de Lima Krahenbuhl/Divulgação

Mono-carvoeiro, maior primata das Américas está ameaçado de extinção

Parque das Neblinas é campo de estudo para pesquisadores

Mono-carvoeiro, maior primata das Américas está ameaçado de extinção

O Parque das Neblinas, reserva de Mata Atlântica da Suzano gerida pelo Ecofuturo, é um dos sítios de estudo para pesquisadores do mono-carvoeiro, maior primata das Américas e em grande perigo de extinção. Em parceria com o Instituto Pró-Muriqui, a equipe do Ecofuturo organiza campanhas periódicas para monitorar a presença da espécie, endêmica do bioma, entre os 6 mil hectares da reserva.

“Os muriquis, que habitam as regiões Sul e Sudeste do País, encontram-se em situação crítica de extinção: estima-se que restam apenas 1.300 indivíduos na natureza. O …

Leia Mais

Publicado em 14/06/2019 - 7:51 am em | 0 comentários

Divulgação

Curso de identificação e cuidados de abelhas em Bertioga

A importância da sobrevivência desses insetos para a vida humana

Curso de identificação e cuidados de abelhas em Bertioga

Devido ao alto número de mortes de abelhas (de dezembro/2018 a fevereiro/2019 foi registrado meio milhão no Rio Grande Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul!), e a importância da sobrevivência desses insetos para a vida humana, o Sesc Bertioga – Reserva Natural realiza amanhã o curso “Identificação e Cuidados com Meliponários – Abelhas sem Ferrão”, ministrado pelo hoteleiro e meliponicultor Glaucio Campanatti. A ideia é ensinar a identificar espécies e a manter saudáveis os meliponários, que são várias colmeias de abelhas sem ferrão de …

Leia Mais

Publicado em 6/06/2019 - 7:49 am em | 0 comentários

Moacir Tinoco/Divulgação

Calango do Abaeté pede socorro para evitar a sua extinção no planeta

Calango do Abaeté: genuinamente baiano, só encontrado em Salvador e em quatro municípios do litoral Norte

Calango do Abaeté pede socorro para evitar a sua extinção no planeta

Se não for preservado, o Calango do Abaeté (Glaucomastix abaetensis) corre o risco de desaparecer para sempre da natureza. Genuinamente baiano, descoberto na mística lagoa do Abaeté, em Salvador, é uma espécie que está ameaçada de extinção. Com sete cores e cauda verde-azulado brilhante, a espécie foi descrita pela ciência apenas em 2002 e ainda pode ser encontrado em Salvador e no litoral Norte da Bahia, em áreas de restinga. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, a espécie pede socorro. Caso seja extinto na …

Leia Mais

Publicado em 24/05/2019 - 7:55 am em | 0 comentários

Robin Loose/Divulgação

Projetos de biodiversidade marinha apresentam espécies ameaçadas

Tartaruga-verde: espécie ameaçada no litoral de Paraná e São Paulo

Projetos de biodiversidade marinha apresentam espécies ameaçadas

Projetos socioambientais que atuam na costa brasileira celebraram o Dia Internacional da Biodiversidade, em 22 de maio, revelando 14 projetos unidos em ação coletiva em prol da conservação de biomas e espécies da fauna e flora presentes no país, algumas ameaçadas de extinção. A ação “Juntos pela Biodiversidade” está nas mídias sociais dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.

Por meio de …

Leia Mais

Publicado em 2/05/2019 - 8:04 am em | 0 comentários

Reprodução

Presentes que incentivam o próximo a cuidar do planeta

Site oferece opções para reduzir a produção de lixo

Presentes que incentivam o próximo a cuidar do planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, também considerado um “Dia de Pessoas”, é excelente oportunidade para inspirar outras pessoas e cuidar do planeta. Se todos fizerem a sua parte, inspirando o coletivo, a expectativa é que no futuro haverá um impacto real no planeta. O dia pode ser celebrado de várias maneiras, promovendo mutirões de limpeza, incentivando o uso da bicicleta no dia a dia e até mesmo, presenteando família, amigos, colaboradores e parceiros com produtos “amigos da natureza”. Para fazer parte dessa corrente …

Leia Mais

Publicado em 3/04/2019 - 8:44 am em | 0 comentários

Divulgação

Estudo aborda casos de besouro venenoso no interior de São Paulo

Besouro-escorpião: possui ferrão na ponta das antenas

Estudo aborda casos de besouro venenoso no interior de São Paulo

O biólogo Antonio Sforcin Amaral, pesquisador do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp, campus Botucatu, no interior do estado de São Paulo, estuda um besouro diferente, mais nocivo ao homem e raro: o besouro-escorpião.

