Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 18/11/2020 - 7:07 am em | 0 comentários

Divulgação

Fachada com filmes fotovoltaicos orgânicos gera energia limpa

Prédio do CPEE da Caoa Montadora

Fachada com filmes fotovoltaicos orgânicos gera energia limpa

A Caoa e a Sunew se uniram para desenvolver a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Caoa Montadora, em Anápolis/GO, que recebeu a instalação do Sunew Glass, filme fotovoltaico orgânico encapsulado em vidro, em inglês Organic Photovoltaics (OPV), se tornando uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.

A área compreende cerca de 850 metros quadrados e, segundo afirmam as empresas, esta seria a maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV do planeta. O prédio recebeu design moderno, que inclui o logo da Caoa funcional, customizado em OPV.

A eficiência do OPV da Sunew cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.

O CPEE foi inaugurado em 2015, com investimento de R$ 130 milhões, e proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel. Para o CEO da Caoa, Mauro Correia, o centro de pesquisas tornou-se peça chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da montadora e agora terá ampliada sua própria eficiência com a substituição de parte da energia elétrica utilizada pelo consumo de energia solar e com uma substancial diminuição de emissões de CO2: “Nossa expectativa com instalação do painel é muito grande e demonstra nosso real comprometimento com a sustentabilidade de nossa planta. Com o CPEE, a Caoa tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações que envolveram os lançamentos do Hyundai New Tucson, dos Caoa Chery, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8, mas buscamos muito mais que isso e temos realizado diversos esforços para conscientizar e transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental de toda a região. A implementação desse projeto personifica e concretiza todo o esforço e trabalho desenvolvido por nossas equipes nos últimos anos”.

O diretor técnico da planta e CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso, acrescentou que a montadora prioriza a pesquisa com foco nas energias renováveis: “Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis e agora com a parceria com a Sunew e Solar Volt agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade de conformação. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedente”. 

O projeto da Caoa com a Sunew foi instalado pela SolarVolt, que já instalou mais de 50.000 kilowatts-pico (kWp) de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, em 10 estados do país. “É uma honra participar de um projeto tão grandioso como esse. Estamos muito felizes com a parceria e com o resultado final”, comentou Gabriel Guimarães, diretor da SolarVolt.

Tiago Alves, CEO da Sunew, explicou que os benefícios são inúmeros, tanto para o meio ambiente como para a empresa: “A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono. Para a Sunew é muito importante participar de um projeto em parceria com uma empresa como a Caoa, que tem mais de 40 anos de história e é o maior distribuidor de automóveis do país”.

Responder