Ele tem um ferrão parecido com o do escorpião. Mas, em vez de ser na cauda, ele fica nas pontas das antenas. E o veneno dele dói. Pelo menos foi o que descreveram as duas vítimas do inseto. Uma mulher e um homem, ambos próximos aos 30 anos, e que transitavam …

Leia Mais

Publicado em 24/03/2019 - 8:29 am em | 0 comentários

Divulgação

Identificar pontos de poluição das águas e dar assistência aos municípios

Cerca de 80% do lixo marinho tem origem no ambiente terrestre

Identificar pontos de poluição das águas e dar assistência aos municípios

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apresentou os resultados de um projeto de prevenção e combate à poluição marinha. Com sua primeira fase implementada em Santos, a iniciativa tem como objetivo identificar os pontos de poluição das águas e dar assistência aos municípios para o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos em terra, como forma de prevenir o lixo no mar.

O projeto é pioneiro ao buscar a identificação das fontes de vazamento de resíduos para combater a poluição marinha, fruto de …

Leia Mais

Publicado em 23/03/2019 - 7:25 am em | 0 comentários

Fotos Isabela Carrari/Secom-PMS

Plano nacional de combate ao lixo marinho é lançado em Santos

Resíduos foram recolhidos em área de mangue no bairro São Manoel

Plano nacional de combate ao lixo marinho é lançado em Santos

Santos foi escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para o lançamento do Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar, que teve início ontem, Dia Mundial da Água, com recolhimento de resíduos em área de mangue no bairro São Manoel. A cidade também ganhou uma estrutura em formato de tubarão-baleia para descarte de lixo reciclável na praia do Gonzaga e uma ecobarreira no canal 3.

As atividades contaram com a presença do ministro Ricardo Salles, que anunciou investimento de R$ 40 milhões, em várias cidades, …

Leia Mais

Publicado em 22/03/2019 - 7:55 am em | 0 comentários

Divulgação

Dia Mundial da Água é alerta contra o desperdício, afirma dirigente

Novas tecnologias ajudam a reduzir o consumo hídrico em 40%

Dia Mundial da Água é alerta contra o desperdício, afirma dirigente

No mundo, mais de 2 bilhões de pessoas não contam com serviços mais básicos de água e saneamento, segundo o recém-divulgado Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. “Água de qualidade é requisito básico para uma vida digna. Por isso, a preservação desse recurso é essencial para as futuras gerações. Nas regiões metropolitanas, o papel preponderante dos governos é reduzir o seu desperdício”, afirma o engenheiro Luiz Pladevall, presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (Apecs) e …

Leia Mais

Publicado em 6/03/2019 - 7:43 am em | 0 comentários

Divulgação

Umidade relativa do ar no Verão também preocupa no litoral

Alta umidade relativa do ar é responsável por vários problemas

Umidade relativa do ar no Verão também preocupa no litoral

Época do ano que requer mais atenção com o ar que respiramos e com a hidratação de nosso corpo, no Verão a umidade ideal do ar não pode ser inferior a 60%, tanto para seres humanos, quanto para animais e plantas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para acompanhar esses números, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo passou a adotar uma escala psicrométrica, que verifica diariamente os níveis de umidade. São três classificações: atenção (entre 21 e 30%), alerta (entre 12 e …

Leia Mais

Publicado em 18/01/2019 - 7:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Aprenda a fazer compostagem doméstica, fácil e sustentável

Processo de transformar lixo orgânico em adubo

Aprenda a fazer compostagem doméstica, fácil e sustentável

A compostagem é o processo de reaproveitamento da matéria orgânica encontrada no lixo, na intenção de transformá-la em uma fonte de nutrientes que, quando misturada a terra, funciona como fertilizante. A técnica muito utilizada em grande escala na agricultura também pode ser reproduzida domesticamente e aplicada em plantas, hortas e jardins.

Para Bruno José Esperança, diretor geral da floricultura Esalflores, de Curitiba/PR, o processo de compostar é um grande aliado no cuidado com o meio ambiente, pois colabora com a redução dos resíduos orgânicos produzidos em residências: “A …

Leia Mais